Sentidos de trabalho coletivo na formação continuada de professores/as de língua portuguesa: linguagem, interação e desenvolvimento profissional docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Calidoscópio (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/26923 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo principal analisar traços/pistas linguageiras de desenvolvimento profissional docente em verbalizações de uma professora de língua portuguesa a partir de sua participação em uma comunidade de desenvolvimento profissional. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa-ação que acompanhou essa professora de língua portuguesa ao longo de um percurso formativo de quatro anos (2018-2022), cujo mote principal foi, a partir do desenvolvimento de projetos didáticos de gênero, contribuir para a renovação do ensino de língua portuguesa e a reconfiguração de práticas docentes no contexto de uma rede municipal de ensino da região metropolitana de Porto Alegre (RS). Os dados que compõem o corpus da pesquisa, analisados principalmente à luz do Interacionismo Sociodiscursivo, enfocaram os tipos de discurso e os mecanismos de responsabilização enunciativa, a partir dos quais foi possível observar que a alternância de papéis vivenciada pela professora participante da pesquisa suscitou o debate interpretativo, a tomada de consciência e a (potencial) reconfiguração do agir docente, movimentos importantes para o desenvolvimento individual e, também, para a consolidação de uma comunidade de desenvolvimento profissional docente. Concluiu-se que o coletivo é um elemento potente para o desenvolvimento profissional docente, considerando que é na interação social que nos constituímos como indivíduos e podemos, também, (re)significar a dimensão profissional de nosso agir. Palavras-chave: formação continuada de professores de língua portuguesa; comunidades de desenvolvimento profissional docente; trabalho coletivo. |
id |
Unisinos-3_9db0478e224a9a4e92838fa3b465c111 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/26923 |
network_acronym_str |
Unisinos-3 |
network_name_str |
Calidoscópio (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sentidos de trabalho coletivo na formação continuada de professores/as de língua portuguesa: linguagem, interação e desenvolvimento profissional docenteEste artigo tem como objetivo principal analisar traços/pistas linguageiras de desenvolvimento profissional docente em verbalizações de uma professora de língua portuguesa a partir de sua participação em uma comunidade de desenvolvimento profissional. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa-ação que acompanhou essa professora de língua portuguesa ao longo de um percurso formativo de quatro anos (2018-2022), cujo mote principal foi, a partir do desenvolvimento de projetos didáticos de gênero, contribuir para a renovação do ensino de língua portuguesa e a reconfiguração de práticas docentes no contexto de uma rede municipal de ensino da região metropolitana de Porto Alegre (RS). Os dados que compõem o corpus da pesquisa, analisados principalmente à luz do Interacionismo Sociodiscursivo, enfocaram os tipos de discurso e os mecanismos de responsabilização enunciativa, a partir dos quais foi possível observar que a alternância de papéis vivenciada pela professora participante da pesquisa suscitou o debate interpretativo, a tomada de consciência e a (potencial) reconfiguração do agir docente, movimentos importantes para o desenvolvimento individual e, também, para a consolidação de uma comunidade de desenvolvimento profissional docente. Concluiu-se que o coletivo é um elemento potente para o desenvolvimento profissional docente, considerando que é na interação social que nos constituímos como indivíduos e podemos, também, (re)significar a dimensão profissional de nosso agir. Palavras-chave: formação continuada de professores de língua portuguesa; comunidades de desenvolvimento profissional docente; trabalho coletivo. Unisinos2023-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/2692310.4013/cld.2023.213.10Calidoscópio; Vol. 21 No. 3 (2023): Volume Atemático (v. 21, n. 3 - 2023, set-dez); 596-615Calidoscópio; v. 21 n. 3 (2023): Volume Atemático (v. 21, n. 3 - 2023, set-dez); 596-6152177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/26923/60749710Copyright (c) 2023 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarnin, AndersonMatias, Joseane2023-09-27T15:19:40Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/26923Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2023-09-27T15:19:40Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sentidos de trabalho coletivo na formação continuada de professores/as de língua portuguesa: linguagem, interação e desenvolvimento profissional docente |
title |
Sentidos de trabalho coletivo na formação continuada de professores/as de língua portuguesa: linguagem, interação e desenvolvimento profissional docente |
spellingShingle |
Sentidos de trabalho coletivo na formação continuada de professores/as de língua portuguesa: linguagem, interação e desenvolvimento profissional docente Carnin, Anderson |
title_short |
Sentidos de trabalho coletivo na formação continuada de professores/as de língua portuguesa: linguagem, interação e desenvolvimento profissional docente |
title_full |
Sentidos de trabalho coletivo na formação continuada de professores/as de língua portuguesa: linguagem, interação e desenvolvimento profissional docente |
title_fullStr |
Sentidos de trabalho coletivo na formação continuada de professores/as de língua portuguesa: linguagem, interação e desenvolvimento profissional docente |
title_full_unstemmed |
Sentidos de trabalho coletivo na formação continuada de professores/as de língua portuguesa: linguagem, interação e desenvolvimento profissional docente |
title_sort |
Sentidos de trabalho coletivo na formação continuada de professores/as de língua portuguesa: linguagem, interação e desenvolvimento profissional docente |
author |
Carnin, Anderson |
author_facet |
Carnin, Anderson Matias, Joseane |
author_role |
author |
author2 |
Matias, Joseane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carnin, Anderson Matias, Joseane |
description |
Este artigo tem como objetivo principal analisar traços/pistas linguageiras de desenvolvimento profissional docente em verbalizações de uma professora de língua portuguesa a partir de sua participação em uma comunidade de desenvolvimento profissional. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa-ação que acompanhou essa professora de língua portuguesa ao longo de um percurso formativo de quatro anos (2018-2022), cujo mote principal foi, a partir do desenvolvimento de projetos didáticos de gênero, contribuir para a renovação do ensino de língua portuguesa e a reconfiguração de práticas docentes no contexto de uma rede municipal de ensino da região metropolitana de Porto Alegre (RS). Os dados que compõem o corpus da pesquisa, analisados principalmente à luz do Interacionismo Sociodiscursivo, enfocaram os tipos de discurso e os mecanismos de responsabilização enunciativa, a partir dos quais foi possível observar que a alternância de papéis vivenciada pela professora participante da pesquisa suscitou o debate interpretativo, a tomada de consciência e a (potencial) reconfiguração do agir docente, movimentos importantes para o desenvolvimento individual e, também, para a consolidação de uma comunidade de desenvolvimento profissional docente. Concluiu-se que o coletivo é um elemento potente para o desenvolvimento profissional docente, considerando que é na interação social que nos constituímos como indivíduos e podemos, também, (re)significar a dimensão profissional de nosso agir. Palavras-chave: formação continuada de professores de língua portuguesa; comunidades de desenvolvimento profissional docente; trabalho coletivo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/26923 10.4013/cld.2023.213.10 |
url |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/26923 |
identifier_str_mv |
10.4013/cld.2023.213.10 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/26923/60749710 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Calidoscópio info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Calidoscópio |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Calidoscópio; Vol. 21 No. 3 (2023): Volume Atemático (v. 21, n. 3 - 2023, set-dez); 596-615 Calidoscópio; v. 21 n. 3 (2023): Volume Atemático (v. 21, n. 3 - 2023, set-dez); 596-615 2177-6202 reponame:Calidoscópio (Online) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:Unisinos |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
Unisinos |
institution |
Unisinos |
reponame_str |
Calidoscópio (Online) |
collection |
Calidoscópio (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br |
_version_ |
1792203884613074944 |