A engenharia didática e o ensino do gênero debate eleitoral nos anos finais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacob, Ana Elisa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bueno, Luzia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Calidoscópio (Online)
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.181.05
Resumo: Objetivamos apresentar algumas considerações sobre um caso específico de ensino do gênero debate eleitoral a alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, expondo os procedimentos, as atividades, as ações docentes, as potencialidades e fragilidades das implementações e inovações, colaborando, assim, com as discussões sobre a Engenharia Didática, bem como com aquelas concernentes ao ensino de gêneros orais. Para isso, recorremos, teórico-metodologicamente, aos estudos do Interacionismo Sociodiscursivo, da Didática das Línguas Genebrina e dos Letramentos Sociais. As análises nos revelam que a Engenharia Didática mostrou-se eficaz quanto à elaboração de dispositivos didáticos para o desenvolvimento do aluno e do professor.Palavras-Chave: Engenharia Didática; debate eleitoral; gêneros orais. 
id Unisinos-3_b262653f440a272349a8752bec29a4d6
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/18852
network_acronym_str Unisinos-3
network_name_str Calidoscópio (Online)
repository_id_str
spelling A engenharia didática e o ensino do gênero debate eleitoral nos anos finais do ensino fundamentalObjetivamos apresentar algumas considerações sobre um caso específico de ensino do gênero debate eleitoral a alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, expondo os procedimentos, as atividades, as ações docentes, as potencialidades e fragilidades das implementações e inovações, colaborando, assim, com as discussões sobre a Engenharia Didática, bem como com aquelas concernentes ao ensino de gêneros orais. Para isso, recorremos, teórico-metodologicamente, aos estudos do Interacionismo Sociodiscursivo, da Didática das Línguas Genebrina e dos Letramentos Sociais. As análises nos revelam que a Engenharia Didática mostrou-se eficaz quanto à elaboração de dispositivos didáticos para o desenvolvimento do aluno e do professor.Palavras-Chave: Engenharia Didática; debate eleitoral; gêneros orais. Unisinos2020-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.181.0510.4013/cld.2020.181.05Calidoscópio; Vol. 18 No. 1 (2020): Janeiro/Abril; 87-103Calidoscópio; v. 18 n. 1 (2020): Janeiro/Abril; 87-1032177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.181.05/60747679Jacob, Ana ElisaBueno, Luziainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-27T17:47:02Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/18852Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2020-11-27T17:47:02Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv A engenharia didática e o ensino do gênero debate eleitoral nos anos finais do ensino fundamental
title A engenharia didática e o ensino do gênero debate eleitoral nos anos finais do ensino fundamental
spellingShingle A engenharia didática e o ensino do gênero debate eleitoral nos anos finais do ensino fundamental
Jacob, Ana Elisa
title_short A engenharia didática e o ensino do gênero debate eleitoral nos anos finais do ensino fundamental
title_full A engenharia didática e o ensino do gênero debate eleitoral nos anos finais do ensino fundamental
title_fullStr A engenharia didática e o ensino do gênero debate eleitoral nos anos finais do ensino fundamental
title_full_unstemmed A engenharia didática e o ensino do gênero debate eleitoral nos anos finais do ensino fundamental
title_sort A engenharia didática e o ensino do gênero debate eleitoral nos anos finais do ensino fundamental
author Jacob, Ana Elisa
author_facet Jacob, Ana Elisa
Bueno, Luzia
author_role author
author2 Bueno, Luzia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacob, Ana Elisa
Bueno, Luzia
description Objetivamos apresentar algumas considerações sobre um caso específico de ensino do gênero debate eleitoral a alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, expondo os procedimentos, as atividades, as ações docentes, as potencialidades e fragilidades das implementações e inovações, colaborando, assim, com as discussões sobre a Engenharia Didática, bem como com aquelas concernentes ao ensino de gêneros orais. Para isso, recorremos, teórico-metodologicamente, aos estudos do Interacionismo Sociodiscursivo, da Didática das Línguas Genebrina e dos Letramentos Sociais. As análises nos revelam que a Engenharia Didática mostrou-se eficaz quanto à elaboração de dispositivos didáticos para o desenvolvimento do aluno e do professor.Palavras-Chave: Engenharia Didática; debate eleitoral; gêneros orais. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.181.05
10.4013/cld.2020.181.05
url https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.181.05
identifier_str_mv 10.4013/cld.2020.181.05
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.181.05/60747679
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Calidoscópio; Vol. 18 No. 1 (2020): Janeiro/Abril; 87-103
Calidoscópio; v. 18 n. 1 (2020): Janeiro/Abril; 87-103
2177-6202
reponame:Calidoscópio (Online)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Calidoscópio (Online)
collection Calidoscópio (Online)
repository.name.fl_str_mv Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br
_version_ 1792203887334129665