The obscene lucidity that is life:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Raíssa Varandas
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias (Cascavel. Online)
Texto Completo: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/31662
Resumo: This paper intends to make an analysis of the work The Obscene Madame D, written by Hilda Hilst, from three central axes: death, body and family. Three aspects that at first glance seem unrelated, but in Hilda's text they converge from the protagonist’s metaphysical delusions. To think about these issues, I compare the thoughts and reflections expressed by the main character with some ideas expressed by Georges Bataille in the work Erotism: Death and Sensuality.
id Unioeste-1_2689f8b438fe77ffef7ce0819e3284fe
oai_identifier_str oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/31662
network_acronym_str Unioeste-1
network_name_str Travessias (Cascavel. Online)
repository_id_str
spelling The obscene lucidity that is life: Obscena lucidez que é a vida: a derrelição em a Senhora D, de Hilda HilstCorpoErotismofamíliamorteBodyDeathErotismFamilyThis paper intends to make an analysis of the work The Obscene Madame D, written by Hilda Hilst, from three central axes: death, body and family. Three aspects that at first glance seem unrelated, but in Hilda's text they converge from the protagonist’s metaphysical delusions. To think about these issues, I compare the thoughts and reflections expressed by the main character with some ideas expressed by Georges Bataille in the work Erotism: Death and Sensuality.Este ensaio se propõe a realizar uma leitura filosófica da obra A obscena Senhora D (2018), da autora Hilda Hilst, a partir de três eixos centrais: a morte, o corpo e a família. Tal tríade, a princípio, parece não se tocar, mas, no texto de Hilda, dissolve-se em pontos temáticos que convergem por meio dos delírios filosóficos da protagonista. Para pensar essas questões, traço um paralelo entre as reflexões da personagem e as ideias desenvolvidas por Georges Bataille, na obra O Erotismo (2017). Aproximo, dessa forma, o conceito de “derrelição”, que permeia o texto da autora, com as noções de “continuidade” e “descontinuidade”, desenvolvidas por Bataille ao longo do seu ensaio, a partir de uma base filosófica. Assim como em Hilda Hilst o sentimento de derrelição da protagonista sintetiza a angústia diante da percepção da situação de abandono na qual o homem se encontra, em Bataille, a angústia ocorre a partir da percepção da descontinuidade entre o indivíduo e o outro, do abismo que nos separa e interfere em nossas tentativas de contato. Incapazes de comunicar plenamente nossas experiências, compartilhamos a sensação de vertigem ao baixar os olhos para o precipício. Nos dois autores, morte, corpo, erotismo e sagrado surgem como pontos através dos quais a derrelição se rompe, ainda que momentaneamente, e por meio dos quais a continuidade pode ser experimentada.Unioeste2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3166210.48075/rt.v17i3.31662Travessias; Vol. 17 No. 3 (2023); e31662Travessias; Vol. 17 Núm. 3 (2023); e31662Travessias; v. 17 n. 3 (2023); e316621982-5935reponame:Travessias (Cascavel. Online)instname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)instacron:Unioesteporhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/31662/22605Copyright (c) 2023 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revistahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGalvão, Raíssa Varandas2023-12-22T20:20:40Zoai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/31662Revistahttps://e-revista.unioeste.br/index.php/travessiasPUBhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/oairevista.travessias@unioeste.br1982-59351982-5935opendoar:2023-12-22T20:20:40Travessias (Cascavel. Online) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv The obscene lucidity that is life:
Obscena lucidez que é a vida: a derrelição em a Senhora D, de Hilda Hilst
title The obscene lucidity that is life:
spellingShingle The obscene lucidity that is life:
Galvão, Raíssa Varandas
Corpo
Erotismo
família
morte
Body
Death
Erotism
Family
title_short The obscene lucidity that is life:
title_full The obscene lucidity that is life:
title_fullStr The obscene lucidity that is life:
title_full_unstemmed The obscene lucidity that is life:
title_sort The obscene lucidity that is life:
author Galvão, Raíssa Varandas
author_facet Galvão, Raíssa Varandas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão, Raíssa Varandas
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo
Erotismo
família
morte
Body
Death
Erotism
Family
topic Corpo
Erotismo
família
morte
Body
Death
Erotism
Family
description This paper intends to make an analysis of the work The Obscene Madame D, written by Hilda Hilst, from three central axes: death, body and family. Three aspects that at first glance seem unrelated, but in Hilda's text they converge from the protagonist’s metaphysical delusions. To think about these issues, I compare the thoughts and reflections expressed by the main character with some ideas expressed by Georges Bataille in the work Erotism: Death and Sensuality.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/31662
10.48075/rt.v17i3.31662
url https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/31662
identifier_str_mv 10.48075/rt.v17i3.31662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/31662/22605
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unioeste
publisher.none.fl_str_mv Unioeste
dc.source.none.fl_str_mv Travessias; Vol. 17 No. 3 (2023); e31662
Travessias; Vol. 17 Núm. 3 (2023); e31662
Travessias; v. 17 n. 3 (2023); e31662
1982-5935
reponame:Travessias (Cascavel. Online)
instname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
instacron:Unioeste
instname_str Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
instacron_str Unioeste
institution Unioeste
reponame_str Travessias (Cascavel. Online)
collection Travessias (Cascavel. Online)
repository.name.fl_str_mv Travessias (Cascavel. Online) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
repository.mail.fl_str_mv revista.travessias@unioeste.br
_version_ 1798044912146448384