BIOSSEGURANÇA EM RELAÇÃO A ADESÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Wellington Fernando da Silva; Enfermeiro, Especialista em Saúde do Idoso e Gerontologia, Mestrando em Saúde Coletiva pela UFPR.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Elia Machado de; Enfermeira, Mestre em Cirurgia; Especialista em Assistência de Enfermagem ao Paciente em Estado Crítico, Especialista em Comunicação Organizacional, Especialista em Auditoria de Serviços de Saúde.
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4977
Resumo: Milhões de trabalhadores a nível global morrem e/ou adoecem anualmente devido a enfermidades relacionadas ao trabalho, entretanto muitas dessas ocorrências poderiam ser evitadas, se houvesse a adequação dos profissionais as normas regulamentadoras NRs, uso dos equipamentos de proteção individual (EPI). Contudo, pretende como objetivo esta, identificar os fatores de resistência na utilização dos (EPI) na enfermagem e suas NRs. Metodologicamente optou-se a revisão bibliográficas de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, realizou-se a busca de estudos em periódicos nacionais publicados entre os anos 2004 e 2017, dessa forma, na última fase de seleção, realizada a leitura integral de todos os artigos, e amostra final constituída por dezesseis artigos completos. A vulnerabilidade da equipe de enfermagem nos conduz a refletir que a exposição ao risco biológico pode ser explicada, por formar um contingente mais numeroso da força de trabalho em saúde. O uso de EPI’s aderido a todos os colaboradores da saúde envolvida na assistência direta a pacientes em instituições de saúde, independente da patologia, inicialmente suspeita ou diagnosticada, é um ato de própria proteção quanto a agentes infecciosos e biológicos. Em suma fatores de não adesão identificados foram: Habita; Costume; Confiança; Falta de informação; Percepção; Interesse Indisponibilidade e inadequação, Pressa Falta de EPI no tamanho adequado; Incomodo para determinados procedimentos; entre outros. Para isto, vê-se como fundamental o enfermeiro com liderança em sua equipe para conscientizá-los da importância do seu uso de todos os EPI durante a atividade de trabalho, evitando que riscos sejam negligenciados por motivos diversos.
id UVRV-2_ff0ac83f3c233ab7080a45bbf8149be9
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/4977
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling BIOSSEGURANÇA EM RELAÇÃO A ADESÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUALEquipamento de Proteção Individual (EPI). Riscos Ocupacionais. NRs. Enfermagem.Milhões de trabalhadores a nível global morrem e/ou adoecem anualmente devido a enfermidades relacionadas ao trabalho, entretanto muitas dessas ocorrências poderiam ser evitadas, se houvesse a adequação dos profissionais as normas regulamentadoras NRs, uso dos equipamentos de proteção individual (EPI). Contudo, pretende como objetivo esta, identificar os fatores de resistência na utilização dos (EPI) na enfermagem e suas NRs. Metodologicamente optou-se a revisão bibliográficas de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, realizou-se a busca de estudos em periódicos nacionais publicados entre os anos 2004 e 2017, dessa forma, na última fase de seleção, realizada a leitura integral de todos os artigos, e amostra final constituída por dezesseis artigos completos. A vulnerabilidade da equipe de enfermagem nos conduz a refletir que a exposição ao risco biológico pode ser explicada, por formar um contingente mais numeroso da força de trabalho em saúde. O uso de EPI’s aderido a todos os colaboradores da saúde envolvida na assistência direta a pacientes em instituições de saúde, independente da patologia, inicialmente suspeita ou diagnosticada, é um ato de própria proteção quanto a agentes infecciosos e biológicos. Em suma fatores de não adesão identificados foram: Habita; Costume; Confiança; Falta de informação; Percepção; Interesse Indisponibilidade e inadequação, Pressa Falta de EPI no tamanho adequado; Incomodo para determinados procedimentos; entre outros. Para isto, vê-se como fundamental o enfermeiro com liderança em sua equipe para conscientizá-los da importância do seu uso de todos os EPI durante a atividade de trabalho, evitando que riscos sejam negligenciados por motivos diversos.ABECFerreira, Wellington Fernando da Silva; Enfermeiro, Especialista em Saúde do Idoso e Gerontologia, Mestrando em Saúde Coletiva pela UFPR.Oliveira, Elia Machado de; Enfermeira, Mestre em Cirurgia; Especialista em Assistência de Enfermagem ao Paciente em Estado Crítico, Especialista em Comunicação Organizacional, Especialista em Auditoria de Serviços de Saúde.2019-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/497710.5892/ruvrd.v17i1.4977Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 17, n. 1 (2019)2236-53621517-027610.5892/ruvrd.v17i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4977/pdf_88010.5892/ruvrd.v17i1.4977.g10951624Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-17T20:54:08ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI
dc.title.none.fl_str_mv BIOSSEGURANÇA EM RELAÇÃO A ADESÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
title BIOSSEGURANÇA EM RELAÇÃO A ADESÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
spellingShingle BIOSSEGURANÇA EM RELAÇÃO A ADESÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
Ferreira, Wellington Fernando da Silva; Enfermeiro, Especialista em Saúde do Idoso e Gerontologia, Mestrando em Saúde Coletiva pela UFPR.
Equipamento de Proteção Individual (EPI). Riscos Ocupacionais. NRs. Enfermagem.
title_short BIOSSEGURANÇA EM RELAÇÃO A ADESÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
title_full BIOSSEGURANÇA EM RELAÇÃO A ADESÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
title_fullStr BIOSSEGURANÇA EM RELAÇÃO A ADESÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
title_full_unstemmed BIOSSEGURANÇA EM RELAÇÃO A ADESÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
title_sort BIOSSEGURANÇA EM RELAÇÃO A ADESÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
author Ferreira, Wellington Fernando da Silva; Enfermeiro, Especialista em Saúde do Idoso e Gerontologia, Mestrando em Saúde Coletiva pela UFPR.
author_facet Ferreira, Wellington Fernando da Silva; Enfermeiro, Especialista em Saúde do Idoso e Gerontologia, Mestrando em Saúde Coletiva pela UFPR.
Oliveira, Elia Machado de; Enfermeira, Mestre em Cirurgia; Especialista em Assistência de Enfermagem ao Paciente em Estado Crítico, Especialista em Comunicação Organizacional, Especialista em Auditoria de Serviços de Saúde.
author_role author
author2 Oliveira, Elia Machado de; Enfermeira, Mestre em Cirurgia; Especialista em Assistência de Enfermagem ao Paciente em Estado Crítico, Especialista em Comunicação Organizacional, Especialista em Auditoria de Serviços de Saúde.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Wellington Fernando da Silva; Enfermeiro, Especialista em Saúde do Idoso e Gerontologia, Mestrando em Saúde Coletiva pela UFPR.
Oliveira, Elia Machado de; Enfermeira, Mestre em Cirurgia; Especialista em Assistência de Enfermagem ao Paciente em Estado Crítico, Especialista em Comunicação Organizacional, Especialista em Auditoria de Serviços de Saúde.
dc.subject.por.fl_str_mv Equipamento de Proteção Individual (EPI). Riscos Ocupacionais. NRs. Enfermagem.
topic Equipamento de Proteção Individual (EPI). Riscos Ocupacionais. NRs. Enfermagem.
description Milhões de trabalhadores a nível global morrem e/ou adoecem anualmente devido a enfermidades relacionadas ao trabalho, entretanto muitas dessas ocorrências poderiam ser evitadas, se houvesse a adequação dos profissionais as normas regulamentadoras NRs, uso dos equipamentos de proteção individual (EPI). Contudo, pretende como objetivo esta, identificar os fatores de resistência na utilização dos (EPI) na enfermagem e suas NRs. Metodologicamente optou-se a revisão bibliográficas de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, realizou-se a busca de estudos em periódicos nacionais publicados entre os anos 2004 e 2017, dessa forma, na última fase de seleção, realizada a leitura integral de todos os artigos, e amostra final constituída por dezesseis artigos completos. A vulnerabilidade da equipe de enfermagem nos conduz a refletir que a exposição ao risco biológico pode ser explicada, por formar um contingente mais numeroso da força de trabalho em saúde. O uso de EPI’s aderido a todos os colaboradores da saúde envolvida na assistência direta a pacientes em instituições de saúde, independente da patologia, inicialmente suspeita ou diagnosticada, é um ato de própria proteção quanto a agentes infecciosos e biológicos. Em suma fatores de não adesão identificados foram: Habita; Costume; Confiança; Falta de informação; Percepção; Interesse Indisponibilidade e inadequação, Pressa Falta de EPI no tamanho adequado; Incomodo para determinados procedimentos; entre outros. Para isto, vê-se como fundamental o enfermeiro com liderança em sua equipe para conscientizá-los da importância do seu uso de todos os EPI durante a atividade de trabalho, evitando que riscos sejam negligenciados por motivos diversos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4977
10.5892/ruvrd.v17i1.4977
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4977
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v17i1.4977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4977/pdf_880
10.5892/ruvrd.v17i1.4977.g10951624
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 17, n. 1 (2019)
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v17i1
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1734454436707696640