REFLEXÕES SOBRE AS JUVENTUDES DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO E O DIREITO À EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6776 |
Resumo: | Os sujeitos-educandos do sistema socioeducativo somam-se àsjuventudes que constituem a Educação de Jovens e Adultos (EJA).Neste trabalho, desenvolvido pelo viés da Linguística Aplicada,área considerada (in)disciplinar ao promover diálogos de várioscampos do conhecimento, apresentamos, inicialmente, uma brevedescrição sociopolítica da EJA, estabelecendo relações compráticas do sistema socioeducativo. Com base em alguns dadosoficiais, investigamos quem são os sujeitos que ingressam nosistema socioeducativo de Belo Horizonte (BH) e destacamoselementos do processo de escolarização, articulados com outrosmarcadores sociais que os constituem. Os dados analisadosindicam a necessidade de construção de práticas educacionaisespecíficas que se sobreponham ao caráter punitivo das unidadessocioeducativas, reconhecendo as singularidades dos sujeitos eapontando para a valorização das múltiplas identidades. Nessesentido, compartilhamos algumas aprendizagens construídas apartir de uma experiência de leitura literária em desenvolvimentoem cinco unidades socioeducativas de BH, a fim de proporcionarvisibilidade aos sujeitos e às práticas pedagógicas que geralmentesão realizadas nas “frestas” de ambientes de restrição e privação deliberdade. Assim, buscamos contribuir para tornar possíveis naEJA, modalidade cada vez mais invisível na educação formal,outras práticas de letramento e outras pedagogias. |
id |
UVRV-2_e8436af34d7c9d6e581a16eaba2b92c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/6776 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
REFLEXÕES SOBRE AS JUVENTUDES DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO E O DIREITO À EDUCAÇÃOJuventudes. Educação de Jovens e Adultos. Sistema Socioeducativo. Letramentos. Leitura Literária.Os sujeitos-educandos do sistema socioeducativo somam-se àsjuventudes que constituem a Educação de Jovens e Adultos (EJA).Neste trabalho, desenvolvido pelo viés da Linguística Aplicada,área considerada (in)disciplinar ao promover diálogos de várioscampos do conhecimento, apresentamos, inicialmente, uma brevedescrição sociopolítica da EJA, estabelecendo relações compráticas do sistema socioeducativo. Com base em alguns dadosoficiais, investigamos quem são os sujeitos que ingressam nosistema socioeducativo de Belo Horizonte (BH) e destacamoselementos do processo de escolarização, articulados com outrosmarcadores sociais que os constituem. Os dados analisadosindicam a necessidade de construção de práticas educacionaisespecíficas que se sobreponham ao caráter punitivo das unidadessocioeducativas, reconhecendo as singularidades dos sujeitos eapontando para a valorização das múltiplas identidades. Nessesentido, compartilhamos algumas aprendizagens construídas apartir de uma experiência de leitura literária em desenvolvimentoem cinco unidades socioeducativas de BH, a fim de proporcionarvisibilidade aos sujeitos e às práticas pedagógicas que geralmentesão realizadas nas “frestas” de ambientes de restrição e privação deliberdade. Assim, buscamos contribuir para tornar possíveis naEJA, modalidade cada vez mais invisível na educação formal,outras práticas de letramento e outras pedagogias.ABECSartori, Adriane TeresinhaLima, Marcelo de Rodrigues; (FALE-UFMG)Silva, Pedro Henrique Souza da; FALE-UFMG2023-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/677610.5892/ruvrd.v22i1.6776Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 22, n. 1 (2023): Dossie "Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino.-2023"; 83-972236-53621517-027610.5892/ruvrd.v21i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6776/pdf_118310.5892/ruvrd.v22i1.6776.g10952304Direitos autorais 2023 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-27T12:53:11Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/6776Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2023-12-27T12:53:11Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFLEXÕES SOBRE AS JUVENTUDES DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO E O DIREITO À EDUCAÇÃO |
title |
REFLEXÕES SOBRE AS JUVENTUDES DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO E O DIREITO À EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
REFLEXÕES SOBRE AS JUVENTUDES DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO E O DIREITO À EDUCAÇÃO Sartori, Adriane Teresinha Juventudes. Educação de Jovens e Adultos. Sistema Socioeducativo. Letramentos. Leitura Literária. |
title_short |
REFLEXÕES SOBRE AS JUVENTUDES DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO E O DIREITO À EDUCAÇÃO |
title_full |
REFLEXÕES SOBRE AS JUVENTUDES DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO E O DIREITO À EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
REFLEXÕES SOBRE AS JUVENTUDES DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO E O DIREITO À EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
REFLEXÕES SOBRE AS JUVENTUDES DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO E O DIREITO À EDUCAÇÃO |
title_sort |
REFLEXÕES SOBRE AS JUVENTUDES DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO E O DIREITO À EDUCAÇÃO |
author |
Sartori, Adriane Teresinha |
author_facet |
Sartori, Adriane Teresinha Lima, Marcelo de Rodrigues; (FALE-UFMG) Silva, Pedro Henrique Souza da; FALE-UFMG |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Marcelo de Rodrigues; (FALE-UFMG) Silva, Pedro Henrique Souza da; FALE-UFMG |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sartori, Adriane Teresinha Lima, Marcelo de Rodrigues; (FALE-UFMG) Silva, Pedro Henrique Souza da; FALE-UFMG |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Juventudes. Educação de Jovens e Adultos. Sistema Socioeducativo. Letramentos. Leitura Literária. |
topic |
Juventudes. Educação de Jovens e Adultos. Sistema Socioeducativo. Letramentos. Leitura Literária. |
description |
Os sujeitos-educandos do sistema socioeducativo somam-se àsjuventudes que constituem a Educação de Jovens e Adultos (EJA).Neste trabalho, desenvolvido pelo viés da Linguística Aplicada,área considerada (in)disciplinar ao promover diálogos de várioscampos do conhecimento, apresentamos, inicialmente, uma brevedescrição sociopolítica da EJA, estabelecendo relações compráticas do sistema socioeducativo. Com base em alguns dadosoficiais, investigamos quem são os sujeitos que ingressam nosistema socioeducativo de Belo Horizonte (BH) e destacamoselementos do processo de escolarização, articulados com outrosmarcadores sociais que os constituem. Os dados analisadosindicam a necessidade de construção de práticas educacionaisespecíficas que se sobreponham ao caráter punitivo das unidadessocioeducativas, reconhecendo as singularidades dos sujeitos eapontando para a valorização das múltiplas identidades. Nessesentido, compartilhamos algumas aprendizagens construídas apartir de uma experiência de leitura literária em desenvolvimentoem cinco unidades socioeducativas de BH, a fim de proporcionarvisibilidade aos sujeitos e às práticas pedagógicas que geralmentesão realizadas nas “frestas” de ambientes de restrição e privação deliberdade. Assim, buscamos contribuir para tornar possíveis naEJA, modalidade cada vez mais invisível na educação formal,outras práticas de letramento e outras pedagogias. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6776 10.5892/ruvrd.v22i1.6776 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6776 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v22i1.6776 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6776/pdf_1183 10.5892/ruvrd.v22i1.6776.g10952304 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 22, n. 1 (2023): Dossie "Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino.-2023"; 83-97 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v21i2 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaunincor@unincor.edu.br |
_version_ |
1797051197463461888 |