Práticas interacionais em ambiente digital e ensino de língua portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Calidoscópio (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.12 |
Resumo: | Há hoje muitas discussões em torno da inserção das novastecnologias da informação e comunicação (NTICs) em contextos educacionaise da emergência de práticas pedagógicas que contemplem osdesafios da contemporaneidade. Este trabalho surge com vistas a refletirespecificamente sobre o ensino de língua portuguesa em contexto digital,buscando verificar como alunos de um curso de Português a distânciainteragem em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e, assim, constroemconhecimentos. A partir de dados gerados em um fórum do cursode Português Instrumental a distância, cujo objetivo era estimular a manifestaçãodos alunos em relação ao curso, analisam-se os comportamentosenunciativos apresentados por eles na mise en scène do ato comunicativode que participam em contexto digital. Desse modo, consideram-se, aqui,conceitos teóricos relacionados com as práticas de letramento digital,em diálogo com a concepção de ato de linguagem como interação deintencionalidades, própria da Teoria Semiolinguística do Discurso. Osresultados do trabalho de análise realizado nos permitem reconhecer aposição que o sujeito-aluno ocupa em relação ao interlocutor, em relaçãoao que ele mesmo diz e também em relação ao que o outro diz.Palavras-chave: novas tecnologias da informação e comunicação,comportamentos enunciativos, ensino de língua portuguesa. |
id |
Unisinos-3_77f2a52642c4199ec0429f83d64a8b37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/16413 |
network_acronym_str |
Unisinos-3 |
network_name_str |
Calidoscópio (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas interacionais em ambiente digital e ensino de língua portuguesaInteractive practices in digital environment and Portuguese language teachingHá hoje muitas discussões em torno da inserção das novastecnologias da informação e comunicação (NTICs) em contextos educacionaise da emergência de práticas pedagógicas que contemplem osdesafios da contemporaneidade. Este trabalho surge com vistas a refletirespecificamente sobre o ensino de língua portuguesa em contexto digital,buscando verificar como alunos de um curso de Português a distânciainteragem em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e, assim, constroemconhecimentos. A partir de dados gerados em um fórum do cursode Português Instrumental a distância, cujo objetivo era estimular a manifestaçãodos alunos em relação ao curso, analisam-se os comportamentosenunciativos apresentados por eles na mise en scène do ato comunicativode que participam em contexto digital. Desse modo, consideram-se, aqui,conceitos teóricos relacionados com as práticas de letramento digital,em diálogo com a concepção de ato de linguagem como interação deintencionalidades, própria da Teoria Semiolinguística do Discurso. Osresultados do trabalho de análise realizado nos permitem reconhecer aposição que o sujeito-aluno ocupa em relação ao interlocutor, em relaçãoao que ele mesmo diz e também em relação ao que o outro diz.Palavras-chave: novas tecnologias da informação e comunicação,comportamentos enunciativos, ensino de língua portuguesa.There are many discussions about the insertion of new information and communication technologies (NICTs) in educational contexts and the emergence of pedagogical practices which address the challenges of contemporary times. The aim of the present study is to investigate the teaching of Portuguese in a digital context, trying to find out how students of a distance Portuguese course interact in a virtual learning environment (VLE) and, thus, build their own knowledge. Based on data generated in a forum of a distance learning course of Instrumental Portuguese, whose goal was to stimulate the students’ manifestation in relation to the course, we analyze the enunciative behaviors presented by them in the mise en scène of the communicative act in which they participate in a digital context. Thus, we consider theoretical concepts related to digital literacy practices, in dialogue with the concept of language act as an interaction of intentionalities, a characteristic of the Semiolinguistic Theory of Discourse. The results allow us to recognize the position that the subject-student occupies in relation to the interlocutor, to what he himself says and also to what the other says.Keywords: New Information and Communication Technologies, enunciative behaviors, teaching Portuguese.Unisinos2018-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.12Calidoscópio; Vol. 16 No. 3 (2018): September/December; 481-490Calidoscópio; v. 16 n. 3 (2018): Setembro/Dezembro; 481-4902177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.12/60746818Casotti, Janayna Bertollo CozerSouza, Santinho Ferreira deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-05T18:52:35Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/16413Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2019-04-05T18:52:35Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas interacionais em ambiente digital e ensino de língua portuguesa Interactive practices in digital environment and Portuguese language teaching |
title |
Práticas interacionais em ambiente digital e ensino de língua portuguesa |
spellingShingle |
Práticas interacionais em ambiente digital e ensino de língua portuguesa Casotti, Janayna Bertollo Cozer |
title_short |
Práticas interacionais em ambiente digital e ensino de língua portuguesa |
title_full |
Práticas interacionais em ambiente digital e ensino de língua portuguesa |
title_fullStr |
Práticas interacionais em ambiente digital e ensino de língua portuguesa |
title_full_unstemmed |
Práticas interacionais em ambiente digital e ensino de língua portuguesa |
title_sort |
Práticas interacionais em ambiente digital e ensino de língua portuguesa |
author |
Casotti, Janayna Bertollo Cozer |
author_facet |
Casotti, Janayna Bertollo Cozer Souza, Santinho Ferreira de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Santinho Ferreira de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casotti, Janayna Bertollo Cozer Souza, Santinho Ferreira de |
description |
Há hoje muitas discussões em torno da inserção das novastecnologias da informação e comunicação (NTICs) em contextos educacionaise da emergência de práticas pedagógicas que contemplem osdesafios da contemporaneidade. Este trabalho surge com vistas a refletirespecificamente sobre o ensino de língua portuguesa em contexto digital,buscando verificar como alunos de um curso de Português a distânciainteragem em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e, assim, constroemconhecimentos. A partir de dados gerados em um fórum do cursode Português Instrumental a distância, cujo objetivo era estimular a manifestaçãodos alunos em relação ao curso, analisam-se os comportamentosenunciativos apresentados por eles na mise en scène do ato comunicativode que participam em contexto digital. Desse modo, consideram-se, aqui,conceitos teóricos relacionados com as práticas de letramento digital,em diálogo com a concepção de ato de linguagem como interação deintencionalidades, própria da Teoria Semiolinguística do Discurso. Osresultados do trabalho de análise realizado nos permitem reconhecer aposição que o sujeito-aluno ocupa em relação ao interlocutor, em relaçãoao que ele mesmo diz e também em relação ao que o outro diz.Palavras-chave: novas tecnologias da informação e comunicação,comportamentos enunciativos, ensino de língua portuguesa. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.12 |
url |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.12 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.12/60746818 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Calidoscópio; Vol. 16 No. 3 (2018): September/December; 481-490 Calidoscópio; v. 16 n. 3 (2018): Setembro/Dezembro; 481-490 2177-6202 reponame:Calidoscópio (Online) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:Unisinos |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
Unisinos |
institution |
Unisinos |
reponame_str |
Calidoscópio (Online) |
collection |
Calidoscópio (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br |
_version_ |
1792203887286943744 |