Revisão Sistemática da Literatura sobre Ansiedade em Estudantes do Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Adriana Benevides
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Monteiro, Marcia Cristina Lauria de Moraes, Santos, Zeimara de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contextos Clínicos
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2020.133.13
Resumo: No Ensino Superior as rotinas estressantes muitas vezes contribuem para o desenvolvimento de transtorno de ansiedade ou para agravamento de quadros pré-existentes. Esse estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura em periódicos nacionais de 2005 a 2019 sobre transtorno de ansiedade em estudantes universitários. Os artigos foram pesquisados nas seguintes bases de dados: Google Acadêmico, SciELO, LILACS e Pepsic. Utilizou-se o critério de inclusão apenas de periódicos com a temática ansiedade em universitários e a partir da análise dos resumos foram obtidos 37 artigos. Desta forma, foram excluídos os artigos que não se adequavam ao critério adotado. Os resultados conduziram a estudos de caracterização (13), intervenção (13), prevalência (5), relato de experiência (2) e construção de instrumento (1). As publicações sobre caracterização e intervenção foram as que apresentaram maior incidência pelo fato de determinar e ter ferramentas e mesmo estratégias para melhor intervir no próprio contexto estudantil. O estudo vem a contribuir com a prática de novas pesquisas sobre o tema e amplia o conhecimento sobre os fatores que implicam nos transtornos de ansiedade em estudantes do Ensino Superior. Uma das limitações do estudo foi não ter incluído outras fontes de dados como livros, dissertações e teses.
id Unisinos-4_63d72bc9818122ebdc1b4fa507993807
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/21747
network_acronym_str Unisinos-4
network_name_str Contextos Clínicos
repository_id_str
spelling Revisão Sistemática da Literatura sobre Ansiedade em Estudantes do Ensino SuperiorSystematic Literature Review on Anxiety in Higher Education StudentsNo Ensino Superior as rotinas estressantes muitas vezes contribuem para o desenvolvimento de transtorno de ansiedade ou para agravamento de quadros pré-existentes. Esse estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura em periódicos nacionais de 2005 a 2019 sobre transtorno de ansiedade em estudantes universitários. Os artigos foram pesquisados nas seguintes bases de dados: Google Acadêmico, SciELO, LILACS e Pepsic. Utilizou-se o critério de inclusão apenas de periódicos com a temática ansiedade em universitários e a partir da análise dos resumos foram obtidos 37 artigos. Desta forma, foram excluídos os artigos que não se adequavam ao critério adotado. Os resultados conduziram a estudos de caracterização (13), intervenção (13), prevalência (5), relato de experiência (2) e construção de instrumento (1). As publicações sobre caracterização e intervenção foram as que apresentaram maior incidência pelo fato de determinar e ter ferramentas e mesmo estratégias para melhor intervir no próprio contexto estudantil. O estudo vem a contribuir com a prática de novas pesquisas sobre o tema e amplia o conhecimento sobre os fatores que implicam nos transtornos de ansiedade em estudantes do Ensino Superior. Uma das limitações do estudo foi não ter incluído outras fontes de dados como livros, dissertações e teses.In Higher Education, stressful routines often contribute to the development of anxiety disorder or getting worse pre-existing conditions. This study aimed to conduct a systematic review of the literature in national journals from 2005 to 2019 on anxiety disorder in university students. The articles were searched in the following databases: Google Scholar, SciELO, LILACS and Pepsic. The inclusion criterion was used only for journals with the theme anxiety in university students and from the analysis of abstracts 37 articles were obtained. Thus, articles that did not fit the adopted criterion were excluded. The results led to characterization studies (13), intervention (13), prevalence (5), experience report (2) and instrument construction (1). The publications on characterization and intervention were those with the highest incidence due to the fact of determining and having tools and even strategies to better intervene in the student context itself. The study contributes to the practice of new research on the topic and expands knowledge about the factors that imply anxiety disorders in higher education students. One of the limitations of the study was that it did not include other data sources such as books, dissertations and theses.Unisinos2021-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2020.133.1310.4013/ctc.2020.133.13Contextos Clínicos; v. 13 n. 3 (2020): Set-Dez; 992-10121983-3482reponame:Contextos Clínicosinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2020.133.13/60748391Copyright (c) 2021 Contextos Clínicosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Adriana BenevidesMonteiro, Marcia Cristina Lauria de MoraesSantos, Zeimara de Almeida2021-03-18T17:32:18Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/21747Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicosPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/oaidfalcke@unisinos.br||periodicos@unisinos.br1983-34821983-3482opendoar:2021-03-18T17:32:18Contextos Clínicos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Revisão Sistemática da Literatura sobre Ansiedade em Estudantes do Ensino Superior
Systematic Literature Review on Anxiety in Higher Education Students
title Revisão Sistemática da Literatura sobre Ansiedade em Estudantes do Ensino Superior
spellingShingle Revisão Sistemática da Literatura sobre Ansiedade em Estudantes do Ensino Superior
Soares, Adriana Benevides
title_short Revisão Sistemática da Literatura sobre Ansiedade em Estudantes do Ensino Superior
title_full Revisão Sistemática da Literatura sobre Ansiedade em Estudantes do Ensino Superior
title_fullStr Revisão Sistemática da Literatura sobre Ansiedade em Estudantes do Ensino Superior
title_full_unstemmed Revisão Sistemática da Literatura sobre Ansiedade em Estudantes do Ensino Superior
title_sort Revisão Sistemática da Literatura sobre Ansiedade em Estudantes do Ensino Superior
author Soares, Adriana Benevides
author_facet Soares, Adriana Benevides
Monteiro, Marcia Cristina Lauria de Moraes
Santos, Zeimara de Almeida
author_role author
author2 Monteiro, Marcia Cristina Lauria de Moraes
Santos, Zeimara de Almeida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Adriana Benevides
Monteiro, Marcia Cristina Lauria de Moraes
Santos, Zeimara de Almeida
description No Ensino Superior as rotinas estressantes muitas vezes contribuem para o desenvolvimento de transtorno de ansiedade ou para agravamento de quadros pré-existentes. Esse estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura em periódicos nacionais de 2005 a 2019 sobre transtorno de ansiedade em estudantes universitários. Os artigos foram pesquisados nas seguintes bases de dados: Google Acadêmico, SciELO, LILACS e Pepsic. Utilizou-se o critério de inclusão apenas de periódicos com a temática ansiedade em universitários e a partir da análise dos resumos foram obtidos 37 artigos. Desta forma, foram excluídos os artigos que não se adequavam ao critério adotado. Os resultados conduziram a estudos de caracterização (13), intervenção (13), prevalência (5), relato de experiência (2) e construção de instrumento (1). As publicações sobre caracterização e intervenção foram as que apresentaram maior incidência pelo fato de determinar e ter ferramentas e mesmo estratégias para melhor intervir no próprio contexto estudantil. O estudo vem a contribuir com a prática de novas pesquisas sobre o tema e amplia o conhecimento sobre os fatores que implicam nos transtornos de ansiedade em estudantes do Ensino Superior. Uma das limitações do estudo foi não ter incluído outras fontes de dados como livros, dissertações e teses.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2020.133.13
10.4013/ctc.2020.133.13
url https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2020.133.13
identifier_str_mv 10.4013/ctc.2020.133.13
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2020.133.13/60748391
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Contextos Clínicos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Contextos Clínicos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Contextos Clínicos; v. 13 n. 3 (2020): Set-Dez; 992-1012
1983-3482
reponame:Contextos Clínicos
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Contextos Clínicos
collection Contextos Clínicos
repository.name.fl_str_mv Contextos Clínicos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv dfalcke@unisinos.br||periodicos@unisinos.br
_version_ 1797240152471371776