As colonialidades linguísticas na formação docente: experiências de discentes de Letras – Inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caiado da Costa Ferreira, Fernanda
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Augusto de Lima Bastos , Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Calidoscópio (Online)
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25095
Resumo: Neste artigo, discutimos as colonialidades linguísticas vivenciadas por discentes de Letras: Inglês ao longo de suas vidas e durante a graduação. Partimos do pensamento decolonial e da ideia de  que as línguas são invenções com efeitos reais para promover esta discussão considerando duas categorias: a língua portuguesa e o curso de Letras. O material empírico foi gerado em uma experiência de formação crítica de professoras/es e aqui discutimos interações de sala de aula e respostas de uma prova escrita com foco nas experiências pessoais relatadas pelas/os discentes. Em relação língua portuguesa, as/os discentes relatam situações que refletem a hierarquização de falantes que não dominam formas de prestígio, mesmo em ambientes informais e que desafiam o grafocentrismo, como o contexto familiar e digital. Já em relação ao curso de Letras, problematizamos as contradições em relação às perspectivas defendidas pelas/os docentes (que valorizam a pluralidade linguística) e a forma como as/os discentes são avaliados (de maneira monolíngue). Ao final, refletimos sobre as hierarquizações linguísticas e as contradições experienciadas pelas/os discentes. Palavras-chave: Pensamento decolonial; Formação de professoras/es; Língua/linguagem.
id Unisinos-3_8cc7d44915360d390d7190f640ac4744
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/25095
network_acronym_str Unisinos-3
network_name_str Calidoscópio (Online)
repository_id_str
spelling As colonialidades linguísticas na formação docente: experiências de discentes de Letras – InglêsThe colonialities of language in teacher education: experiences of Letras – Inglês undergraduate studentsPensamento decolonialFormação de professoras/esLíngua/linguagemNeste artigo, discutimos as colonialidades linguísticas vivenciadas por discentes de Letras: Inglês ao longo de suas vidas e durante a graduação. Partimos do pensamento decolonial e da ideia de  que as línguas são invenções com efeitos reais para promover esta discussão considerando duas categorias: a língua portuguesa e o curso de Letras. O material empírico foi gerado em uma experiência de formação crítica de professoras/es e aqui discutimos interações de sala de aula e respostas de uma prova escrita com foco nas experiências pessoais relatadas pelas/os discentes. Em relação língua portuguesa, as/os discentes relatam situações que refletem a hierarquização de falantes que não dominam formas de prestígio, mesmo em ambientes informais e que desafiam o grafocentrismo, como o contexto familiar e digital. Já em relação ao curso de Letras, problematizamos as contradições em relação às perspectivas defendidas pelas/os docentes (que valorizam a pluralidade linguística) e a forma como as/os discentes são avaliados (de maneira monolíngue). Ao final, refletimos sobre as hierarquizações linguísticas e as contradições experienciadas pelas/os discentes. Palavras-chave: Pensamento decolonial; Formação de professoras/es; Língua/linguagem.In this paper, we discuss the colonialities of language lived by undergraduate students of Letras: Inglês throughout their lives and during their course. We part from the decolonial thought and the idea that languages are inventions with real effects to promote this discussion considering two categories: the Portuguese language and the Letras course. The empirical material was generated in a critical language teacher education experience, and we use classroom interactions and answers from a written test with a focus on the students’ own lived experiences. In relation to the Portuguese language, the student’s excerpts reflect a hierarchization process of speakers that do not dominate prestigious forms of language, even in informal settings that challenge graphocentrism, such as the digital and family environments. As for the Letras course, we problematize the contradictions in relation to divergent perspectives of what is defended by professors (perspectives that value linguistic plurality) and how students are assessed (within the monolingual paradigm). At the end, we reflect upon the language hierarchies and the contradictories experienced by the students.Unisinos2023-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/2509510.4013/cld.2022.202.03Calidoscópio; Vol. 20 No. 2 (2022): Educação Linguística e de(s)colonialidades: caminhos e desafios praxiológicosCalidoscópio; v. 20 n. 2 (2022): Educação Linguística e de(s)colonialidades: caminhos e desafios praxiológicos2177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25095/60749573Copyright (c) 2022 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessCaiado da Costa Ferreira, FernandaAugusto de Lima Bastos , Pedro2023-06-30T16:17:08Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/25095Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2023-06-30T16:17:08Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv As colonialidades linguísticas na formação docente: experiências de discentes de Letras – Inglês
The colonialities of language in teacher education: experiences of Letras – Inglês undergraduate students
title As colonialidades linguísticas na formação docente: experiências de discentes de Letras – Inglês
spellingShingle As colonialidades linguísticas na formação docente: experiências de discentes de Letras – Inglês
Caiado da Costa Ferreira, Fernanda
Pensamento decolonial
Formação de professoras/es
Língua/linguagem
title_short As colonialidades linguísticas na formação docente: experiências de discentes de Letras – Inglês
title_full As colonialidades linguísticas na formação docente: experiências de discentes de Letras – Inglês
title_fullStr As colonialidades linguísticas na formação docente: experiências de discentes de Letras – Inglês
title_full_unstemmed As colonialidades linguísticas na formação docente: experiências de discentes de Letras – Inglês
title_sort As colonialidades linguísticas na formação docente: experiências de discentes de Letras – Inglês
author Caiado da Costa Ferreira, Fernanda
author_facet Caiado da Costa Ferreira, Fernanda
Augusto de Lima Bastos , Pedro
author_role author
author2 Augusto de Lima Bastos , Pedro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caiado da Costa Ferreira, Fernanda
Augusto de Lima Bastos , Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento decolonial
Formação de professoras/es
Língua/linguagem
topic Pensamento decolonial
Formação de professoras/es
Língua/linguagem
description Neste artigo, discutimos as colonialidades linguísticas vivenciadas por discentes de Letras: Inglês ao longo de suas vidas e durante a graduação. Partimos do pensamento decolonial e da ideia de  que as línguas são invenções com efeitos reais para promover esta discussão considerando duas categorias: a língua portuguesa e o curso de Letras. O material empírico foi gerado em uma experiência de formação crítica de professoras/es e aqui discutimos interações de sala de aula e respostas de uma prova escrita com foco nas experiências pessoais relatadas pelas/os discentes. Em relação língua portuguesa, as/os discentes relatam situações que refletem a hierarquização de falantes que não dominam formas de prestígio, mesmo em ambientes informais e que desafiam o grafocentrismo, como o contexto familiar e digital. Já em relação ao curso de Letras, problematizamos as contradições em relação às perspectivas defendidas pelas/os docentes (que valorizam a pluralidade linguística) e a forma como as/os discentes são avaliados (de maneira monolíngue). Ao final, refletimos sobre as hierarquizações linguísticas e as contradições experienciadas pelas/os discentes. Palavras-chave: Pensamento decolonial; Formação de professoras/es; Língua/linguagem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25095
10.4013/cld.2022.202.03
url https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25095
identifier_str_mv 10.4013/cld.2022.202.03
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25095/60749573
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Calidoscópio
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Calidoscópio
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Calidoscópio; Vol. 20 No. 2 (2022): Educação Linguística e de(s)colonialidades: caminhos e desafios praxiológicos
Calidoscópio; v. 20 n. 2 (2022): Educação Linguística e de(s)colonialidades: caminhos e desafios praxiológicos
2177-6202
reponame:Calidoscópio (Online)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Calidoscópio (Online)
collection Calidoscópio (Online)
repository.name.fl_str_mv Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br
_version_ 1792203884530237440