The obscene lucidity that is life:
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Travessias (Cascavel. Online) |
Texto Completo: | https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/31662 |
Resumo: | This paper intends to make an analysis of the work The Obscene Madame D, written by Hilda Hilst, from three central axes: death, body and family. Three aspects that at first glance seem unrelated, but in Hilda's text they converge from the protagonist’s metaphysical delusions. To think about these issues, I compare the thoughts and reflections expressed by the main character with some ideas expressed by Georges Bataille in the work Erotism: Death and Sensuality. |
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The obscene lucidity that is life: Obscena lucidez que é a vida: a derrelição em a Senhora D, de Hilda HilstCorpoErotismofamíliamorteBodyDeathErotismFamilyThis paper intends to make an analysis of the work The Obscene Madame D, written by Hilda Hilst, from three central axes: death, body and family. Three aspects that at first glance seem unrelated, but in Hilda's text they converge from the protagonist’s metaphysical delusions. To think about these issues, I compare the thoughts and reflections expressed by the main character with some ideas expressed by Georges Bataille in the work Erotism: Death and Sensuality.Este ensaio se propõe a realizar uma leitura filosófica da obra A obscena Senhora D (2018), da autora Hilda Hilst, a partir de três eixos centrais: a morte, o corpo e a família. Tal tríade, a princípio, parece não se tocar, mas, no texto de Hilda, dissolve-se em pontos temáticos que convergem por meio dos delírios filosóficos da protagonista. Para pensar essas questões, traço um paralelo entre as reflexões da personagem e as ideias desenvolvidas por Georges Bataille, na obra O Erotismo (2017). Aproximo, dessa forma, o conceito de “derrelição”, que permeia o texto da autora, com as noções de “continuidade” e “descontinuidade”, desenvolvidas por Bataille ao longo do seu ensaio, a partir de uma base filosófica. Assim como em Hilda Hilst o sentimento de derrelição da protagonista sintetiza a angústia diante da percepção da situação de abandono na qual o homem se encontra, em Bataille, a angústia ocorre a partir da percepção da descontinuidade entre o indivíduo e o outro, do abismo que nos separa e interfere em nossas tentativas de contato. Incapazes de comunicar plenamente nossas experiências, compartilhamos a sensação de vertigem ao baixar os olhos para o precipício. Nos dois autores, morte, corpo, erotismo e sagrado surgem como pontos através dos quais a derrelição se rompe, ainda que momentaneamente, e por meio dos quais a continuidade pode ser experimentada.Unioeste2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3166210.48075/rt.v17i3.31662Travessias; Vol. 17 No. 3 (2023); e31662Travessias; Vol. 17 Núm. 3 (2023); e31662Travessias; v. 17 n. 3 (2023); e316621982-5935reponame:Travessias (Cascavel. Online)instname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)instacron:Unioesteporhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/31662/22605Copyright (c) 2023 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revistahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGalvão, Raíssa Varandas2023-12-22T20:20:40Zoai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/31662Revistahttps://e-revista.unioeste.br/index.php/travessiasPUBhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/oairevista.travessias@unioeste.br1982-59351982-5935opendoar:2023-12-22T20:20:40Travessias (Cascavel. Online) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)false |
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