O PROCESSO AVALIATIVO NO ENSINO SUPERIOR COM ÊNFASE NA ODONTOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Maria Cláudia Cardoso de; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Grajeda, Flávia Moysés Costa de, Lacerda, Lílian Juri Rezende de, Lage, Carolina Freitas, Modesto, Túlio César
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5108
Resumo: A avaliação é um processo que faz parte do nosso dia-a-dia, avaliamos e somos avaliados constantemente, nas nossas ações e resultados, seja em casa, no trabalho ou como cidadão. No cotidiano escolar não é diferente, a avaliação é parte relevante e fundamental do processo ensino-aprendizagem, podendo assumir o papel de determinar as competências, habilidades e conhecimentos que o currículo privilegia ou deixa para segundo plano, assim como pode determinar também as estratégias e os diversos tipos de planejamentos, de aula, de projetos, de recuperação paralela e contínua, e mais que isso, dependendo dos seus resultados e das consequentes ações que ela gera, a avaliação pode ser o fator decisivo para a melhoria da qualidade de ensino nas escolas públicas. As leis do país sobre educação e as propostas curriculares atuais preocupam-se em indicar uma avaliação contínua, formativa e individualizada, tornando-a mais um elemento do processo educativo e não o fim dele. Muitas instituições escolares, tem buscado a melhoria na qualidade da avaliação, mas o que realmente se percebe, na prática, é que este trabalho é, quase sempre, emperrado pela burocracia das instituições e pela falta de preparo do professor, que é um especialista e, muitas vezes, não sabe como transformar a avaliação que aprendeu nas carteiras escolares, como aluno, numa avaliação de efetivo resultado. Assim, conhecer o processo avaliativo que acontece atualmente no ensino superior, especificamente nos cursos de Odontologia é o objetivo deste trabalho.
id UVRV-2_ed69d13cdd5227ad9e77e697217b01fd
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/5108
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling O PROCESSO AVALIATIVO NO ENSINO SUPERIOR COM ÊNFASE NA ODONTOLOGIAAvaliação. Avaliação do Ensino Superior. Avaliação em Odontologia.A avaliação é um processo que faz parte do nosso dia-a-dia, avaliamos e somos avaliados constantemente, nas nossas ações e resultados, seja em casa, no trabalho ou como cidadão. No cotidiano escolar não é diferente, a avaliação é parte relevante e fundamental do processo ensino-aprendizagem, podendo assumir o papel de determinar as competências, habilidades e conhecimentos que o currículo privilegia ou deixa para segundo plano, assim como pode determinar também as estratégias e os diversos tipos de planejamentos, de aula, de projetos, de recuperação paralela e contínua, e mais que isso, dependendo dos seus resultados e das consequentes ações que ela gera, a avaliação pode ser o fator decisivo para a melhoria da qualidade de ensino nas escolas públicas. As leis do país sobre educação e as propostas curriculares atuais preocupam-se em indicar uma avaliação contínua, formativa e individualizada, tornando-a mais um elemento do processo educativo e não o fim dele. Muitas instituições escolares, tem buscado a melhoria na qualidade da avaliação, mas o que realmente se percebe, na prática, é que este trabalho é, quase sempre, emperrado pela burocracia das instituições e pela falta de preparo do professor, que é um especialista e, muitas vezes, não sabe como transformar a avaliação que aprendeu nas carteiras escolares, como aluno, numa avaliação de efetivo resultado. Assim, conhecer o processo avaliativo que acontece atualmente no ensino superior, especificamente nos cursos de Odontologia é o objetivo deste trabalho.ABECBrito, Maria Cláudia Cardoso de; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MGGrajeda, Flávia Moysés Costa deLacerda, Lílian Juri Rezende deLage, Carolina FreitasModesto, Túlio César2018-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/510810.5892/ruvrd.v16i2.5108Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 16, n. 2 (2018)2236-53621517-027610.5892/ruvrd.v16i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5108/1095128810.5892/ruvrd.v16i2.5108.g10951288Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-02T17:50:32Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/5108Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:10.576863Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false
dc.title.none.fl_str_mv O PROCESSO AVALIATIVO NO ENSINO SUPERIOR COM ÊNFASE NA ODONTOLOGIA
title O PROCESSO AVALIATIVO NO ENSINO SUPERIOR COM ÊNFASE NA ODONTOLOGIA
spellingShingle O PROCESSO AVALIATIVO NO ENSINO SUPERIOR COM ÊNFASE NA ODONTOLOGIA
Brito, Maria Cláudia Cardoso de; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
Avaliação. Avaliação do Ensino Superior. Avaliação em Odontologia.
title_short O PROCESSO AVALIATIVO NO ENSINO SUPERIOR COM ÊNFASE NA ODONTOLOGIA
title_full O PROCESSO AVALIATIVO NO ENSINO SUPERIOR COM ÊNFASE NA ODONTOLOGIA
title_fullStr O PROCESSO AVALIATIVO NO ENSINO SUPERIOR COM ÊNFASE NA ODONTOLOGIA
title_full_unstemmed O PROCESSO AVALIATIVO NO ENSINO SUPERIOR COM ÊNFASE NA ODONTOLOGIA
title_sort O PROCESSO AVALIATIVO NO ENSINO SUPERIOR COM ÊNFASE NA ODONTOLOGIA
author Brito, Maria Cláudia Cardoso de; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
author_facet Brito, Maria Cláudia Cardoso de; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
Grajeda, Flávia Moysés Costa de
Lacerda, Lílian Juri Rezende de
Lage, Carolina Freitas
Modesto, Túlio César
author_role author
author2 Grajeda, Flávia Moysés Costa de
Lacerda, Lílian Juri Rezende de
Lage, Carolina Freitas
Modesto, Túlio César
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Maria Cláudia Cardoso de; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
Grajeda, Flávia Moysés Costa de
Lacerda, Lílian Juri Rezende de
Lage, Carolina Freitas
Modesto, Túlio César
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação. Avaliação do Ensino Superior. Avaliação em Odontologia.
topic Avaliação. Avaliação do Ensino Superior. Avaliação em Odontologia.
description A avaliação é um processo que faz parte do nosso dia-a-dia, avaliamos e somos avaliados constantemente, nas nossas ações e resultados, seja em casa, no trabalho ou como cidadão. No cotidiano escolar não é diferente, a avaliação é parte relevante e fundamental do processo ensino-aprendizagem, podendo assumir o papel de determinar as competências, habilidades e conhecimentos que o currículo privilegia ou deixa para segundo plano, assim como pode determinar também as estratégias e os diversos tipos de planejamentos, de aula, de projetos, de recuperação paralela e contínua, e mais que isso, dependendo dos seus resultados e das consequentes ações que ela gera, a avaliação pode ser o fator decisivo para a melhoria da qualidade de ensino nas escolas públicas. As leis do país sobre educação e as propostas curriculares atuais preocupam-se em indicar uma avaliação contínua, formativa e individualizada, tornando-a mais um elemento do processo educativo e não o fim dele. Muitas instituições escolares, tem buscado a melhoria na qualidade da avaliação, mas o que realmente se percebe, na prática, é que este trabalho é, quase sempre, emperrado pela burocracia das instituições e pela falta de preparo do professor, que é um especialista e, muitas vezes, não sabe como transformar a avaliação que aprendeu nas carteiras escolares, como aluno, numa avaliação de efetivo resultado. Assim, conhecer o processo avaliativo que acontece atualmente no ensino superior, especificamente nos cursos de Odontologia é o objetivo deste trabalho.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5108
10.5892/ruvrd.v16i2.5108
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5108
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v16i2.5108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5108/10951288
10.5892/ruvrd.v16i2.5108.g10951288
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 16, n. 2 (2018)
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v16i2
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
repository.mail.fl_str_mv revistaunincor@unincor.edu.br
_version_ 1797051198733287424