Parâmetros para a avaliação da produção textual escrita de entrevistas: uma proposta de grade analítica de avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kanitz, Andréia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Vial, Ana Paula Seixas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Calidoscópio (Online)
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25446
Resumo: Os objetivos deste trabalho são propor uma grade de avaliação analítica da produção textual escrita do gênero discursivo entrevista e discutir as implicações pedagógicas do seu uso na promoção da aprendizagem. A perspectiva teórica assumida sustenta-se sob o entendimento de (a) uso da linguagem como ação (Clark, 2000), (b) gêneros discursivos enquanto construção social para agir no mundo (Bakhtin, 2003; Volochinov, 2017) e (c) escrita como prática social (Kleiman, 1995). Partindo dos critérios sugeridos por Simões et al. (2012), a saber,  propósito do texto, interlocução, organização do texto, busca de conteúdos, uso de recursos linguísticos, revisão e finalização e resposta aos textos lidos, uma grade de avaliação analítica (Weigle, 2002) foi elaborada como forma de encaminhar a (re)escrita de entrevistas produzidas por alunos de ensino médio de um Instituto Federal (Vial; Kanitz, 2022) com o intuito de que os estudantes conhecessem oportunidades acadêmicas existentes na instituição e as compartilhassem com a comunidade. A grade de avaliação sugerida pode guiar os estudantes na produção das diferentes versões de seus textos, observando aspectos linguísticos e discursivos para produzir os efeitos pretendidos, e facilitar a elaboração de encaminhamentos de reescrita, tanto pelo professor como pelo aluno.  Palavras-chave: Escrita; Reescrita; Grades de avaliação.
id Unisinos-3_de7bbc4b402fd82bfa541ae52e409c2c
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/25446
network_acronym_str Unisinos-3
network_name_str Calidoscópio (Online)
repository_id_str
spelling Parâmetros para a avaliação da produção textual escrita de entrevistas: uma proposta de grade analítica de avaliaçãoWritingRewritingAssessment rubricsOs objetivos deste trabalho são propor uma grade de avaliação analítica da produção textual escrita do gênero discursivo entrevista e discutir as implicações pedagógicas do seu uso na promoção da aprendizagem. A perspectiva teórica assumida sustenta-se sob o entendimento de (a) uso da linguagem como ação (Clark, 2000), (b) gêneros discursivos enquanto construção social para agir no mundo (Bakhtin, 2003; Volochinov, 2017) e (c) escrita como prática social (Kleiman, 1995). Partindo dos critérios sugeridos por Simões et al. (2012), a saber,  propósito do texto, interlocução, organização do texto, busca de conteúdos, uso de recursos linguísticos, revisão e finalização e resposta aos textos lidos, uma grade de avaliação analítica (Weigle, 2002) foi elaborada como forma de encaminhar a (re)escrita de entrevistas produzidas por alunos de ensino médio de um Instituto Federal (Vial; Kanitz, 2022) com o intuito de que os estudantes conhecessem oportunidades acadêmicas existentes na instituição e as compartilhassem com a comunidade. A grade de avaliação sugerida pode guiar os estudantes na produção das diferentes versões de seus textos, observando aspectos linguísticos e discursivos para produzir os efeitos pretendidos, e facilitar a elaboração de encaminhamentos de reescrita, tanto pelo professor como pelo aluno.  Palavras-chave: Escrita; Reescrita; Grades de avaliação.The aims of this paper are to suggest an analytic rating scale of the textual production of the discourse genre interview and discuss the pedagogical implications of its use in the promotion of learning. The perspective assumed is supported by the understanding of (a) the use of language as action (Clark, 2000), (b) discourse genres as a social construction to act in the world (Bakhtin, 2003; Volochinov, 2017) and (c) writing as social practice (Kleiman, 1995). Based on the criteria suggested by Simões et al. (2012), namely, purpose of the text, interlocution, text organization, content search, use of linguistic resources, review and finalization and response to the texts read, an analytic rating scale (Weigle, 2002) was created as a way of guiding the (re)writing process of the interviews conducted by high school students from a Federal Institute (Vial; Kanitz, in press). The purpose of doing so is that students get to know the academic opportunities available in their school and share such information with the school community. The suggested rating scale can be used to guide students in the production of different versions of their texts, observing linguistic and discursive aspects to create the intended meaning, and to facilitate the elaboration of rewriting guidelines, both by the teacher and by the student.Unisinos2023-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/2544610.4013/cld.2022.203.05Calidoscópio; Vol. 20 No. 3 (2022):  Número Atemático (v. 20, n. 3 - 2022, set/dez) ; 656-676Calidoscópio; v. 20 n. 3 (2022):  Número Atemático (v. 20, n. 3 - 2022, set/dez) ; 656-6762177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25446/60749607Copyright (c) 2022 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessKanitz, AndréiaVial, Ana Paula Seixas2023-07-19T23:19:04Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/25446Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2023-07-19T23:19:04Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Parâmetros para a avaliação da produção textual escrita de entrevistas: uma proposta de grade analítica de avaliação
title Parâmetros para a avaliação da produção textual escrita de entrevistas: uma proposta de grade analítica de avaliação
spellingShingle Parâmetros para a avaliação da produção textual escrita de entrevistas: uma proposta de grade analítica de avaliação
Kanitz, Andréia
Writing
Rewriting
Assessment rubrics
title_short Parâmetros para a avaliação da produção textual escrita de entrevistas: uma proposta de grade analítica de avaliação
title_full Parâmetros para a avaliação da produção textual escrita de entrevistas: uma proposta de grade analítica de avaliação
title_fullStr Parâmetros para a avaliação da produção textual escrita de entrevistas: uma proposta de grade analítica de avaliação
title_full_unstemmed Parâmetros para a avaliação da produção textual escrita de entrevistas: uma proposta de grade analítica de avaliação
title_sort Parâmetros para a avaliação da produção textual escrita de entrevistas: uma proposta de grade analítica de avaliação
author Kanitz, Andréia
author_facet Kanitz, Andréia
Vial, Ana Paula Seixas
author_role author
author2 Vial, Ana Paula Seixas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kanitz, Andréia
Vial, Ana Paula Seixas
dc.subject.por.fl_str_mv Writing
Rewriting
Assessment rubrics
topic Writing
Rewriting
Assessment rubrics
description Os objetivos deste trabalho são propor uma grade de avaliação analítica da produção textual escrita do gênero discursivo entrevista e discutir as implicações pedagógicas do seu uso na promoção da aprendizagem. A perspectiva teórica assumida sustenta-se sob o entendimento de (a) uso da linguagem como ação (Clark, 2000), (b) gêneros discursivos enquanto construção social para agir no mundo (Bakhtin, 2003; Volochinov, 2017) e (c) escrita como prática social (Kleiman, 1995). Partindo dos critérios sugeridos por Simões et al. (2012), a saber,  propósito do texto, interlocução, organização do texto, busca de conteúdos, uso de recursos linguísticos, revisão e finalização e resposta aos textos lidos, uma grade de avaliação analítica (Weigle, 2002) foi elaborada como forma de encaminhar a (re)escrita de entrevistas produzidas por alunos de ensino médio de um Instituto Federal (Vial; Kanitz, 2022) com o intuito de que os estudantes conhecessem oportunidades acadêmicas existentes na instituição e as compartilhassem com a comunidade. A grade de avaliação sugerida pode guiar os estudantes na produção das diferentes versões de seus textos, observando aspectos linguísticos e discursivos para produzir os efeitos pretendidos, e facilitar a elaboração de encaminhamentos de reescrita, tanto pelo professor como pelo aluno.  Palavras-chave: Escrita; Reescrita; Grades de avaliação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25446
10.4013/cld.2022.203.05
url https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25446
identifier_str_mv 10.4013/cld.2022.203.05
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25446/60749607
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Calidoscópio
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Calidoscópio
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Calidoscópio; Vol. 20 No. 3 (2022):  Número Atemático (v. 20, n. 3 - 2022, set/dez) ; 656-676
Calidoscópio; v. 20 n. 3 (2022):  Número Atemático (v. 20, n. 3 - 2022, set/dez) ; 656-676
2177-6202
reponame:Calidoscópio (Online)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Calidoscópio (Online)
collection Calidoscópio (Online)
repository.name.fl_str_mv Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br
_version_ 1792203884567986176