Desafios no ensino de Inglês para Fins Acadêmicos no contexto do Programa Idiomas sem Fronteiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seixas Vial, Ana Paula
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Matte, Marine Laísa, Sarmento, Simone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Calidoscópio (Online)
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.182.04
Resumo: O ensino de Inglês para Fins Acadêmicos (IFA) foi intensificado devido à internacionalização das universidades brasileiras, ao papel do inglês como língua de divulgação científica e à oferta de cursos de inglês para a comunidade universitária pelo Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). Com isso, tornou-se relevante investigar a formação de professores de inglês para esse fim. O objetivo deste artigo é descrever e analisar os desafios enfrentados pelos professores-bolsistas do IsF ao preparar e conduzir aulas com foco em inglês acadêmico. Este trabalho utiliza como metodologia a pesquisa qualitativa interpretativa (Mason, 2002; Erickson, 1990) para a análise de 11 entrevistas semiestruturadas com professores-bolsistas do IsF de uma universidade pública brasileira. Os resultados sugerem que os principais desafios enfrentados são tornar as aulas de IFA mais dinâmicas, criar e adaptar materiais didáticos e atender às necessidades de alunos de diversas áreas do conhecimento.Palavras-chave: Inglês para Fins Acadêmicos; Formação docente; Idiomas sem Fronteiras.
id Unisinos-3_016dcfe9869232f34bab732ab02c06f9
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/20171
network_acronym_str Unisinos-3
network_name_str Calidoscópio (Online)
repository_id_str
spelling Desafios no ensino de Inglês para Fins Acadêmicos no contexto do Programa Idiomas sem FronteirasO ensino de Inglês para Fins Acadêmicos (IFA) foi intensificado devido à internacionalização das universidades brasileiras, ao papel do inglês como língua de divulgação científica e à oferta de cursos de inglês para a comunidade universitária pelo Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). Com isso, tornou-se relevante investigar a formação de professores de inglês para esse fim. O objetivo deste artigo é descrever e analisar os desafios enfrentados pelos professores-bolsistas do IsF ao preparar e conduzir aulas com foco em inglês acadêmico. Este trabalho utiliza como metodologia a pesquisa qualitativa interpretativa (Mason, 2002; Erickson, 1990) para a análise de 11 entrevistas semiestruturadas com professores-bolsistas do IsF de uma universidade pública brasileira. Os resultados sugerem que os principais desafios enfrentados são tornar as aulas de IFA mais dinâmicas, criar e adaptar materiais didáticos e atender às necessidades de alunos de diversas áreas do conhecimento.Palavras-chave: Inglês para Fins Acadêmicos; Formação docente; Idiomas sem Fronteiras. Unisinos2020-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.182.0410.4013/cld.2020.182.04Calidoscópio; Vol. 18 No. 2 (2020): Maio/Agosto; 307-327Calidoscópio; v. 18 n. 2 (2020): Maio/Agosto; 307-3272177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.182.04/60747882Seixas Vial, Ana PaulaMatte, Marine LaísaSarmento, Simoneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-12T17:17:35Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/20171Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2021-03-12T17:17:35Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios no ensino de Inglês para Fins Acadêmicos no contexto do Programa Idiomas sem Fronteiras
title Desafios no ensino de Inglês para Fins Acadêmicos no contexto do Programa Idiomas sem Fronteiras
spellingShingle Desafios no ensino de Inglês para Fins Acadêmicos no contexto do Programa Idiomas sem Fronteiras
Seixas Vial, Ana Paula
title_short Desafios no ensino de Inglês para Fins Acadêmicos no contexto do Programa Idiomas sem Fronteiras
title_full Desafios no ensino de Inglês para Fins Acadêmicos no contexto do Programa Idiomas sem Fronteiras
title_fullStr Desafios no ensino de Inglês para Fins Acadêmicos no contexto do Programa Idiomas sem Fronteiras
title_full_unstemmed Desafios no ensino de Inglês para Fins Acadêmicos no contexto do Programa Idiomas sem Fronteiras
title_sort Desafios no ensino de Inglês para Fins Acadêmicos no contexto do Programa Idiomas sem Fronteiras
author Seixas Vial, Ana Paula
author_facet Seixas Vial, Ana Paula
Matte, Marine Laísa
Sarmento, Simone
author_role author
author2 Matte, Marine Laísa
Sarmento, Simone
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seixas Vial, Ana Paula
Matte, Marine Laísa
Sarmento, Simone
description O ensino de Inglês para Fins Acadêmicos (IFA) foi intensificado devido à internacionalização das universidades brasileiras, ao papel do inglês como língua de divulgação científica e à oferta de cursos de inglês para a comunidade universitária pelo Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). Com isso, tornou-se relevante investigar a formação de professores de inglês para esse fim. O objetivo deste artigo é descrever e analisar os desafios enfrentados pelos professores-bolsistas do IsF ao preparar e conduzir aulas com foco em inglês acadêmico. Este trabalho utiliza como metodologia a pesquisa qualitativa interpretativa (Mason, 2002; Erickson, 1990) para a análise de 11 entrevistas semiestruturadas com professores-bolsistas do IsF de uma universidade pública brasileira. Os resultados sugerem que os principais desafios enfrentados são tornar as aulas de IFA mais dinâmicas, criar e adaptar materiais didáticos e atender às necessidades de alunos de diversas áreas do conhecimento.Palavras-chave: Inglês para Fins Acadêmicos; Formação docente; Idiomas sem Fronteiras.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.182.04
10.4013/cld.2020.182.04
url https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.182.04
identifier_str_mv 10.4013/cld.2020.182.04
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.182.04/60747882
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Calidoscópio; Vol. 18 No. 2 (2020): Maio/Agosto; 307-327
Calidoscópio; v. 18 n. 2 (2020): Maio/Agosto; 307-327
2177-6202
reponame:Calidoscópio (Online)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Calidoscópio (Online)
collection Calidoscópio (Online)
repository.name.fl_str_mv Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br
_version_ 1792203887653945344