PROBLEMATIZANDO O PROFESSOR “4 D”: DESMOTIVADO, DESGASTADO, DESRESPEITADO E, CONSEQUENTEMENTE, DESPREPARADO.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Sousa, Galdino Rodrigues; Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ)
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Loureiro, Walk; Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ-RJ), Carmanini, Fabiana; Universidade Federal de Juiz de Fora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6773
Resumo: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com finalidade aplicada ecom objetivos exploratórios, influenciada por experiências dosautores, essas que, seguindo um método (auto)biográfico, sãonarradas e articuladas com fontes bibliográficas. Objetivou-seproblematizar algumas condições do trabalho docente a partir dassubjetividades e das identidades de professores da EducaçãoInfantil. Concluiu-se pela percepção de influências negativasadvindas da secretaria de educação e das gestões das escolas noque diz respeito, especialmente, ao profissionalismo no ensino.Observou-se que essas influências negativas fomentam o quedenominamos de professores “4D”. Ao final, apresentam-sepossíveis contribuições para a superação desse cenário.
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