O USO DA REDE SOCIAL FACEBOOK PARA O MARKETING: o caso da Amicci Moda DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.4247

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CRUZ, Thaiza Salgado da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: ANDRADE, Marcelo Aureliano Monteiro de, GOSLING, Marlusa de Sevilha, GOSLING, Iury Teixeira de Sevilha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4247
Resumo: Este trabalho analisou o uso do Facebook na estratégia de marketing de uma loja de moda feminina, tendo em vista os seguintes construtos: relacionamento, comunicação de marketing e marca. O objeto de estudo foi a página no Facebook da marca de moda Amicci, localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais. Foi realizado um estudo qualitativo e exploratório. A coleta de dados aconteceu a partir de entrevistas com a proprietária da Amicci e com sete usuárias do Facebook que “curtem” a página da marca e interagem com seu conteúdo. A observação semanal e posterior análise da página da loja serviram como contraponto às entrevistas. Dentre os aspectos observados, destacam-se a atitude positiva e proativa da Amicci no relacionamento com suas consumidoras no ambiente do Facebook e a importância dessa rede social para a publicidade boca-a-boca da loja. Adicionalmente, a pesquisa constatou que a imagem e posicionamento da marca passadas por meio de sua página no Facebook são condizentes com sua realidade. Isso demonstra que os objetivos da estratégia de comunicação em Facebook da Amicci são alcançados.
id UVRV-2_db4d27a0eb13fcc2379f7e5d5a83bfaf
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/4247
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling O USO DA REDE SOCIAL FACEBOOK PARA O MARKETING: o caso da Amicci Moda DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.4247marketing de relacionamento, comunicação de marketing, marca, moda, Facebook.Este trabalho analisou o uso do Facebook na estratégia de marketing de uma loja de moda feminina, tendo em vista os seguintes construtos: relacionamento, comunicação de marketing e marca. O objeto de estudo foi a página no Facebook da marca de moda Amicci, localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais. Foi realizado um estudo qualitativo e exploratório. A coleta de dados aconteceu a partir de entrevistas com a proprietária da Amicci e com sete usuárias do Facebook que “curtem” a página da marca e interagem com seu conteúdo. A observação semanal e posterior análise da página da loja serviram como contraponto às entrevistas. Dentre os aspectos observados, destacam-se a atitude positiva e proativa da Amicci no relacionamento com suas consumidoras no ambiente do Facebook e a importância dessa rede social para a publicidade boca-a-boca da loja. Adicionalmente, a pesquisa constatou que a imagem e posicionamento da marca passadas por meio de sua página no Facebook são condizentes com sua realidade. Isso demonstra que os objetivos da estratégia de comunicação em Facebook da Amicci são alcançados.ABECCRUZ, Thaiza Salgado da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MGANDRADE, Marcelo Aureliano Monteiro deGOSLING, Marlusa de SevilhaGOSLING, Iury Teixeira de Sevilha2017-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/424710.5892/ruvrd.v15i2.4247Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 15, n. 2 (2017); 132-1512236-53621517-027610.5892/ruvrd.v15i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4247/321210.5892/ruvrd.v15i2.4247.g3212Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-09T18:42:43Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/4247Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:18.945844Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO DA REDE SOCIAL FACEBOOK PARA O MARKETING: o caso da Amicci Moda DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.4247
title O USO DA REDE SOCIAL FACEBOOK PARA O MARKETING: o caso da Amicci Moda DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.4247
spellingShingle O USO DA REDE SOCIAL FACEBOOK PARA O MARKETING: o caso da Amicci Moda DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.4247
CRUZ, Thaiza Salgado da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
marketing de relacionamento, comunicação de marketing, marca, moda, Facebook.
title_short O USO DA REDE SOCIAL FACEBOOK PARA O MARKETING: o caso da Amicci Moda DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.4247
title_full O USO DA REDE SOCIAL FACEBOOK PARA O MARKETING: o caso da Amicci Moda DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.4247
title_fullStr O USO DA REDE SOCIAL FACEBOOK PARA O MARKETING: o caso da Amicci Moda DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.4247
title_full_unstemmed O USO DA REDE SOCIAL FACEBOOK PARA O MARKETING: o caso da Amicci Moda DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.4247
title_sort O USO DA REDE SOCIAL FACEBOOK PARA O MARKETING: o caso da Amicci Moda DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.4247
author CRUZ, Thaiza Salgado da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
author_facet CRUZ, Thaiza Salgado da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
ANDRADE, Marcelo Aureliano Monteiro de
GOSLING, Marlusa de Sevilha
GOSLING, Iury Teixeira de Sevilha
author_role author
author2 ANDRADE, Marcelo Aureliano Monteiro de
GOSLING, Marlusa de Sevilha
GOSLING, Iury Teixeira de Sevilha
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv CRUZ, Thaiza Salgado da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
ANDRADE, Marcelo Aureliano Monteiro de
GOSLING, Marlusa de Sevilha
GOSLING, Iury Teixeira de Sevilha
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv marketing de relacionamento, comunicação de marketing, marca, moda, Facebook.
topic marketing de relacionamento, comunicação de marketing, marca, moda, Facebook.
description Este trabalho analisou o uso do Facebook na estratégia de marketing de uma loja de moda feminina, tendo em vista os seguintes construtos: relacionamento, comunicação de marketing e marca. O objeto de estudo foi a página no Facebook da marca de moda Amicci, localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais. Foi realizado um estudo qualitativo e exploratório. A coleta de dados aconteceu a partir de entrevistas com a proprietária da Amicci e com sete usuárias do Facebook que “curtem” a página da marca e interagem com seu conteúdo. A observação semanal e posterior análise da página da loja serviram como contraponto às entrevistas. Dentre os aspectos observados, destacam-se a atitude positiva e proativa da Amicci no relacionamento com suas consumidoras no ambiente do Facebook e a importância dessa rede social para a publicidade boca-a-boca da loja. Adicionalmente, a pesquisa constatou que a imagem e posicionamento da marca passadas por meio de sua página no Facebook são condizentes com sua realidade. Isso demonstra que os objetivos da estratégia de comunicação em Facebook da Amicci são alcançados.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-31
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4247
10.5892/ruvrd.v15i2.4247
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4247
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v15i2.4247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4247/3212
10.5892/ruvrd.v15i2.4247.g3212
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 15, n. 2 (2017); 132-151
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v15i2
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
repository.mail.fl_str_mv revistaunincor@unincor.edu.br
_version_ 1797051199903498240