Memórias formativas : A Extensão Universitária como espaço de formação intercultural no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Luzitana Conceição dos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Menezes, Magali Mendes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/235211
Resumo: O objetivo deste artigo é sentir-pensar a experiência de formação docente intercultural desde a práxis extensionista na Aldeia Tramataia, localizada no nordeste brasileiro, Paraíba. As memórias presentes na Aldeia possibilitaram um verdadeiro ‘encontro de saberes’ formativos. A experiência com o inventário participativo foi o ‘elo’ dos diálogos formativos entre docentes: professores indígenas de Ensino Fundamental e Médio professora negra na Educação Superior e professora não indígena e não negra também na Educação Superior. O método sobre o qual nos apoiamos são as memórias formativas nos processos de construção do inventário participativo. Para tanto, consideramos a comunidade da Aldeia Tramataia como sujeito central na reflexão sobre a vivência de uma formação docente intercultural. O debate sobre a universidade a partir da Extensão nos leva a sentir-pensar uma noção de educação descolonial desde o pensamento de mulheres negras e indígenas em prática extensionista, dentro de uma universidade ainda neocolonial. Ao longo do texto, no território de memórias, revelam-se também territórios de saberes para uma formação intercultural docente fundado na escrita e na escrevivência, caminhos metodológicos que ao buscar descolonizar metodologias (Tuhiwai- Smith, 2016) possibilitam (re)encontros com um Brasil profundo.
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