Regresso às Aulas Presenciais durante a Pandemia por COVID-19: sintomatologia psicopatológica e estratégias de coping em estudantes universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Armani Delalibera, Mayra
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Souza, Irineide, Lopes, Cláudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contextos Clínicos
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/24363
Resumo: A pandemia por COVID-19, as restrições e o confinamento obrigatório tiveram grande impacto no funcionamento social e na saúde mental dos indivíduos, com o aumento de perturbações depressivas, ansiosas e relacionadas ao stress. O presente estudo teve como objetivo investigar a sintomatologia psicopatológica nos estudantes universitários no regresso às aulas presenciais durante à pandemia de COVID-19 e conhecer as estratégias de enfrentamento utilizadas pelos mesmos para ultrapassar esse momento. 188 estudantes responderam ao questionário online constituído de questões sobre o estado emocional, considerações a respeito da pandemia, medidas de prevenção e as condições das instituições de ensino no regresso às aulas presenciais. Também responderam à Escala Toulousiana de Coping reduzida (ETC-R) para avaliar o coping e a Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS) para avaliar a sintomatologia psicopatológica. Os resultados demonstraram que os estudantes apresentavam níveis moderados de depressão, ansiedade e stress e as estratégias de coping mais utilizadas foram de controle, recusa e conversão. Os estudantes que pertenciam a algum grupo de risco apresentavam níveis mais elevados de depressão, ansiedade e stress. A dificuldade em concentrar-se nas aulas e ter medo de ser contagiado aparecem como preditores da depressão, ansiedade e stress.
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spelling Regresso às Aulas Presenciais durante a Pandemia por COVID-19: sintomatologia psicopatológica e estratégias de coping em estudantes universitáriosReturn to Face-to-Face Classes during the COVID-19 Pandemic: psychopathological symptomatology and coping strategies in university studentsA pandemia por COVID-19, as restrições e o confinamento obrigatório tiveram grande impacto no funcionamento social e na saúde mental dos indivíduos, com o aumento de perturbações depressivas, ansiosas e relacionadas ao stress. O presente estudo teve como objetivo investigar a sintomatologia psicopatológica nos estudantes universitários no regresso às aulas presenciais durante à pandemia de COVID-19 e conhecer as estratégias de enfrentamento utilizadas pelos mesmos para ultrapassar esse momento. 188 estudantes responderam ao questionário online constituído de questões sobre o estado emocional, considerações a respeito da pandemia, medidas de prevenção e as condições das instituições de ensino no regresso às aulas presenciais. Também responderam à Escala Toulousiana de Coping reduzida (ETC-R) para avaliar o coping e a Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS) para avaliar a sintomatologia psicopatológica. Os resultados demonstraram que os estudantes apresentavam níveis moderados de depressão, ansiedade e stress e as estratégias de coping mais utilizadas foram de controle, recusa e conversão. Os estudantes que pertenciam a algum grupo de risco apresentavam níveis mais elevados de depressão, ansiedade e stress. A dificuldade em concentrar-se nas aulas e ter medo de ser contagiado aparecem como preditores da depressão, ansiedade e stress.The COVID-19 pandemic, restrictions and mandatory confinement have had a major impact on the social functioning and mental health of individuals, with an increase in depressive, anxiety and stress-related disorders. The aim of the present study was to investigate the psychopathological symptoms of university students when returning to face-to-face classes during the COVID-19 pandemic and to know the coping strategies used by them to overcome this moment. 188 students answered the online questionnaire consisting of questions about the emotional state, considerations about the pandemic, prevention measures and the conditions of educational institutions when returning to face-to-face classes. They also answered the Toulouse Coping Scale reduced (TCS-R) to assess coping and the Depression Anxiety Stress Scale (DASS) to assess psychopathological symptoms. The results showed that students had moderate levels of depression, anxiety and stress and the most used coping strategies were control, refusal and conversion. Students who belonged to some risk group had higher levels of depression, anxiety and stress. Difficulty concentrating in class and fear of being infected were predictors of depression, anxiety and stress.Unisinos2022-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/2436310.4013/ctc.2022.152.09Contextos Clínicos; v. 15 n. 2 (2022): Mai-Ago1983-3482reponame:Contextos Clínicosinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/24363/60749231Copyright (c) 2022 Contextos Clínicosinfo:eu-repo/semantics/openAccessArmani Delalibera, MayraSouza, IrineideLopes, Cláudia2022-10-11T00:12:12Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/24363Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicosPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/oaidfalcke@unisinos.br||periodicos@unisinos.br1983-34821983-3482opendoar:2022-10-11T00:12:12Contextos Clínicos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
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