Intervenção psicopedagógica em universitários brasileiros identificados com altas habilidades/superdotação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krainski, Katiane Janke
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lima, Marlos Andrade de, Riechi, Tatiana Izabele Jaworski de Sá, Moreira, Laura Ceretta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contextos Clínicos
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/24781
Resumo: Em que pese a importância de atendimento às necessidades específicas de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), sobretudo para garantir seu desenvolvimento pleno quanto para promover a produtividade do potencial humano de um país, as ações voltadas para identificação e acompanhamento das AH/SD no ensino superior brasileiro ainda são incipientes. Logo, o presente artigo descreve um conjunto de procedimentos psicopedagógicos desenvolvidos pelo Programa de Evidenciamento Global de AH/SD nas universidades (PEGAHSUS) para promover a inclusão socioemocional destes estudantes. As ações perpassam pelo processo de identificação de AH/SD, monitoramento psicoeducacional e intervenção psicopedagógica. 1169 universitários participaram, entre 2017-2019, do processo de identificação, 165 completaram a avaliação psicológica e 105 tiveram identificação de AH/SD. Com o monitoramento psicoeducacional verificou-se as necessidades destes estudantes. Foram propostas três categorias de intervenção psicopedagógica que atenderam a 56 universitários de diferentes cursos: GATHERING para enriquecimento curricular; GO-PEGAHSUS grupo operativo com temas de autopercepção, assertividade, falar em público, tolerância a frustração, resiliência, ansiedade, perfeccionismo e características socioemocionais de AH/SD; Rodas de Conversa sobre AH/SD. Este estudo demonstra a eficácia de um programa na identificação, acolhimento e intervenção nas AH/SD, ampara-se na necessidade de formação e disseminação de práticas inclusivas no ensino superior promotoras de desenvolvimento humano e institucional.
id Unisinos-4_4582cde21bd1e40d8ddd5f73a575bc3f
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/24781
network_acronym_str Unisinos-4
network_name_str Contextos Clínicos
repository_id_str
spelling Intervenção psicopedagógica em universitários brasileiros identificados com altas habilidades/superdotaçãoPsychopedagogical intervention in Brazilian undergraduate students identified with giftednessEm que pese a importância de atendimento às necessidades específicas de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), sobretudo para garantir seu desenvolvimento pleno quanto para promover a produtividade do potencial humano de um país, as ações voltadas para identificação e acompanhamento das AH/SD no ensino superior brasileiro ainda são incipientes. Logo, o presente artigo descreve um conjunto de procedimentos psicopedagógicos desenvolvidos pelo Programa de Evidenciamento Global de AH/SD nas universidades (PEGAHSUS) para promover a inclusão socioemocional destes estudantes. As ações perpassam pelo processo de identificação de AH/SD, monitoramento psicoeducacional e intervenção psicopedagógica. 1169 universitários participaram, entre 2017-2019, do processo de identificação, 165 completaram a avaliação psicológica e 105 tiveram identificação de AH/SD. Com o monitoramento psicoeducacional verificou-se as necessidades destes estudantes. Foram propostas três categorias de intervenção psicopedagógica que atenderam a 56 universitários de diferentes cursos: GATHERING para enriquecimento curricular; GO-PEGAHSUS grupo operativo com temas de autopercepção, assertividade, falar em público, tolerância a frustração, resiliência, ansiedade, perfeccionismo e características socioemocionais de AH/SD; Rodas de Conversa sobre AH/SD. Este estudo demonstra a eficácia de um programa na identificação, acolhimento e intervenção nas AH/SD, ampara-se na necessidade de formação e disseminação de práticas inclusivas no ensino superior promotoras de desenvolvimento humano e institucional.Despite the importance of attend the specific needs of students with High Abilities/Giftedness (HA/G), especially to ensure their full development and to promote the productivity of a country's human potential, actions aimed at identifying and monitoring in gifted Brazilian undergraduate students are still incipient. Therefore, this article describes a set of psychopedagogical procedures developed by the Programa de Evidenciamento Global de Altas Habilidades/Superdotação nas Universidades (PEGAHSUS) to promote the socio-emotional inclusion of these students. The actions go through the process of identification of giftedness, psychoeducational monitoring and psychopedagogical intervention. 1169 university students participated, between 2017-2019, in the identification process, 165 completed the psychological assessment and 105 were identified giftedness. With psychoeducational monitoring, the needs these students were verified. Three categories of psychopedagogical intervention were proposed, which served 56 university students from different courses: GATHERING for curriculum enrichment; GO-PEGAHSUS operating group with themes of self-perception, assertiveness, public speaking, frustration tolerance, resilience, anxiety, perfectionism and giftedness socio-emotional characteristics; Rodas de Conversa sobre Altas Habilidades/Superdotação. This study demonstrates the efficiency of a program in giftedness identifying and intervening, is supported in the need for formation and dissemination of inclusive practices in higher education that promote human and institutional development.Unisinos2022-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/2478110.4013/ctc.2022.153.08Contextos Clínicos; v. 15 n. 3 (2022): Set-Dez1983-3482reponame:Contextos Clínicosinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/24781/60749326Copyright (c) 2022 Contextos Clínicosinfo:eu-repo/semantics/openAccessKrainski, Katiane JankeLima, Marlos Andrade deRiechi, Tatiana Izabele Jaworski de SáMoreira, Laura Ceretta2022-12-12T13:03:52Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/24781Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicosPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/oaidfalcke@unisinos.br||periodicos@unisinos.br1983-34821983-3482opendoar:2022-12-12T13:03:52Contextos Clínicos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção psicopedagógica em universitários brasileiros identificados com altas habilidades/superdotação
Psychopedagogical intervention in Brazilian undergraduate students identified with giftedness
title Intervenção psicopedagógica em universitários brasileiros identificados com altas habilidades/superdotação
spellingShingle Intervenção psicopedagógica em universitários brasileiros identificados com altas habilidades/superdotação
Krainski, Katiane Janke
title_short Intervenção psicopedagógica em universitários brasileiros identificados com altas habilidades/superdotação
title_full Intervenção psicopedagógica em universitários brasileiros identificados com altas habilidades/superdotação
title_fullStr Intervenção psicopedagógica em universitários brasileiros identificados com altas habilidades/superdotação
title_full_unstemmed Intervenção psicopedagógica em universitários brasileiros identificados com altas habilidades/superdotação
title_sort Intervenção psicopedagógica em universitários brasileiros identificados com altas habilidades/superdotação
author Krainski, Katiane Janke
author_facet Krainski, Katiane Janke
Lima, Marlos Andrade de
Riechi, Tatiana Izabele Jaworski de Sá
Moreira, Laura Ceretta
author_role author
author2 Lima, Marlos Andrade de
Riechi, Tatiana Izabele Jaworski de Sá
Moreira, Laura Ceretta
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Krainski, Katiane Janke
Lima, Marlos Andrade de
Riechi, Tatiana Izabele Jaworski de Sá
Moreira, Laura Ceretta
description Em que pese a importância de atendimento às necessidades específicas de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), sobretudo para garantir seu desenvolvimento pleno quanto para promover a produtividade do potencial humano de um país, as ações voltadas para identificação e acompanhamento das AH/SD no ensino superior brasileiro ainda são incipientes. Logo, o presente artigo descreve um conjunto de procedimentos psicopedagógicos desenvolvidos pelo Programa de Evidenciamento Global de AH/SD nas universidades (PEGAHSUS) para promover a inclusão socioemocional destes estudantes. As ações perpassam pelo processo de identificação de AH/SD, monitoramento psicoeducacional e intervenção psicopedagógica. 1169 universitários participaram, entre 2017-2019, do processo de identificação, 165 completaram a avaliação psicológica e 105 tiveram identificação de AH/SD. Com o monitoramento psicoeducacional verificou-se as necessidades destes estudantes. Foram propostas três categorias de intervenção psicopedagógica que atenderam a 56 universitários de diferentes cursos: GATHERING para enriquecimento curricular; GO-PEGAHSUS grupo operativo com temas de autopercepção, assertividade, falar em público, tolerância a frustração, resiliência, ansiedade, perfeccionismo e características socioemocionais de AH/SD; Rodas de Conversa sobre AH/SD. Este estudo demonstra a eficácia de um programa na identificação, acolhimento e intervenção nas AH/SD, ampara-se na necessidade de formação e disseminação de práticas inclusivas no ensino superior promotoras de desenvolvimento humano e institucional.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/24781
10.4013/ctc.2022.153.08
url https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/24781
identifier_str_mv 10.4013/ctc.2022.153.08
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/24781/60749326
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Contextos Clínicos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Contextos Clínicos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Contextos Clínicos; v. 15 n. 3 (2022): Set-Dez
1983-3482
reponame:Contextos Clínicos
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Contextos Clínicos
collection Contextos Clínicos
repository.name.fl_str_mv Contextos Clínicos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv dfalcke@unisinos.br||periodicos@unisinos.br
_version_ 1797240152762875904