THE RESEARCH GROUPS CONSTITUTION AND THE FEMININE FIGURE: THE WAY OF GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO INICIAL, CONTINUADA E ALFABETIZAÇÃO (GEPFICA) IN THE SOCIAL SCENE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franceschet Farias, Graziela
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Sangoi Antunes, Helenise
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias (Cascavel. Online)
Texto Completo: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3445
Resumo: This article aims to study the constitution of research groups in institutions ofhigher education, highlighting, in special, the way of constitution and consolidation of grupo deestudo e pesquisa sobre formação inicial, continuada e alfabetização (gepfica/cnpq/ufsm) and the femininefigure mostly in the leadership of the groups. The methodology applied in the theoretical anddescriptive study is qualitativeand the references are based in researchs developed by almeida (1998), antunes (2001; 2005), candau (2002), fontana (2000), louro (2007), melo (2007), andothers. Then, by the feminine leadership, gepfica traces a profile, signaling spaces and beingrecognized along of time. So, through researches of cnpq it was possible to know informationabout research groups southern region in brazil and to establish a parallel among what is use todo in institutional, regional, and national level and what kind of people the group uses to attend.
id Unioeste-1_7f27828facd27a435f1f85260bfc9386
oai_identifier_str oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/3445
network_acronym_str Unioeste-1
network_name_str Travessias (Cascavel. Online)
repository_id_str
spelling THE RESEARCH GROUPS CONSTITUTION AND THE FEMININE FIGURE: THE WAY OF GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO INICIAL, CONTINUADA E ALFABETIZAÇÃO (GEPFICA) IN THE SOCIAL SCENEA CONSTITUIÇÃO DE GRUPOS DE PESQUISA E A FIGURA FEMININA: A TRAJETÓRIA DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO INICIAL, CONTINUADA E ALFABETIZAÇÃO (GEPFICA) NO CENÁRIO SOCIALFormação de professoresGrupos de pesquisaPesquisa na pósgraduaçãoGêneroMultidisciplinaridade.This article aims to study the constitution of research groups in institutions ofhigher education, highlighting, in special, the way of constitution and consolidation of grupo deestudo e pesquisa sobre formação inicial, continuada e alfabetização (gepfica/cnpq/ufsm) and the femininefigure mostly in the leadership of the groups. The methodology applied in the theoretical anddescriptive study is qualitativeand the references are based in researchs developed by almeida (1998), antunes (2001; 2005), candau (2002), fontana (2000), louro (2007), melo (2007), andothers. Then, by the feminine leadership, gepfica traces a profile, signaling spaces and beingrecognized along of time. So, through researches of cnpq it was possible to know informationabout research groups southern region in brazil and to establish a parallel among what is use todo in institutional, regional, and national level and what kind of people the group uses to attend.O presente artigo tem como objeto de estudo a constituição de grupos de pesquisa(gp) no âmbito das instituições de ensino superior (ies), ressaltando, em especial, a trajetória deconstituição e de consolidação do grupo de estudo e pesquisa sobre formação inicial, continuadae alfabetização (gepfica/cnpq/ufsm) e a figura da mulher, em sua maioria, na liderança destesdispositivos grupais. A metodologia que embasa esta trama teórico-descritiva é de cunhoqualitativo e o referencial encontra subsídios consistentes nas pesquisas realizadas por almeida(1998), antunes (2001; 2005), candau (2002), fontana (2000), louro (2007), melo (2007), entreoutros. Neste sentido, sob a liderança feminina, o gepfica traça seu perfil ao longo de suatrajetória, marcando espaços e conquistando reconhecimento ao longo do tempo. Assim, combase nos diretórios de pesquisa do cnpq, foi possível conciliar informações acerca da atuação dosgp na região sul do brasil e estabelecer um paralelo entre o que se tem feito em nível institucional,regional e nacional e a que público procuramos atender enquanto grupo.Unioeste2009-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3445Travessias; Vol. 3 No. 3 (2009)Travessias; Vol. 3 Núm. 3 (2009)Travessias; v. 3 n. 3 (2009)1982-5935reponame:Travessias (Cascavel. Online)instname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)instacron:Unioesteporhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3445/2739Copyright (c) 2009 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessFranceschet Farias, GrazielaSangoi Antunes, Helenise2020-12-08T11:43:09Zoai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/3445Revistahttps://e-revista.unioeste.br/index.php/travessiasPUBhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/oairevista.travessias@unioeste.br1982-59351982-5935opendoar:2020-12-08T11:43:09Travessias (Cascavel. Online) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)false
dc.title.none.fl_str_mv THE RESEARCH GROUPS CONSTITUTION AND THE FEMININE FIGURE: THE WAY OF GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO INICIAL, CONTINUADA E ALFABETIZAÇÃO (GEPFICA) IN THE SOCIAL SCENE
A CONSTITUIÇÃO DE GRUPOS DE PESQUISA E A FIGURA FEMININA: A TRAJETÓRIA DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO INICIAL, CONTINUADA E ALFABETIZAÇÃO (GEPFICA) NO CENÁRIO SOCIAL
title THE RESEARCH GROUPS CONSTITUTION AND THE FEMININE FIGURE: THE WAY OF GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO INICIAL, CONTINUADA E ALFABETIZAÇÃO (GEPFICA) IN THE SOCIAL SCENE
spellingShingle THE RESEARCH GROUPS CONSTITUTION AND THE FEMININE FIGURE: THE WAY OF GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO INICIAL, CONTINUADA E ALFABETIZAÇÃO (GEPFICA) IN THE SOCIAL SCENE
Franceschet Farias, Graziela
Formação de professores
Grupos de pesquisa
Pesquisa na pósgraduação
Gênero
Multidisciplinaridade.
title_short THE RESEARCH GROUPS CONSTITUTION AND THE FEMININE FIGURE: THE WAY OF GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO INICIAL, CONTINUADA E ALFABETIZAÇÃO (GEPFICA) IN THE SOCIAL SCENE
title_full THE RESEARCH GROUPS CONSTITUTION AND THE FEMININE FIGURE: THE WAY OF GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO INICIAL, CONTINUADA E ALFABETIZAÇÃO (GEPFICA) IN THE SOCIAL SCENE
title_fullStr THE RESEARCH GROUPS CONSTITUTION AND THE FEMININE FIGURE: THE WAY OF GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO INICIAL, CONTINUADA E ALFABETIZAÇÃO (GEPFICA) IN THE SOCIAL SCENE
title_full_unstemmed THE RESEARCH GROUPS CONSTITUTION AND THE FEMININE FIGURE: THE WAY OF GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO INICIAL, CONTINUADA E ALFABETIZAÇÃO (GEPFICA) IN THE SOCIAL SCENE
title_sort THE RESEARCH GROUPS CONSTITUTION AND THE FEMININE FIGURE: THE WAY OF GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO INICIAL, CONTINUADA E ALFABETIZAÇÃO (GEPFICA) IN THE SOCIAL SCENE
author Franceschet Farias, Graziela
author_facet Franceschet Farias, Graziela
Sangoi Antunes, Helenise
author_role author
author2 Sangoi Antunes, Helenise
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franceschet Farias, Graziela
Sangoi Antunes, Helenise
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Grupos de pesquisa
Pesquisa na pósgraduação
Gênero
Multidisciplinaridade.
topic Formação de professores
Grupos de pesquisa
Pesquisa na pósgraduação
Gênero
Multidisciplinaridade.
description This article aims to study the constitution of research groups in institutions ofhigher education, highlighting, in special, the way of constitution and consolidation of grupo deestudo e pesquisa sobre formação inicial, continuada e alfabetização (gepfica/cnpq/ufsm) and the femininefigure mostly in the leadership of the groups. The methodology applied in the theoretical anddescriptive study is qualitativeand the references are based in researchs developed by almeida (1998), antunes (2001; 2005), candau (2002), fontana (2000), louro (2007), melo (2007), andothers. Then, by the feminine leadership, gepfica traces a profile, signaling spaces and beingrecognized along of time. So, through researches of cnpq it was possible to know informationabout research groups southern region in brazil and to establish a parallel among what is use todo in institutional, regional, and national level and what kind of people the group uses to attend.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3445
url https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3445/2739
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unioeste
publisher.none.fl_str_mv Unioeste
dc.source.none.fl_str_mv Travessias; Vol. 3 No. 3 (2009)
Travessias; Vol. 3 Núm. 3 (2009)
Travessias; v. 3 n. 3 (2009)
1982-5935
reponame:Travessias (Cascavel. Online)
instname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
instacron:Unioeste
instname_str Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
instacron_str Unioeste
institution Unioeste
reponame_str Travessias (Cascavel. Online)
collection Travessias (Cascavel. Online)
repository.name.fl_str_mv Travessias (Cascavel. Online) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
repository.mail.fl_str_mv revista.travessias@unioeste.br
_version_ 1798044916085948416