AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA SAÚDE doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1436
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1436 |
Resumo: | A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades. Problemas como gravidez indesejada na adolescência, AIDS, violência contra a mulher, doenças tropicais, falta de saneamento básico, são alguns dos problemas que têm grandes consequências na saúde. Entretanto, percebe-se que a educação é um instrumento poderoso para romper o ciclo de pobreza, doenças e violência e que a escola é um campo imprescindível ao desenvolvimento de projetos de saúde coletiva. Porém, é necessário um conhecimento pedagógico por parte dos profissionais da Saúde sobre quais tendências podem e devem ser utilizadas na elaboração de projetos de intervenção de promoção de saúde em escolas. O objetivo da pesquisa foi analisar qual seria a tendência pedagógica mais profícua para se promover a Educação em Saúde em comunidades escolares a partir de discursos existentes, permitindo um posicionamento frente a eles, bem como uma verificação de sua sustentabilidade a partir de conceitos utilizados por pesquisadores de Saúde Coletiva e de Educação. As tendências pedagógicas analisadas foram: liberal (tradicional, escola nova e tecnicista) e progressista (libertária, libertadora e histórico-crítico-social dos conteúdos). A pesquisa foi bibliográfica, exploratória e analítica. Conclui-se que as propostas educacionais baseadas na reflexão, na crítica e na conscientização do indivíduo enquanto cidadão, ou seja, as progressistas, são as mais propícias quando se fala em implantar novos projetos educativos na promoção da saúde. |
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AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA SAÚDE doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1436Enfermagem; Educação em SaúdeEducação em Saúde. Tendências Pedagógicas Liberais. Tendências Pedagógicas Progressistas. Conceito de Educação em Saúde. Enfermagem.Educação em SaúdeA Organização Mundial de Saúde (OMS) define a saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades. Problemas como gravidez indesejada na adolescência, AIDS, violência contra a mulher, doenças tropicais, falta de saneamento básico, são alguns dos problemas que têm grandes consequências na saúde. Entretanto, percebe-se que a educação é um instrumento poderoso para romper o ciclo de pobreza, doenças e violência e que a escola é um campo imprescindível ao desenvolvimento de projetos de saúde coletiva. Porém, é necessário um conhecimento pedagógico por parte dos profissionais da Saúde sobre quais tendências podem e devem ser utilizadas na elaboração de projetos de intervenção de promoção de saúde em escolas. O objetivo da pesquisa foi analisar qual seria a tendência pedagógica mais profícua para se promover a Educação em Saúde em comunidades escolares a partir de discursos existentes, permitindo um posicionamento frente a eles, bem como uma verificação de sua sustentabilidade a partir de conceitos utilizados por pesquisadores de Saúde Coletiva e de Educação. As tendências pedagógicas analisadas foram: liberal (tradicional, escola nova e tecnicista) e progressista (libertária, libertadora e histórico-crítico-social dos conteúdos). A pesquisa foi bibliográfica, exploratória e analítica. Conclui-se que as propostas educacionais baseadas na reflexão, na crítica e na conscientização do indivíduo enquanto cidadão, ou seja, as progressistas, são as mais propícias quando se fala em implantar novos projetos educativos na promoção da saúde. ABECMENEZES, Ana Paula Sá; Faculdade Roraimense de Ensino SuperiorMENEZES, Tatiana Sá; Universidade Federal de Roraima2014-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/143610.5892/ruvrd.v12i2.1436Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 12, n. 2 (2014); 216-2262236-53621517-027610.5892/ruvrd.v12i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1436/pdf_20310.5892/ruvrd.v12i2.1436.g1486Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-06T20:16:05Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/1436Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:51.495265Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false |
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A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades. Problemas como gravidez indesejada na adolescência, AIDS, violência contra a mulher, doenças tropicais, falta de saneamento básico, são alguns dos problemas que têm grandes consequências na saúde. Entretanto, percebe-se que a educação é um instrumento poderoso para romper o ciclo de pobreza, doenças e violência e que a escola é um campo imprescindível ao desenvolvimento de projetos de saúde coletiva. Porém, é necessário um conhecimento pedagógico por parte dos profissionais da Saúde sobre quais tendências podem e devem ser utilizadas na elaboração de projetos de intervenção de promoção de saúde em escolas. O objetivo da pesquisa foi analisar qual seria a tendência pedagógica mais profícua para se promover a Educação em Saúde em comunidades escolares a partir de discursos existentes, permitindo um posicionamento frente a eles, bem como uma verificação de sua sustentabilidade a partir de conceitos utilizados por pesquisadores de Saúde Coletiva e de Educação. As tendências pedagógicas analisadas foram: liberal (tradicional, escola nova e tecnicista) e progressista (libertária, libertadora e histórico-crítico-social dos conteúdos). A pesquisa foi bibliográfica, exploratória e analítica. Conclui-se que as propostas educacionais baseadas na reflexão, na crítica e na conscientização do indivíduo enquanto cidadão, ou seja, as progressistas, são as mais propícias quando se fala em implantar novos projetos educativos na promoção da saúde. |
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