Formação de professores numa perspectiva plurilíngue para o acolhimento linguístico de estudantes migrantes / refugiados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cursino, Carla Alessandra
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Calidoscópio (Online)
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.182.09
Resumo: Este trabalho propõe uma reflexão sobre a importância da formação de professores em abordagens plurais visando o acolhimento linguístico de migrantes e refugiados. O ambiente escolar e os cursos de português como língua de acolhimento são marcados pelo monolinguismo ou pelo bilinguismo que privilegia apenas idiomas de prestígio. Assim, apresentamos as abordagens plurais como alternativas para o ensino numa perspectiva plurilíngue em oposição à tradição monolíngue vigente. Na sequência, analisamos duas iniciativas que se inscrevem sob a ótica do plurilinguismo – a cartilha “Alunos Imigrantes na Escola” e o projeto “Literatura de Refúgio”. Nossas análises mostram que o sucesso da aprendizagem de estudantes migrantes está relacionado à possibilidade de mobilizar suas línguas e culturas simultaneamente à aquisição do português como língua adicional e isso ocorre apenas quando docentes desenvolvem suas competências plurilíngues.Palavras-chave: plurilinguismo; abordagens plurais; ensino no contexto de migração e refúgio.
id Unisinos-3_884717d43e28d9a49c8e3042de8356b0
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/20289
network_acronym_str Unisinos-3
network_name_str Calidoscópio (Online)
repository_id_str
spelling Formação de professores numa perspectiva plurilíngue para o acolhimento linguístico de estudantes migrantes / refugiadosEste trabalho propõe uma reflexão sobre a importância da formação de professores em abordagens plurais visando o acolhimento linguístico de migrantes e refugiados. O ambiente escolar e os cursos de português como língua de acolhimento são marcados pelo monolinguismo ou pelo bilinguismo que privilegia apenas idiomas de prestígio. Assim, apresentamos as abordagens plurais como alternativas para o ensino numa perspectiva plurilíngue em oposição à tradição monolíngue vigente. Na sequência, analisamos duas iniciativas que se inscrevem sob a ótica do plurilinguismo – a cartilha “Alunos Imigrantes na Escola” e o projeto “Literatura de Refúgio”. Nossas análises mostram que o sucesso da aprendizagem de estudantes migrantes está relacionado à possibilidade de mobilizar suas línguas e culturas simultaneamente à aquisição do português como língua adicional e isso ocorre apenas quando docentes desenvolvem suas competências plurilíngues.Palavras-chave: plurilinguismo; abordagens plurais; ensino no contexto de migração e refúgio. Unisinos2020-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.182.0910.4013/cld.2020.182.09Calidoscópio; Vol. 18 No. 2 (2020): Maio/Agosto; 415-434Calidoscópio; v. 18 n. 2 (2020): Maio/Agosto; 415-4342177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.182.09/60747878Cursino, Carla Alessandrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-12T17:17:35Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/20289Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2021-03-12T17:17:35Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores numa perspectiva plurilíngue para o acolhimento linguístico de estudantes migrantes / refugiados
title Formação de professores numa perspectiva plurilíngue para o acolhimento linguístico de estudantes migrantes / refugiados
spellingShingle Formação de professores numa perspectiva plurilíngue para o acolhimento linguístico de estudantes migrantes / refugiados
Cursino, Carla Alessandra
title_short Formação de professores numa perspectiva plurilíngue para o acolhimento linguístico de estudantes migrantes / refugiados
title_full Formação de professores numa perspectiva plurilíngue para o acolhimento linguístico de estudantes migrantes / refugiados
title_fullStr Formação de professores numa perspectiva plurilíngue para o acolhimento linguístico de estudantes migrantes / refugiados
title_full_unstemmed Formação de professores numa perspectiva plurilíngue para o acolhimento linguístico de estudantes migrantes / refugiados
title_sort Formação de professores numa perspectiva plurilíngue para o acolhimento linguístico de estudantes migrantes / refugiados
author Cursino, Carla Alessandra
author_facet Cursino, Carla Alessandra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cursino, Carla Alessandra
description Este trabalho propõe uma reflexão sobre a importância da formação de professores em abordagens plurais visando o acolhimento linguístico de migrantes e refugiados. O ambiente escolar e os cursos de português como língua de acolhimento são marcados pelo monolinguismo ou pelo bilinguismo que privilegia apenas idiomas de prestígio. Assim, apresentamos as abordagens plurais como alternativas para o ensino numa perspectiva plurilíngue em oposição à tradição monolíngue vigente. Na sequência, analisamos duas iniciativas que se inscrevem sob a ótica do plurilinguismo – a cartilha “Alunos Imigrantes na Escola” e o projeto “Literatura de Refúgio”. Nossas análises mostram que o sucesso da aprendizagem de estudantes migrantes está relacionado à possibilidade de mobilizar suas línguas e culturas simultaneamente à aquisição do português como língua adicional e isso ocorre apenas quando docentes desenvolvem suas competências plurilíngues.Palavras-chave: plurilinguismo; abordagens plurais; ensino no contexto de migração e refúgio.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.182.09
10.4013/cld.2020.182.09
url https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.182.09
identifier_str_mv 10.4013/cld.2020.182.09
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.182.09/60747878
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Calidoscópio; Vol. 18 No. 2 (2020): Maio/Agosto; 415-434
Calidoscópio; v. 18 n. 2 (2020): Maio/Agosto; 415-434
2177-6202
reponame:Calidoscópio (Online)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Calidoscópio (Online)
collection Calidoscópio (Online)
repository.name.fl_str_mv Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br
_version_ 1792203887663382528