O letramento acadêmico e a formação inicial de professor do Curso de Letras: um estudo documental com foco nas abordagens de escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capelin, Pamela Tais Clein
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Costa-Hübes, Terezinha da Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Calidoscópio (Online)
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25816
Resumo:  Este artigo se volta para o tema do letramento acadêmico, com o objetivo de refletir sobre as abordagens de escrita que subjazem ao Projeto Político Pedagógico (PPP) e aos Planos de Ensino das disciplinas da área de Língua Portuguesa do Curso de Letras da Unioeste – Campus de Cascavel/PR, estabelecendo relações com as abordagens de escrita elencadas por Lea e Street (2014). As reflexões são oriundas de uma pesquisa de mestrado (Capelin, 2022) desenvolvida por meio de análise documental voltada para o PPP e para os Planos de Ensino do referido Curso. Os resultados demonstram que, de modo geral, as três abordagens com foco na escrita – habilidades de estudo, socialização acadêmica e letramentos acadêmicos (Lea e Street, 2014) – subjazem, ainda que de maneira implícita, ao PPP e aos Planos de Ensino do Curso de Letras da instituição investigada, todavia, a que predomina, na maioria dos Planos de Ensino é a abordagem com foco nas habilidades de estudo (Lea e Street, 2014). Palavras-chave: Formação Inicial de Professores; Letramento Acadêmico; Abordagens de Escrita.
id Unisinos-3_b60347e149c5f9d4aa5c1afc5388124a
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/25816
network_acronym_str Unisinos-3
network_name_str Calidoscópio (Online)
repository_id_str
spelling O letramento acadêmico e a formação inicial de professor do Curso de Letras: um estudo documental com foco nas abordagens de escrita Este artigo se volta para o tema do letramento acadêmico, com o objetivo de refletir sobre as abordagens de escrita que subjazem ao Projeto Político Pedagógico (PPP) e aos Planos de Ensino das disciplinas da área de Língua Portuguesa do Curso de Letras da Unioeste – Campus de Cascavel/PR, estabelecendo relações com as abordagens de escrita elencadas por Lea e Street (2014). As reflexões são oriundas de uma pesquisa de mestrado (Capelin, 2022) desenvolvida por meio de análise documental voltada para o PPP e para os Planos de Ensino do referido Curso. Os resultados demonstram que, de modo geral, as três abordagens com foco na escrita – habilidades de estudo, socialização acadêmica e letramentos acadêmicos (Lea e Street, 2014) – subjazem, ainda que de maneira implícita, ao PPP e aos Planos de Ensino do Curso de Letras da instituição investigada, todavia, a que predomina, na maioria dos Planos de Ensino é a abordagem com foco nas habilidades de estudo (Lea e Street, 2014). Palavras-chave: Formação Inicial de Professores; Letramento Acadêmico; Abordagens de Escrita.This article is focused on academic literacy theme, aiming to reflect about the writing approaches which underlie the Political Pedagogical Project (PPP) and the Teaching Plans of the subjects in the Portuguese Language area of the Languages Course at Unioeste – Cascavel/PR Campus, establishing relationships with the writing approaches listed by Lea and Street (2014). The reflections are based on a master thesis research (Capelin, 2022) developed from a documental analysis focused on the PPP and the Teaching Plans of the aforementioned Course. The results demonstrate that, in general, the three approaches with writing focus – study abilities, academic socialization and academic literacy (Lea; Street, 2014) - underlie, although implicitly, the PPP and the Course Teaching Plans of Languages of the investigated institution, however, the one that predominates in most Teaching Plans is the approach focused on study abilities (Lea; Street, 2014).Unisinos2023-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/2581610.4013/cld.2023.212.02Calidoscópio; Vol. 21 No. 2 (2023): Volume Atemático (v. 21, n. 2 - 2023, mai-ago); 252-268Calidoscópio; v. 21 n. 2 (2023): Volume Atemático (v. 21, n. 2 - 2023, mai-ago); 252-2682177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25816/60749619Copyright (c) 2023 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessCapelin, Pamela Tais CleinCosta-Hübes, Terezinha da Conceição2023-07-24T20:43:31Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/25816Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2023-07-24T20:43:31Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv O letramento acadêmico e a formação inicial de professor do Curso de Letras: um estudo documental com foco nas abordagens de escrita
title O letramento acadêmico e a formação inicial de professor do Curso de Letras: um estudo documental com foco nas abordagens de escrita
spellingShingle O letramento acadêmico e a formação inicial de professor do Curso de Letras: um estudo documental com foco nas abordagens de escrita
Capelin, Pamela Tais Clein
title_short O letramento acadêmico e a formação inicial de professor do Curso de Letras: um estudo documental com foco nas abordagens de escrita
title_full O letramento acadêmico e a formação inicial de professor do Curso de Letras: um estudo documental com foco nas abordagens de escrita
title_fullStr O letramento acadêmico e a formação inicial de professor do Curso de Letras: um estudo documental com foco nas abordagens de escrita
title_full_unstemmed O letramento acadêmico e a formação inicial de professor do Curso de Letras: um estudo documental com foco nas abordagens de escrita
title_sort O letramento acadêmico e a formação inicial de professor do Curso de Letras: um estudo documental com foco nas abordagens de escrita
author Capelin, Pamela Tais Clein
author_facet Capelin, Pamela Tais Clein
Costa-Hübes, Terezinha da Conceição
author_role author
author2 Costa-Hübes, Terezinha da Conceição
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Capelin, Pamela Tais Clein
Costa-Hübes, Terezinha da Conceição
description  Este artigo se volta para o tema do letramento acadêmico, com o objetivo de refletir sobre as abordagens de escrita que subjazem ao Projeto Político Pedagógico (PPP) e aos Planos de Ensino das disciplinas da área de Língua Portuguesa do Curso de Letras da Unioeste – Campus de Cascavel/PR, estabelecendo relações com as abordagens de escrita elencadas por Lea e Street (2014). As reflexões são oriundas de uma pesquisa de mestrado (Capelin, 2022) desenvolvida por meio de análise documental voltada para o PPP e para os Planos de Ensino do referido Curso. Os resultados demonstram que, de modo geral, as três abordagens com foco na escrita – habilidades de estudo, socialização acadêmica e letramentos acadêmicos (Lea e Street, 2014) – subjazem, ainda que de maneira implícita, ao PPP e aos Planos de Ensino do Curso de Letras da instituição investigada, todavia, a que predomina, na maioria dos Planos de Ensino é a abordagem com foco nas habilidades de estudo (Lea e Street, 2014). Palavras-chave: Formação Inicial de Professores; Letramento Acadêmico; Abordagens de Escrita.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25816
10.4013/cld.2023.212.02
url https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25816
identifier_str_mv 10.4013/cld.2023.212.02
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25816/60749619
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Calidoscópio
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Calidoscópio
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Calidoscópio; Vol. 21 No. 2 (2023): Volume Atemático (v. 21, n. 2 - 2023, mai-ago); 252-268
Calidoscópio; v. 21 n. 2 (2023): Volume Atemático (v. 21, n. 2 - 2023, mai-ago); 252-268
2177-6202
reponame:Calidoscópio (Online)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Calidoscópio (Online)
collection Calidoscópio (Online)
repository.name.fl_str_mv Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br
_version_ 1792203884595249153