THE RESEARCH GROUPS CONSTITUTION AND THE FEMININE FIGURE: THE WAY OF GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO INICIAL, CONTINUADA E ALFABETIZAÇÃO (GEPFICA) IN THE SOCIAL SCENE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Travessias (Cascavel. Online) |
Texto Completo: | https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3445 |
Resumo: | This article aims to study the constitution of research groups in institutions ofhigher education, highlighting, in special, the way of constitution and consolidation of grupo deestudo e pesquisa sobre formação inicial, continuada e alfabetização (gepfica/cnpq/ufsm) and the femininefigure mostly in the leadership of the groups. The methodology applied in the theoretical anddescriptive study is qualitativeand the references are based in researchs developed by almeida (1998), antunes (2001; 2005), candau (2002), fontana (2000), louro (2007), melo (2007), andothers. Then, by the feminine leadership, gepfica traces a profile, signaling spaces and beingrecognized along of time. So, through researches of cnpq it was possible to know informationabout research groups southern region in brazil and to establish a parallel among what is use todo in institutional, regional, and national level and what kind of people the group uses to attend. |
id |
Unioeste-1_7f27828facd27a435f1f85260bfc9386 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/3445 |
network_acronym_str |
Unioeste-1 |
network_name_str |
Travessias (Cascavel. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
THE RESEARCH GROUPS CONSTITUTION AND THE FEMININE FIGURE: THE WAY OF GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO INICIAL, CONTINUADA E ALFABETIZAÇÃO (GEPFICA) IN THE SOCIAL SCENEA CONSTITUIÇÃO DE GRUPOS DE PESQUISA E A FIGURA FEMININA: A TRAJETÓRIA DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO INICIAL, CONTINUADA E ALFABETIZAÇÃO (GEPFICA) NO CENÁRIO SOCIALFormação de professoresGrupos de pesquisaPesquisa na pósgraduaçãoGêneroMultidisciplinaridade.This article aims to study the constitution of research groups in institutions ofhigher education, highlighting, in special, the way of constitution and consolidation of grupo deestudo e pesquisa sobre formação inicial, continuada e alfabetização (gepfica/cnpq/ufsm) and the femininefigure mostly in the leadership of the groups. The methodology applied in the theoretical anddescriptive study is qualitativeand the references are based in researchs developed by almeida (1998), antunes (2001; 2005), candau (2002), fontana (2000), louro (2007), melo (2007), andothers. Then, by the feminine leadership, gepfica traces a profile, signaling spaces and beingrecognized along of time. So, through researches of cnpq it was possible to know informationabout research groups southern region in brazil and to establish a parallel among what is use todo in institutional, regional, and national level and what kind of people the group uses to attend.O presente artigo tem como objeto de estudo a constituição de grupos de pesquisa(gp) no âmbito das instituições de ensino superior (ies), ressaltando, em especial, a trajetória deconstituição e de consolidação do grupo de estudo e pesquisa sobre formação inicial, continuadae alfabetização (gepfica/cnpq/ufsm) e a figura da mulher, em sua maioria, na liderança destesdispositivos grupais. A metodologia que embasa esta trama teórico-descritiva é de cunhoqualitativo e o referencial encontra subsídios consistentes nas pesquisas realizadas por almeida(1998), antunes (2001; 2005), candau (2002), fontana (2000), louro (2007), melo (2007), entreoutros. Neste sentido, sob a liderança feminina, o gepfica traça seu perfil ao longo de suatrajetória, marcando espaços e conquistando reconhecimento ao longo do tempo. Assim, combase nos diretórios de pesquisa do cnpq, foi possível conciliar informações acerca da atuação dosgp na região sul do brasil e estabelecer um paralelo entre o que se tem feito em nível institucional,regional e nacional e a que público procuramos atender enquanto grupo.Unioeste2009-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3445Travessias; Vol. 3 No. 3 (2009)Travessias; Vol. 3 Núm. 3 (2009)Travessias; v. 3 n. 3 (2009)1982-5935reponame:Travessias (Cascavel. Online)instname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)instacron:Unioesteporhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3445/2739Copyright (c) 2009 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessFranceschet Farias, GrazielaSangoi Antunes, Helenise2020-12-08T11:43:09Zoai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/3445Revistahttps://e-revista.unioeste.br/index.php/travessiasPUBhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/oairevista.travessias@unioeste.br1982-59351982-5935opendoar:2020-12-08T11:43:09Travessias (Cascavel. Online) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
THE RESEARCH GROUPS CONSTITUTION AND THE FEMININE FIGURE: THE WAY OF GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO INICIAL, CONTINUADA E ALFABETIZAÇÃO (GEPFICA) IN THE SOCIAL SCENE A CONSTITUIÇÃO DE GRUPOS DE PESQUISA E A FIGURA FEMININA: A TRAJETÓRIA DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO INICIAL, CONTINUADA E ALFABETIZAÇÃO (GEPFICA) NO CENÁRIO SOCIAL |
title |
THE RESEARCH GROUPS CONSTITUTION AND THE FEMININE FIGURE: THE WAY OF GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO INICIAL, CONTINUADA E ALFABETIZAÇÃO (GEPFICA) IN THE SOCIAL SCENE |
spellingShingle |
THE RESEARCH GROUPS CONSTITUTION AND THE FEMININE FIGURE: THE WAY OF GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO INICIAL, CONTINUADA E ALFABETIZAÇÃO (GEPFICA) IN THE SOCIAL SCENE Franceschet Farias, Graziela Formação de professores Grupos de pesquisa Pesquisa na pósgraduação Gênero Multidisciplinaridade. |
title_short |
THE RESEARCH GROUPS CONSTITUTION AND THE FEMININE FIGURE: THE WAY OF GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO INICIAL, CONTINUADA E ALFABETIZAÇÃO (GEPFICA) IN THE SOCIAL SCENE |
title_full |
THE RESEARCH GROUPS CONSTITUTION AND THE FEMININE FIGURE: THE WAY OF GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO INICIAL, CONTINUADA E ALFABETIZAÇÃO (GEPFICA) IN THE SOCIAL SCENE |
title_fullStr |
THE RESEARCH GROUPS CONSTITUTION AND THE FEMININE FIGURE: THE WAY OF GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO INICIAL, CONTINUADA E ALFABETIZAÇÃO (GEPFICA) IN THE SOCIAL SCENE |
title_full_unstemmed |
THE RESEARCH GROUPS CONSTITUTION AND THE FEMININE FIGURE: THE WAY OF GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO INICIAL, CONTINUADA E ALFABETIZAÇÃO (GEPFICA) IN THE SOCIAL SCENE |
title_sort |
THE RESEARCH GROUPS CONSTITUTION AND THE FEMININE FIGURE: THE WAY OF GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO INICIAL, CONTINUADA E ALFABETIZAÇÃO (GEPFICA) IN THE SOCIAL SCENE |
author |
Franceschet Farias, Graziela |
author_facet |
Franceschet Farias, Graziela Sangoi Antunes, Helenise |
author_role |
author |
author2 |
Sangoi Antunes, Helenise |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franceschet Farias, Graziela Sangoi Antunes, Helenise |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Grupos de pesquisa Pesquisa na pósgraduação Gênero Multidisciplinaridade. |
topic |
Formação de professores Grupos de pesquisa Pesquisa na pósgraduação Gênero Multidisciplinaridade. |
description |
This article aims to study the constitution of research groups in institutions ofhigher education, highlighting, in special, the way of constitution and consolidation of grupo deestudo e pesquisa sobre formação inicial, continuada e alfabetização (gepfica/cnpq/ufsm) and the femininefigure mostly in the leadership of the groups. The methodology applied in the theoretical anddescriptive study is qualitativeand the references are based in researchs developed by almeida (1998), antunes (2001; 2005), candau (2002), fontana (2000), louro (2007), melo (2007), andothers. Then, by the feminine leadership, gepfica traces a profile, signaling spaces and beingrecognized along of time. So, through researches of cnpq it was possible to know informationabout research groups southern region in brazil and to establish a parallel among what is use todo in institutional, regional, and national level and what kind of people the group uses to attend. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3445 |
url |
https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3445 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3445/2739 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unioeste |
publisher.none.fl_str_mv |
Unioeste |
dc.source.none.fl_str_mv |
Travessias; Vol. 3 No. 3 (2009) Travessias; Vol. 3 Núm. 3 (2009) Travessias; v. 3 n. 3 (2009) 1982-5935 reponame:Travessias (Cascavel. Online) instname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) instacron:Unioeste |
instname_str |
Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) |
instacron_str |
Unioeste |
institution |
Unioeste |
reponame_str |
Travessias (Cascavel. Online) |
collection |
Travessias (Cascavel. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Travessias (Cascavel. Online) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.travessias@unioeste.br |
_version_ |
1798044916085948416 |