REFLEXÕES SOBRE AS JUVENTUDES DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO E O DIREITO À EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sartori, Adriane Teresinha
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lima, Marcelo de Rodrigues; (FALE-UFMG), Silva, Pedro Henrique Souza da; FALE-UFMG
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6776
Resumo: Os sujeitos-educandos do sistema socioeducativo somam-se àsjuventudes que constituem a Educação de Jovens e Adultos (EJA).Neste trabalho, desenvolvido pelo viés da Linguística Aplicada,área considerada (in)disciplinar ao promover diálogos de várioscampos do conhecimento, apresentamos, inicialmente, uma brevedescrição sociopolítica da EJA, estabelecendo relações compráticas do sistema socioeducativo. Com base em alguns dadosoficiais, investigamos quem são os sujeitos que ingressam nosistema socioeducativo de Belo Horizonte (BH) e destacamoselementos do processo de escolarização, articulados com outrosmarcadores sociais que os constituem. Os dados analisadosindicam a necessidade de construção de práticas educacionaisespecíficas que se sobreponham ao caráter punitivo das unidadessocioeducativas, reconhecendo as singularidades dos sujeitos eapontando para a valorização das múltiplas identidades. Nessesentido, compartilhamos algumas aprendizagens construídas apartir de uma experiência de leitura literária em desenvolvimentoem cinco unidades socioeducativas de BH, a fim de proporcionarvisibilidade aos sujeitos e às práticas pedagógicas que geralmentesão realizadas nas “frestas” de ambientes de restrição e privação deliberdade. Assim, buscamos contribuir para tornar possíveis naEJA, modalidade cada vez mais invisível na educação formal,outras práticas de letramento e outras pedagogias.
id UVRV-2_e8436af34d7c9d6e581a16eaba2b92c9
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/6776
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling REFLEXÕES SOBRE AS JUVENTUDES DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO E O DIREITO À EDUCAÇÃOJuventudes. Educação de Jovens e Adultos. Sistema Socioeducativo. Letramentos. Leitura Literária.Os sujeitos-educandos do sistema socioeducativo somam-se àsjuventudes que constituem a Educação de Jovens e Adultos (EJA).Neste trabalho, desenvolvido pelo viés da Linguística Aplicada,área considerada (in)disciplinar ao promover diálogos de várioscampos do conhecimento, apresentamos, inicialmente, uma brevedescrição sociopolítica da EJA, estabelecendo relações compráticas do sistema socioeducativo. Com base em alguns dadosoficiais, investigamos quem são os sujeitos que ingressam nosistema socioeducativo de Belo Horizonte (BH) e destacamoselementos do processo de escolarização, articulados com outrosmarcadores sociais que os constituem. Os dados analisadosindicam a necessidade de construção de práticas educacionaisespecíficas que se sobreponham ao caráter punitivo das unidadessocioeducativas, reconhecendo as singularidades dos sujeitos eapontando para a valorização das múltiplas identidades. Nessesentido, compartilhamos algumas aprendizagens construídas apartir de uma experiência de leitura literária em desenvolvimentoem cinco unidades socioeducativas de BH, a fim de proporcionarvisibilidade aos sujeitos e às práticas pedagógicas que geralmentesão realizadas nas “frestas” de ambientes de restrição e privação deliberdade. Assim, buscamos contribuir para tornar possíveis naEJA, modalidade cada vez mais invisível na educação formal,outras práticas de letramento e outras pedagogias.ABECSartori, Adriane TeresinhaLima, Marcelo de Rodrigues; (FALE-UFMG)Silva, Pedro Henrique Souza da; FALE-UFMG2023-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/677610.5892/ruvrd.v22i1.6776Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 22, n. 1 (2023): Dossie "Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino.-2023"; 83-972236-53621517-027610.5892/ruvrd.v21i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6776/pdf_118310.5892/ruvrd.v22i1.6776.g10952304Direitos autorais 2023 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-27T12:53:11Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/6776Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2023-12-27T12:53:11Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÕES SOBRE AS JUVENTUDES DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO E O DIREITO À EDUCAÇÃO
title REFLEXÕES SOBRE AS JUVENTUDES DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO E O DIREITO À EDUCAÇÃO
spellingShingle REFLEXÕES SOBRE AS JUVENTUDES DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO E O DIREITO À EDUCAÇÃO
Sartori, Adriane Teresinha
Juventudes. Educação de Jovens e Adultos. Sistema Socioeducativo. Letramentos. Leitura Literária.
title_short REFLEXÕES SOBRE AS JUVENTUDES DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO E O DIREITO À EDUCAÇÃO
title_full REFLEXÕES SOBRE AS JUVENTUDES DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO E O DIREITO À EDUCAÇÃO
title_fullStr REFLEXÕES SOBRE AS JUVENTUDES DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO E O DIREITO À EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed REFLEXÕES SOBRE AS JUVENTUDES DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO E O DIREITO À EDUCAÇÃO
title_sort REFLEXÕES SOBRE AS JUVENTUDES DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO E O DIREITO À EDUCAÇÃO
author Sartori, Adriane Teresinha
author_facet Sartori, Adriane Teresinha
Lima, Marcelo de Rodrigues; (FALE-UFMG)
Silva, Pedro Henrique Souza da; FALE-UFMG
author_role author
author2 Lima, Marcelo de Rodrigues; (FALE-UFMG)
Silva, Pedro Henrique Souza da; FALE-UFMG
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sartori, Adriane Teresinha
Lima, Marcelo de Rodrigues; (FALE-UFMG)
Silva, Pedro Henrique Souza da; FALE-UFMG
dc.subject.por.fl_str_mv Juventudes. Educação de Jovens e Adultos. Sistema Socioeducativo. Letramentos. Leitura Literária.
topic Juventudes. Educação de Jovens e Adultos. Sistema Socioeducativo. Letramentos. Leitura Literária.
description Os sujeitos-educandos do sistema socioeducativo somam-se àsjuventudes que constituem a Educação de Jovens e Adultos (EJA).Neste trabalho, desenvolvido pelo viés da Linguística Aplicada,área considerada (in)disciplinar ao promover diálogos de várioscampos do conhecimento, apresentamos, inicialmente, uma brevedescrição sociopolítica da EJA, estabelecendo relações compráticas do sistema socioeducativo. Com base em alguns dadosoficiais, investigamos quem são os sujeitos que ingressam nosistema socioeducativo de Belo Horizonte (BH) e destacamoselementos do processo de escolarização, articulados com outrosmarcadores sociais que os constituem. Os dados analisadosindicam a necessidade de construção de práticas educacionaisespecíficas que se sobreponham ao caráter punitivo das unidadessocioeducativas, reconhecendo as singularidades dos sujeitos eapontando para a valorização das múltiplas identidades. Nessesentido, compartilhamos algumas aprendizagens construídas apartir de uma experiência de leitura literária em desenvolvimentoem cinco unidades socioeducativas de BH, a fim de proporcionarvisibilidade aos sujeitos e às práticas pedagógicas que geralmentesão realizadas nas “frestas” de ambientes de restrição e privação deliberdade. Assim, buscamos contribuir para tornar possíveis naEJA, modalidade cada vez mais invisível na educação formal,outras práticas de letramento e outras pedagogias.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6776
10.5892/ruvrd.v22i1.6776
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6776
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v22i1.6776
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6776/pdf_1183
10.5892/ruvrd.v22i1.6776.g10952304
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 22, n. 1 (2023): Dossie "Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino.-2023"; 83-97
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v21i2
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
repository.mail.fl_str_mv revistaunincor@unincor.edu.br
_version_ 1797051197463461888