O USO DA REDE SOCIAL FACEBOOK PARA O MARKETING: o caso da Amicci Moda DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.4247
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4247 |
Resumo: | Este trabalho analisou o uso do Facebook na estratégia de marketing de uma loja de moda feminina, tendo em vista os seguintes construtos: relacionamento, comunicação de marketing e marca. O objeto de estudo foi a página no Facebook da marca de moda Amicci, localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais. Foi realizado um estudo qualitativo e exploratório. A coleta de dados aconteceu a partir de entrevistas com a proprietária da Amicci e com sete usuárias do Facebook que “curtem” a página da marca e interagem com seu conteúdo. A observação semanal e posterior análise da página da loja serviram como contraponto às entrevistas. Dentre os aspectos observados, destacam-se a atitude positiva e proativa da Amicci no relacionamento com suas consumidoras no ambiente do Facebook e a importância dessa rede social para a publicidade boca-a-boca da loja. Adicionalmente, a pesquisa constatou que a imagem e posicionamento da marca passadas por meio de sua página no Facebook são condizentes com sua realidade. Isso demonstra que os objetivos da estratégia de comunicação em Facebook da Amicci são alcançados. |
id |
UVRV-2_db4d27a0eb13fcc2379f7e5d5a83bfaf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/4247 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O USO DA REDE SOCIAL FACEBOOK PARA O MARKETING: o caso da Amicci Moda DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.4247marketing de relacionamento, comunicação de marketing, marca, moda, Facebook.Este trabalho analisou o uso do Facebook na estratégia de marketing de uma loja de moda feminina, tendo em vista os seguintes construtos: relacionamento, comunicação de marketing e marca. O objeto de estudo foi a página no Facebook da marca de moda Amicci, localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais. Foi realizado um estudo qualitativo e exploratório. A coleta de dados aconteceu a partir de entrevistas com a proprietária da Amicci e com sete usuárias do Facebook que “curtem” a página da marca e interagem com seu conteúdo. A observação semanal e posterior análise da página da loja serviram como contraponto às entrevistas. Dentre os aspectos observados, destacam-se a atitude positiva e proativa da Amicci no relacionamento com suas consumidoras no ambiente do Facebook e a importância dessa rede social para a publicidade boca-a-boca da loja. Adicionalmente, a pesquisa constatou que a imagem e posicionamento da marca passadas por meio de sua página no Facebook são condizentes com sua realidade. Isso demonstra que os objetivos da estratégia de comunicação em Facebook da Amicci são alcançados.ABECCRUZ, Thaiza Salgado da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MGANDRADE, Marcelo Aureliano Monteiro deGOSLING, Marlusa de SevilhaGOSLING, Iury Teixeira de Sevilha2017-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/424710.5892/ruvrd.v15i2.4247Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 15, n. 2 (2017); 132-1512236-53621517-027610.5892/ruvrd.v15i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4247/321210.5892/ruvrd.v15i2.4247.g3212Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-09T18:42:43Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/4247Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:18.945844Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O USO DA REDE SOCIAL FACEBOOK PARA O MARKETING: o caso da Amicci Moda DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.4247 |
title |
O USO DA REDE SOCIAL FACEBOOK PARA O MARKETING: o caso da Amicci Moda DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.4247 |
spellingShingle |
O USO DA REDE SOCIAL FACEBOOK PARA O MARKETING: o caso da Amicci Moda DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.4247 CRUZ, Thaiza Salgado da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG marketing de relacionamento, comunicação de marketing, marca, moda, Facebook. |
title_short |
O USO DA REDE SOCIAL FACEBOOK PARA O MARKETING: o caso da Amicci Moda DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.4247 |
title_full |
O USO DA REDE SOCIAL FACEBOOK PARA O MARKETING: o caso da Amicci Moda DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.4247 |
title_fullStr |
O USO DA REDE SOCIAL FACEBOOK PARA O MARKETING: o caso da Amicci Moda DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.4247 |
title_full_unstemmed |
O USO DA REDE SOCIAL FACEBOOK PARA O MARKETING: o caso da Amicci Moda DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.4247 |
title_sort |
O USO DA REDE SOCIAL FACEBOOK PARA O MARKETING: o caso da Amicci Moda DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.4247 |
author |
CRUZ, Thaiza Salgado da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG |
author_facet |
CRUZ, Thaiza Salgado da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG ANDRADE, Marcelo Aureliano Monteiro de GOSLING, Marlusa de Sevilha GOSLING, Iury Teixeira de Sevilha |
author_role |
author |
author2 |
ANDRADE, Marcelo Aureliano Monteiro de GOSLING, Marlusa de Sevilha GOSLING, Iury Teixeira de Sevilha |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CRUZ, Thaiza Salgado da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG ANDRADE, Marcelo Aureliano Monteiro de GOSLING, Marlusa de Sevilha GOSLING, Iury Teixeira de Sevilha |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
marketing de relacionamento, comunicação de marketing, marca, moda, Facebook. |
topic |
marketing de relacionamento, comunicação de marketing, marca, moda, Facebook. |
description |
Este trabalho analisou o uso do Facebook na estratégia de marketing de uma loja de moda feminina, tendo em vista os seguintes construtos: relacionamento, comunicação de marketing e marca. O objeto de estudo foi a página no Facebook da marca de moda Amicci, localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais. Foi realizado um estudo qualitativo e exploratório. A coleta de dados aconteceu a partir de entrevistas com a proprietária da Amicci e com sete usuárias do Facebook que “curtem” a página da marca e interagem com seu conteúdo. A observação semanal e posterior análise da página da loja serviram como contraponto às entrevistas. Dentre os aspectos observados, destacam-se a atitude positiva e proativa da Amicci no relacionamento com suas consumidoras no ambiente do Facebook e a importância dessa rede social para a publicidade boca-a-boca da loja. Adicionalmente, a pesquisa constatou que a imagem e posicionamento da marca passadas por meio de sua página no Facebook são condizentes com sua realidade. Isso demonstra que os objetivos da estratégia de comunicação em Facebook da Amicci são alcançados. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4247 10.5892/ruvrd.v15i2.4247 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4247 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v15i2.4247 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4247/3212 10.5892/ruvrd.v15i2.4247.g3212 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 15, n. 2 (2017); 132-151 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v15i2 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaunincor@unincor.edu.br |
_version_ |
1797051199903498240 |