Os subprocessos do processo de escrita: programa de intervenção para aprendizagem do texto expositivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Marta
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gonçalves, Carolina, Silva, Encarnação
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Calidoscópio (Online)
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.181.02
Resumo: Neste texto, apresenta-se um estudo sobre o impacto que o ensino explícito e sistemático do processo de escrita e dos seus subprocessos: a planificação, a textualização, a revisão e a edição tem na qualidade de textos expositivos produzidos por alunos de 4.º ano de escolaridade, em Portugal. Foi desenvolvida uma intervenção no sentido de ensinar explicitamente estes subprocessos, aplicados aos textos expositivos. O desenho investigativo contemplou um diagnóstico da situação através da realização de um pré-teste; uma intervenção didática, visando implementar um conjunto de sequências didáticas em que a dimensão processual da escrita era objeto de ensino explícito; e, por último, a realização de um pós-teste para avaliar o impacto da intervenção na qualidade dos textos. Constata-se que, a partir de uma análise mista dos pré e pós-testes, houve uma progressão do grupo experimental, no que se refere à interiorização da dimensão processual da escrita e à qualidade dos textos.Palavras-chave: escrita; dimensão processual da escrita; texto expositivo. 
id Unisinos-3_b753b3ca93d92fb807283c90028bb87e
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/18401
network_acronym_str Unisinos-3
network_name_str Calidoscópio (Online)
repository_id_str
spelling Os subprocessos do processo de escrita: programa de intervenção para aprendizagem do texto expositivoNeste texto, apresenta-se um estudo sobre o impacto que o ensino explícito e sistemático do processo de escrita e dos seus subprocessos: a planificação, a textualização, a revisão e a edição tem na qualidade de textos expositivos produzidos por alunos de 4.º ano de escolaridade, em Portugal. Foi desenvolvida uma intervenção no sentido de ensinar explicitamente estes subprocessos, aplicados aos textos expositivos. O desenho investigativo contemplou um diagnóstico da situação através da realização de um pré-teste; uma intervenção didática, visando implementar um conjunto de sequências didáticas em que a dimensão processual da escrita era objeto de ensino explícito; e, por último, a realização de um pós-teste para avaliar o impacto da intervenção na qualidade dos textos. Constata-se que, a partir de uma análise mista dos pré e pós-testes, houve uma progressão do grupo experimental, no que se refere à interiorização da dimensão processual da escrita e à qualidade dos textos.Palavras-chave: escrita; dimensão processual da escrita; texto expositivo. Unisinos2019-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.181.0210.4013/cld.2020.181.02Calidoscópio; Vol. 18 No. 1 (2020): Janeiro/Abril; 20-46Calidoscópio; v. 18 n. 1 (2020): Janeiro/Abril; 20-462177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.181.02/60747706Rodrigues, MartaGonçalves, CarolinaSilva, Encarnaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-27T17:12:54Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/18401Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2020-11-27T17:12:54Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Os subprocessos do processo de escrita: programa de intervenção para aprendizagem do texto expositivo
title Os subprocessos do processo de escrita: programa de intervenção para aprendizagem do texto expositivo
spellingShingle Os subprocessos do processo de escrita: programa de intervenção para aprendizagem do texto expositivo
Rodrigues, Marta
title_short Os subprocessos do processo de escrita: programa de intervenção para aprendizagem do texto expositivo
title_full Os subprocessos do processo de escrita: programa de intervenção para aprendizagem do texto expositivo
title_fullStr Os subprocessos do processo de escrita: programa de intervenção para aprendizagem do texto expositivo
title_full_unstemmed Os subprocessos do processo de escrita: programa de intervenção para aprendizagem do texto expositivo
title_sort Os subprocessos do processo de escrita: programa de intervenção para aprendizagem do texto expositivo
author Rodrigues, Marta
author_facet Rodrigues, Marta
Gonçalves, Carolina
Silva, Encarnação
author_role author
author2 Gonçalves, Carolina
Silva, Encarnação
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Marta
Gonçalves, Carolina
Silva, Encarnação
description Neste texto, apresenta-se um estudo sobre o impacto que o ensino explícito e sistemático do processo de escrita e dos seus subprocessos: a planificação, a textualização, a revisão e a edição tem na qualidade de textos expositivos produzidos por alunos de 4.º ano de escolaridade, em Portugal. Foi desenvolvida uma intervenção no sentido de ensinar explicitamente estes subprocessos, aplicados aos textos expositivos. O desenho investigativo contemplou um diagnóstico da situação através da realização de um pré-teste; uma intervenção didática, visando implementar um conjunto de sequências didáticas em que a dimensão processual da escrita era objeto de ensino explícito; e, por último, a realização de um pós-teste para avaliar o impacto da intervenção na qualidade dos textos. Constata-se que, a partir de uma análise mista dos pré e pós-testes, houve uma progressão do grupo experimental, no que se refere à interiorização da dimensão processual da escrita e à qualidade dos textos.Palavras-chave: escrita; dimensão processual da escrita; texto expositivo. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.181.02
10.4013/cld.2020.181.02
url https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.181.02
identifier_str_mv 10.4013/cld.2020.181.02
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.181.02/60747706
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Calidoscópio; Vol. 18 No. 1 (2020): Janeiro/Abril; 20-46
Calidoscópio; v. 18 n. 1 (2020): Janeiro/Abril; 20-46
2177-6202
reponame:Calidoscópio (Online)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Calidoscópio (Online)
collection Calidoscópio (Online)
repository.name.fl_str_mv Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br
_version_ 1792203887324692480