Parâmetros para a avaliação da produção textual escrita de entrevistas: uma proposta de grade analítica de avaliação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Calidoscópio (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25446 |
Resumo: | Os objetivos deste trabalho são propor uma grade de avaliação analítica da produção textual escrita do gênero discursivo entrevista e discutir as implicações pedagógicas do seu uso na promoção da aprendizagem. A perspectiva teórica assumida sustenta-se sob o entendimento de (a) uso da linguagem como ação (Clark, 2000), (b) gêneros discursivos enquanto construção social para agir no mundo (Bakhtin, 2003; Volochinov, 2017) e (c) escrita como prática social (Kleiman, 1995). Partindo dos critérios sugeridos por Simões et al. (2012), a saber, propósito do texto, interlocução, organização do texto, busca de conteúdos, uso de recursos linguísticos, revisão e finalização e resposta aos textos lidos, uma grade de avaliação analítica (Weigle, 2002) foi elaborada como forma de encaminhar a (re)escrita de entrevistas produzidas por alunos de ensino médio de um Instituto Federal (Vial; Kanitz, 2022) com o intuito de que os estudantes conhecessem oportunidades acadêmicas existentes na instituição e as compartilhassem com a comunidade. A grade de avaliação sugerida pode guiar os estudantes na produção das diferentes versões de seus textos, observando aspectos linguísticos e discursivos para produzir os efeitos pretendidos, e facilitar a elaboração de encaminhamentos de reescrita, tanto pelo professor como pelo aluno. Palavras-chave: Escrita; Reescrita; Grades de avaliação. |
id |
Unisinos-3_de7bbc4b402fd82bfa541ae52e409c2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/25446 |
network_acronym_str |
Unisinos-3 |
network_name_str |
Calidoscópio (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Parâmetros para a avaliação da produção textual escrita de entrevistas: uma proposta de grade analítica de avaliaçãoWritingRewritingAssessment rubricsOs objetivos deste trabalho são propor uma grade de avaliação analítica da produção textual escrita do gênero discursivo entrevista e discutir as implicações pedagógicas do seu uso na promoção da aprendizagem. A perspectiva teórica assumida sustenta-se sob o entendimento de (a) uso da linguagem como ação (Clark, 2000), (b) gêneros discursivos enquanto construção social para agir no mundo (Bakhtin, 2003; Volochinov, 2017) e (c) escrita como prática social (Kleiman, 1995). Partindo dos critérios sugeridos por Simões et al. (2012), a saber, propósito do texto, interlocução, organização do texto, busca de conteúdos, uso de recursos linguísticos, revisão e finalização e resposta aos textos lidos, uma grade de avaliação analítica (Weigle, 2002) foi elaborada como forma de encaminhar a (re)escrita de entrevistas produzidas por alunos de ensino médio de um Instituto Federal (Vial; Kanitz, 2022) com o intuito de que os estudantes conhecessem oportunidades acadêmicas existentes na instituição e as compartilhassem com a comunidade. A grade de avaliação sugerida pode guiar os estudantes na produção das diferentes versões de seus textos, observando aspectos linguísticos e discursivos para produzir os efeitos pretendidos, e facilitar a elaboração de encaminhamentos de reescrita, tanto pelo professor como pelo aluno. Palavras-chave: Escrita; Reescrita; Grades de avaliação.The aims of this paper are to suggest an analytic rating scale of the textual production of the discourse genre interview and discuss the pedagogical implications of its use in the promotion of learning. The perspective assumed is supported by the understanding of (a) the use of language as action (Clark, 2000), (b) discourse genres as a social construction to act in the world (Bakhtin, 2003; Volochinov, 2017) and (c) writing as social practice (Kleiman, 1995). Based on the criteria suggested by Simões et al. (2012), namely, purpose of the text, interlocution, text organization, content search, use of linguistic resources, review and finalization and response to the texts read, an analytic rating scale (Weigle, 2002) was created as a way of guiding the (re)writing process of the interviews conducted by high school students from a Federal Institute (Vial; Kanitz, in press). The purpose of doing so is that students get to know the academic opportunities available in their school and share such information with the school community. The suggested rating scale can be used to guide students in the production of different versions of their texts, observing linguistic and discursive aspects to create the intended meaning, and to facilitate the elaboration of rewriting guidelines, both by the teacher and by the student.Unisinos2023-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/2544610.4013/cld.2022.203.05Calidoscópio; Vol. 20 No. 3 (2022): Número Atemático (v. 20, n. 3 - 2022, set/dez) ; 656-676Calidoscópio; v. 20 n. 3 (2022): Número Atemático (v. 20, n. 3 - 2022, set/dez) ; 656-6762177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25446/60749607Copyright (c) 2022 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessKanitz, AndréiaVial, Ana Paula Seixas2023-07-19T23:19:04Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/25446Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2023-07-19T23:19:04Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Parâmetros para a avaliação da produção textual escrita de entrevistas: uma proposta de grade analítica de avaliação |
title |
Parâmetros para a avaliação da produção textual escrita de entrevistas: uma proposta de grade analítica de avaliação |
spellingShingle |
Parâmetros para a avaliação da produção textual escrita de entrevistas: uma proposta de grade analítica de avaliação Kanitz, Andréia Writing Rewriting Assessment rubrics |
title_short |
Parâmetros para a avaliação da produção textual escrita de entrevistas: uma proposta de grade analítica de avaliação |
title_full |
Parâmetros para a avaliação da produção textual escrita de entrevistas: uma proposta de grade analítica de avaliação |
title_fullStr |
Parâmetros para a avaliação da produção textual escrita de entrevistas: uma proposta de grade analítica de avaliação |
title_full_unstemmed |
Parâmetros para a avaliação da produção textual escrita de entrevistas: uma proposta de grade analítica de avaliação |
title_sort |
Parâmetros para a avaliação da produção textual escrita de entrevistas: uma proposta de grade analítica de avaliação |
author |
Kanitz, Andréia |
author_facet |
Kanitz, Andréia Vial, Ana Paula Seixas |
author_role |
author |
author2 |
Vial, Ana Paula Seixas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kanitz, Andréia Vial, Ana Paula Seixas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Writing Rewriting Assessment rubrics |
topic |
Writing Rewriting Assessment rubrics |
description |
Os objetivos deste trabalho são propor uma grade de avaliação analítica da produção textual escrita do gênero discursivo entrevista e discutir as implicações pedagógicas do seu uso na promoção da aprendizagem. A perspectiva teórica assumida sustenta-se sob o entendimento de (a) uso da linguagem como ação (Clark, 2000), (b) gêneros discursivos enquanto construção social para agir no mundo (Bakhtin, 2003; Volochinov, 2017) e (c) escrita como prática social (Kleiman, 1995). Partindo dos critérios sugeridos por Simões et al. (2012), a saber, propósito do texto, interlocução, organização do texto, busca de conteúdos, uso de recursos linguísticos, revisão e finalização e resposta aos textos lidos, uma grade de avaliação analítica (Weigle, 2002) foi elaborada como forma de encaminhar a (re)escrita de entrevistas produzidas por alunos de ensino médio de um Instituto Federal (Vial; Kanitz, 2022) com o intuito de que os estudantes conhecessem oportunidades acadêmicas existentes na instituição e as compartilhassem com a comunidade. A grade de avaliação sugerida pode guiar os estudantes na produção das diferentes versões de seus textos, observando aspectos linguísticos e discursivos para produzir os efeitos pretendidos, e facilitar a elaboração de encaminhamentos de reescrita, tanto pelo professor como pelo aluno. Palavras-chave: Escrita; Reescrita; Grades de avaliação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25446 10.4013/cld.2022.203.05 |
url |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25446 |
identifier_str_mv |
10.4013/cld.2022.203.05 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25446/60749607 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Calidoscópio info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Calidoscópio |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Calidoscópio; Vol. 20 No. 3 (2022): Número Atemático (v. 20, n. 3 - 2022, set/dez) ; 656-676 Calidoscópio; v. 20 n. 3 (2022): Número Atemático (v. 20, n. 3 - 2022, set/dez) ; 656-676 2177-6202 reponame:Calidoscópio (Online) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:Unisinos |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
Unisinos |
institution |
Unisinos |
reponame_str |
Calidoscópio (Online) |
collection |
Calidoscópio (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br |
_version_ |
1792203884567986176 |