O PROCESSO AVALIATIVO NO ENSINO SUPERIOR COM ÊNFASE NA ODONTOLOGIA
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5108 |
Resumo: | A avaliação é um processo que faz parte do nosso dia-a-dia, avaliamos e somos avaliados constantemente, nas nossas ações e resultados, seja em casa, no trabalho ou como cidadão. No cotidiano escolar não é diferente, a avaliação é parte relevante e fundamental do processo ensino-aprendizagem, podendo assumir o papel de determinar as competências, habilidades e conhecimentos que o currículo privilegia ou deixa para segundo plano, assim como pode determinar também as estratégias e os diversos tipos de planejamentos, de aula, de projetos, de recuperação paralela e contínua, e mais que isso, dependendo dos seus resultados e das consequentes ações que ela gera, a avaliação pode ser o fator decisivo para a melhoria da qualidade de ensino nas escolas públicas. As leis do país sobre educação e as propostas curriculares atuais preocupam-se em indicar uma avaliação contínua, formativa e individualizada, tornando-a mais um elemento do processo educativo e não o fim dele. Muitas instituições escolares, tem buscado a melhoria na qualidade da avaliação, mas o que realmente se percebe, na prática, é que este trabalho é, quase sempre, emperrado pela burocracia das instituições e pela falta de preparo do professor, que é um especialista e, muitas vezes, não sabe como transformar a avaliação que aprendeu nas carteiras escolares, como aluno, numa avaliação de efetivo resultado. Assim, conhecer o processo avaliativo que acontece atualmente no ensino superior, especificamente nos cursos de Odontologia é o objetivo deste trabalho. |
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