Letramento e alfabetização e o cotidiano: vozes dispersas, caminhos alternativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tfouni, Leda Verdiani
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pereira, Anderson de Carvalho, Assolini, Filomena Elaine Paiva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Calidoscópio (Online)
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.161.02
Resumo: Neste artigo, defendemos que as práticas com letramento são determinadas pelo valor sociopolítico da decifração do Outro, seja dentro ou fora da escola. Empreendemos uma retomada da consolidação no Brasil de um campo de estudos sobre letramento, apoiados nos fundamentos da Análise de Discurso pêcheutiana e da Psicanálise lacaniana, filiamo-nos aos postulados de Tfouni sobre letramento. Apresentamos a análise de recortes de uma Coletânea de textos do Programa de Professores Alfabetizadores (PROFA/INEP/MEC) e de falas de professores alfabetizadores, que compõem no cotidiano um mosaico de vozes dispersas sobre a questão. Concluímos que essa aparente dispersão sustenta, de modo disfarçado, o fortalecimento de um sentido de letramento alinhado à ideologia da decodificação, sendo que disso resultam alguns retrocessos decisivos nesse campo de estudos. Palavras-chave: letramento, alfabetização, discurso, Programa de Professores Alfabetizadores.
id Unisinos-3_bb9e6216a9c037d6a2a77c7e6e274998
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/14162
network_acronym_str Unisinos-3
network_name_str Calidoscópio (Online)
repository_id_str
spelling Letramento e alfabetização e o cotidiano: vozes dispersas, caminhos alternativosLiteracy and daily life: Sparse voices, alternative pathsNeste artigo, defendemos que as práticas com letramento são determinadas pelo valor sociopolítico da decifração do Outro, seja dentro ou fora da escola. Empreendemos uma retomada da consolidação no Brasil de um campo de estudos sobre letramento, apoiados nos fundamentos da Análise de Discurso pêcheutiana e da Psicanálise lacaniana, filiamo-nos aos postulados de Tfouni sobre letramento. Apresentamos a análise de recortes de uma Coletânea de textos do Programa de Professores Alfabetizadores (PROFA/INEP/MEC) e de falas de professores alfabetizadores, que compõem no cotidiano um mosaico de vozes dispersas sobre a questão. Concluímos que essa aparente dispersão sustenta, de modo disfarçado, o fortalecimento de um sentido de letramento alinhado à ideologia da decodificação, sendo que disso resultam alguns retrocessos decisivos nesse campo de estudos. Palavras-chave: letramento, alfabetização, discurso, Programa de Professores Alfabetizadores.In this article, we defend that literacy practices are determined by the sociopolitical value of deciphering the Other, either inside, or outside school. We undertake the paths of the studies on literacy in Brazil, based on pêcheutian Discourse Analysis as well as lacanian Psychoanalysis. We present an analysis of texts taken from the Programa de Professores Alfabetizadores (PROFA/INEP/MEC), together with teachers’ oral discourses, which constitute in daily life a mosaic of disperse voices about the topic. We conclude that this apparent dispersion hides, in an undercover way, the straightening of one meaning of literacy, tied to the ideology of decoding, and that, some decisive setbacks in this field of studies result from this.Keywords: literacy, reading and writing, discourse, Programa de Professores Alfabetizadores.Unisinos2018-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.161.02Calidoscópio; Vol. 16 No. 1 (2018): January/April; 16-24Calidoscópio; v. 16 n. 1 (2018): Janeiro/Abril; 16-242177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.161.02/60746166Tfouni, Leda VerdianiPereira, Anderson de CarvalhoAssolini, Filomena Elaine Paivainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-04T18:39:44Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/14162Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2018-05-04T18:39:44Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento e alfabetização e o cotidiano: vozes dispersas, caminhos alternativos
Literacy and daily life: Sparse voices, alternative paths
title Letramento e alfabetização e o cotidiano: vozes dispersas, caminhos alternativos
spellingShingle Letramento e alfabetização e o cotidiano: vozes dispersas, caminhos alternativos
Tfouni, Leda Verdiani
title_short Letramento e alfabetização e o cotidiano: vozes dispersas, caminhos alternativos
title_full Letramento e alfabetização e o cotidiano: vozes dispersas, caminhos alternativos
title_fullStr Letramento e alfabetização e o cotidiano: vozes dispersas, caminhos alternativos
title_full_unstemmed Letramento e alfabetização e o cotidiano: vozes dispersas, caminhos alternativos
title_sort Letramento e alfabetização e o cotidiano: vozes dispersas, caminhos alternativos
author Tfouni, Leda Verdiani
author_facet Tfouni, Leda Verdiani
Pereira, Anderson de Carvalho
Assolini, Filomena Elaine Paiva
author_role author
author2 Pereira, Anderson de Carvalho
Assolini, Filomena Elaine Paiva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tfouni, Leda Verdiani
Pereira, Anderson de Carvalho
Assolini, Filomena Elaine Paiva
description Neste artigo, defendemos que as práticas com letramento são determinadas pelo valor sociopolítico da decifração do Outro, seja dentro ou fora da escola. Empreendemos uma retomada da consolidação no Brasil de um campo de estudos sobre letramento, apoiados nos fundamentos da Análise de Discurso pêcheutiana e da Psicanálise lacaniana, filiamo-nos aos postulados de Tfouni sobre letramento. Apresentamos a análise de recortes de uma Coletânea de textos do Programa de Professores Alfabetizadores (PROFA/INEP/MEC) e de falas de professores alfabetizadores, que compõem no cotidiano um mosaico de vozes dispersas sobre a questão. Concluímos que essa aparente dispersão sustenta, de modo disfarçado, o fortalecimento de um sentido de letramento alinhado à ideologia da decodificação, sendo que disso resultam alguns retrocessos decisivos nesse campo de estudos. Palavras-chave: letramento, alfabetização, discurso, Programa de Professores Alfabetizadores.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.161.02
url https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.161.02
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.161.02/60746166
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Calidoscópio; Vol. 16 No. 1 (2018): January/April; 16-24
Calidoscópio; v. 16 n. 1 (2018): Janeiro/Abril; 16-24
2177-6202
reponame:Calidoscópio (Online)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Calidoscópio (Online)
collection Calidoscópio (Online)
repository.name.fl_str_mv Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br
_version_ 1792203887212494848