O CURRÍCULO E A SALA DE AULA: COMPREENDENDO SUAS DIMENSÕES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Juliana A. Soares
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Maletta, Ana Paula Braz, do Carmo Xavier, Gláucia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias (Cascavel. Online)
Texto Completo: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3035
Resumo:  This article presents the results of a research realized from august 2006 to july 2007, in order to investigate the ways that elementary and high schools of Belo Horizonte works, the actions of the teachers in the educative process to promote inclusion. Firstly, the objectives of this research were i) to clear the senses of the schoolarization ii) to evidence how the schools and teachers can develop with the students new meaning for knowledge, aiming a positive experience of learning, iii) to reveal inclusive practices in classes, evaluating them. The data collection were made by watching and recording the classes. Then, the researchers collected the practices that talked about the inclusion and the curriculms of that schools, to discuss them. Finally, the next activity will be the production of a referencial teoric material to comprehend the eductive work in a school and its relation with the dialy practices in the classes.
id Unioeste-1_a87cb8b21bc75d0ceba0b6529d5b2f63
oai_identifier_str oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/3035
network_acronym_str Unioeste-1
network_name_str Travessias (Cascavel. Online)
repository_id_str
spelling O CURRÍCULO E A SALA DE AULA: COMPREENDENDO SUAS DIMENSÕES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃOPráticas curricularesSala de aulaEducação na contemporaneidade. This article presents the results of a research realized from august 2006 to july 2007, in order to investigate the ways that elementary and high schools of Belo Horizonte works, the actions of the teachers in the educative process to promote inclusion. Firstly, the objectives of this research were i) to clear the senses of the schoolarization ii) to evidence how the schools and teachers can develop with the students new meaning for knowledge, aiming a positive experience of learning, iii) to reveal inclusive practices in classes, evaluating them. The data collection were made by watching and recording the classes. Then, the researchers collected the practices that talked about the inclusion and the curriculms of that schools, to discuss them. Finally, the next activity will be the production of a referencial teoric material to comprehend the eductive work in a school and its relation with the dialy practices in the classes.  O texto apresenta alguns resultados de um conjunto de pesquisas, realizadas entre agosto de 2006 e julho de 2007, cujo eixo de interesse está concentrado na investigação de formas escolares de construção e desenvolvimento dos conhecimentos curriculares e da ação docente, em diferentes modalidades, áreas de conhecimento e diferentes trajetórias dos processos educativos. Os objetivos dos empreendimentos de pesquisa foram, em primeiro lugar, procurar esclarecer que sentidos toma a escolarização nas atuais circunstâncias históricas e como pode o currículo (a escola e o professor junto com os alunos) desenvolver uma nova significação para o conhecimento e habilidades sociais trabalhados em sala de aula, visando uma experiência positiva de escolarização. Em segundo lugar, com a discussão da realidade das práticas pedagógicas desvendadas nas pesquisas, procura-se desenvolver discussões com diferentes abordagens teóricas sobre as práticas sociais na sociedade contemporânea, verificando as dimensões que explicam a função da escola e que podem assinalar mudanças que favoreçam a construção de uma escola, de fato, inclusiva. Foram acompanhadas aulas em diferentes contextos da educação básica e analisados os registros dessas aulas e de cenas decorrentes da relação professor-aluno. Foram escolhidas para as pesquisas escolas com propostas curriculares explicitamente orientadas para a educação inclusiva. Podem ser destacados alguns elementos da regularidade da lógica da ação curricular na escola, estabelecida no contexto das pesquisas, que apontam perspectivas para discussão, tais como as ações da escola e dos professores em relação às possibilidades de efetivação de propostas consideradas inovadoras e perseguindo a "educação inclusiva", no ensino médio, no primeiro e segundo ciclo da escola fundamental. Espera-se, com as pesquisas, poder produzir um quadro referencial teórico para a compreensão da sala de aula como elemento central do processo de escolarização e da gestão curricular, com suas possibilidades e limites para a ação pedagógica pretendida a partir de propostas pedagógicas oficiais e alternativas, como contribuição para o enfrentamento dos desafios impostos à escola, na contemporaneidade. Unioeste2008-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3035Travessias; Vol. 2 No. 2 (2008)Travessias; Vol. 2 Núm. 2 (2008)Travessias; v. 2 n. 2 (2008)1982-5935reponame:Travessias (Cascavel. Online)instname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)instacron:Unioesteporhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3035/2380Copyright (c) 2008 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessCarneiro, Juliana A. SoaresMaletta, Ana Paula Brazdo Carmo Xavier, Gláucia2020-12-08T11:43:14Zoai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/3035Revistahttps://e-revista.unioeste.br/index.php/travessiasPUBhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/oairevista.travessias@unioeste.br1982-59351982-5935opendoar:2020-12-08T11:43:14Travessias (Cascavel. Online) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)false
dc.title.none.fl_str_mv O CURRÍCULO E A SALA DE AULA: COMPREENDENDO SUAS DIMENSÕES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO
title O CURRÍCULO E A SALA DE AULA: COMPREENDENDO SUAS DIMENSÕES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO
spellingShingle O CURRÍCULO E A SALA DE AULA: COMPREENDENDO SUAS DIMENSÕES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO
Carneiro, Juliana A. Soares
Práticas curriculares
Sala de aula
Educação na contemporaneidade.
title_short O CURRÍCULO E A SALA DE AULA: COMPREENDENDO SUAS DIMENSÕES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO
title_full O CURRÍCULO E A SALA DE AULA: COMPREENDENDO SUAS DIMENSÕES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO
title_fullStr O CURRÍCULO E A SALA DE AULA: COMPREENDENDO SUAS DIMENSÕES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO
title_full_unstemmed O CURRÍCULO E A SALA DE AULA: COMPREENDENDO SUAS DIMENSÕES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO
title_sort O CURRÍCULO E A SALA DE AULA: COMPREENDENDO SUAS DIMENSÕES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO
author Carneiro, Juliana A. Soares
author_facet Carneiro, Juliana A. Soares
Maletta, Ana Paula Braz
do Carmo Xavier, Gláucia
author_role author
author2 Maletta, Ana Paula Braz
do Carmo Xavier, Gláucia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Juliana A. Soares
Maletta, Ana Paula Braz
do Carmo Xavier, Gláucia
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas curriculares
Sala de aula
Educação na contemporaneidade.
topic Práticas curriculares
Sala de aula
Educação na contemporaneidade.
description  This article presents the results of a research realized from august 2006 to july 2007, in order to investigate the ways that elementary and high schools of Belo Horizonte works, the actions of the teachers in the educative process to promote inclusion. Firstly, the objectives of this research were i) to clear the senses of the schoolarization ii) to evidence how the schools and teachers can develop with the students new meaning for knowledge, aiming a positive experience of learning, iii) to reveal inclusive practices in classes, evaluating them. The data collection were made by watching and recording the classes. Then, the researchers collected the practices that talked about the inclusion and the curriculms of that schools, to discuss them. Finally, the next activity will be the production of a referencial teoric material to comprehend the eductive work in a school and its relation with the dialy practices in the classes.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3035
url https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3035/2380
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unioeste
publisher.none.fl_str_mv Unioeste
dc.source.none.fl_str_mv Travessias; Vol. 2 No. 2 (2008)
Travessias; Vol. 2 Núm. 2 (2008)
Travessias; v. 2 n. 2 (2008)
1982-5935
reponame:Travessias (Cascavel. Online)
instname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
instacron:Unioeste
instname_str Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
instacron_str Unioeste
institution Unioeste
reponame_str Travessias (Cascavel. Online)
collection Travessias (Cascavel. Online)
repository.name.fl_str_mv Travessias (Cascavel. Online) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
repository.mail.fl_str_mv revista.travessias@unioeste.br
_version_ 1798044914238357504