Psicoterapia Breve On-line e o Cuidado em Saúde Mental na Universidade
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contextos Clínicos |
Texto Completo: | https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/23186 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi refletir sobre as dificuldades e as possibilidades da psicoterapia on-line oferecida a estudantes universitários durante a pandemia da COVID-19. Trata-se de um estudo de caso exploratório relatado a partir de duas pacientes/clientes atendidas em um serviço de apoio psicológico existente em uma Universidade pública do Estado de São Paulo e que desenvolve ações de acolhimento estudantil. Os atendimentos na abordagem cognitivo-comportamental ocorreram de maneira remota ao longo de 2020 e início de 2021 junto a estudantes de um curso da área da saúde. Identificou-se que o atendimento psicoterápico breve nessa modalidade possibilitou acesso a recursos de acolhimento e enfrentamento em um momento de fragilidade por meio do desenvolvimento da autorregulação emocional, autoconhecimento e melhora na gestão de conflitos interpessoais e de sintomas de ansiedade motivados, sobretudo, pelo contexto de incerteza e de suspensão de aulas presenciais, estágios e atividades práticas. Os desafios trazidos para a psicoterapia relacionaram-se à impossibilidade do contato presencial entre terapeuta e paciente, a falhas na tecnologia de comunicação durante as sessões, dificuldade de controle do setting e, consequentemente, de manutenção do sigilo. Endereçamentos nos campos da psicoterapia e do acolhimento estudantil foram apresentados a partir dos casos atendidos. |
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Psicoterapia Breve On-line e o Cuidado em Saúde Mental na UniversidadeBrief Online Psychotherapy and Mental Health Care at the UniversityO objetivo deste estudo foi refletir sobre as dificuldades e as possibilidades da psicoterapia on-line oferecida a estudantes universitários durante a pandemia da COVID-19. Trata-se de um estudo de caso exploratório relatado a partir de duas pacientes/clientes atendidas em um serviço de apoio psicológico existente em uma Universidade pública do Estado de São Paulo e que desenvolve ações de acolhimento estudantil. Os atendimentos na abordagem cognitivo-comportamental ocorreram de maneira remota ao longo de 2020 e início de 2021 junto a estudantes de um curso da área da saúde. Identificou-se que o atendimento psicoterápico breve nessa modalidade possibilitou acesso a recursos de acolhimento e enfrentamento em um momento de fragilidade por meio do desenvolvimento da autorregulação emocional, autoconhecimento e melhora na gestão de conflitos interpessoais e de sintomas de ansiedade motivados, sobretudo, pelo contexto de incerteza e de suspensão de aulas presenciais, estágios e atividades práticas. Os desafios trazidos para a psicoterapia relacionaram-se à impossibilidade do contato presencial entre terapeuta e paciente, a falhas na tecnologia de comunicação durante as sessões, dificuldade de controle do setting e, consequentemente, de manutenção do sigilo. Endereçamentos nos campos da psicoterapia e do acolhimento estudantil foram apresentados a partir dos casos atendidos.The aim of this study was to reflect on the difficulties and possibilities of online psychotherapy offered to university students during the COVID-19 pandemic. This is an exploratory case study reported from two cases seen at a psychological support service that exists at a public University in the State of São Paulo and that develops student welcoming actions. The consultations in the cognitive-behavioral approach took place remotely throughout 2020 and early 2021 with students from a health course. It was identified that brief psychotherapeutic care in this modality enabled access to resources for reception and coping in a moment of fragility through the development of emotional self-regulation, self-knowledge and improvement in the management of interpersonal conflicts and anxiety symptoms motivated, above all, by the context of uncertainty and suspension of face-to-face classes, internships and practical activities. The challenges brought to psychotherapy were related to the impossibility of face-to-face contact between therapist and patient, failures in communication technology during sessions, difficulty in controlling the setting and, consequently, maintaining confidentiality. Addresses in the fields of psychotherapy and student reception were presented based on the cases attended.Unisinos2022-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/2318610.4013/ctc.2022.152.02Contextos Clínicos; v. 15 n. 2 (2022): Mai-Ago1983-3482reponame:Contextos Clínicosinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/23186/60749224Copyright (c) 2022 Contextos Clínicosinfo:eu-repo/semantics/openAccessRossato, LucasCoelho de Souza, DeisePaiva Carvalho, PatríciaFukumasu da Cunha, VivianScorsolini-Comin, Fabio2022-10-11T00:12:15Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/23186Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicosPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/oaidfalcke@unisinos.br||periodicos@unisinos.br1983-34821983-3482opendoar:2022-10-11T00:12:15Contextos Clínicos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
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