O Interacionismo Sociodiscursivo em pesquisas com formação de educadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Calidoscópio (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6459 |
Resumo: | This article aims at reviewing the ten-year theoretical and methodological path taken by the research group on teacher education, coordinated by the researchers - Liberali and Magalhães. It discusses how this path was influenced by the contributions of socio-discursive interactionism (SDI) for the development of the conceptual frame of language as essential for a critical understanding of ones’ practices. It also presents some difficulties the group has faced when using this frame and the new frames that have helped deal with them. Key word: teacher education, SDI, critical reflection. |
id |
Unisinos-3_823ca0e518b4113b652b347f2f7ac6ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/6459 |
network_acronym_str |
Unisinos-3 |
network_name_str |
Calidoscópio (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Interacionismo Sociodiscursivo em pesquisas com formação de educadoresO Interacionismo Sociodiscursivo em pesquisas com formação de educadoresThis article aims at reviewing the ten-year theoretical and methodological path taken by the research group on teacher education, coordinated by the researchers - Liberali and Magalhães. It discusses how this path was influenced by the contributions of socio-discursive interactionism (SDI) for the development of the conceptual frame of language as essential for a critical understanding of ones’ practices. It also presents some difficulties the group has faced when using this frame and the new frames that have helped deal with them. Key word: teacher education, SDI, critical reflection.Este artigo tem como objetivo retomar o caminho teórico-metodológico percorrido ao longo de uma década de pesquisas em formação de professores, coordenadas por estas pesquisadoras – Magalhães e Liberali –. Aborda a importância, para esse grupo de pesquisa, do quadro teórico do interacionismo sociodiscursivo (ISD) para a construção de um complexo quadro conceitual que dá à linguagem o papel necessário para a compreensão e crítica dos contextos do agir. Discute, também, problemas encontrados na relação entre o ISD e a formação de educadores e aponta para novos quadros teóricos. Palavras-chave: formação de educação, ISD, reflexão crítica.Unisinos2021-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6459Calidoscópio; Vol. 2 No. 2 (2004): July/December; 105-112Calidoscópio; v. 2 n. 2 (2004): Julho/Dezembro; 105-1122177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6459/3603Copyright (c) 2021 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Maria Cecília CamargoLiberali, Fernanda Coelho2021-05-27T16:31:37Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/6459Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2021-05-27T16:31:37Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Interacionismo Sociodiscursivo em pesquisas com formação de educadores O Interacionismo Sociodiscursivo em pesquisas com formação de educadores |
title |
O Interacionismo Sociodiscursivo em pesquisas com formação de educadores |
spellingShingle |
O Interacionismo Sociodiscursivo em pesquisas com formação de educadores Magalhães, Maria Cecília Camargo |
title_short |
O Interacionismo Sociodiscursivo em pesquisas com formação de educadores |
title_full |
O Interacionismo Sociodiscursivo em pesquisas com formação de educadores |
title_fullStr |
O Interacionismo Sociodiscursivo em pesquisas com formação de educadores |
title_full_unstemmed |
O Interacionismo Sociodiscursivo em pesquisas com formação de educadores |
title_sort |
O Interacionismo Sociodiscursivo em pesquisas com formação de educadores |
author |
Magalhães, Maria Cecília Camargo |
author_facet |
Magalhães, Maria Cecília Camargo Liberali, Fernanda Coelho |
author_role |
author |
author2 |
Liberali, Fernanda Coelho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Maria Cecília Camargo Liberali, Fernanda Coelho |
description |
This article aims at reviewing the ten-year theoretical and methodological path taken by the research group on teacher education, coordinated by the researchers - Liberali and Magalhães. It discusses how this path was influenced by the contributions of socio-discursive interactionism (SDI) for the development of the conceptual frame of language as essential for a critical understanding of ones’ practices. It also presents some difficulties the group has faced when using this frame and the new frames that have helped deal with them. Key word: teacher education, SDI, critical reflection. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6459 |
url |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6459 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6459/3603 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Calidoscópio info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Calidoscópio |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Calidoscópio; Vol. 2 No. 2 (2004): July/December; 105-112 Calidoscópio; v. 2 n. 2 (2004): Julho/Dezembro; 105-112 2177-6202 reponame:Calidoscópio (Online) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:Unisinos |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
Unisinos |
institution |
Unisinos |
reponame_str |
Calidoscópio (Online) |
collection |
Calidoscópio (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br |
_version_ |
1792203886171258880 |