Avaliação de textos na escola : um estudo sobre feedback com vistas à reescrita de textos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hensel, Maria Cláudia da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/270376
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso objetiva servir como um estudo teórico acerca da temática da avaliação de textos escritos no contexto escolar por meio da exploração das características, das vantagens e das desvantagens de três formas de fornecer feedback para orientar futuras reescritas: os bilhetes orientadores, a grade de avaliação e a avaliação entre pares. Por meio do estudo aqui realizado, tem-se, também, como finalidade que os docentes possam refletir sobre a melhor forma de dar feedback em seu contexto de ensino, objetivando a proficiência escrita de seus alunos. Além disso, defende-se que qualquer um dos tipos de feedback explorados neste trabalho só estará a serviço de uma formação para a cidadania caso tenha como pressuposto a reescrita dos textos, já que é somente com novas oportunidades de prática que os alunos poderão atingir a proficiência nos diversos gêneros que circulam nas esferas sociais e, assim, serem cidadãos críticos e participativos na sociedade da qual fazem parte.
id UFRGS-2_5c5c523a6f7cb403a9486feb32201b08
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270376
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Hensel, Maria Cláudia da SilvaSchoffen, Juliana Roquele2023-12-19T03:25:10Z2023http://hdl.handle.net/10183/270376001189732O presente trabalho de conclusão de curso objetiva servir como um estudo teórico acerca da temática da avaliação de textos escritos no contexto escolar por meio da exploração das características, das vantagens e das desvantagens de três formas de fornecer feedback para orientar futuras reescritas: os bilhetes orientadores, a grade de avaliação e a avaliação entre pares. Por meio do estudo aqui realizado, tem-se, também, como finalidade que os docentes possam refletir sobre a melhor forma de dar feedback em seu contexto de ensino, objetivando a proficiência escrita de seus alunos. Além disso, defende-se que qualquer um dos tipos de feedback explorados neste trabalho só estará a serviço de uma formação para a cidadania caso tenha como pressuposto a reescrita dos textos, já que é somente com novas oportunidades de prática que os alunos poderão atingir a proficiência nos diversos gêneros que circulam nas esferas sociais e, assim, serem cidadãos críticos e participativos na sociedade da qual fazem parte.The present study aims to serve as a theoretical exploration about the evaluation of written texts in the school context through the exploration of the features, the advantages, and the disadvantages of three ways of providing feedback to guide future rewrites: guiding notes, assessment rubrics, and peer assessment. The goal of this study is also to prompt educators to reflect upon the ideal type of feedback to adopt in their classes aiming to enhance their students' writing proficiency. Furthermore, it is intended to demonstrate that any of the types of feedback explored in this work will only contribute to citizenship education if they are based on the assumption of text rewriting, as it is only through new practice opportunities that students can achieve writing proficiency in the various genres circulating in the social spheres. This way, they can become critical and participative citizens in the society to which they belong.application/pdfporAvaliação da aprendizagemEnsino : Lingua portuguesaReescritaAvaliaçãoFeedbackRewritingFeedbackGuiding notesAssessment rubricsPeer assessmentAvaliação de textos na escola : um estudo sobre feedback com vistas à reescrita de textosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2023Letras: Português e Inglês: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001189732.pdf.txt001189732.pdf.txtExtracted Texttext/plain104363http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270376/2/001189732.pdf.txt3863c8c9e28280fffbc33a217158fe7cMD52ORIGINAL001189732.pdfTexto completoapplication/pdf511674http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270376/1/001189732.pdf0832198f8daf54de515dc2081ba35903MD5110183/2703762023-12-20 04:22:53.000374oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270376Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-20T06:22:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação de textos na escola : um estudo sobre feedback com vistas à reescrita de textos
title Avaliação de textos na escola : um estudo sobre feedback com vistas à reescrita de textos
spellingShingle Avaliação de textos na escola : um estudo sobre feedback com vistas à reescrita de textos
Hensel, Maria Cláudia da Silva
Avaliação da aprendizagem
Ensino : Lingua portuguesa
Reescrita
Avaliação
Feedback
Rewriting
Feedback
Guiding notes
Assessment rubrics
Peer assessment
title_short Avaliação de textos na escola : um estudo sobre feedback com vistas à reescrita de textos
title_full Avaliação de textos na escola : um estudo sobre feedback com vistas à reescrita de textos
title_fullStr Avaliação de textos na escola : um estudo sobre feedback com vistas à reescrita de textos
title_full_unstemmed Avaliação de textos na escola : um estudo sobre feedback com vistas à reescrita de textos
title_sort Avaliação de textos na escola : um estudo sobre feedback com vistas à reescrita de textos
author Hensel, Maria Cláudia da Silva
author_facet Hensel, Maria Cláudia da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hensel, Maria Cláudia da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schoffen, Juliana Roquele
contributor_str_mv Schoffen, Juliana Roquele
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem
Ensino : Lingua portuguesa
Reescrita
Avaliação
Feedback
topic Avaliação da aprendizagem
Ensino : Lingua portuguesa
Reescrita
Avaliação
Feedback
Rewriting
Feedback
Guiding notes
Assessment rubrics
Peer assessment
dc.subject.eng.fl_str_mv Rewriting
Feedback
Guiding notes
Assessment rubrics
Peer assessment
description O presente trabalho de conclusão de curso objetiva servir como um estudo teórico acerca da temática da avaliação de textos escritos no contexto escolar por meio da exploração das características, das vantagens e das desvantagens de três formas de fornecer feedback para orientar futuras reescritas: os bilhetes orientadores, a grade de avaliação e a avaliação entre pares. Por meio do estudo aqui realizado, tem-se, também, como finalidade que os docentes possam refletir sobre a melhor forma de dar feedback em seu contexto de ensino, objetivando a proficiência escrita de seus alunos. Além disso, defende-se que qualquer um dos tipos de feedback explorados neste trabalho só estará a serviço de uma formação para a cidadania caso tenha como pressuposto a reescrita dos textos, já que é somente com novas oportunidades de prática que os alunos poderão atingir a proficiência nos diversos gêneros que circulam nas esferas sociais e, assim, serem cidadãos críticos e participativos na sociedade da qual fazem parte.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-19T03:25:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/270376
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001189732
url http://hdl.handle.net/10183/270376
identifier_str_mv 001189732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270376/2/001189732.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270376/1/001189732.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3863c8c9e28280fffbc33a217158fe7c
0832198f8daf54de515dc2081ba35903
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224672931479552