Identidades docentes e a ética discursiva nas interações sugeridas nas consígnias de abertura no contexto da educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souto Maior, Rita de Cássia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Luz, Lilian Soares Figueiredo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Calidoscópio (Online)
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.172.10
Resumo: A Educação a Distância vem se reestruturando devido a historicidade própria dos processos sociais e de mudanças interacionais das relações humanas, resultantes também de características pós-modernas. Tudo isso nos faz refletir sobre a reestruturação das identidades sociais nesse contexto o papel do/a docente no processo de ensino e aprendizagem e a necessidade de uma reflexão sobre as interações ético-discursivas no processo de ensino, a partir de revisão dos significados da profissão. Desse modo, baseando-nos na perspectiva da Linguística Aplicada, temos o objetivo de refletir sobre a relação entre propostas de interação entre professor/a-aluno/ a e identidade docente. Como pressupostos metodológicos, a partir da abordagem qualitativa de pesquisa, utilizamos o estudo de caso e a análise de produções textuais das consígnias de disciplinas do curso de Letras do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferecido pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Concluimos que as práticas linguístico-discursivas do gênero consígnia sinalizam indícios identitários dos/as docentes, a partir da construção das escolhas ético-discursivas do/a professor/a, que compõem os aspectos interacionais entre os/as interlocutores/as no  ambiente virtual de aprendizagem. Esses aspectos são construídos e reconstruídos a partir desse contexto instável da contemporaneidade. 
id Unisinos-3_494c1fa41d437390bcca70fc7f1c50a6
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/16339
network_acronym_str Unisinos-3
network_name_str Calidoscópio (Online)
repository_id_str
spelling Identidades docentes e a ética discursiva nas interações sugeridas nas consígnias de abertura no contexto da educação a distânciaA Educação a Distância vem se reestruturando devido a historicidade própria dos processos sociais e de mudanças interacionais das relações humanas, resultantes também de características pós-modernas. Tudo isso nos faz refletir sobre a reestruturação das identidades sociais nesse contexto o papel do/a docente no processo de ensino e aprendizagem e a necessidade de uma reflexão sobre as interações ético-discursivas no processo de ensino, a partir de revisão dos significados da profissão. Desse modo, baseando-nos na perspectiva da Linguística Aplicada, temos o objetivo de refletir sobre a relação entre propostas de interação entre professor/a-aluno/ a e identidade docente. Como pressupostos metodológicos, a partir da abordagem qualitativa de pesquisa, utilizamos o estudo de caso e a análise de produções textuais das consígnias de disciplinas do curso de Letras do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferecido pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Concluimos que as práticas linguístico-discursivas do gênero consígnia sinalizam indícios identitários dos/as docentes, a partir da construção das escolhas ético-discursivas do/a professor/a, que compõem os aspectos interacionais entre os/as interlocutores/as no  ambiente virtual de aprendizagem. Esses aspectos são construídos e reconstruídos a partir desse contexto instável da contemporaneidade. Unisinos2019-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.172.10Calidoscópio; Vol. 17 No. 2 (2019): Maio/Agosto; 395-413Calidoscópio; v. 17 n. 2 (2019): Maio/Agosto; 395-4132177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.172.10/60747059Souto Maior, Rita de CássiaLuz, Lilian Soares Figueiredoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-29T19:12:48Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/16339Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2019-08-29T19:12:48Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidades docentes e a ética discursiva nas interações sugeridas nas consígnias de abertura no contexto da educação a distância
title Identidades docentes e a ética discursiva nas interações sugeridas nas consígnias de abertura no contexto da educação a distância
spellingShingle Identidades docentes e a ética discursiva nas interações sugeridas nas consígnias de abertura no contexto da educação a distância
Souto Maior, Rita de Cássia
title_short Identidades docentes e a ética discursiva nas interações sugeridas nas consígnias de abertura no contexto da educação a distância
title_full Identidades docentes e a ética discursiva nas interações sugeridas nas consígnias de abertura no contexto da educação a distância
title_fullStr Identidades docentes e a ética discursiva nas interações sugeridas nas consígnias de abertura no contexto da educação a distância
title_full_unstemmed Identidades docentes e a ética discursiva nas interações sugeridas nas consígnias de abertura no contexto da educação a distância
title_sort Identidades docentes e a ética discursiva nas interações sugeridas nas consígnias de abertura no contexto da educação a distância
author Souto Maior, Rita de Cássia
author_facet Souto Maior, Rita de Cássia
Luz, Lilian Soares Figueiredo
author_role author
author2 Luz, Lilian Soares Figueiredo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souto Maior, Rita de Cássia
Luz, Lilian Soares Figueiredo
description A Educação a Distância vem se reestruturando devido a historicidade própria dos processos sociais e de mudanças interacionais das relações humanas, resultantes também de características pós-modernas. Tudo isso nos faz refletir sobre a reestruturação das identidades sociais nesse contexto o papel do/a docente no processo de ensino e aprendizagem e a necessidade de uma reflexão sobre as interações ético-discursivas no processo de ensino, a partir de revisão dos significados da profissão. Desse modo, baseando-nos na perspectiva da Linguística Aplicada, temos o objetivo de refletir sobre a relação entre propostas de interação entre professor/a-aluno/ a e identidade docente. Como pressupostos metodológicos, a partir da abordagem qualitativa de pesquisa, utilizamos o estudo de caso e a análise de produções textuais das consígnias de disciplinas do curso de Letras do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferecido pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Concluimos que as práticas linguístico-discursivas do gênero consígnia sinalizam indícios identitários dos/as docentes, a partir da construção das escolhas ético-discursivas do/a professor/a, que compõem os aspectos interacionais entre os/as interlocutores/as no  ambiente virtual de aprendizagem. Esses aspectos são construídos e reconstruídos a partir desse contexto instável da contemporaneidade. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.172.10
url https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.172.10
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.172.10/60747059
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Calidoscópio; Vol. 17 No. 2 (2019): Maio/Agosto; 395-413
Calidoscópio; v. 17 n. 2 (2019): Maio/Agosto; 395-413
2177-6202
reponame:Calidoscópio (Online)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Calidoscópio (Online)
collection Calidoscópio (Online)
repository.name.fl_str_mv Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br
_version_ 1792203887281700864