Fake news em tempos de pandemia: a urgência de novos multiletramentos na cultura digital
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Calidoscópio (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/22017 |
Resumo: | Na era da cultura digital (Santaella, 2003), os novos multiletramentos necessários para produzir significados são mais exigentes, pois alteram a relação de consumo, recepção e produção de linguagens e discursos. Este artigo tem o objetivo de analisar fake news (Bucci, 2019; Frias Filho, 2018; Santaella, 2018) produzidas no período da pandemia causada pela COVID-19 no Brasil. Para tanto, avaliam-se as estratégias linguísticas e imagéticas de apelo e convencimento, assim como o tratamento digital das fakes news que refletem uma narrativa transmídia (Jenkins, 2009), o que pressupõe a necessidade de letramentos críticos capazes de interligar pessoas, objetos midiáticos e estratégias de construção de significado (Lemke, 2010). Desse modo, realizou-se a seleção de cinco (5) fake news que circularam em diversas redes sociais, com diferentes configurações, e impulsionaram a desinformação em relação ao número de mortes por COVID-19, recortando-se, para análise, as fake news a partir do tema “caixões vazios” que se utilizaram de imagens estáticas (Rojo e Moura, 2019; Santaella e Nöth, 1998), acompanhadas ou não de texto verbal e verificadas em agências de checagem. Compreende-se, ao final desta pesquisa que, se há liberdade para acessar muitas informações e relacionar-se pelas redes com várias pessoas, as práticas de leitura precisam buscar a compreensão das multissemioses presentes nos textos em circulação, assim como compreender as relações estabelecidas nos meios de transmissão e produção de textos em contextos digitais. Palavras-chave: Novos Multiletramentos; Fake News; Imagem Estática. |
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Fake news em tempos de pandemia: a urgência de novos multiletramentos na cultura digitalNa era da cultura digital (Santaella, 2003), os novos multiletramentos necessários para produzir significados são mais exigentes, pois alteram a relação de consumo, recepção e produção de linguagens e discursos. Este artigo tem o objetivo de analisar fake news (Bucci, 2019; Frias Filho, 2018; Santaella, 2018) produzidas no período da pandemia causada pela COVID-19 no Brasil. Para tanto, avaliam-se as estratégias linguísticas e imagéticas de apelo e convencimento, assim como o tratamento digital das fakes news que refletem uma narrativa transmídia (Jenkins, 2009), o que pressupõe a necessidade de letramentos críticos capazes de interligar pessoas, objetos midiáticos e estratégias de construção de significado (Lemke, 2010). Desse modo, realizou-se a seleção de cinco (5) fake news que circularam em diversas redes sociais, com diferentes configurações, e impulsionaram a desinformação em relação ao número de mortes por COVID-19, recortando-se, para análise, as fake news a partir do tema “caixões vazios” que se utilizaram de imagens estáticas (Rojo e Moura, 2019; Santaella e Nöth, 1998), acompanhadas ou não de texto verbal e verificadas em agências de checagem. Compreende-se, ao final desta pesquisa que, se há liberdade para acessar muitas informações e relacionar-se pelas redes com várias pessoas, as práticas de leitura precisam buscar a compreensão das multissemioses presentes nos textos em circulação, assim como compreender as relações estabelecidas nos meios de transmissão e produção de textos em contextos digitais. Palavras-chave: Novos Multiletramentos; Fake News; Imagem Estática. Unisinos2021-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/2201710.4013/cld.2021.191.07Calidoscópio; Vol. 19 No. 1 (2021): Janeiro/Abril; 88-103Calidoscópio; v. 19 n. 1 (2021): Janeiro/Abril; 88-1032177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/22017/60748642Copyright (c) 2021 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira Andreatta, Elaine2021-07-23T22:01:21Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/22017Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2021-07-23T22:01:21Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
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