A engenharia didática e o ensino do gênero debate eleitoral nos anos finais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Calidoscópio (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.181.05 |
Resumo: | Objetivamos apresentar algumas considerações sobre um caso específico de ensino do gênero debate eleitoral a alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, expondo os procedimentos, as atividades, as ações docentes, as potencialidades e fragilidades das implementações e inovações, colaborando, assim, com as discussões sobre a Engenharia Didática, bem como com aquelas concernentes ao ensino de gêneros orais. Para isso, recorremos, teórico-metodologicamente, aos estudos do Interacionismo Sociodiscursivo, da Didática das Línguas Genebrina e dos Letramentos Sociais. As análises nos revelam que a Engenharia Didática mostrou-se eficaz quanto à elaboração de dispositivos didáticos para o desenvolvimento do aluno e do professor.Palavras-Chave: Engenharia Didática; debate eleitoral; gêneros orais. |
id |
Unisinos-3_b262653f440a272349a8752bec29a4d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/18852 |
network_acronym_str |
Unisinos-3 |
network_name_str |
Calidoscópio (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A engenharia didática e o ensino do gênero debate eleitoral nos anos finais do ensino fundamentalObjetivamos apresentar algumas considerações sobre um caso específico de ensino do gênero debate eleitoral a alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, expondo os procedimentos, as atividades, as ações docentes, as potencialidades e fragilidades das implementações e inovações, colaborando, assim, com as discussões sobre a Engenharia Didática, bem como com aquelas concernentes ao ensino de gêneros orais. Para isso, recorremos, teórico-metodologicamente, aos estudos do Interacionismo Sociodiscursivo, da Didática das Línguas Genebrina e dos Letramentos Sociais. As análises nos revelam que a Engenharia Didática mostrou-se eficaz quanto à elaboração de dispositivos didáticos para o desenvolvimento do aluno e do professor.Palavras-Chave: Engenharia Didática; debate eleitoral; gêneros orais. Unisinos2020-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.181.0510.4013/cld.2020.181.05Calidoscópio; Vol. 18 No. 1 (2020): Janeiro/Abril; 87-103Calidoscópio; v. 18 n. 1 (2020): Janeiro/Abril; 87-1032177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.181.05/60747679Jacob, Ana ElisaBueno, Luziainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-27T17:47:02Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/18852Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2020-11-27T17:47:02Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A engenharia didática e o ensino do gênero debate eleitoral nos anos finais do ensino fundamental |
title |
A engenharia didática e o ensino do gênero debate eleitoral nos anos finais do ensino fundamental |
spellingShingle |
A engenharia didática e o ensino do gênero debate eleitoral nos anos finais do ensino fundamental Jacob, Ana Elisa |
title_short |
A engenharia didática e o ensino do gênero debate eleitoral nos anos finais do ensino fundamental |
title_full |
A engenharia didática e o ensino do gênero debate eleitoral nos anos finais do ensino fundamental |
title_fullStr |
A engenharia didática e o ensino do gênero debate eleitoral nos anos finais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A engenharia didática e o ensino do gênero debate eleitoral nos anos finais do ensino fundamental |
title_sort |
A engenharia didática e o ensino do gênero debate eleitoral nos anos finais do ensino fundamental |
author |
Jacob, Ana Elisa |
author_facet |
Jacob, Ana Elisa Bueno, Luzia |
author_role |
author |
author2 |
Bueno, Luzia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jacob, Ana Elisa Bueno, Luzia |
description |
Objetivamos apresentar algumas considerações sobre um caso específico de ensino do gênero debate eleitoral a alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, expondo os procedimentos, as atividades, as ações docentes, as potencialidades e fragilidades das implementações e inovações, colaborando, assim, com as discussões sobre a Engenharia Didática, bem como com aquelas concernentes ao ensino de gêneros orais. Para isso, recorremos, teórico-metodologicamente, aos estudos do Interacionismo Sociodiscursivo, da Didática das Línguas Genebrina e dos Letramentos Sociais. As análises nos revelam que a Engenharia Didática mostrou-se eficaz quanto à elaboração de dispositivos didáticos para o desenvolvimento do aluno e do professor.Palavras-Chave: Engenharia Didática; debate eleitoral; gêneros orais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.181.05 10.4013/cld.2020.181.05 |
url |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.181.05 |
identifier_str_mv |
10.4013/cld.2020.181.05 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.181.05/60747679 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Calidoscópio; Vol. 18 No. 1 (2020): Janeiro/Abril; 87-103 Calidoscópio; v. 18 n. 1 (2020): Janeiro/Abril; 87-103 2177-6202 reponame:Calidoscópio (Online) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:Unisinos |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
Unisinos |
institution |
Unisinos |
reponame_str |
Calidoscópio (Online) |
collection |
Calidoscópio (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br |
_version_ |
1792203887334129665 |