As contribuições do interacionismo sociodiscursivo para o letramento escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Calidoscópio (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6453 |
Resumo: | This article aims at describing a set of school literacy practices based on the socio-discursive interacionism and on discursive genders. School Literacy Practices and their transformations are also reported here. It presents some curricular subjects to work with discursive genders from the first to the fourth grade in elementary schools. Key words: socio-discursive interacionism, discursive genders, literacy, elementary schools. |
id |
Unisinos-3_dbd438950f396e9f1fdcadcdfbe1a330 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/6453 |
network_acronym_str |
Unisinos-3 |
network_name_str |
Calidoscópio (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As contribuições do interacionismo sociodiscursivo para o letramento escolarAs contribuições do interacionismo sociodiscursivo para o letramento escolarThis article aims at describing a set of school literacy practices based on the socio-discursive interacionism and on discursive genders. School Literacy Practices and their transformations are also reported here. It presents some curricular subjects to work with discursive genders from the first to the fourth grade in elementary schools. Key words: socio-discursive interacionism, discursive genders, literacy, elementary schools.Este artigo tem por objetivo descrever um conjunto de práticas de letramento escolar baseadas no interacionismo sócio-discursivo (ISD) e nos gêneros do discurso. Nele são relatadas as práticas de letramento escolar e suas transformações. Também é mostrada uma grade curricular, como sugestão, para o trabalho com gêneros do discurso no ensino fundamental de primeira a quarta série. Palavras-chave: interacionismo sócio-discursivo (ISD), gêneros do discurso, letramento, ensino fundamental.Unisinos2021-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6453Calidoscópio; Vol. 2 No. 2 (2004): July/December; 61-66Calidoscópio; v. 2 n. 2 (2004): Julho/Dezembro; 61-662177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6453/3597Copyright (c) 2021 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Lusinete Vasconcelos deMoulin, Mirene FonsecaCosta, Sônia Santana2021-05-27T16:27:32Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/6453Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2021-05-27T16:27:32Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As contribuições do interacionismo sociodiscursivo para o letramento escolar As contribuições do interacionismo sociodiscursivo para o letramento escolar |
title |
As contribuições do interacionismo sociodiscursivo para o letramento escolar |
spellingShingle |
As contribuições do interacionismo sociodiscursivo para o letramento escolar Souza, Lusinete Vasconcelos de |
title_short |
As contribuições do interacionismo sociodiscursivo para o letramento escolar |
title_full |
As contribuições do interacionismo sociodiscursivo para o letramento escolar |
title_fullStr |
As contribuições do interacionismo sociodiscursivo para o letramento escolar |
title_full_unstemmed |
As contribuições do interacionismo sociodiscursivo para o letramento escolar |
title_sort |
As contribuições do interacionismo sociodiscursivo para o letramento escolar |
author |
Souza, Lusinete Vasconcelos de |
author_facet |
Souza, Lusinete Vasconcelos de Moulin, Mirene Fonseca Costa, Sônia Santana |
author_role |
author |
author2 |
Moulin, Mirene Fonseca Costa, Sônia Santana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Lusinete Vasconcelos de Moulin, Mirene Fonseca Costa, Sônia Santana |
description |
This article aims at describing a set of school literacy practices based on the socio-discursive interacionism and on discursive genders. School Literacy Practices and their transformations are also reported here. It presents some curricular subjects to work with discursive genders from the first to the fourth grade in elementary schools. Key words: socio-discursive interacionism, discursive genders, literacy, elementary schools. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6453 |
url |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6453 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6453/3597 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Calidoscópio info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Calidoscópio |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Calidoscópio; Vol. 2 No. 2 (2004): July/December; 61-66 Calidoscópio; v. 2 n. 2 (2004): Julho/Dezembro; 61-66 2177-6202 reponame:Calidoscópio (Online) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:Unisinos |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
Unisinos |
institution |
Unisinos |
reponame_str |
Calidoscópio (Online) |
collection |
Calidoscópio (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br |
_version_ |
1792203886161821696 |