TEATRO E COMICIDADES: ESTUDOS SOBRE ARIANO SUASSUNA E OUTROS ENSAIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus de Castro, Telma Cristina
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias (Cascavel. Online)
Texto Completo: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/4199
Resumo: In this work Beti Rabetti does some considerations about relationship between circus and theatre in the texts of Ariano Suassuna. She emphasizes that the comedy of the author has been “infected” by Greek tradition and traditions of the Italian comedy, that contained continual presence of stooges with masks and grotesque types. The author does a interesting analysis about some plays of Suassuna, while we can to find a study about the play Farsa da boa preguiça as primary fountain of research. Some essays of drama into comic spectacles are presented too.  According this considerations, Rabetti affirms that the proposal of Suassuna’s theatre intends to construct a theatral art that is bonded by traditional collection of comic resources of Literature and occidental theatre, but, however, it is associated by scenic effects that are included  in the context of the modern theatre.
id Unioeste-1_af38bd5e048ea375e300ff2fce5edc60
oai_identifier_str oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/4199
network_acronym_str Unioeste-1
network_name_str Travessias (Cascavel. Online)
repository_id_str
spelling TEATRO E COMICIDADES: ESTUDOS SOBRE ARIANO SUASSUNA E OUTROS ENSAIOSAriano Suassuna. Teatro. Tradição. Elaboração. In this work Beti Rabetti does some considerations about relationship between circus and theatre in the texts of Ariano Suassuna. She emphasizes that the comedy of the author has been “infected” by Greek tradition and traditions of the Italian comedy, that contained continual presence of stooges with masks and grotesque types. The author does a interesting analysis about some plays of Suassuna, while we can to find a study about the play Farsa da boa preguiça as primary fountain of research. Some essays of drama into comic spectacles are presented too.  According this considerations, Rabetti affirms that the proposal of Suassuna’s theatre intends to construct a theatral art that is bonded by traditional collection of comic resources of Literature and occidental theatre, but, however, it is associated by scenic effects that are included  in the context of the modern theatre. Em seu trabalho, Beti Rabetti, faz algumas considerações sobre a relação entre circo e teatro presente na obra de Ariano Suassuna. Ela ressalta que a comédia do escritor além de ser “contaminada” pela tradição grega, amalgama também tradições cômicas itálicas, que continham presença constante de mascarados bufões e tipos grotescos. A autora faz análises interessantes sobre algumas obras do escritor paraibano, dentre elas, encontra-se um estudo sobre a Farsa da Boa Preguiça como fonte primária de pesquisa. São apresentados também alguns ensaios escritos de dramaturgia no campo do espetáculo cômico. A partir de tais considerações, Rabetti considera que a proposta teatral adotada por Suassuna visa à construção de uma arte cênica que, por um lado, está vinculada ao acervo tradicional de recursos cômicos de literatura e teatro ocidentais, mas que, por outro, se associa também aos efeitos cênicos que se inserem no contexto do teatro moderno.  Unioeste2010-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/4199Travessias; Vol. 4 No. 2 (2010)Travessias; Vol. 4 Núm. 2 (2010)Travessias; v. 4 n. 2 (2010)1982-5935reponame:Travessias (Cascavel. Online)instname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)instacron:Unioesteporhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/4199/3263Copyright (c) 2010 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessJesus de Castro, Telma Cristina2020-12-08T11:43:01Zoai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/4199Revistahttps://e-revista.unioeste.br/index.php/travessiasPUBhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/oairevista.travessias@unioeste.br1982-59351982-5935opendoar:2020-12-08T11:43:01Travessias (Cascavel. Online) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)false
dc.title.none.fl_str_mv TEATRO E COMICIDADES: ESTUDOS SOBRE ARIANO SUASSUNA E OUTROS ENSAIOS
title TEATRO E COMICIDADES: ESTUDOS SOBRE ARIANO SUASSUNA E OUTROS ENSAIOS
spellingShingle TEATRO E COMICIDADES: ESTUDOS SOBRE ARIANO SUASSUNA E OUTROS ENSAIOS
Jesus de Castro, Telma Cristina
Ariano Suassuna. Teatro. Tradição. Elaboração.
title_short TEATRO E COMICIDADES: ESTUDOS SOBRE ARIANO SUASSUNA E OUTROS ENSAIOS
title_full TEATRO E COMICIDADES: ESTUDOS SOBRE ARIANO SUASSUNA E OUTROS ENSAIOS
title_fullStr TEATRO E COMICIDADES: ESTUDOS SOBRE ARIANO SUASSUNA E OUTROS ENSAIOS
title_full_unstemmed TEATRO E COMICIDADES: ESTUDOS SOBRE ARIANO SUASSUNA E OUTROS ENSAIOS
title_sort TEATRO E COMICIDADES: ESTUDOS SOBRE ARIANO SUASSUNA E OUTROS ENSAIOS
author Jesus de Castro, Telma Cristina
author_facet Jesus de Castro, Telma Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus de Castro, Telma Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Ariano Suassuna. Teatro. Tradição. Elaboração.
topic Ariano Suassuna. Teatro. Tradição. Elaboração.
description In this work Beti Rabetti does some considerations about relationship between circus and theatre in the texts of Ariano Suassuna. She emphasizes that the comedy of the author has been “infected” by Greek tradition and traditions of the Italian comedy, that contained continual presence of stooges with masks and grotesque types. The author does a interesting analysis about some plays of Suassuna, while we can to find a study about the play Farsa da boa preguiça as primary fountain of research. Some essays of drama into comic spectacles are presented too.  According this considerations, Rabetti affirms that the proposal of Suassuna’s theatre intends to construct a theatral art that is bonded by traditional collection of comic resources of Literature and occidental theatre, but, however, it is associated by scenic effects that are included  in the context of the modern theatre.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/4199
url https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/4199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/4199/3263
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unioeste
publisher.none.fl_str_mv Unioeste
dc.source.none.fl_str_mv Travessias; Vol. 4 No. 2 (2010)
Travessias; Vol. 4 Núm. 2 (2010)
Travessias; v. 4 n. 2 (2010)
1982-5935
reponame:Travessias (Cascavel. Online)
instname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
instacron:Unioeste
instname_str Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
instacron_str Unioeste
institution Unioeste
reponame_str Travessias (Cascavel. Online)
collection Travessias (Cascavel. Online)
repository.name.fl_str_mv Travessias (Cascavel. Online) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
repository.mail.fl_str_mv revista.travessias@unioeste.br
_version_ 1798044916809465856