“O português é uma arma para nós”: educação linguística intercultural em enquadre de guerra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques do Nascimento, André
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Calidoscópio (Online)
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24999
Resumo: Neste trabalho, (re)constituo o percurso praxiológico do que chamo de educação linguística intercultural com engajamento decolonial em enquadre de guerra. Neste sentido, apresento as concepções que fundamentam o curso de (omitido para avaliação às cegas), que defende em sua proposta político-pedagógica a contextualização de toda práxis educativa nas dinâmicas das vidas das comunidades indígenas. Articulo, assim, as concepções de interculturalidade crítica, transdisciplinaridade e decolonialidade com pontos de referência para o enquadre de guerra na educação linguística intercultural. Neste percurso, delineio uma definição situada de educação linguística intercultural com engajamento decolonial, fundada em alternativas teórico-analíticas que problematizam concepções moderno/coloniais de “língua” e geram outras possibilidades de pensar sobre linguagem e ensino. Posiciono essa compreensão num enquadre de guerra, assumindo-o como o que melhor caracteriza as relações pretéritas e contemporâneas entre indígenas e não indígenas no Brasil e, principalmente, como potencial gerador de efeitos epistemológicos e pedagógicos. Por fim, apresento uma experiência pedagógica desenvolvida num momento em que a pandemia de covid-19 e o ensino remoto emergencial se tornaram dimensões críticas da guerra enfrentada por estudantes indígenas e seus povos. Palavras-chave: educação linguística intercultural; engajamento decolonial; enquadre de guerra.
id Unisinos-3_270d9e55756222444ec8aff242895c10
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/24999
network_acronym_str Unisinos-3
network_name_str Calidoscópio (Online)
repository_id_str
spelling “O português é uma arma para nós”: educação linguística intercultural em enquadre de guerraeducação linguística interculturalengajamento decolonialenquadre de guerraintercultural language educationdecolonial commitmentframe of warNeste trabalho, (re)constituo o percurso praxiológico do que chamo de educação linguística intercultural com engajamento decolonial em enquadre de guerra. Neste sentido, apresento as concepções que fundamentam o curso de (omitido para avaliação às cegas), que defende em sua proposta político-pedagógica a contextualização de toda práxis educativa nas dinâmicas das vidas das comunidades indígenas. Articulo, assim, as concepções de interculturalidade crítica, transdisciplinaridade e decolonialidade com pontos de referência para o enquadre de guerra na educação linguística intercultural. Neste percurso, delineio uma definição situada de educação linguística intercultural com engajamento decolonial, fundada em alternativas teórico-analíticas que problematizam concepções moderno/coloniais de “língua” e geram outras possibilidades de pensar sobre linguagem e ensino. Posiciono essa compreensão num enquadre de guerra, assumindo-o como o que melhor caracteriza as relações pretéritas e contemporâneas entre indígenas e não indígenas no Brasil e, principalmente, como potencial gerador de efeitos epistemológicos e pedagógicos. Por fim, apresento uma experiência pedagógica desenvolvida num momento em que a pandemia de covid-19 e o ensino remoto emergencial se tornaram dimensões críticas da guerra enfrentada por estudantes indígenas e seus povos. Palavras-chave: educação linguística intercultural; engajamento decolonial; enquadre de guerra.In this work, I (re)constitute the praxiological path of what I call intercultural language education with decolonial commitment in a frame of war. In this way, I present the concepts that underlie the course (omitted for blind review), which states in its political-pedagogical proposal the contextualization of all educational praxis in the dynamics of indigenous communities’ lives. I thus articulate the concepts of critical interculturality, transdisciplinarity and decoloniality as points of reference for the frame of war in intercultural language education. I outline a situated definition of intercultural language education with decolonial commitment, based on theoretical-analytical alternatives that problematize modern/colonial conceptions of “language” and generate other possibilities for thinking about language and teaching. I place this understanding in a frame of war, assuming it as what best characterizes the past and contemporary relations between indigenous and non-indigenous people in Brazil and, mainly, as a potential generator of epistemological and pedagogical effects. Finally, I present a pedagogical experience developed at a time when the covid-19 pandemic and Emergency Remote Teaching have become critical dimensions of the war faced by indigenous students and their peoples.Unisinos2023-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/2499910.4013/cld.2022.202.06Calidoscópio; Vol. 20 No. 2 (2022): Educação Linguística e de(s)colonialidades: caminhos e desafios praxiológicosCalidoscópio; v. 20 n. 2 (2022): Educação Linguística e de(s)colonialidades: caminhos e desafios praxiológicos2177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24999/60749576Copyright (c) 2022 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques do Nascimento, André2023-06-30T16:17:09Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/24999Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2023-06-30T16:17:09Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv “O português é uma arma para nós”: educação linguística intercultural em enquadre de guerra
title “O português é uma arma para nós”: educação linguística intercultural em enquadre de guerra
spellingShingle “O português é uma arma para nós”: educação linguística intercultural em enquadre de guerra
Marques do Nascimento, André
educação linguística intercultural
engajamento decolonial
enquadre de guerra
intercultural language education
decolonial commitment
frame of war
title_short “O português é uma arma para nós”: educação linguística intercultural em enquadre de guerra
title_full “O português é uma arma para nós”: educação linguística intercultural em enquadre de guerra
title_fullStr “O português é uma arma para nós”: educação linguística intercultural em enquadre de guerra
title_full_unstemmed “O português é uma arma para nós”: educação linguística intercultural em enquadre de guerra
title_sort “O português é uma arma para nós”: educação linguística intercultural em enquadre de guerra
author Marques do Nascimento, André
author_facet Marques do Nascimento, André
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques do Nascimento, André
dc.subject.por.fl_str_mv educação linguística intercultural
engajamento decolonial
enquadre de guerra
intercultural language education
decolonial commitment
frame of war
topic educação linguística intercultural
engajamento decolonial
enquadre de guerra
intercultural language education
decolonial commitment
frame of war
description Neste trabalho, (re)constituo o percurso praxiológico do que chamo de educação linguística intercultural com engajamento decolonial em enquadre de guerra. Neste sentido, apresento as concepções que fundamentam o curso de (omitido para avaliação às cegas), que defende em sua proposta político-pedagógica a contextualização de toda práxis educativa nas dinâmicas das vidas das comunidades indígenas. Articulo, assim, as concepções de interculturalidade crítica, transdisciplinaridade e decolonialidade com pontos de referência para o enquadre de guerra na educação linguística intercultural. Neste percurso, delineio uma definição situada de educação linguística intercultural com engajamento decolonial, fundada em alternativas teórico-analíticas que problematizam concepções moderno/coloniais de “língua” e geram outras possibilidades de pensar sobre linguagem e ensino. Posiciono essa compreensão num enquadre de guerra, assumindo-o como o que melhor caracteriza as relações pretéritas e contemporâneas entre indígenas e não indígenas no Brasil e, principalmente, como potencial gerador de efeitos epistemológicos e pedagógicos. Por fim, apresento uma experiência pedagógica desenvolvida num momento em que a pandemia de covid-19 e o ensino remoto emergencial se tornaram dimensões críticas da guerra enfrentada por estudantes indígenas e seus povos. Palavras-chave: educação linguística intercultural; engajamento decolonial; enquadre de guerra.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24999
10.4013/cld.2022.202.06
url https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24999
identifier_str_mv 10.4013/cld.2022.202.06
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24999/60749576
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Calidoscópio
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Calidoscópio
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Calidoscópio; Vol. 20 No. 2 (2022): Educação Linguística e de(s)colonialidades: caminhos e desafios praxiológicos
Calidoscópio; v. 20 n. 2 (2022): Educação Linguística e de(s)colonialidades: caminhos e desafios praxiológicos
2177-6202
reponame:Calidoscópio (Online)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Calidoscópio (Online)
collection Calidoscópio (Online)
repository.name.fl_str_mv Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br
_version_ 1792203884526043136