Sob o olhar da escola : representações de meninos e meninas nos pareceres descritivos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/61746 |
Resumo: | O presente trabalho inscreve-se dentro da perspectiva de estudos de gênero, articulado com o Pós-Estruturalismo. Foram analisados 122 Pareceres Descritivos de alunos e alunas do 2º ano do ensino fundamental de três escolas municipais de Marau-RS, pretendendo-se verificar como as questões de gênero são abordadas pelas professoras dessas instituições. Ao longo da pesquisa sentiu-se a necessidade de abordar também o que as professoras narram e como elas transcrevem essas narrativas nos Pareceres Descritivos. Este é um trabalho que pretende contribuir para possíveis discussões, indagações e inquietações, problematizando o modo como as relações de gênero são representadas no ambiente escolar e também no que diz respeito à elaboração dos Pareceres Descritivos. |
id |
UFRGS-2_c26bbc3eb2baf313e325bd98cb44238e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/61746 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bisinella, VanessaLouro, Guacira Lopes2012-12-05T01:42:47Z2011http://hdl.handle.net/10183/61746000866182O presente trabalho inscreve-se dentro da perspectiva de estudos de gênero, articulado com o Pós-Estruturalismo. Foram analisados 122 Pareceres Descritivos de alunos e alunas do 2º ano do ensino fundamental de três escolas municipais de Marau-RS, pretendendo-se verificar como as questões de gênero são abordadas pelas professoras dessas instituições. Ao longo da pesquisa sentiu-se a necessidade de abordar também o que as professoras narram e como elas transcrevem essas narrativas nos Pareceres Descritivos. Este é um trabalho que pretende contribuir para possíveis discussões, indagações e inquietações, problematizando o modo como as relações de gênero são representadas no ambiente escolar e também no que diz respeito à elaboração dos Pareceres Descritivos.application/pdfporGêneroEscolaRendimento escolarParecer descritivoRepresentaçãoMasculinidadeFeminilidadeSob o olhar da escola : representações de meninos e meninas nos pareceres descritivosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoCurso de Especialização em educação, Sexualidade e Relações de gêneroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000866182.pdf000866182.pdfTexto completoapplication/pdf493836http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61746/1/000866182.pdf28e52b3fc707eae2dddb4af8198524fdMD51TEXT000866182.pdf.txt000866182.pdf.txtExtracted Texttext/plain110549http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61746/2/000866182.pdf.txt1ad4c4a91d45dd5de07502b4ca1de28fMD52THUMBNAIL000866182.pdf.jpg000866182.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1108http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61746/3/000866182.pdf.jpgf0627f0bf2a73774e0d0bd9fb41a94c2MD5310183/617462018-10-16 08:24:17.469oai:www.lume.ufrgs.br:10183/61746Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T11:24:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sob o olhar da escola : representações de meninos e meninas nos pareceres descritivos |
title |
Sob o olhar da escola : representações de meninos e meninas nos pareceres descritivos |
spellingShingle |
Sob o olhar da escola : representações de meninos e meninas nos pareceres descritivos Bisinella, Vanessa Gênero Escola Rendimento escolar Parecer descritivo Representação Masculinidade Feminilidade |
title_short |
Sob o olhar da escola : representações de meninos e meninas nos pareceres descritivos |
title_full |
Sob o olhar da escola : representações de meninos e meninas nos pareceres descritivos |
title_fullStr |
Sob o olhar da escola : representações de meninos e meninas nos pareceres descritivos |
title_full_unstemmed |
Sob o olhar da escola : representações de meninos e meninas nos pareceres descritivos |
title_sort |
Sob o olhar da escola : representações de meninos e meninas nos pareceres descritivos |
author |
Bisinella, Vanessa |
author_facet |
Bisinella, Vanessa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bisinella, Vanessa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Louro, Guacira Lopes |
contributor_str_mv |
Louro, Guacira Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero Escola Rendimento escolar Parecer descritivo Representação Masculinidade Feminilidade |
topic |
Gênero Escola Rendimento escolar Parecer descritivo Representação Masculinidade Feminilidade |
description |
O presente trabalho inscreve-se dentro da perspectiva de estudos de gênero, articulado com o Pós-Estruturalismo. Foram analisados 122 Pareceres Descritivos de alunos e alunas do 2º ano do ensino fundamental de três escolas municipais de Marau-RS, pretendendo-se verificar como as questões de gênero são abordadas pelas professoras dessas instituições. Ao longo da pesquisa sentiu-se a necessidade de abordar também o que as professoras narram e como elas transcrevem essas narrativas nos Pareceres Descritivos. Este é um trabalho que pretende contribuir para possíveis discussões, indagações e inquietações, problematizando o modo como as relações de gênero são representadas no ambiente escolar e também no que diz respeito à elaboração dos Pareceres Descritivos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-12-05T01:42:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/61746 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000866182 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/61746 |
identifier_str_mv |
000866182 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61746/1/000866182.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61746/2/000866182.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61746/3/000866182.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
28e52b3fc707eae2dddb4af8198524fd 1ad4c4a91d45dd5de07502b4ca1de28f f0627f0bf2a73774e0d0bd9fb41a94c2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224435346178048 |