Revisão Sistemática da Literatura sobre Ansiedade em Estudantes do Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contextos Clínicos |
Texto Completo: | https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2020.133.13 |
Resumo: | No Ensino Superior as rotinas estressantes muitas vezes contribuem para o desenvolvimento de transtorno de ansiedade ou para agravamento de quadros pré-existentes. Esse estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura em periódicos nacionais de 2005 a 2019 sobre transtorno de ansiedade em estudantes universitários. Os artigos foram pesquisados nas seguintes bases de dados: Google Acadêmico, SciELO, LILACS e Pepsic. Utilizou-se o critério de inclusão apenas de periódicos com a temática ansiedade em universitários e a partir da análise dos resumos foram obtidos 37 artigos. Desta forma, foram excluídos os artigos que não se adequavam ao critério adotado. Os resultados conduziram a estudos de caracterização (13), intervenção (13), prevalência (5), relato de experiência (2) e construção de instrumento (1). As publicações sobre caracterização e intervenção foram as que apresentaram maior incidência pelo fato de determinar e ter ferramentas e mesmo estratégias para melhor intervir no próprio contexto estudantil. O estudo vem a contribuir com a prática de novas pesquisas sobre o tema e amplia o conhecimento sobre os fatores que implicam nos transtornos de ansiedade em estudantes do Ensino Superior. Uma das limitações do estudo foi não ter incluído outras fontes de dados como livros, dissertações e teses. |
id |
Unisinos-4_63d72bc9818122ebdc1b4fa507993807 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/21747 |
network_acronym_str |
Unisinos-4 |
network_name_str |
Contextos Clínicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Revisão Sistemática da Literatura sobre Ansiedade em Estudantes do Ensino SuperiorSystematic Literature Review on Anxiety in Higher Education StudentsNo Ensino Superior as rotinas estressantes muitas vezes contribuem para o desenvolvimento de transtorno de ansiedade ou para agravamento de quadros pré-existentes. Esse estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura em periódicos nacionais de 2005 a 2019 sobre transtorno de ansiedade em estudantes universitários. Os artigos foram pesquisados nas seguintes bases de dados: Google Acadêmico, SciELO, LILACS e Pepsic. Utilizou-se o critério de inclusão apenas de periódicos com a temática ansiedade em universitários e a partir da análise dos resumos foram obtidos 37 artigos. Desta forma, foram excluídos os artigos que não se adequavam ao critério adotado. Os resultados conduziram a estudos de caracterização (13), intervenção (13), prevalência (5), relato de experiência (2) e construção de instrumento (1). As publicações sobre caracterização e intervenção foram as que apresentaram maior incidência pelo fato de determinar e ter ferramentas e mesmo estratégias para melhor intervir no próprio contexto estudantil. O estudo vem a contribuir com a prática de novas pesquisas sobre o tema e amplia o conhecimento sobre os fatores que implicam nos transtornos de ansiedade em estudantes do Ensino Superior. Uma das limitações do estudo foi não ter incluído outras fontes de dados como livros, dissertações e teses.In Higher Education, stressful routines often contribute to the development of anxiety disorder or getting worse pre-existing conditions. This study aimed to conduct a systematic review of the literature in national journals from 2005 to 2019 on anxiety disorder in university students. The articles were searched in the following databases: Google Scholar, SciELO, LILACS and Pepsic. The inclusion criterion was used only for journals with the theme anxiety in university students and from the analysis of abstracts 37 articles were obtained. Thus, articles that did not fit the adopted criterion were excluded. The results led to characterization studies (13), intervention (13), prevalence (5), experience report (2) and instrument construction (1). The publications on characterization and intervention were those with the highest incidence due to the fact of determining and having tools and even strategies to better intervene in the student context itself. The study contributes to the practice of new research on the topic and expands knowledge about the factors that imply anxiety disorders in higher education students. One of the limitations of the study was that it did not include other data sources such as books, dissertations and theses.Unisinos2021-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2020.133.1310.4013/ctc.2020.133.13Contextos Clínicos; v. 13 n. 3 (2020): Set-Dez; 992-10121983-3482reponame:Contextos Clínicosinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2020.133.13/60748391Copyright (c) 2021 Contextos Clínicosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Adriana BenevidesMonteiro, Marcia Cristina Lauria de MoraesSantos, Zeimara de Almeida2021-03-18T17:32:18Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/21747Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicosPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/oaidfalcke@unisinos.br||periodicos@unisinos.br1983-34821983-3482opendoar:2021-03-18T17:32:18Contextos Clínicos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Revisão Sistemática da Literatura sobre Ansiedade em Estudantes do Ensino Superior Systematic Literature Review on Anxiety in Higher Education Students |
title |
Revisão Sistemática da Literatura sobre Ansiedade em Estudantes do Ensino Superior |
spellingShingle |
Revisão Sistemática da Literatura sobre Ansiedade em Estudantes do Ensino Superior Soares, Adriana Benevides |
title_short |
Revisão Sistemática da Literatura sobre Ansiedade em Estudantes do Ensino Superior |
title_full |
Revisão Sistemática da Literatura sobre Ansiedade em Estudantes do Ensino Superior |
title_fullStr |
Revisão Sistemática da Literatura sobre Ansiedade em Estudantes do Ensino Superior |
title_full_unstemmed |
Revisão Sistemática da Literatura sobre Ansiedade em Estudantes do Ensino Superior |
title_sort |
Revisão Sistemática da Literatura sobre Ansiedade em Estudantes do Ensino Superior |
author |
Soares, Adriana Benevides |
author_facet |
Soares, Adriana Benevides Monteiro, Marcia Cristina Lauria de Moraes Santos, Zeimara de Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro, Marcia Cristina Lauria de Moraes Santos, Zeimara de Almeida |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Adriana Benevides Monteiro, Marcia Cristina Lauria de Moraes Santos, Zeimara de Almeida |
description |
No Ensino Superior as rotinas estressantes muitas vezes contribuem para o desenvolvimento de transtorno de ansiedade ou para agravamento de quadros pré-existentes. Esse estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura em periódicos nacionais de 2005 a 2019 sobre transtorno de ansiedade em estudantes universitários. Os artigos foram pesquisados nas seguintes bases de dados: Google Acadêmico, SciELO, LILACS e Pepsic. Utilizou-se o critério de inclusão apenas de periódicos com a temática ansiedade em universitários e a partir da análise dos resumos foram obtidos 37 artigos. Desta forma, foram excluídos os artigos que não se adequavam ao critério adotado. Os resultados conduziram a estudos de caracterização (13), intervenção (13), prevalência (5), relato de experiência (2) e construção de instrumento (1). As publicações sobre caracterização e intervenção foram as que apresentaram maior incidência pelo fato de determinar e ter ferramentas e mesmo estratégias para melhor intervir no próprio contexto estudantil. O estudo vem a contribuir com a prática de novas pesquisas sobre o tema e amplia o conhecimento sobre os fatores que implicam nos transtornos de ansiedade em estudantes do Ensino Superior. Uma das limitações do estudo foi não ter incluído outras fontes de dados como livros, dissertações e teses. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2020.133.13 10.4013/ctc.2020.133.13 |
url |
https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2020.133.13 |
identifier_str_mv |
10.4013/ctc.2020.133.13 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2020.133.13/60748391 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Contextos Clínicos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Contextos Clínicos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contextos Clínicos; v. 13 n. 3 (2020): Set-Dez; 992-1012 1983-3482 reponame:Contextos Clínicos instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:Unisinos |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
Unisinos |
institution |
Unisinos |
reponame_str |
Contextos Clínicos |
collection |
Contextos Clínicos |
repository.name.fl_str_mv |
Contextos Clínicos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
dfalcke@unisinos.br||periodicos@unisinos.br |
_version_ |
1797240152471371776 |