As contribuições do interacionismo sociodiscursivo para o letramento escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Lusinete Vasconcelos de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moulin, Mirene Fonseca, Costa, Sônia Santana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Calidoscópio (Online)
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6453
Resumo: This article aims at describing a set of school literacy practices based on the socio-discursive interacionism and on discursive genders. School Literacy Practices and their transformations are also reported here. It presents some curricular subjects to work with discursive genders from the first to the fourth grade in elementary schools. Key words: socio-discursive interacionism, discursive genders, literacy, elementary schools.
id Unisinos-3_dbd438950f396e9f1fdcadcdfbe1a330
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/6453
network_acronym_str Unisinos-3
network_name_str Calidoscópio (Online)
repository_id_str
spelling As contribuições do interacionismo sociodiscursivo para o letramento escolarAs contribuições do interacionismo sociodiscursivo para o letramento escolarThis article aims at describing a set of school literacy practices based on the socio-discursive interacionism and on discursive genders. School Literacy Practices and their transformations are also reported here. It presents some curricular subjects to work with discursive genders from the first to the fourth grade in elementary schools. Key words: socio-discursive interacionism, discursive genders, literacy, elementary schools.Este artigo tem por objetivo descrever um conjunto de práticas de letramento escolar baseadas no interacionismo sócio-discursivo (ISD) e nos gêneros do discurso. Nele são relatadas as práticas de letramento escolar e suas transformações. Também é mostrada uma grade curricular, como sugestão, para o trabalho com gêneros do discurso no ensino fundamental de primeira a quarta série. Palavras-chave: interacionismo sócio-discursivo (ISD), gêneros do discurso, letramento, ensino fundamental.Unisinos2021-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6453Calidoscópio; Vol. 2 No. 2 (2004): July/December; 61-66Calidoscópio; v. 2 n. 2 (2004): Julho/Dezembro; 61-662177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6453/3597Copyright (c) 2021 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Lusinete Vasconcelos deMoulin, Mirene FonsecaCosta, Sônia Santana2021-05-27T16:27:32Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/6453Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2021-05-27T16:27:32Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições do interacionismo sociodiscursivo para o letramento escolar
As contribuições do interacionismo sociodiscursivo para o letramento escolar
title As contribuições do interacionismo sociodiscursivo para o letramento escolar
spellingShingle As contribuições do interacionismo sociodiscursivo para o letramento escolar
Souza, Lusinete Vasconcelos de
title_short As contribuições do interacionismo sociodiscursivo para o letramento escolar
title_full As contribuições do interacionismo sociodiscursivo para o letramento escolar
title_fullStr As contribuições do interacionismo sociodiscursivo para o letramento escolar
title_full_unstemmed As contribuições do interacionismo sociodiscursivo para o letramento escolar
title_sort As contribuições do interacionismo sociodiscursivo para o letramento escolar
author Souza, Lusinete Vasconcelos de
author_facet Souza, Lusinete Vasconcelos de
Moulin, Mirene Fonseca
Costa, Sônia Santana
author_role author
author2 Moulin, Mirene Fonseca
Costa, Sônia Santana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Lusinete Vasconcelos de
Moulin, Mirene Fonseca
Costa, Sônia Santana
description This article aims at describing a set of school literacy practices based on the socio-discursive interacionism and on discursive genders. School Literacy Practices and their transformations are also reported here. It presents some curricular subjects to work with discursive genders from the first to the fourth grade in elementary schools. Key words: socio-discursive interacionism, discursive genders, literacy, elementary schools.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6453
url https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6453/3597
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Calidoscópio
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Calidoscópio
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Calidoscópio; Vol. 2 No. 2 (2004): July/December; 61-66
Calidoscópio; v. 2 n. 2 (2004): Julho/Dezembro; 61-66
2177-6202
reponame:Calidoscópio (Online)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Calidoscópio (Online)
collection Calidoscópio (Online)
repository.name.fl_str_mv Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br
_version_ 1792203886161821696