METODOLOGIA ATIVA: a importância da pesquisa na formação de professoresDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.2422
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Data de Publicação: | 2015 |
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Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2422 |
Resumo: | Cada vez mais, as instituições de ensino precisam se preocupar com o perfil do egresso dos seus bancos, em razão do compromisso social e político que possuem com a comunidade. O tipo de metodologia utilizada no processo de ensino-aprendizagem é considerado fundamental na formação do discente e, nesse sentido, a metodologia ativa pode ser um dos modos de encaminhar a formação profissional. Como a metodologia ativa estimula o aluno a problematizar, refletir, escolher, criar, intervir e transformar, uma das maneiras de desenvolver o trabalho pedagógico é organizar o ensino-aprendizagem a partir da pesquisa. Neste artigo, é discutida a experiência que está em vigor no curso de pedagogia de uma instituição de ensino superior do sul de Minas Gerais, o qual estruturou seu projeto político pedagógico a partir da investigação. Os dados apontam que a metodologia ativa personificada na formação pela pesquisa supera a cisão da realidade, ao considerar situações reais do contexto educacional do discente e do grupo social em que a escola está inserida. Desse modo, são desenvolvidas habilidades como autonomia, criatividade, responsabilidade e iniciativa, além das competências que preveem o conhecimento específico da área pedagógica, como visão holística dos problemas, trabalho ético e em grupo, de forma inter e transdisciplinar, buscando o crescimento regional. |
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METODOLOGIA ATIVA: a importância da pesquisa na formação de professoresDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.2422Educação. PedagogiaPedagogia. Formação de professores. Metodologia ativa. Pesquisa-ação. Projeto de pesquisa.Formação de professoresCada vez mais, as instituições de ensino precisam se preocupar com o perfil do egresso dos seus bancos, em razão do compromisso social e político que possuem com a comunidade. O tipo de metodologia utilizada no processo de ensino-aprendizagem é considerado fundamental na formação do discente e, nesse sentido, a metodologia ativa pode ser um dos modos de encaminhar a formação profissional. Como a metodologia ativa estimula o aluno a problematizar, refletir, escolher, criar, intervir e transformar, uma das maneiras de desenvolver o trabalho pedagógico é organizar o ensino-aprendizagem a partir da pesquisa. Neste artigo, é discutida a experiência que está em vigor no curso de pedagogia de uma instituição de ensino superior do sul de Minas Gerais, o qual estruturou seu projeto político pedagógico a partir da investigação. Os dados apontam que a metodologia ativa personificada na formação pela pesquisa supera a cisão da realidade, ao considerar situações reais do contexto educacional do discente e do grupo social em que a escola está inserida. Desse modo, são desenvolvidas habilidades como autonomia, criatividade, responsabilidade e iniciativa, além das competências que preveem o conhecimento específico da área pedagógica, como visão holística dos problemas, trabalho ético e em grupo, de forma inter e transdisciplinar, buscando o crescimento regional.ABECUniversidade Vale do Rio VerdeRICHARTZ, Terezinha; Universidade Vale do Rio Verde2015-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise documentalapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/242210.5892/ruvrd.v13i1.2422Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 13, n. 1 (2015); 296-3042236-53621517-027610.5892/ruvrd.v13i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2422/pdf_30810.5892/ruvrd.v13i1.2422.g2051Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-03T20:23:03ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI |
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