O CURRÍCULO E A SALA DE AULA: COMPREENDENDO SUAS DIMENSÕES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Travessias (Cascavel. Online) |
Texto Completo: | https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3035 |
Resumo: | This article presents the results of a research realized from august 2006 to july 2007, in order to investigate the ways that elementary and high schools of Belo Horizonte works, the actions of the teachers in the educative process to promote inclusion. Firstly, the objectives of this research were i) to clear the senses of the schoolarization ii) to evidence how the schools and teachers can develop with the students new meaning for knowledge, aiming a positive experience of learning, iii) to reveal inclusive practices in classes, evaluating them. The data collection were made by watching and recording the classes. Then, the researchers collected the practices that talked about the inclusion and the curriculms of that schools, to discuss them. Finally, the next activity will be the production of a referencial teoric material to comprehend the eductive work in a school and its relation with the dialy practices in the classes. |
id |
Unioeste-1_a87cb8b21bc75d0ceba0b6529d5b2f63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/3035 |
network_acronym_str |
Unioeste-1 |
network_name_str |
Travessias (Cascavel. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O CURRÍCULO E A SALA DE AULA: COMPREENDENDO SUAS DIMENSÕES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃOPráticas curricularesSala de aulaEducação na contemporaneidade. This article presents the results of a research realized from august 2006 to july 2007, in order to investigate the ways that elementary and high schools of Belo Horizonte works, the actions of the teachers in the educative process to promote inclusion. Firstly, the objectives of this research were i) to clear the senses of the schoolarization ii) to evidence how the schools and teachers can develop with the students new meaning for knowledge, aiming a positive experience of learning, iii) to reveal inclusive practices in classes, evaluating them. The data collection were made by watching and recording the classes. Then, the researchers collected the practices that talked about the inclusion and the curriculms of that schools, to discuss them. Finally, the next activity will be the production of a referencial teoric material to comprehend the eductive work in a school and its relation with the dialy practices in the classes. O texto apresenta alguns resultados de um conjunto de pesquisas, realizadas entre agosto de 2006 e julho de 2007, cujo eixo de interesse está concentrado na investigação de formas escolares de construção e desenvolvimento dos conhecimentos curriculares e da ação docente, em diferentes modalidades, áreas de conhecimento e diferentes trajetórias dos processos educativos. Os objetivos dos empreendimentos de pesquisa foram, em primeiro lugar, procurar esclarecer que sentidos toma a escolarização nas atuais circunstâncias históricas e como pode o currículo (a escola e o professor junto com os alunos) desenvolver uma nova significação para o conhecimento e habilidades sociais trabalhados em sala de aula, visando uma experiência positiva de escolarização. Em segundo lugar, com a discussão da realidade das práticas pedagógicas desvendadas nas pesquisas, procura-se desenvolver discussões com diferentes abordagens teóricas sobre as práticas sociais na sociedade contemporânea, verificando as dimensões que explicam a função da escola e que podem assinalar mudanças que favoreçam a construção de uma escola, de fato, inclusiva. Foram acompanhadas aulas em diferentes contextos da educação básica e analisados os registros dessas aulas e de cenas decorrentes da relação professor-aluno. Foram escolhidas para as pesquisas escolas com propostas curriculares explicitamente orientadas para a educação inclusiva. Podem ser destacados alguns elementos da regularidade da lógica da ação curricular na escola, estabelecida no contexto das pesquisas, que apontam perspectivas para discussão, tais como as ações da escola e dos professores em relação às possibilidades de efetivação de propostas consideradas inovadoras e perseguindo a "educação inclusiva", no ensino médio, no primeiro e segundo ciclo da escola fundamental. Espera-se, com as pesquisas, poder produzir um quadro referencial teórico para a compreensão da sala de aula como elemento central do processo de escolarização e da gestão curricular, com suas possibilidades e limites para a ação pedagógica pretendida a partir de propostas pedagógicas oficiais e alternativas, como contribuição para o enfrentamento dos desafios impostos à escola, na contemporaneidade. Unioeste2008-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3035Travessias; Vol. 2 No. 2 (2008)Travessias; Vol. 2 Núm. 2 (2008)Travessias; v. 2 n. 2 (2008)1982-5935reponame:Travessias (Cascavel. Online)instname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)instacron:Unioesteporhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3035/2380Copyright (c) 2008 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessCarneiro, Juliana A. SoaresMaletta, Ana Paula Brazdo Carmo Xavier, Gláucia2020-12-08T11:43:14Zoai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/3035Revistahttps://e-revista.unioeste.br/index.php/travessiasPUBhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/oairevista.travessias@unioeste.br1982-59351982-5935opendoar:2020-12-08T11:43:14Travessias (Cascavel. Online) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O CURRÍCULO E A SALA DE AULA: COMPREENDENDO SUAS DIMENSÕES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO |
title |
O CURRÍCULO E A SALA DE AULA: COMPREENDENDO SUAS DIMENSÕES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO |
spellingShingle |
O CURRÍCULO E A SALA DE AULA: COMPREENDENDO SUAS DIMENSÕES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO Carneiro, Juliana A. Soares Práticas curriculares Sala de aula Educação na contemporaneidade. |
title_short |
O CURRÍCULO E A SALA DE AULA: COMPREENDENDO SUAS DIMENSÕES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO |
title_full |
O CURRÍCULO E A SALA DE AULA: COMPREENDENDO SUAS DIMENSÕES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO |
title_fullStr |
O CURRÍCULO E A SALA DE AULA: COMPREENDENDO SUAS DIMENSÕES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO |
title_full_unstemmed |
O CURRÍCULO E A SALA DE AULA: COMPREENDENDO SUAS DIMENSÕES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO |
title_sort |
O CURRÍCULO E A SALA DE AULA: COMPREENDENDO SUAS DIMENSÕES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO |
author |
Carneiro, Juliana A. Soares |
author_facet |
Carneiro, Juliana A. Soares Maletta, Ana Paula Braz do Carmo Xavier, Gláucia |
author_role |
author |
author2 |
Maletta, Ana Paula Braz do Carmo Xavier, Gláucia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Juliana A. Soares Maletta, Ana Paula Braz do Carmo Xavier, Gláucia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas curriculares Sala de aula Educação na contemporaneidade. |
topic |
Práticas curriculares Sala de aula Educação na contemporaneidade. |
description |
This article presents the results of a research realized from august 2006 to july 2007, in order to investigate the ways that elementary and high schools of Belo Horizonte works, the actions of the teachers in the educative process to promote inclusion. Firstly, the objectives of this research were i) to clear the senses of the schoolarization ii) to evidence how the schools and teachers can develop with the students new meaning for knowledge, aiming a positive experience of learning, iii) to reveal inclusive practices in classes, evaluating them. The data collection were made by watching and recording the classes. Then, the researchers collected the practices that talked about the inclusion and the curriculms of that schools, to discuss them. Finally, the next activity will be the production of a referencial teoric material to comprehend the eductive work in a school and its relation with the dialy practices in the classes. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3035 |
url |
https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3035 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3035/2380 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unioeste |
publisher.none.fl_str_mv |
Unioeste |
dc.source.none.fl_str_mv |
Travessias; Vol. 2 No. 2 (2008) Travessias; Vol. 2 Núm. 2 (2008) Travessias; v. 2 n. 2 (2008) 1982-5935 reponame:Travessias (Cascavel. Online) instname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) instacron:Unioeste |
instname_str |
Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) |
instacron_str |
Unioeste |
institution |
Unioeste |
reponame_str |
Travessias (Cascavel. Online) |
collection |
Travessias (Cascavel. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Travessias (Cascavel. Online) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.travessias@unioeste.br |
_version_ |
1798044914238357504 |