O letramento acadêmico e a formação inicial de professor do Curso de Letras: um estudo documental com foco nas abordagens de escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Calidoscópio (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25816 |
Resumo: | Este artigo se volta para o tema do letramento acadêmico, com o objetivo de refletir sobre as abordagens de escrita que subjazem ao Projeto Político Pedagógico (PPP) e aos Planos de Ensino das disciplinas da área de Língua Portuguesa do Curso de Letras da Unioeste – Campus de Cascavel/PR, estabelecendo relações com as abordagens de escrita elencadas por Lea e Street (2014). As reflexões são oriundas de uma pesquisa de mestrado (Capelin, 2022) desenvolvida por meio de análise documental voltada para o PPP e para os Planos de Ensino do referido Curso. Os resultados demonstram que, de modo geral, as três abordagens com foco na escrita – habilidades de estudo, socialização acadêmica e letramentos acadêmicos (Lea e Street, 2014) – subjazem, ainda que de maneira implícita, ao PPP e aos Planos de Ensino do Curso de Letras da instituição investigada, todavia, a que predomina, na maioria dos Planos de Ensino é a abordagem com foco nas habilidades de estudo (Lea e Street, 2014). Palavras-chave: Formação Inicial de Professores; Letramento Acadêmico; Abordagens de Escrita. |
id |
Unisinos-3_b60347e149c5f9d4aa5c1afc5388124a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/25816 |
network_acronym_str |
Unisinos-3 |
network_name_str |
Calidoscópio (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O letramento acadêmico e a formação inicial de professor do Curso de Letras: um estudo documental com foco nas abordagens de escrita Este artigo se volta para o tema do letramento acadêmico, com o objetivo de refletir sobre as abordagens de escrita que subjazem ao Projeto Político Pedagógico (PPP) e aos Planos de Ensino das disciplinas da área de Língua Portuguesa do Curso de Letras da Unioeste – Campus de Cascavel/PR, estabelecendo relações com as abordagens de escrita elencadas por Lea e Street (2014). As reflexões são oriundas de uma pesquisa de mestrado (Capelin, 2022) desenvolvida por meio de análise documental voltada para o PPP e para os Planos de Ensino do referido Curso. Os resultados demonstram que, de modo geral, as três abordagens com foco na escrita – habilidades de estudo, socialização acadêmica e letramentos acadêmicos (Lea e Street, 2014) – subjazem, ainda que de maneira implícita, ao PPP e aos Planos de Ensino do Curso de Letras da instituição investigada, todavia, a que predomina, na maioria dos Planos de Ensino é a abordagem com foco nas habilidades de estudo (Lea e Street, 2014). Palavras-chave: Formação Inicial de Professores; Letramento Acadêmico; Abordagens de Escrita.This article is focused on academic literacy theme, aiming to reflect about the writing approaches which underlie the Political Pedagogical Project (PPP) and the Teaching Plans of the subjects in the Portuguese Language area of the Languages Course at Unioeste – Cascavel/PR Campus, establishing relationships with the writing approaches listed by Lea and Street (2014). The reflections are based on a master thesis research (Capelin, 2022) developed from a documental analysis focused on the PPP and the Teaching Plans of the aforementioned Course. The results demonstrate that, in general, the three approaches with writing focus – study abilities, academic socialization and academic literacy (Lea; Street, 2014) - underlie, although implicitly, the PPP and the Course Teaching Plans of Languages of the investigated institution, however, the one that predominates in most Teaching Plans is the approach focused on study abilities (Lea; Street, 2014).Unisinos2023-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/2581610.4013/cld.2023.212.02Calidoscópio; Vol. 21 No. 2 (2023): Volume Atemático (v. 21, n. 2 - 2023, mai-ago); 252-268Calidoscópio; v. 21 n. 2 (2023): Volume Atemático (v. 21, n. 2 - 2023, mai-ago); 252-2682177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25816/60749619Copyright (c) 2023 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessCapelin, Pamela Tais CleinCosta-Hübes, Terezinha da Conceição2023-07-24T20:43:31Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/25816Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2023-07-24T20:43:31Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O letramento acadêmico e a formação inicial de professor do Curso de Letras: um estudo documental com foco nas abordagens de escrita |
title |
O letramento acadêmico e a formação inicial de professor do Curso de Letras: um estudo documental com foco nas abordagens de escrita |
spellingShingle |
O letramento acadêmico e a formação inicial de professor do Curso de Letras: um estudo documental com foco nas abordagens de escrita Capelin, Pamela Tais Clein |
title_short |
O letramento acadêmico e a formação inicial de professor do Curso de Letras: um estudo documental com foco nas abordagens de escrita |
title_full |
O letramento acadêmico e a formação inicial de professor do Curso de Letras: um estudo documental com foco nas abordagens de escrita |
title_fullStr |
O letramento acadêmico e a formação inicial de professor do Curso de Letras: um estudo documental com foco nas abordagens de escrita |
title_full_unstemmed |
O letramento acadêmico e a formação inicial de professor do Curso de Letras: um estudo documental com foco nas abordagens de escrita |
title_sort |
O letramento acadêmico e a formação inicial de professor do Curso de Letras: um estudo documental com foco nas abordagens de escrita |
author |
Capelin, Pamela Tais Clein |
author_facet |
Capelin, Pamela Tais Clein Costa-Hübes, Terezinha da Conceição |
author_role |
author |
author2 |
Costa-Hübes, Terezinha da Conceição |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Capelin, Pamela Tais Clein Costa-Hübes, Terezinha da Conceição |
description |
Este artigo se volta para o tema do letramento acadêmico, com o objetivo de refletir sobre as abordagens de escrita que subjazem ao Projeto Político Pedagógico (PPP) e aos Planos de Ensino das disciplinas da área de Língua Portuguesa do Curso de Letras da Unioeste – Campus de Cascavel/PR, estabelecendo relações com as abordagens de escrita elencadas por Lea e Street (2014). As reflexões são oriundas de uma pesquisa de mestrado (Capelin, 2022) desenvolvida por meio de análise documental voltada para o PPP e para os Planos de Ensino do referido Curso. Os resultados demonstram que, de modo geral, as três abordagens com foco na escrita – habilidades de estudo, socialização acadêmica e letramentos acadêmicos (Lea e Street, 2014) – subjazem, ainda que de maneira implícita, ao PPP e aos Planos de Ensino do Curso de Letras da instituição investigada, todavia, a que predomina, na maioria dos Planos de Ensino é a abordagem com foco nas habilidades de estudo (Lea e Street, 2014). Palavras-chave: Formação Inicial de Professores; Letramento Acadêmico; Abordagens de Escrita. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25816 10.4013/cld.2023.212.02 |
url |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25816 |
identifier_str_mv |
10.4013/cld.2023.212.02 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25816/60749619 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Calidoscópio info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Calidoscópio |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Calidoscópio; Vol. 21 No. 2 (2023): Volume Atemático (v. 21, n. 2 - 2023, mai-ago); 252-268 Calidoscópio; v. 21 n. 2 (2023): Volume Atemático (v. 21, n. 2 - 2023, mai-ago); 252-268 2177-6202 reponame:Calidoscópio (Online) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:Unisinos |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
Unisinos |
institution |
Unisinos |
reponame_str |
Calidoscópio (Online) |
collection |
Calidoscópio (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br |
_version_ |
1792203884595249153 |