Educação, pensamento e neoliberalismo : reflexões arendtianas sobre a(s) crise(s) na educação escolar
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Data de Publicação: | 2019 |
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Resumo: | A presente dissertação é fruto da pesquisa de Mestrado desenvolvida na linha de pesquisa Subjetividades Coletivas, Movimentos Sociais e Educação Popular do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. A mesma buscou compreender o lugar do pensamento na educação escolar contemporânea e sua possível relação com o neoliberalismo. A problemática que atravessa este trabalho versa tanto pelo campo da Filosofia como da Pedagogia. Como objetivo geral temos: compreender o lugar do pensamento na educação escolar. E como objetivos específicos: a) interpretar os textos de Hannah Arendt sobre a educação; b) refletir sobre o que é o pensamento na teoria política arendtiana; c) descrever o fenômeno neoliberal e sua influência na educação escolar. As lentes teóricas utilizadas para fundamentar o trabalho foram os escritos da filósofa alemã, Hannah Arendt (ARENDT, 1999, 2013, 2014, dentre outros). Diante da lente teórica adotada, tomamos como categorias centrais da pesquisa: A crise na educação e o pensamento (ALMEIDA, 2011; ANDRADE, 2011; BRAYNER, 2014, 2018; CARVALHO, 2007, 2017; VALLÉ, 1999; dentre outros); Neoliberalismo (DARDOT e LAVAL, 2016; LAVAL, 2004; FOUCAULT, 2008; ROY e STEGER, 2010; dentre outros); Currículo e Educação escolar (LOPES e MACEDO, 2011; VEIGANETO, 2002; LIBÂNEO et al, 2012; dentre outros). Este trabalho caracteriza-se por ser uma pesquisa de cunho bibliográfico, uma vez que todo o material utilizado foi composto por textos. Assim, visitamos, revisamos e buscamos um aprofundamento na literatura concernente com o objeto que foi pesquisado, resultando nas seguintes considerações: a educação escolar se encontra distante de ser um processo formativo onde a prática do pensamento esteja presente; o neoliberalismo tem contribuído para a ausência do pensamento dentro do âmbito escolar, através da políticas educacionais e curriculares que influenciam diretamente a educação; a crise na educação toma novos contornos e se reconfigura a partir de uma outra ordem, a econômica, e assim, esvaziando-se do seu sentido ético-político. |
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SIQUEIRA, Izaquiel Arrudahttp://lattes.cnpq.br/0075280011912170http://lattes.cnpq.br/0395265190671613BRAYNER, Flávio Henrique Albert2019-12-12T20:29:50Z2019-12-12T20:29:50Z2019-07-03SIQUEIRA, Izaquiel Arruda. Educação, pensamento e neoliberalismo: reflexões arendtianas sobre a(s) crise(s) na educação escolar. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35737ark:/64986/00130000127p1A presente dissertação é fruto da pesquisa de Mestrado desenvolvida na linha de pesquisa Subjetividades Coletivas, Movimentos Sociais e Educação Popular do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. A mesma buscou compreender o lugar do pensamento na educação escolar contemporânea e sua possível relação com o neoliberalismo. A problemática que atravessa este trabalho versa tanto pelo campo da Filosofia como da Pedagogia. Como objetivo geral temos: compreender o lugar do pensamento na educação escolar. E como objetivos específicos: a) interpretar os textos de Hannah Arendt sobre a educação; b) refletir sobre o que é o pensamento na teoria política arendtiana; c) descrever o fenômeno neoliberal e sua influência na educação escolar. As lentes teóricas utilizadas para fundamentar o trabalho foram os escritos da filósofa alemã, Hannah Arendt (ARENDT, 1999, 2013, 2014, dentre outros). Diante da lente teórica adotada, tomamos como categorias centrais da pesquisa: A crise na educação e o pensamento (ALMEIDA, 2011; ANDRADE, 2011; BRAYNER, 2014, 2018; CARVALHO, 2007, 2017; VALLÉ, 1999; dentre outros); Neoliberalismo (DARDOT e LAVAL, 2016; LAVAL, 2004; FOUCAULT, 2008; ROY e STEGER, 2010; dentre outros); Currículo e Educação escolar (LOPES e MACEDO, 2011; VEIGANETO, 2002; LIBÂNEO et al, 2012; dentre outros). Este trabalho caracteriza-se por ser uma pesquisa de cunho bibliográfico, uma vez que todo o material utilizado foi composto por textos. Assim, visitamos, revisamos e buscamos um aprofundamento na literatura concernente com o objeto que foi pesquisado, resultando nas seguintes considerações: a educação escolar se encontra distante de ser um processo formativo onde a prática do pensamento esteja presente; o neoliberalismo tem contribuído para a ausência do pensamento dentro do âmbito escolar, através da políticas educacionais e curriculares que influenciam diretamente a educação; a crise na educação toma novos contornos e se reconfigura a partir de uma outra ordem, a econômica, e assim, esvaziando-se do seu sentido ético-político.Esta disertación es resultado de la investigación realizada en el marco de la Maestría desarrollada en la línea de investigación Subjetividades Colectivas, Movimientos Sociales y Educación Popular del Programa de Postgrado em Educación de la Universidad Federal de Pernambuco. La misma se desarrolló con la intensión de comprender el lugar del pensamiento en la educación escolar contemporánea y su posible relación con el neoliberalismo. La problemática que atraviesa la investigación concierne tanto al campo de la filosofía como al de la pedagogía. Por ello, el objetivo general del trabajo es comprender el lugar del pensamiento en la educación escolar, y como objetivos específicos: a) interpretar los textos de Hannah Arendt sobre educación; b) reflexionar sobre lo que es el pensamiento en la teoría política de arendtiana; y c) describir el fenómeno neoliberal y su influencia en la educación escolar. Los lentes teóricos utilizados para apoyar el trabajo fueron los escritos de la filósofa alemana Hannah Arendt (ARENDT, 1999, 2013, 2014, entre otros). Dada la lente teórica adoptada, tomamos como categorias centrales de la investigación: la crisis en la educación y el pensamiento (ALMEIDA, 2011; ANDRADE, 2011; BRAYNER, 2014, 2018; CARVALHO, 2007, 2017; VALLÉ, 1999; entre otros); Neoliberalismo (DARDOT y LAVAL, 2016; LAVAL, 2004; FOUCAULT, 2008; ROY y STEGER, 2010; entre otros); Currículo y educación escolar (LOPES y MACEDO, 2011; VEIGA-NETO, 2002; LIBÂNEO et al, 2012; entre otros). Este trabajo se caracteriza por ser una investigación bibliográfica, ya que todo el material utilizado fue compuesto por textos. Por lo tanto, visitamos, revisamos y buscamos profundizar en la literatura sobre el objeto que se investigó, dando como resultado las siguientes consideraciones: la educación escolar está lejos de ser um proceso formativo donde la práctica del pensamiento está presente; el neoliberalismo ha contribuido para la ausencia de pensamiento dentro de la escuela, a través de políticas educativas y curriculares que influyen directamente en la educación; la crisis en la educación adquiere nuevas formas y se reconfigura a partir de otro orden, el económico, y así se vacía de su significado ético-político..porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducaçãoNeoliberalismoCurrículosUFPE - PósgraduaçãoEducação, pensamento e neoliberalismo : reflexões arendtianas sobre a(s) crise(s) na educação escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Izaquiel Arruda Siqueira.pdfDISSERTAÇÃO Izaquiel Arruda Siqueira.pdfapplication/pdf961222https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35737/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Izaquiel%20Arruda%20Siqueira.pdfe4ef9b26113b8d6d4e0a6c4154931f44MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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