Práxis decolonial no cursinho popular Viva a Palavra: letramentos de reexistência
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Calidoscópio (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25380 |
Resumo: | Objetivamos evidenciar como os processos de formação do Cursinho Popular Viva a Palavra se configuram como letramentos de reexistência, a partir de uma práxis decolonial, que visa desestabilizar discursos “cristalizados”, cujas práticas validadas socialmente são apenas as aprendidas em modelos de educação formal tradicional. Portanto, tomamos como base o que é proposto como letramento de reexistência (Souza, 2011) em diálogo com as epistemologias decoloniais de pensadores da América Latina (Grosfoguel, 2010; Quijano, 2005; Souza, 2011; Freire, 2013), que se voltam para as problemáticas cotidianas dos sujeitos marginalizados no mundo moderno capitalista. As ações do cursinho se configuram segundo a metodologia da cartografia, caracterizada por acompanhar processos. Assim, as práticas sociais desenvolvidas em Educação Popular e Aprendizagem Cooperativa corroboram para o processo de reexistência e produção de subjetividades de jovens da periferia, mostrando alternativas aos discursos hegemônicos e excludentes construídos sócio historicamente. Palavras-chave: Cursinho popular; Letramentos de reexistência; Decolonialidade. |
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Práxis decolonial no cursinho popular Viva a Palavra: letramentos de reexistência Teacher trainingRe-existence literaciesDecolonialityObjetivamos evidenciar como os processos de formação do Cursinho Popular Viva a Palavra se configuram como letramentos de reexistência, a partir de uma práxis decolonial, que visa desestabilizar discursos “cristalizados”, cujas práticas validadas socialmente são apenas as aprendidas em modelos de educação formal tradicional. Portanto, tomamos como base o que é proposto como letramento de reexistência (Souza, 2011) em diálogo com as epistemologias decoloniais de pensadores da América Latina (Grosfoguel, 2010; Quijano, 2005; Souza, 2011; Freire, 2013), que se voltam para as problemáticas cotidianas dos sujeitos marginalizados no mundo moderno capitalista. As ações do cursinho se configuram segundo a metodologia da cartografia, caracterizada por acompanhar processos. Assim, as práticas sociais desenvolvidas em Educação Popular e Aprendizagem Cooperativa corroboram para o processo de reexistência e produção de subjetividades de jovens da periferia, mostrando alternativas aos discursos hegemônicos e excludentes construídos sócio historicamente. Palavras-chave: Cursinho popular; Letramentos de reexistência; Decolonialidade.We aim to show how the formation processes of the Cursinho Popular XXXXXXXX are configured as literacies of reexistence, based on a decolonial praxis, which aims to destabilize “crystallized” discourses, whose socially validated practices are only those learned in traditional formal education models. Therefore, we take as a basis what is proposed as reexistence literacy (Souza, 2011) in dialogue with the decolonial epistemologies of Latin American thinkers (Grosfoguel, 2010; Quijano, 2005; Souza, 2011; Freire, 2013), who turn to for the daily problems of marginalized subjects in the modern capitalist world. The course's actions are configured according to the cartography methodology, characterized by accompanying processes. Thus, the social practices developed in Popular Education and Cooperative Learning corroborate the process of re-existence and production of subjectivities of young people from the periphery, showing alternatives to the hegemonic and excluding discourses historically constructed.Unisinos2023-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/2538010.4013/cld.2023.212.06Calidoscópio; Vol. 21 No. 2 (2023): Volume Atemático (v. 21, n. 2 - 2023, mai-ago); 322-339Calidoscópio; v. 21 n. 2 (2023): Volume Atemático (v. 21, n. 2 - 2023, mai-ago); 322-3392177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25380/60749623Copyright (c) 2023 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Gílian Gardia MagalhãesSousa, Antonio Oziêlton de BritoAlencar, Claudiana Nogueira de2023-07-24T20:43:31Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/25380Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2023-07-24T20:43:31Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
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