Práticas interacionais em ambiente digital e ensino de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casotti, Janayna Bertollo Cozer
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Souza, Santinho Ferreira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Calidoscópio (Online)
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.12
Resumo: Há hoje muitas discussões em torno da inserção das novastecnologias da informação e comunicação (NTICs) em contextos educacionaise da emergência de práticas pedagógicas que contemplem osdesafios da contemporaneidade. Este trabalho surge com vistas a refletirespecificamente sobre o ensino de língua portuguesa em contexto digital,buscando verificar como alunos de um curso de Português a distânciainteragem em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e, assim, constroemconhecimentos. A partir de dados gerados em um fórum do cursode Português Instrumental a distância, cujo objetivo era estimular a manifestaçãodos alunos em relação ao curso, analisam-se os comportamentosenunciativos apresentados por eles na mise en scène do ato comunicativode que participam em contexto digital. Desse modo, consideram-se, aqui,conceitos teóricos relacionados com as práticas de letramento digital,em diálogo com a concepção de ato de linguagem como interação deintencionalidades, própria da Teoria Semiolinguística do Discurso. Osresultados do trabalho de análise realizado nos permitem reconhecer aposição que o sujeito-aluno ocupa em relação ao interlocutor, em relaçãoao que ele mesmo diz e também em relação ao que o outro diz.Palavras-chave: novas tecnologias da informação e comunicação,comportamentos enunciativos, ensino de língua portuguesa.
id Unisinos-3_77f2a52642c4199ec0429f83d64a8b37
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/16413
network_acronym_str Unisinos-3
network_name_str Calidoscópio (Online)
repository_id_str
spelling Práticas interacionais em ambiente digital e ensino de língua portuguesaInteractive practices in digital environment and Portuguese language teachingHá hoje muitas discussões em torno da inserção das novastecnologias da informação e comunicação (NTICs) em contextos educacionaise da emergência de práticas pedagógicas que contemplem osdesafios da contemporaneidade. Este trabalho surge com vistas a refletirespecificamente sobre o ensino de língua portuguesa em contexto digital,buscando verificar como alunos de um curso de Português a distânciainteragem em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e, assim, constroemconhecimentos. A partir de dados gerados em um fórum do cursode Português Instrumental a distância, cujo objetivo era estimular a manifestaçãodos alunos em relação ao curso, analisam-se os comportamentosenunciativos apresentados por eles na mise en scène do ato comunicativode que participam em contexto digital. Desse modo, consideram-se, aqui,conceitos teóricos relacionados com as práticas de letramento digital,em diálogo com a concepção de ato de linguagem como interação deintencionalidades, própria da Teoria Semiolinguística do Discurso. Osresultados do trabalho de análise realizado nos permitem reconhecer aposição que o sujeito-aluno ocupa em relação ao interlocutor, em relaçãoao que ele mesmo diz e também em relação ao que o outro diz.Palavras-chave: novas tecnologias da informação e comunicação,comportamentos enunciativos, ensino de língua portuguesa.There are many discussions about the insertion of new information and communication technologies (NICTs) in educational contexts and the emergence of pedagogical practices which address the challenges of contemporary times. The aim of the present study is to investigate the teaching of Portuguese in a digital context, trying to find out how students of a distance Portuguese course interact in a virtual learning environment (VLE) and, thus, build their own knowledge. Based on data generated in a forum of a distance learning course of Instrumental Portuguese, whose goal was to stimulate the students’ manifestation in relation to the course, we analyze the enunciative behaviors presented by them in the mise en scène of the communicative act in which they participate in a digital context. Thus, we consider theoretical concepts related to digital literacy practices, in dialogue with the concept of language act as an interaction of intentionalities, a characteristic of the Semiolinguistic Theory of Discourse. The results allow us to recognize the position that the subject-student occupies in relation to the interlocutor, to what he himself says and also to what the other says.Keywords: New Information and Communication Technologies, enunciative behaviors, teaching Portuguese.Unisinos2018-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.12Calidoscópio; Vol. 16 No. 3 (2018): September/December; 481-490Calidoscópio; v. 16 n. 3 (2018): Setembro/Dezembro; 481-4902177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.12/60746818Casotti, Janayna Bertollo CozerSouza, Santinho Ferreira deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-05T18:52:35Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/16413Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2019-04-05T18:52:35Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas interacionais em ambiente digital e ensino de língua portuguesa
Interactive practices in digital environment and Portuguese language teaching
title Práticas interacionais em ambiente digital e ensino de língua portuguesa
spellingShingle Práticas interacionais em ambiente digital e ensino de língua portuguesa
Casotti, Janayna Bertollo Cozer
title_short Práticas interacionais em ambiente digital e ensino de língua portuguesa
title_full Práticas interacionais em ambiente digital e ensino de língua portuguesa
title_fullStr Práticas interacionais em ambiente digital e ensino de língua portuguesa
title_full_unstemmed Práticas interacionais em ambiente digital e ensino de língua portuguesa
title_sort Práticas interacionais em ambiente digital e ensino de língua portuguesa
author Casotti, Janayna Bertollo Cozer
author_facet Casotti, Janayna Bertollo Cozer
Souza, Santinho Ferreira de
author_role author
author2 Souza, Santinho Ferreira de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Casotti, Janayna Bertollo Cozer
Souza, Santinho Ferreira de
description Há hoje muitas discussões em torno da inserção das novastecnologias da informação e comunicação (NTICs) em contextos educacionaise da emergência de práticas pedagógicas que contemplem osdesafios da contemporaneidade. Este trabalho surge com vistas a refletirespecificamente sobre o ensino de língua portuguesa em contexto digital,buscando verificar como alunos de um curso de Português a distânciainteragem em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e, assim, constroemconhecimentos. A partir de dados gerados em um fórum do cursode Português Instrumental a distância, cujo objetivo era estimular a manifestaçãodos alunos em relação ao curso, analisam-se os comportamentosenunciativos apresentados por eles na mise en scène do ato comunicativode que participam em contexto digital. Desse modo, consideram-se, aqui,conceitos teóricos relacionados com as práticas de letramento digital,em diálogo com a concepção de ato de linguagem como interação deintencionalidades, própria da Teoria Semiolinguística do Discurso. Osresultados do trabalho de análise realizado nos permitem reconhecer aposição que o sujeito-aluno ocupa em relação ao interlocutor, em relaçãoao que ele mesmo diz e também em relação ao que o outro diz.Palavras-chave: novas tecnologias da informação e comunicação,comportamentos enunciativos, ensino de língua portuguesa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.12
url https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.12
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.12/60746818
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Calidoscópio; Vol. 16 No. 3 (2018): September/December; 481-490
Calidoscópio; v. 16 n. 3 (2018): Setembro/Dezembro; 481-490
2177-6202
reponame:Calidoscópio (Online)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Calidoscópio (Online)
collection Calidoscópio (Online)
repository.name.fl_str_mv Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br
_version_ 1792203887286943744