O parecer escolar descritivo sob um olhar enunciativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malcorra, Bárbara Luzia Covatti
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Dentee de Mello, Vera Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Calidoscópio (Online)
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.151.08
Resumo: Este artigo propõe-se a analisar, amparado na Teoria da Enunciação de Émile Benveniste, os efeitos de sentido decorrentes da sintagmatização empreendida pelo locutor em pareceres descritivos do ensino fundamental, com foco, mais especificamente, no sujeito que advém dos discursos dos professores e no “tu” instaurado pelo locutor no momento da enunciação. O corpus da pesquisa consiste em um parecer descritivo sobre um aluno do ensino fundamental, coletado em uma escola da rede municipal de ensino, localizada na cidade de Novo Hamburgo, região metropolitana de Porto Alegre (RS). O processo metodológico consiste na análise (a) do ato individual em que estão implicados o locutor e o alocutário; (b) da situação em que se realiza o ato enunciativo, na qual se constitui a referência construída no discurso e (c) dos instrumentos de realização desse ato, que são os índices específicos e os procedimentos acessórios. Constata-se, a partir da análise dos dados, que as sintagmatizações empreendidas pelo locutor-professor permitem que se apreenda a referência construída no discurso e, sobretudo, o caráter único e singular da enunciação.Palavras-chave: enunciação, sintagmatização-semantização, parecer descritivo.
id Unisinos-3_b62b372daa766ae53e7ed55063a75cdb
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/11369
network_acronym_str Unisinos-3
network_name_str Calidoscópio (Online)
repository_id_str
spelling O parecer escolar descritivo sob um olhar enunciativoThe descriptive assessment of a student seen from the enunciation perspectiveEste artigo propõe-se a analisar, amparado na Teoria da Enunciação de Émile Benveniste, os efeitos de sentido decorrentes da sintagmatização empreendida pelo locutor em pareceres descritivos do ensino fundamental, com foco, mais especificamente, no sujeito que advém dos discursos dos professores e no “tu” instaurado pelo locutor no momento da enunciação. O corpus da pesquisa consiste em um parecer descritivo sobre um aluno do ensino fundamental, coletado em uma escola da rede municipal de ensino, localizada na cidade de Novo Hamburgo, região metropolitana de Porto Alegre (RS). O processo metodológico consiste na análise (a) do ato individual em que estão implicados o locutor e o alocutário; (b) da situação em que se realiza o ato enunciativo, na qual se constitui a referência construída no discurso e (c) dos instrumentos de realização desse ato, que são os índices específicos e os procedimentos acessórios. Constata-se, a partir da análise dos dados, que as sintagmatizações empreendidas pelo locutor-professor permitem que se apreenda a referência construída no discurso e, sobretudo, o caráter único e singular da enunciação.Palavras-chave: enunciação, sintagmatização-semantização, parecer descritivo.Based on Benveniste’s theory of enunciation, this article analyzes the effects of meaning resulting from the syntagmatic linearization performed by the speaker in elementary school descriptive assessments. We focused specifically on the subject arising from teachers’ speeches and on the “you” established by the speaker at the time of enunciation. Our corpus is composed of a student’s descriptive assessment collected at an elementary school in the city of Novo Hamburgo, Brazil. We analyzed (a) the individual act in which the speaker and the listener are implicated; (b) the situation where the act of enunciation takes place, which constitutes the reference built in speech; and (c) the instruments for carrying out this act, that is, the specific indexes and accessory procedures. Results suggest that the syntagmatic linearizations performed by the teacher-speaker allow for the listener to seize the reference built in speech, particularly the unique and singular character of enunciation.Keywords: enunciation, syntagmatic linearization-semantization, descriptive assessment.Unisinos2017-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.151.08Calidoscópio; Vol. 15 No. 1 (2017): January/April; 94-105Calidoscópio; v. 15 n. 1 (2017): janeiro/abril; 94-1052177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.151.08/5997Malcorra, Bárbara Luzia CovattiDentee de Mello, Vera Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-16T19:14:20Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/11369Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2017-06-16T19:14:20Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv O parecer escolar descritivo sob um olhar enunciativo
The descriptive assessment of a student seen from the enunciation perspective
title O parecer escolar descritivo sob um olhar enunciativo
spellingShingle O parecer escolar descritivo sob um olhar enunciativo
Malcorra, Bárbara Luzia Covatti
title_short O parecer escolar descritivo sob um olhar enunciativo
title_full O parecer escolar descritivo sob um olhar enunciativo
title_fullStr O parecer escolar descritivo sob um olhar enunciativo
title_full_unstemmed O parecer escolar descritivo sob um olhar enunciativo
title_sort O parecer escolar descritivo sob um olhar enunciativo
author Malcorra, Bárbara Luzia Covatti
author_facet Malcorra, Bárbara Luzia Covatti
Dentee de Mello, Vera Helena
author_role author
author2 Dentee de Mello, Vera Helena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Malcorra, Bárbara Luzia Covatti
Dentee de Mello, Vera Helena
description Este artigo propõe-se a analisar, amparado na Teoria da Enunciação de Émile Benveniste, os efeitos de sentido decorrentes da sintagmatização empreendida pelo locutor em pareceres descritivos do ensino fundamental, com foco, mais especificamente, no sujeito que advém dos discursos dos professores e no “tu” instaurado pelo locutor no momento da enunciação. O corpus da pesquisa consiste em um parecer descritivo sobre um aluno do ensino fundamental, coletado em uma escola da rede municipal de ensino, localizada na cidade de Novo Hamburgo, região metropolitana de Porto Alegre (RS). O processo metodológico consiste na análise (a) do ato individual em que estão implicados o locutor e o alocutário; (b) da situação em que se realiza o ato enunciativo, na qual se constitui a referência construída no discurso e (c) dos instrumentos de realização desse ato, que são os índices específicos e os procedimentos acessórios. Constata-se, a partir da análise dos dados, que as sintagmatizações empreendidas pelo locutor-professor permitem que se apreenda a referência construída no discurso e, sobretudo, o caráter único e singular da enunciação.Palavras-chave: enunciação, sintagmatização-semantização, parecer descritivo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.151.08
url https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.151.08
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.151.08/5997
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Calidoscópio; Vol. 15 No. 1 (2017): January/April; 94-105
Calidoscópio; v. 15 n. 1 (2017): janeiro/abril; 94-105
2177-6202
reponame:Calidoscópio (Online)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Calidoscópio (Online)
collection Calidoscópio (Online)
repository.name.fl_str_mv Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br
_version_ 1792203886712324096