As orientações para a escrita e a reescrita de textos em livros didáticos de língua inglesa do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Calidoscópio (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.02 |
Resumo: | Neste trabalho, objetivamos analisar propostas de atividades de escrita e reescrita de textos no livro didático de língua inglesa Time to Share – 9º ano do ensino fundamental, procurando observar sua articulação com propostas de trabalho com a linguagem produzidas, mais recentemente, no domínio dos estudos da linguagem. Como objetivos específicos, temos os seguintes: (i) identificar em que medida as propostas de produção de textos escritos assumem o trabalho com os gêneros discursivos; (ii) verificar que encaminhamentos são dados para essas propostas; (iii) examinar os critérios avaliativos envolvidos/ sugeridos nas atividades de produção escrita; (iv) discutir em que medida o trabalho com a revisão e reescrita do texto pode contribuir para o desenvolvimento da habilidade escrita do aluno de língua inglesa. Para tanto, fundamentamos nosso trabalho especialmente em pressupostos bakhtinianos sobre linguagem, em discussões acerca do ensino do texto em língua inglesa, de critérios para a avaliação e reescrita de textos e, ainda, de critérios de seleção e uso do livro didático de língua inglesa. Os resultados da análise indicam que o livro didático examinado busca direcionar suas atividades de produção escrita com base nos gêneros discursivos e contemplar alguns aspectos de ordem textual e pragmática implicados na produção e na reescrita de textos, o que aponta, portanto, que, quanto às orientações propostas para a escrita e reescrita de textos, o livro didático em questão sinaliza um diálogo com contribuições dos estudos da linguagem, porém, não preenche plenamente ainda as condições para o desenvolvimento de uma atividade interlocutiva autêntica.Palavras-chave: produção textual, livro didático, língua inglesa. |
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As orientações para a escrita e a reescrita de textos em livros didáticos de língua inglesa do ensino fundamentalGuidelines for the writing and rewriting of texts in English language textbooks of elementary educationNeste trabalho, objetivamos analisar propostas de atividades de escrita e reescrita de textos no livro didático de língua inglesa Time to Share – 9º ano do ensino fundamental, procurando observar sua articulação com propostas de trabalho com a linguagem produzidas, mais recentemente, no domínio dos estudos da linguagem. Como objetivos específicos, temos os seguintes: (i) identificar em que medida as propostas de produção de textos escritos assumem o trabalho com os gêneros discursivos; (ii) verificar que encaminhamentos são dados para essas propostas; (iii) examinar os critérios avaliativos envolvidos/ sugeridos nas atividades de produção escrita; (iv) discutir em que medida o trabalho com a revisão e reescrita do texto pode contribuir para o desenvolvimento da habilidade escrita do aluno de língua inglesa. Para tanto, fundamentamos nosso trabalho especialmente em pressupostos bakhtinianos sobre linguagem, em discussões acerca do ensino do texto em língua inglesa, de critérios para a avaliação e reescrita de textos e, ainda, de critérios de seleção e uso do livro didático de língua inglesa. Os resultados da análise indicam que o livro didático examinado busca direcionar suas atividades de produção escrita com base nos gêneros discursivos e contemplar alguns aspectos de ordem textual e pragmática implicados na produção e na reescrita de textos, o que aponta, portanto, que, quanto às orientações propostas para a escrita e reescrita de textos, o livro didático em questão sinaliza um diálogo com contribuições dos estudos da linguagem, porém, não preenche plenamente ainda as condições para o desenvolvimento de uma atividade interlocutiva autêntica.Palavras-chave: produção textual, livro didático, língua inglesa.In this work, we aim at analyzing proposals for activities of writing and rewriting of texts in the English language textbook Time to Share – 9th grade of elementary school. We tried to observe its articulation to proposals of work with the language produced, more recently, in the field of language studies. As specific goals, we have the following: (i) to identify to what extent the proposals of production of written texts assume the work with the discursive genres; (ii) to verify what guidelines are given to those proposals; (iii) to examine the evaluation criteria involved/ suggested in the activities of written texts; (iv) to discuss to what extent the work with the revision and rewriting of the text can contribute to the development of the writing skill of the English-speaking student. In order to do that, we grounded especially on Bakhtinian presuppositions on language, on discussions about the teaching of the English text, on criteria for evaluation and rewriting of texts, and also on criteria for the selection and use of the English textbook. The results of the analysis indicate that the textbook examined seeks to direct its activities of written production based on the discursive genres and to comprehend some aspects of textual and pragmatic order implicated in the production and rewriting of texts. This reveal, as to proposals for writing and rewriting of texts, the textbook in question shows a dialogue with contributions from language studies, but it does not fully fulfill the conditions for the development of an authentic interlocutive activity yet.Keywords: textual production, textbook, English language.Unisinos2018-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.02Calidoscópio; Vol. 16 No. 3 (2018): September/December; 369-379Calidoscópio; v. 16 n. 3 (2018): Setembro/Dezembro; 369-3792177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.02/60746808Rocha Bessa, José CezinaldoAlves, Wanderleya Magnainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-05T18:52:35Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/16188Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2019-04-05T18:52:35Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
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