TEATRO E COMICIDADES: ESTUDOS SOBRE ARIANO SUASSUNA E OUTROS ENSAIOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Travessias (Cascavel. Online) |
Texto Completo: | https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/4199 |
Resumo: | In this work Beti Rabetti does some considerations about relationship between circus and theatre in the texts of Ariano Suassuna. She emphasizes that the comedy of the author has been “infected” by Greek tradition and traditions of the Italian comedy, that contained continual presence of stooges with masks and grotesque types. The author does a interesting analysis about some plays of Suassuna, while we can to find a study about the play Farsa da boa preguiça as primary fountain of research. Some essays of drama into comic spectacles are presented too. According this considerations, Rabetti affirms that the proposal of Suassuna’s theatre intends to construct a theatral art that is bonded by traditional collection of comic resources of Literature and occidental theatre, but, however, it is associated by scenic effects that are included in the context of the modern theatre. |
id |
Unioeste-1_af38bd5e048ea375e300ff2fce5edc60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/4199 |
network_acronym_str |
Unioeste-1 |
network_name_str |
Travessias (Cascavel. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TEATRO E COMICIDADES: ESTUDOS SOBRE ARIANO SUASSUNA E OUTROS ENSAIOSAriano Suassuna. Teatro. Tradição. Elaboração. In this work Beti Rabetti does some considerations about relationship between circus and theatre in the texts of Ariano Suassuna. She emphasizes that the comedy of the author has been “infected” by Greek tradition and traditions of the Italian comedy, that contained continual presence of stooges with masks and grotesque types. The author does a interesting analysis about some plays of Suassuna, while we can to find a study about the play Farsa da boa preguiça as primary fountain of research. Some essays of drama into comic spectacles are presented too. According this considerations, Rabetti affirms that the proposal of Suassuna’s theatre intends to construct a theatral art that is bonded by traditional collection of comic resources of Literature and occidental theatre, but, however, it is associated by scenic effects that are included in the context of the modern theatre. Em seu trabalho, Beti Rabetti, faz algumas considerações sobre a relação entre circo e teatro presente na obra de Ariano Suassuna. Ela ressalta que a comédia do escritor além de ser “contaminada” pela tradição grega, amalgama também tradições cômicas itálicas, que continham presença constante de mascarados bufões e tipos grotescos. A autora faz análises interessantes sobre algumas obras do escritor paraibano, dentre elas, encontra-se um estudo sobre a Farsa da Boa Preguiça como fonte primária de pesquisa. São apresentados também alguns ensaios escritos de dramaturgia no campo do espetáculo cômico. A partir de tais considerações, Rabetti considera que a proposta teatral adotada por Suassuna visa à construção de uma arte cênica que, por um lado, está vinculada ao acervo tradicional de recursos cômicos de literatura e teatro ocidentais, mas que, por outro, se associa também aos efeitos cênicos que se inserem no contexto do teatro moderno. Unioeste2010-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/4199Travessias; Vol. 4 No. 2 (2010)Travessias; Vol. 4 Núm. 2 (2010)Travessias; v. 4 n. 2 (2010)1982-5935reponame:Travessias (Cascavel. Online)instname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)instacron:Unioesteporhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/4199/3263Copyright (c) 2010 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessJesus de Castro, Telma Cristina2020-12-08T11:43:01Zoai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/4199Revistahttps://e-revista.unioeste.br/index.php/travessiasPUBhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/oairevista.travessias@unioeste.br1982-59351982-5935opendoar:2020-12-08T11:43:01Travessias (Cascavel. Online) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TEATRO E COMICIDADES: ESTUDOS SOBRE ARIANO SUASSUNA E OUTROS ENSAIOS |
title |
TEATRO E COMICIDADES: ESTUDOS SOBRE ARIANO SUASSUNA E OUTROS ENSAIOS |
spellingShingle |
TEATRO E COMICIDADES: ESTUDOS SOBRE ARIANO SUASSUNA E OUTROS ENSAIOS Jesus de Castro, Telma Cristina Ariano Suassuna. Teatro. Tradição. Elaboração. |
title_short |
TEATRO E COMICIDADES: ESTUDOS SOBRE ARIANO SUASSUNA E OUTROS ENSAIOS |
title_full |
TEATRO E COMICIDADES: ESTUDOS SOBRE ARIANO SUASSUNA E OUTROS ENSAIOS |
title_fullStr |
TEATRO E COMICIDADES: ESTUDOS SOBRE ARIANO SUASSUNA E OUTROS ENSAIOS |
title_full_unstemmed |
TEATRO E COMICIDADES: ESTUDOS SOBRE ARIANO SUASSUNA E OUTROS ENSAIOS |
title_sort |
TEATRO E COMICIDADES: ESTUDOS SOBRE ARIANO SUASSUNA E OUTROS ENSAIOS |
author |
Jesus de Castro, Telma Cristina |
author_facet |
Jesus de Castro, Telma Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus de Castro, Telma Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ariano Suassuna. Teatro. Tradição. Elaboração. |
topic |
Ariano Suassuna. Teatro. Tradição. Elaboração. |
description |
In this work Beti Rabetti does some considerations about relationship between circus and theatre in the texts of Ariano Suassuna. She emphasizes that the comedy of the author has been “infected” by Greek tradition and traditions of the Italian comedy, that contained continual presence of stooges with masks and grotesque types. The author does a interesting analysis about some plays of Suassuna, while we can to find a study about the play Farsa da boa preguiça as primary fountain of research. Some essays of drama into comic spectacles are presented too. According this considerations, Rabetti affirms that the proposal of Suassuna’s theatre intends to construct a theatral art that is bonded by traditional collection of comic resources of Literature and occidental theatre, but, however, it is associated by scenic effects that are included in the context of the modern theatre. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/4199 |
url |
https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/4199 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/4199/3263 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unioeste |
publisher.none.fl_str_mv |
Unioeste |
dc.source.none.fl_str_mv |
Travessias; Vol. 4 No. 2 (2010) Travessias; Vol. 4 Núm. 2 (2010) Travessias; v. 4 n. 2 (2010) 1982-5935 reponame:Travessias (Cascavel. Online) instname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) instacron:Unioeste |
instname_str |
Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) |
instacron_str |
Unioeste |
institution |
Unioeste |
reponame_str |
Travessias (Cascavel. Online) |
collection |
Travessias (Cascavel. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Travessias (Cascavel. Online) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.travessias@unioeste.br |
_version_ |
1798044916809465856 |