Sentidos de trabalho coletivo na formação continuada de professores/as de língua portuguesa: linguagem, interação e desenvolvimento profissional docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carnin, Anderson
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Matias, Joseane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Calidoscópio (Online)
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/26923
Resumo: Este artigo tem como objetivo principal analisar traços/pistas linguageiras de desenvolvimento profissional docente em verbalizações de uma professora de língua portuguesa a partir de sua participação em uma comunidade de desenvolvimento profissional. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa-ação que acompanhou essa professora de língua portuguesa ao longo de um percurso formativo de quatro anos (2018-2022), cujo mote principal foi, a partir do desenvolvimento de projetos didáticos de gênero, contribuir para a renovação do ensino de língua portuguesa e a reconfiguração de práticas docentes no contexto de uma rede municipal de ensino da região metropolitana de Porto Alegre (RS). Os dados que compõem o corpus da pesquisa, analisados principalmente à luz do Interacionismo Sociodiscursivo, enfocaram os tipos de discurso e os mecanismos de responsabilização enunciativa, a partir dos quais foi possível observar que a alternância de papéis vivenciada pela professora participante da pesquisa suscitou o debate interpretativo, a tomada de consciência e a (potencial) reconfiguração do agir docente, movimentos importantes para o desenvolvimento individual e, também, para a consolidação de uma comunidade de desenvolvimento profissional docente. Concluiu-se que o coletivo é um elemento potente para o desenvolvimento profissional docente, considerando que é na interação social que nos constituímos como indivíduos e podemos, também, (re)significar a dimensão profissional de nosso agir. Palavras-chave: formação continuada de professores de língua portuguesa; comunidades de desenvolvimento profissional docente; trabalho coletivo.  
id Unisinos-3_9db0478e224a9a4e92838fa3b465c111
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/26923
network_acronym_str Unisinos-3
network_name_str Calidoscópio (Online)
repository_id_str
spelling Sentidos de trabalho coletivo na formação continuada de professores/as de língua portuguesa: linguagem, interação e desenvolvimento profissional docenteEste artigo tem como objetivo principal analisar traços/pistas linguageiras de desenvolvimento profissional docente em verbalizações de uma professora de língua portuguesa a partir de sua participação em uma comunidade de desenvolvimento profissional. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa-ação que acompanhou essa professora de língua portuguesa ao longo de um percurso formativo de quatro anos (2018-2022), cujo mote principal foi, a partir do desenvolvimento de projetos didáticos de gênero, contribuir para a renovação do ensino de língua portuguesa e a reconfiguração de práticas docentes no contexto de uma rede municipal de ensino da região metropolitana de Porto Alegre (RS). Os dados que compõem o corpus da pesquisa, analisados principalmente à luz do Interacionismo Sociodiscursivo, enfocaram os tipos de discurso e os mecanismos de responsabilização enunciativa, a partir dos quais foi possível observar que a alternância de papéis vivenciada pela professora participante da pesquisa suscitou o debate interpretativo, a tomada de consciência e a (potencial) reconfiguração do agir docente, movimentos importantes para o desenvolvimento individual e, também, para a consolidação de uma comunidade de desenvolvimento profissional docente. Concluiu-se que o coletivo é um elemento potente para o desenvolvimento profissional docente, considerando que é na interação social que nos constituímos como indivíduos e podemos, também, (re)significar a dimensão profissional de nosso agir. Palavras-chave: formação continuada de professores de língua portuguesa; comunidades de desenvolvimento profissional docente; trabalho coletivo.  Unisinos2023-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/2692310.4013/cld.2023.213.10Calidoscópio; Vol. 21 No. 3 (2023): Volume Atemático (v. 21, n. 3 - 2023, set-dez); 596-615Calidoscópio; v. 21 n. 3 (2023): Volume Atemático (v. 21, n. 3 - 2023, set-dez); 596-6152177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/26923/60749710Copyright (c) 2023 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarnin, AndersonMatias, Joseane2023-09-27T15:19:40Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/26923Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2023-09-27T15:19:40Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Sentidos de trabalho coletivo na formação continuada de professores/as de língua portuguesa: linguagem, interação e desenvolvimento profissional docente
title Sentidos de trabalho coletivo na formação continuada de professores/as de língua portuguesa: linguagem, interação e desenvolvimento profissional docente
spellingShingle Sentidos de trabalho coletivo na formação continuada de professores/as de língua portuguesa: linguagem, interação e desenvolvimento profissional docente
Carnin, Anderson
title_short Sentidos de trabalho coletivo na formação continuada de professores/as de língua portuguesa: linguagem, interação e desenvolvimento profissional docente
title_full Sentidos de trabalho coletivo na formação continuada de professores/as de língua portuguesa: linguagem, interação e desenvolvimento profissional docente
title_fullStr Sentidos de trabalho coletivo na formação continuada de professores/as de língua portuguesa: linguagem, interação e desenvolvimento profissional docente
title_full_unstemmed Sentidos de trabalho coletivo na formação continuada de professores/as de língua portuguesa: linguagem, interação e desenvolvimento profissional docente
title_sort Sentidos de trabalho coletivo na formação continuada de professores/as de língua portuguesa: linguagem, interação e desenvolvimento profissional docente
author Carnin, Anderson
author_facet Carnin, Anderson
Matias, Joseane
author_role author
author2 Matias, Joseane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carnin, Anderson
Matias, Joseane
description Este artigo tem como objetivo principal analisar traços/pistas linguageiras de desenvolvimento profissional docente em verbalizações de uma professora de língua portuguesa a partir de sua participação em uma comunidade de desenvolvimento profissional. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa-ação que acompanhou essa professora de língua portuguesa ao longo de um percurso formativo de quatro anos (2018-2022), cujo mote principal foi, a partir do desenvolvimento de projetos didáticos de gênero, contribuir para a renovação do ensino de língua portuguesa e a reconfiguração de práticas docentes no contexto de uma rede municipal de ensino da região metropolitana de Porto Alegre (RS). Os dados que compõem o corpus da pesquisa, analisados principalmente à luz do Interacionismo Sociodiscursivo, enfocaram os tipos de discurso e os mecanismos de responsabilização enunciativa, a partir dos quais foi possível observar que a alternância de papéis vivenciada pela professora participante da pesquisa suscitou o debate interpretativo, a tomada de consciência e a (potencial) reconfiguração do agir docente, movimentos importantes para o desenvolvimento individual e, também, para a consolidação de uma comunidade de desenvolvimento profissional docente. Concluiu-se que o coletivo é um elemento potente para o desenvolvimento profissional docente, considerando que é na interação social que nos constituímos como indivíduos e podemos, também, (re)significar a dimensão profissional de nosso agir. Palavras-chave: formação continuada de professores de língua portuguesa; comunidades de desenvolvimento profissional docente; trabalho coletivo.  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/26923
10.4013/cld.2023.213.10
url https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/26923
identifier_str_mv 10.4013/cld.2023.213.10
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/26923/60749710
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Calidoscópio
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Calidoscópio
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Calidoscópio; Vol. 21 No. 3 (2023): Volume Atemático (v. 21, n. 3 - 2023, set-dez); 596-615
Calidoscópio; v. 21 n. 3 (2023): Volume Atemático (v. 21, n. 3 - 2023, set-dez); 596-615
2177-6202
reponame:Calidoscópio (Online)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Calidoscópio (Online)
collection Calidoscópio (Online)
repository.name.fl_str_mv Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br
_version_ 1792203884613074944