Prática de avaliação de produções escritas em português de aprendizes chineses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Calidoscópio (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.173.12 |
Resumo: | Este artigo configura um recorte de uma tese de doutorado que estuda a prática de avaliação de produções escritas em português de aprendizes chineses e analisa as mudanças realizadas na reescrita a partir do feedback dado pelo colega e pela professora. Partindo de parâmetros de avaliação embasados na noção de gênero do discurso e do fato de que todos os participantes receberam um feedback para a reescrita, busco discutir a correção e o feedback fornecidos pelo colega e pela professora numa pesquisa que envolve 15 alunos chineses matriculados na disciplina de leitura de um Curso de Graduação em Língua Portuguesa na China. Após analisar e comparar os 135 textos coletados, constatou-se que tanto os alunos quanto a professora realizaram correções indicativas, resolutivas e textuais-interativas (bilhete). Os alunos priorizaram correções de recursos linguísticos (aspectos gramaticais e ortográficos), e a professora focalizou correções de uso das informações do texto base e correções relativas à situação de produção textual, como a interlocução, o uso de informações além do texto base. As práticas de produção de texto analisadas neste estudo – orientações de escrita e reescrita tendo como base aspectos relevantes ao gênero do discurso e a reescrita a partir do feedback dado por diferentes leitores dos textos – podem inspirar propostas de ensino que visem ao trabalho de escrita como prática social e que busquem propiciar oportunidades de análise e reescrita do texto para promover a aprendizagem.Palavras-chave: avaliação; produção escrita; gênero do discurso; correção; feedback |
id |
Unisinos-3_40e77b1d694d643cd0494c334a30e46b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/17584 |
network_acronym_str |
Unisinos-3 |
network_name_str |
Calidoscópio (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Prática de avaliação de produções escritas em português de aprendizes chinesesEste artigo configura um recorte de uma tese de doutorado que estuda a prática de avaliação de produções escritas em português de aprendizes chineses e analisa as mudanças realizadas na reescrita a partir do feedback dado pelo colega e pela professora. Partindo de parâmetros de avaliação embasados na noção de gênero do discurso e do fato de que todos os participantes receberam um feedback para a reescrita, busco discutir a correção e o feedback fornecidos pelo colega e pela professora numa pesquisa que envolve 15 alunos chineses matriculados na disciplina de leitura de um Curso de Graduação em Língua Portuguesa na China. Após analisar e comparar os 135 textos coletados, constatou-se que tanto os alunos quanto a professora realizaram correções indicativas, resolutivas e textuais-interativas (bilhete). Os alunos priorizaram correções de recursos linguísticos (aspectos gramaticais e ortográficos), e a professora focalizou correções de uso das informações do texto base e correções relativas à situação de produção textual, como a interlocução, o uso de informações além do texto base. As práticas de produção de texto analisadas neste estudo – orientações de escrita e reescrita tendo como base aspectos relevantes ao gênero do discurso e a reescrita a partir do feedback dado por diferentes leitores dos textos – podem inspirar propostas de ensino que visem ao trabalho de escrita como prática social e que busquem propiciar oportunidades de análise e reescrita do texto para promover a aprendizagem.Palavras-chave: avaliação; produção escrita; gênero do discurso; correção; feedback Unisinos2019-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.173.12Calidoscópio; Vol. 17 No. 3 (2019): Setembro/Novembro; 639-658Calidoscópio; v. 17 n. 3 (2019): Setembro/Novembro; 639-6582177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.173.12/60747407Zhang, Fangfanginfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-13T21:29:46Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/17584Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2019-12-13T21:29:46Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de avaliação de produções escritas em português de aprendizes chineses |
title |
Prática de avaliação de produções escritas em português de aprendizes chineses |
spellingShingle |
Prática de avaliação de produções escritas em português de aprendizes chineses Zhang, Fangfang |
title_short |
Prática de avaliação de produções escritas em português de aprendizes chineses |
title_full |
Prática de avaliação de produções escritas em português de aprendizes chineses |
title_fullStr |
Prática de avaliação de produções escritas em português de aprendizes chineses |
title_full_unstemmed |
Prática de avaliação de produções escritas em português de aprendizes chineses |
title_sort |
Prática de avaliação de produções escritas em português de aprendizes chineses |
author |
Zhang, Fangfang |
author_facet |
Zhang, Fangfang |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zhang, Fangfang |
description |
Este artigo configura um recorte de uma tese de doutorado que estuda a prática de avaliação de produções escritas em português de aprendizes chineses e analisa as mudanças realizadas na reescrita a partir do feedback dado pelo colega e pela professora. Partindo de parâmetros de avaliação embasados na noção de gênero do discurso e do fato de que todos os participantes receberam um feedback para a reescrita, busco discutir a correção e o feedback fornecidos pelo colega e pela professora numa pesquisa que envolve 15 alunos chineses matriculados na disciplina de leitura de um Curso de Graduação em Língua Portuguesa na China. Após analisar e comparar os 135 textos coletados, constatou-se que tanto os alunos quanto a professora realizaram correções indicativas, resolutivas e textuais-interativas (bilhete). Os alunos priorizaram correções de recursos linguísticos (aspectos gramaticais e ortográficos), e a professora focalizou correções de uso das informações do texto base e correções relativas à situação de produção textual, como a interlocução, o uso de informações além do texto base. As práticas de produção de texto analisadas neste estudo – orientações de escrita e reescrita tendo como base aspectos relevantes ao gênero do discurso e a reescrita a partir do feedback dado por diferentes leitores dos textos – podem inspirar propostas de ensino que visem ao trabalho de escrita como prática social e que busquem propiciar oportunidades de análise e reescrita do texto para promover a aprendizagem.Palavras-chave: avaliação; produção escrita; gênero do discurso; correção; feedback |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.173.12 |
url |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.173.12 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.173.12/60747407 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Calidoscópio; Vol. 17 No. 3 (2019): Setembro/Novembro; 639-658 Calidoscópio; v. 17 n. 3 (2019): Setembro/Novembro; 639-658 2177-6202 reponame:Calidoscópio (Online) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:Unisinos |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
Unisinos |
institution |
Unisinos |
reponame_str |
Calidoscópio (Online) |
collection |
Calidoscópio (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br |
_version_ |
1792203887314206720 |