PROBLEMATIZANDO O PROFESSOR “4 D”: DESMOTIVADO, DESGASTADO, DESRESPEITADO E, CONSEQUENTEMENTE, DESPREPARADO.
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6773 |
Resumo: | Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com finalidade aplicada ecom objetivos exploratórios, influenciada por experiências dosautores, essas que, seguindo um método (auto)biográfico, sãonarradas e articuladas com fontes bibliográficas. Objetivou-seproblematizar algumas condições do trabalho docente a partir dassubjetividades e das identidades de professores da EducaçãoInfantil. Concluiu-se pela percepção de influências negativasadvindas da secretaria de educação e das gestões das escolas noque diz respeito, especialmente, ao profissionalismo no ensino.Observou-se que essas influências negativas fomentam o quedenominamos de professores “4D”. Ao final, apresentam-sepossíveis contribuições para a superação desse cenário. |
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PROBLEMATIZANDO O PROFESSOR “4 D”: DESMOTIVADO, DESGASTADO, DESRESPEITADO E, CONSEQUENTEMENTE, DESPREPARADO.Trabalho docente. Gestão escolar. Professores. Autonomia.Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com finalidade aplicada ecom objetivos exploratórios, influenciada por experiências dosautores, essas que, seguindo um método (auto)biográfico, sãonarradas e articuladas com fontes bibliográficas. Objetivou-seproblematizar algumas condições do trabalho docente a partir dassubjetividades e das identidades de professores da EducaçãoInfantil. Concluiu-se pela percepção de influências negativasadvindas da secretaria de educação e das gestões das escolas noque diz respeito, especialmente, ao profissionalismo no ensino.Observou-se que essas influências negativas fomentam o quedenominamos de professores “4D”. Ao final, apresentam-sepossíveis contribuições para a superação desse cenário.ABECde Sousa, Galdino Rodrigues; Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ)Loureiro, Walk; Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ-RJ)Carmanini, Fabiana; Universidade Federal de Juiz de Fora2023-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/677310.5892/ruvrd.v22i1.6773Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 22, n. 1 (2023): Dossie "Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino.-2023"; 311-3242236-53621517-027610.5892/ruvrd.v21i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6773/pdf_118010.5892/ruvrd.v22i1.6773.g10952301Direitos autorais 2023 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-27T12:53:11Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/6773Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2023-12-27T12:53:11Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false |
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