A oralidade nas redes sociais: conceitos e características à luz da enunciação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hilgert, José Gaston
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Calidoscópio (Online)
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/23373
Resumo: Resumo: O domínio dos gêneros discursivos se desenvolve com o próprio uso e aprendizado da língua, até porque desenvolvemos nossas habilidades linguístico-discursivas em situações de prática social, que determinam os temas de que falamos e sua configuração composicional e estilística. Desenvolvimento similar se verifica no uso dos gêneros discursivos nas redes sociais. Os jovens, em especial os nativos digitais, por terem crescido e se desenvolvido na intimidade com as tecnologias de interação, foram internalizando que, para tratar de certos temas, em determinados contextos e situações, precisam conversar, ainda que escrevam. Isso significa que, nas redes sociais, certos contextos de interação demandam gêneros que, embora de expressão escrita, são constitutivamente orais. A oralidade é assim concebida como um traço que pode ser comum a ambas as expressões, fala e escrita. Trataremos neste artigo de conceituar e caracterizar essa oralidade nas redes sociais. Discutiremos, nesse sentido, a noção de oralidade constitutiva; sustentaremos essa noção com base em fundamentos da enunciação; e a transferiremos para a caracterização das interações na internet. Por fim, mostraremos a emergência dessa oralidade no espaço discursivo do Facebook. Palavras-chave: oralidade; redes sociais; enunciação.
id Unisinos-3_4bbc53724b9289f76104157b841c46cc
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/23373
network_acronym_str Unisinos-3
network_name_str Calidoscópio (Online)
repository_id_str
spelling A oralidade nas redes sociais: conceitos e características à luz da enunciação Resumo: O domínio dos gêneros discursivos se desenvolve com o próprio uso e aprendizado da língua, até porque desenvolvemos nossas habilidades linguístico-discursivas em situações de prática social, que determinam os temas de que falamos e sua configuração composicional e estilística. Desenvolvimento similar se verifica no uso dos gêneros discursivos nas redes sociais. Os jovens, em especial os nativos digitais, por terem crescido e se desenvolvido na intimidade com as tecnologias de interação, foram internalizando que, para tratar de certos temas, em determinados contextos e situações, precisam conversar, ainda que escrevam. Isso significa que, nas redes sociais, certos contextos de interação demandam gêneros que, embora de expressão escrita, são constitutivamente orais. A oralidade é assim concebida como um traço que pode ser comum a ambas as expressões, fala e escrita. Trataremos neste artigo de conceituar e caracterizar essa oralidade nas redes sociais. Discutiremos, nesse sentido, a noção de oralidade constitutiva; sustentaremos essa noção com base em fundamentos da enunciação; e a transferiremos para a caracterização das interações na internet. Por fim, mostraremos a emergência dessa oralidade no espaço discursivo do Facebook. Palavras-chave: oralidade; redes sociais; enunciação.Unisinos2021-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/2337310.4013/cld.2021.193.10Calidoscópio; Vol. 19 No. 3 (2021): Setembro/Novembro; 422-430Calidoscópio; v. 19 n. 3 (2021): Setembro/Novembro; 422-4302177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/23373/60748841Copyright (c) 2021 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessHilgert, José Gaston2021-12-07T21:15:08Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/23373Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2021-12-07T21:15:08Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv A oralidade nas redes sociais: conceitos e características à luz da enunciação
title A oralidade nas redes sociais: conceitos e características à luz da enunciação
spellingShingle A oralidade nas redes sociais: conceitos e características à luz da enunciação
Hilgert, José Gaston
title_short A oralidade nas redes sociais: conceitos e características à luz da enunciação
title_full A oralidade nas redes sociais: conceitos e características à luz da enunciação
title_fullStr A oralidade nas redes sociais: conceitos e características à luz da enunciação
title_full_unstemmed A oralidade nas redes sociais: conceitos e características à luz da enunciação
title_sort A oralidade nas redes sociais: conceitos e características à luz da enunciação
author Hilgert, José Gaston
author_facet Hilgert, José Gaston
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hilgert, José Gaston
description Resumo: O domínio dos gêneros discursivos se desenvolve com o próprio uso e aprendizado da língua, até porque desenvolvemos nossas habilidades linguístico-discursivas em situações de prática social, que determinam os temas de que falamos e sua configuração composicional e estilística. Desenvolvimento similar se verifica no uso dos gêneros discursivos nas redes sociais. Os jovens, em especial os nativos digitais, por terem crescido e se desenvolvido na intimidade com as tecnologias de interação, foram internalizando que, para tratar de certos temas, em determinados contextos e situações, precisam conversar, ainda que escrevam. Isso significa que, nas redes sociais, certos contextos de interação demandam gêneros que, embora de expressão escrita, são constitutivamente orais. A oralidade é assim concebida como um traço que pode ser comum a ambas as expressões, fala e escrita. Trataremos neste artigo de conceituar e caracterizar essa oralidade nas redes sociais. Discutiremos, nesse sentido, a noção de oralidade constitutiva; sustentaremos essa noção com base em fundamentos da enunciação; e a transferiremos para a caracterização das interações na internet. Por fim, mostraremos a emergência dessa oralidade no espaço discursivo do Facebook. Palavras-chave: oralidade; redes sociais; enunciação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/23373
10.4013/cld.2021.193.10
url https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/23373
identifier_str_mv 10.4013/cld.2021.193.10
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/23373/60748841
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Calidoscópio
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Calidoscópio
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Calidoscópio; Vol. 19 No. 3 (2021): Setembro/Novembro; 422-430
Calidoscópio; v. 19 n. 3 (2021): Setembro/Novembro; 422-430
2177-6202
reponame:Calidoscópio (Online)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Calidoscópio (Online)
collection Calidoscópio (Online)
repository.name.fl_str_mv Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br
_version_ 1792203887736782848