A instituição educacional e os letramentos acadêmicos com tecnologias digitais: entre práticas dominantes e vernaculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Marilene Assis
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Fischer, Adriana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Calidoscópio (Online)
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.14
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar relações entre práticas vernaculares e dominantes de letramentos com tecnologias digitais (TDs) desenvolvidas por alunos de um curso de graduação tecnológica. Constitui um recorte de uma pesquisa maior (2016-2017) de abordagem qualitativa com perspectiva etnográfica. Os aportes teóricos contemplam os Novos Estudos do Letramento e pesquisas sobre TDs e educação. Os dados revelam que a instituição educacional é o principal local de acesso à internet para muitos alunos e que nela são desenvolvidas práticas de letramentos com TDs tanto dominantes quanto vernaculares. Essa constatação sugere que a instituição pode agregar elementos aos processos de ensino e aprendizagem caso opte por incluir e reconhecer práticas de letramentos vernaculares com TD que são mais próximas da realidade dos alunos.Palavras-chave: estudos dos letramentos, educação superior, letramentos digitais, letramentos vernaculares.
id Unisinos-3_26ec0c9f7ed15476b23224dba4869d15
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/16289
network_acronym_str Unisinos-3
network_name_str Calidoscópio (Online)
repository_id_str
spelling A instituição educacional e os letramentos acadêmicos com tecnologias digitais: entre práticas dominantes e vernacularesThe educational institution and the academic literacy with digital technologies: Between dominant and vernacular practicesEste trabalho tem como objetivo analisar relações entre práticas vernaculares e dominantes de letramentos com tecnologias digitais (TDs) desenvolvidas por alunos de um curso de graduação tecnológica. Constitui um recorte de uma pesquisa maior (2016-2017) de abordagem qualitativa com perspectiva etnográfica. Os aportes teóricos contemplam os Novos Estudos do Letramento e pesquisas sobre TDs e educação. Os dados revelam que a instituição educacional é o principal local de acesso à internet para muitos alunos e que nela são desenvolvidas práticas de letramentos com TDs tanto dominantes quanto vernaculares. Essa constatação sugere que a instituição pode agregar elementos aos processos de ensino e aprendizagem caso opte por incluir e reconhecer práticas de letramentos vernaculares com TD que são mais próximas da realidade dos alunos.Palavras-chave: estudos dos letramentos, educação superior, letramentos digitais, letramentos vernaculares.This work aims at analyzing the relationships between vernacular and dominant literacy practices with digital technologies developed by students of a technological graduation course. It is a part of a larger (2016-2017) qualitative approach with an ethnographic perspective. The theoretical contributions include the New Literacy Studies and research on digital technologies and education. The data show that the educational institution is the main internet access point for many students and that it develops literacy practices with dominant and vernacular digital technologies. This finding suggests that the institution can add elements to the teaching and learning processes if it chooses to include and recognize vernacular literacy practices with digital technologies that are closer to the students’ reality.Keywords: literacy studies, higher education, digital literacies, vernacular literacies.Unisinos2018-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.14Calidoscópio; Vol. 16 No. 3 (2018): September/December; 506-517Calidoscópio; v. 16 n. 3 (2018): Setembro/Dezembro; 506-5172177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.14/60746820Mendes, Marilene AssisFischer, Adrianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-05T18:52:35Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/16289Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2019-04-05T18:52:35Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv A instituição educacional e os letramentos acadêmicos com tecnologias digitais: entre práticas dominantes e vernaculares
The educational institution and the academic literacy with digital technologies: Between dominant and vernacular practices
title A instituição educacional e os letramentos acadêmicos com tecnologias digitais: entre práticas dominantes e vernaculares
spellingShingle A instituição educacional e os letramentos acadêmicos com tecnologias digitais: entre práticas dominantes e vernaculares
Mendes, Marilene Assis
title_short A instituição educacional e os letramentos acadêmicos com tecnologias digitais: entre práticas dominantes e vernaculares
title_full A instituição educacional e os letramentos acadêmicos com tecnologias digitais: entre práticas dominantes e vernaculares
title_fullStr A instituição educacional e os letramentos acadêmicos com tecnologias digitais: entre práticas dominantes e vernaculares
title_full_unstemmed A instituição educacional e os letramentos acadêmicos com tecnologias digitais: entre práticas dominantes e vernaculares
title_sort A instituição educacional e os letramentos acadêmicos com tecnologias digitais: entre práticas dominantes e vernaculares
author Mendes, Marilene Assis
author_facet Mendes, Marilene Assis
Fischer, Adriana
author_role author
author2 Fischer, Adriana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Marilene Assis
Fischer, Adriana
description Este trabalho tem como objetivo analisar relações entre práticas vernaculares e dominantes de letramentos com tecnologias digitais (TDs) desenvolvidas por alunos de um curso de graduação tecnológica. Constitui um recorte de uma pesquisa maior (2016-2017) de abordagem qualitativa com perspectiva etnográfica. Os aportes teóricos contemplam os Novos Estudos do Letramento e pesquisas sobre TDs e educação. Os dados revelam que a instituição educacional é o principal local de acesso à internet para muitos alunos e que nela são desenvolvidas práticas de letramentos com TDs tanto dominantes quanto vernaculares. Essa constatação sugere que a instituição pode agregar elementos aos processos de ensino e aprendizagem caso opte por incluir e reconhecer práticas de letramentos vernaculares com TD que são mais próximas da realidade dos alunos.Palavras-chave: estudos dos letramentos, educação superior, letramentos digitais, letramentos vernaculares.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.14
url https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.14
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.14/60746820
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Calidoscópio; Vol. 16 No. 3 (2018): September/December; 506-517
Calidoscópio; v. 16 n. 3 (2018): Setembro/Dezembro; 506-517
2177-6202
reponame:Calidoscópio (Online)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Calidoscópio (Online)
collection Calidoscópio (Online)
repository.name.fl_str_mv Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br
_version_ 1792203887276457984