Intervenções com Professores para Ajustamento do Comportamento Infantil: Revisão Sistemática da Literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fava, Débora Cristina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ujihara, Milena Miyuki Hiratuca, Molina, Mariana, Ghedin, Dienifer Aline Mattos, Marin, Angela Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contextos Clínicos
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2020.131.11
Resumo: Problemas de comportamento denotam preocupação na educação infantil, pois afetam a aprendizagem, configurando-se como preditores de dificuldades futuras nos âmbitos social, cognitivo e acadêmico. Entretanto, há intervenções que visam promover práticas docentes que buscam preveni-los ou modificá-los. Nesse sentido, revisou-se a literatura para identificar os procedimentos metodológicos envolvidos na avaliação de processo e resultados de intervenções voltadas aos professores da educação infantil, visando o ajustamento comportamental de seus alunos. Adotou-se a diretriz PRISMA e PICO, pesquisando os descritores problem behavior, classroom, children, intervention e teacher nas bases Ebsco, APA PsychNET, Web of Science e BVS. Foram elegidos 17 estudos publicados nos últimos 10 anos em língua inglesa. Evidenciou-se a escassez de pesquisas brasileiras sobre intervenções nessa temática e o não estabelecimento de uma metodologia experimental. Ainda, uma minoria avaliou o processo da intervenção e, entre estes, apenas alguns explicitaram a metodologia utilizada.
id Unisinos-4_2272d80150dfddad10695be362f1ae5a
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/19109
network_acronym_str Unisinos-4
network_name_str Contextos Clínicos
repository_id_str
spelling Intervenções com Professores para Ajustamento do Comportamento Infantil: Revisão Sistemática da LiteraturaInterventions with Teachers to Adjust Child Behavior: A Systematic Review of the LiteratureProblemas de comportamento denotam preocupação na educação infantil, pois afetam a aprendizagem, configurando-se como preditores de dificuldades futuras nos âmbitos social, cognitivo e acadêmico. Entretanto, há intervenções que visam promover práticas docentes que buscam preveni-los ou modificá-los. Nesse sentido, revisou-se a literatura para identificar os procedimentos metodológicos envolvidos na avaliação de processo e resultados de intervenções voltadas aos professores da educação infantil, visando o ajustamento comportamental de seus alunos. Adotou-se a diretriz PRISMA e PICO, pesquisando os descritores problem behavior, classroom, children, intervention e teacher nas bases Ebsco, APA PsychNET, Web of Science e BVS. Foram elegidos 17 estudos publicados nos últimos 10 anos em língua inglesa. Evidenciou-se a escassez de pesquisas brasileiras sobre intervenções nessa temática e o não estabelecimento de uma metodologia experimental. Ainda, uma minoria avaliou o processo da intervenção e, entre estes, apenas alguns explicitaram a metodologia utilizada.Behavior problems and deficits in social skills have been a concern in early childhood education because these affect learning and are predictors of future problems in the social, academic and cognitive settings. However, there are interventions aimed to promote teaching practices that have resulted in greater behavioral adjustment of students. The success of these programs is related to factors intrinsic to their implementation and evaluation. We sought to identify the methodological procedures involved in the evaluation of the process and results of interventions address at preschool teachers, aiming at the behavioral adjustment of the students. Review was developed according to PRISMA, using different bases. The PICO guideline was adopted, being the descriptors problem behavior, classroom, children, intervention and teacher. Were selected 17 studies published in the last 10 years in English. Brazilian research on interventions in this theme and the establishment of an experimental methodology were not observed. In addition, a minority of the studies evaluated the intervention process and, among these, only a few explained the methodology used.Unisinos2020-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2020.131.1110.4013/ctc.2020.131.11Contextos Clínicos; v. 13 n. 1 (2020): Jan-Abr; 221-2431983-3482reponame:Contextos Clínicosinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2020.131.11/60747833Fava, Débora CristinaUjihara, Milena Miyuki HiratucaMolina, MarianaGhedin, Dienifer Aline MattosMarin, Angela Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-07T14:59:30Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/19109Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicosPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/oaidfalcke@unisinos.br||periodicos@unisinos.br1983-34821983-3482opendoar:2020-08-07T14:59:30Contextos Clínicos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Intervenções com Professores para Ajustamento do Comportamento Infantil: Revisão Sistemática da Literatura
Interventions with Teachers to Adjust Child Behavior: A Systematic Review of the Literature
title Intervenções com Professores para Ajustamento do Comportamento Infantil: Revisão Sistemática da Literatura
spellingShingle Intervenções com Professores para Ajustamento do Comportamento Infantil: Revisão Sistemática da Literatura
Fava, Débora Cristina
title_short Intervenções com Professores para Ajustamento do Comportamento Infantil: Revisão Sistemática da Literatura
title_full Intervenções com Professores para Ajustamento do Comportamento Infantil: Revisão Sistemática da Literatura
title_fullStr Intervenções com Professores para Ajustamento do Comportamento Infantil: Revisão Sistemática da Literatura
title_full_unstemmed Intervenções com Professores para Ajustamento do Comportamento Infantil: Revisão Sistemática da Literatura
title_sort Intervenções com Professores para Ajustamento do Comportamento Infantil: Revisão Sistemática da Literatura
author Fava, Débora Cristina
author_facet Fava, Débora Cristina
Ujihara, Milena Miyuki Hiratuca
Molina, Mariana
Ghedin, Dienifer Aline Mattos
Marin, Angela Helena
author_role author
author2 Ujihara, Milena Miyuki Hiratuca
Molina, Mariana
Ghedin, Dienifer Aline Mattos
Marin, Angela Helena
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fava, Débora Cristina
Ujihara, Milena Miyuki Hiratuca
Molina, Mariana
Ghedin, Dienifer Aline Mattos
Marin, Angela Helena
description Problemas de comportamento denotam preocupação na educação infantil, pois afetam a aprendizagem, configurando-se como preditores de dificuldades futuras nos âmbitos social, cognitivo e acadêmico. Entretanto, há intervenções que visam promover práticas docentes que buscam preveni-los ou modificá-los. Nesse sentido, revisou-se a literatura para identificar os procedimentos metodológicos envolvidos na avaliação de processo e resultados de intervenções voltadas aos professores da educação infantil, visando o ajustamento comportamental de seus alunos. Adotou-se a diretriz PRISMA e PICO, pesquisando os descritores problem behavior, classroom, children, intervention e teacher nas bases Ebsco, APA PsychNET, Web of Science e BVS. Foram elegidos 17 estudos publicados nos últimos 10 anos em língua inglesa. Evidenciou-se a escassez de pesquisas brasileiras sobre intervenções nessa temática e o não estabelecimento de uma metodologia experimental. Ainda, uma minoria avaliou o processo da intervenção e, entre estes, apenas alguns explicitaram a metodologia utilizada.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2020.131.11
10.4013/ctc.2020.131.11
url https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2020.131.11
identifier_str_mv 10.4013/ctc.2020.131.11
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2020.131.11/60747833
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Contextos Clínicos; v. 13 n. 1 (2020): Jan-Abr; 221-243
1983-3482
reponame:Contextos Clínicos
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Contextos Clínicos
collection Contextos Clínicos
repository.name.fl_str_mv Contextos Clínicos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv dfalcke@unisinos.br||periodicos@unisinos.br
_version_ 1797240152057184256