A instituição educacional e os letramentos acadêmicos com tecnologias digitais: entre práticas dominantes e vernaculares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Calidoscópio (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.14 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar relações entre práticas vernaculares e dominantes de letramentos com tecnologias digitais (TDs) desenvolvidas por alunos de um curso de graduação tecnológica. Constitui um recorte de uma pesquisa maior (2016-2017) de abordagem qualitativa com perspectiva etnográfica. Os aportes teóricos contemplam os Novos Estudos do Letramento e pesquisas sobre TDs e educação. Os dados revelam que a instituição educacional é o principal local de acesso à internet para muitos alunos e que nela são desenvolvidas práticas de letramentos com TDs tanto dominantes quanto vernaculares. Essa constatação sugere que a instituição pode agregar elementos aos processos de ensino e aprendizagem caso opte por incluir e reconhecer práticas de letramentos vernaculares com TD que são mais próximas da realidade dos alunos.Palavras-chave: estudos dos letramentos, educação superior, letramentos digitais, letramentos vernaculares. |
id |
Unisinos-3_26ec0c9f7ed15476b23224dba4869d15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/16289 |
network_acronym_str |
Unisinos-3 |
network_name_str |
Calidoscópio (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A instituição educacional e os letramentos acadêmicos com tecnologias digitais: entre práticas dominantes e vernacularesThe educational institution and the academic literacy with digital technologies: Between dominant and vernacular practicesEste trabalho tem como objetivo analisar relações entre práticas vernaculares e dominantes de letramentos com tecnologias digitais (TDs) desenvolvidas por alunos de um curso de graduação tecnológica. Constitui um recorte de uma pesquisa maior (2016-2017) de abordagem qualitativa com perspectiva etnográfica. Os aportes teóricos contemplam os Novos Estudos do Letramento e pesquisas sobre TDs e educação. Os dados revelam que a instituição educacional é o principal local de acesso à internet para muitos alunos e que nela são desenvolvidas práticas de letramentos com TDs tanto dominantes quanto vernaculares. Essa constatação sugere que a instituição pode agregar elementos aos processos de ensino e aprendizagem caso opte por incluir e reconhecer práticas de letramentos vernaculares com TD que são mais próximas da realidade dos alunos.Palavras-chave: estudos dos letramentos, educação superior, letramentos digitais, letramentos vernaculares.This work aims at analyzing the relationships between vernacular and dominant literacy practices with digital technologies developed by students of a technological graduation course. It is a part of a larger (2016-2017) qualitative approach with an ethnographic perspective. The theoretical contributions include the New Literacy Studies and research on digital technologies and education. The data show that the educational institution is the main internet access point for many students and that it develops literacy practices with dominant and vernacular digital technologies. This finding suggests that the institution can add elements to the teaching and learning processes if it chooses to include and recognize vernacular literacy practices with digital technologies that are closer to the students’ reality.Keywords: literacy studies, higher education, digital literacies, vernacular literacies.Unisinos2018-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.14Calidoscópio; Vol. 16 No. 3 (2018): September/December; 506-517Calidoscópio; v. 16 n. 3 (2018): Setembro/Dezembro; 506-5172177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.14/60746820Mendes, Marilene AssisFischer, Adrianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-05T18:52:35Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/16289Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2019-04-05T18:52:35Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A instituição educacional e os letramentos acadêmicos com tecnologias digitais: entre práticas dominantes e vernaculares The educational institution and the academic literacy with digital technologies: Between dominant and vernacular practices |
title |
A instituição educacional e os letramentos acadêmicos com tecnologias digitais: entre práticas dominantes e vernaculares |
spellingShingle |
A instituição educacional e os letramentos acadêmicos com tecnologias digitais: entre práticas dominantes e vernaculares Mendes, Marilene Assis |
title_short |
A instituição educacional e os letramentos acadêmicos com tecnologias digitais: entre práticas dominantes e vernaculares |
title_full |
A instituição educacional e os letramentos acadêmicos com tecnologias digitais: entre práticas dominantes e vernaculares |
title_fullStr |
A instituição educacional e os letramentos acadêmicos com tecnologias digitais: entre práticas dominantes e vernaculares |
title_full_unstemmed |
A instituição educacional e os letramentos acadêmicos com tecnologias digitais: entre práticas dominantes e vernaculares |
title_sort |
A instituição educacional e os letramentos acadêmicos com tecnologias digitais: entre práticas dominantes e vernaculares |
author |
Mendes, Marilene Assis |
author_facet |
Mendes, Marilene Assis Fischer, Adriana |
author_role |
author |
author2 |
Fischer, Adriana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Marilene Assis Fischer, Adriana |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar relações entre práticas vernaculares e dominantes de letramentos com tecnologias digitais (TDs) desenvolvidas por alunos de um curso de graduação tecnológica. Constitui um recorte de uma pesquisa maior (2016-2017) de abordagem qualitativa com perspectiva etnográfica. Os aportes teóricos contemplam os Novos Estudos do Letramento e pesquisas sobre TDs e educação. Os dados revelam que a instituição educacional é o principal local de acesso à internet para muitos alunos e que nela são desenvolvidas práticas de letramentos com TDs tanto dominantes quanto vernaculares. Essa constatação sugere que a instituição pode agregar elementos aos processos de ensino e aprendizagem caso opte por incluir e reconhecer práticas de letramentos vernaculares com TD que são mais próximas da realidade dos alunos.Palavras-chave: estudos dos letramentos, educação superior, letramentos digitais, letramentos vernaculares. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.14 |
url |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.14 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.14/60746820 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Calidoscópio; Vol. 16 No. 3 (2018): September/December; 506-517 Calidoscópio; v. 16 n. 3 (2018): Setembro/Dezembro; 506-517 2177-6202 reponame:Calidoscópio (Online) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:Unisinos |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
Unisinos |
institution |
Unisinos |
reponame_str |
Calidoscópio (Online) |
collection |
Calidoscópio (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br |
_version_ |
1792203887276457984 |