Ansiedade e aproveitamento acadêmico de estudantes de medicina: revisão sistemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira Multidisciplinar |
Texto Completo: | http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/1609 |
Resumo: | A educação médica cumpre um currículo muito extenso, é considerada altamente especializada e, dependendo do nível de ansiedade do estudante, poderá ocorrer prejuízo no desempenho acadêmico. Houve interesse em se conhecer a associação entre nível de ansiedade e aproveitamento acadêmico de estudantes de medicina. Em julho de 2021, realizou-se uma revisão sistemática com busca nas bases de dados MEDLINE (PubMed), Embase e Cochrane. Foram identificadas 4.552 referências segundo processo de seleção PRISMA tendo sido elegíveis 28 publicações. Apesar de evidência de associação negativa entre ansiedade e desempenho acadêmico, a utilização de diferentes instrumentos para avaliação, tanto de ansiedade como de desempenho acadêmico, representou uma limitação para o estudo, recomendando-se que sejam realizadas pesquisas adicionais sobre o tema. Concluindo, a ansiedade entre alunos de medicina merece uma atenção especial devido às suas implicações, entre elas, o prejuízo no desempenho acadêmico. O diagnóstico da saúde mental dos estudantes de medicina é de grande valia para que o gerenciamento da ansiedade seja feito o mais precocemente possível. |
id |
UNIARA_d44c9494550cb61ab3dae19136fda642 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistarebram.com:article/1609 |
network_acronym_str |
UNIARA |
network_name_str |
Revista Brasileira Multidisciplinar |
repository_id_str |
|
spelling |
Ansiedade e aproveitamento acadêmico de estudantes de medicina: revisão sistemáticaEducação MédicaEstudantes de MedicinaAnsiedadeAvaliação EducacionalA educação médica cumpre um currículo muito extenso, é considerada altamente especializada e, dependendo do nível de ansiedade do estudante, poderá ocorrer prejuízo no desempenho acadêmico. Houve interesse em se conhecer a associação entre nível de ansiedade e aproveitamento acadêmico de estudantes de medicina. Em julho de 2021, realizou-se uma revisão sistemática com busca nas bases de dados MEDLINE (PubMed), Embase e Cochrane. Foram identificadas 4.552 referências segundo processo de seleção PRISMA tendo sido elegíveis 28 publicações. Apesar de evidência de associação negativa entre ansiedade e desempenho acadêmico, a utilização de diferentes instrumentos para avaliação, tanto de ansiedade como de desempenho acadêmico, representou uma limitação para o estudo, recomendando-se que sejam realizadas pesquisas adicionais sobre o tema. Concluindo, a ansiedade entre alunos de medicina merece uma atenção especial devido às suas implicações, entre elas, o prejuízo no desempenho acadêmico. O diagnóstico da saúde mental dos estudantes de medicina é de grande valia para que o gerenciamento da ansiedade seja feito o mais precocemente possível.Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM2023-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/160910.25061/2527-2675/ReBraM/2023.v26i2.1609Revista Brasileira Multidisciplinar; v. 26 n. 2 (2023): Maio-Agosto2527-26751415-3580reponame:Revista Brasileira Multidisciplinarinstname:Universidade de Araraquara (UNIARA)instacron:UNIARAporhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/1609/905Copyright (c) 2023 Revista Brasileira Multidisciplinarhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLoffredo, Leonor Castro MonteiroArruda Martins, Milton 2024-02-16T23:44:18Zoai:ojs.revistarebram.com:article/1609Revistahttp://revistarebram.com/index.php/revistauniaraPRIhttps://revistarebram.com/index.php/revistauniara/oairevistauniara@uniara.com||2527-26752527-2675opendoar:2024-02-16T23:44:18Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ansiedade e aproveitamento acadêmico de estudantes de medicina: revisão sistemática |
title |
Ansiedade e aproveitamento acadêmico de estudantes de medicina: revisão sistemática |
spellingShingle |
Ansiedade e aproveitamento acadêmico de estudantes de medicina: revisão sistemática Loffredo, Leonor Castro Monteiro Educação Médica Estudantes de Medicina Ansiedade Avaliação Educacional |
title_short |
Ansiedade e aproveitamento acadêmico de estudantes de medicina: revisão sistemática |
title_full |
Ansiedade e aproveitamento acadêmico de estudantes de medicina: revisão sistemática |
title_fullStr |
Ansiedade e aproveitamento acadêmico de estudantes de medicina: revisão sistemática |
title_full_unstemmed |
Ansiedade e aproveitamento acadêmico de estudantes de medicina: revisão sistemática |
title_sort |
Ansiedade e aproveitamento acadêmico de estudantes de medicina: revisão sistemática |
author |
Loffredo, Leonor Castro Monteiro |
author_facet |
Loffredo, Leonor Castro Monteiro Arruda Martins, Milton |
author_role |
author |
author2 |
Arruda Martins, Milton |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Loffredo, Leonor Castro Monteiro Arruda Martins, Milton |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Médica Estudantes de Medicina Ansiedade Avaliação Educacional |
topic |
Educação Médica Estudantes de Medicina Ansiedade Avaliação Educacional |
description |
A educação médica cumpre um currículo muito extenso, é considerada altamente especializada e, dependendo do nível de ansiedade do estudante, poderá ocorrer prejuízo no desempenho acadêmico. Houve interesse em se conhecer a associação entre nível de ansiedade e aproveitamento acadêmico de estudantes de medicina. Em julho de 2021, realizou-se uma revisão sistemática com busca nas bases de dados MEDLINE (PubMed), Embase e Cochrane. Foram identificadas 4.552 referências segundo processo de seleção PRISMA tendo sido elegíveis 28 publicações. Apesar de evidência de associação negativa entre ansiedade e desempenho acadêmico, a utilização de diferentes instrumentos para avaliação, tanto de ansiedade como de desempenho acadêmico, representou uma limitação para o estudo, recomendando-se que sejam realizadas pesquisas adicionais sobre o tema. Concluindo, a ansiedade entre alunos de medicina merece uma atenção especial devido às suas implicações, entre elas, o prejuízo no desempenho acadêmico. O diagnóstico da saúde mental dos estudantes de medicina é de grande valia para que o gerenciamento da ansiedade seja feito o mais precocemente possível. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/1609 10.25061/2527-2675/ReBraM/2023.v26i2.1609 |
url |
http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/1609 |
identifier_str_mv |
10.25061/2527-2675/ReBraM/2023.v26i2.1609 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/1609/905 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira Multidisciplinar https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira Multidisciplinar https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar; v. 26 n. 2 (2023): Maio-Agosto 2527-2675 1415-3580 reponame:Revista Brasileira Multidisciplinar instname:Universidade de Araraquara (UNIARA) instacron:UNIARA |
instname_str |
Universidade de Araraquara (UNIARA) |
instacron_str |
UNIARA |
institution |
UNIARA |
reponame_str |
Revista Brasileira Multidisciplinar |
collection |
Revista Brasileira Multidisciplinar |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistauniara@uniara.com|| |
_version_ |
1797174604409602048 |