Efeitos de um Treinamento de Habilidades Sociais Educativas para Professores: Effects educational social skills training

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza Rodrigues, Pedro Vítor
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Benevides Soares, Adriana, de Almeida Santos, Zeimara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contextos Clínicos
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/23316
Resumo: O processo de ensino-aprendizagem é afetado por múltiplos desafios que exigem que os professores dediquem grande parte do tempo às aulas, lidando com situações interpessoais complexas. O objetivo desse estudo foi avaliar os efeitos do Treinamento de Habilidades Sociais Educativas para Professores em situações de difícil relacionamento interpessoal em sala de aula, considerando as dimensões probabilidade e desconforto. A dimensão probabilidade refere-se à possibilidade de os participantes utilizarem estratégias habilidosas para lidar com essas situações e a dimensão desconforto refere-se à dificuldade emocional de agir de forma socialmente competente. Participaram do estudo doze professores do Ensino Fundamental, de 25 a 35 anos (M = 29,5; DP = 3,0), que lecionavam em instituições privadas. Foram realizadas dez reuniões com duração de até noventa minutos. Os participantes responderam às medidas em dois momentos (pré-intervenção e pós-intervenção) quanto ao grau de desconforto emocional e à probabilidade de ocorrência de habilidades sociais educativas. A análise dos dados foi realizada pelo Método JT e os resultados indicaram que todos os participantes apresentaram melhoras clínicas positivas em ambas às dimensões, com exceção de um único participante.
id Unisinos-4_6e42154f58e3bc549d55c676d8c34695
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/23316
network_acronym_str Unisinos-4
network_name_str Contextos Clínicos
repository_id_str
spelling Efeitos de um Treinamento de Habilidades Sociais Educativas para Professores: Effects educational social skills trainingEffects of Educational Social Skills Training for Teachers: Effects educational social skills trainingO processo de ensino-aprendizagem é afetado por múltiplos desafios que exigem que os professores dediquem grande parte do tempo às aulas, lidando com situações interpessoais complexas. O objetivo desse estudo foi avaliar os efeitos do Treinamento de Habilidades Sociais Educativas para Professores em situações de difícil relacionamento interpessoal em sala de aula, considerando as dimensões probabilidade e desconforto. A dimensão probabilidade refere-se à possibilidade de os participantes utilizarem estratégias habilidosas para lidar com essas situações e a dimensão desconforto refere-se à dificuldade emocional de agir de forma socialmente competente. Participaram do estudo doze professores do Ensino Fundamental, de 25 a 35 anos (M = 29,5; DP = 3,0), que lecionavam em instituições privadas. Foram realizadas dez reuniões com duração de até noventa minutos. Os participantes responderam às medidas em dois momentos (pré-intervenção e pós-intervenção) quanto ao grau de desconforto emocional e à probabilidade de ocorrência de habilidades sociais educativas. A análise dos dados foi realizada pelo Método JT e os resultados indicaram que todos os participantes apresentaram melhoras clínicas positivas em ambas às dimensões, com exceção de um único participante.The teaching-learning process is affected by multiple challenges that require teachers to spend much of their class time dealing with complex interpersonal situations. The aim of this study was to evaluate Educative Social Skills Training for Teachers in difficult interpersonal classroom situations, considering the probability and discomfort dimensions. The probability dimension refers to the possibility of the participants using skillful strategies to manage these situations and the discomfort dimension refers to the emotional difficulty to act in a socially competent way. Participants of the study were twelve Elementary Education teachers, aged 25 to 35 years (M = 29.5; SD = 3.0), that taught in private institutions. Ten meetings lasting up to ninety minutes were held. The participants responded to the measures at two times (pre-intervention and post-intervention) regarding the degree of emotional discomfort and the probability of the occurrence of educative social skills. Data analysis was performed using the JT Method. The results indicated that all participants presented positive clinical improvements in both dimensions, with the exception of a single participant.Unisinos2022-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/2331610.4013/ctc.2022.151.11Contextos Clínicos; v. 15 n. 1 (2022): Jan-Abr1983-3482reponame:Contextos Clínicosinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/23316/60749076Copyright (c) 2022 Contextos Clínicosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza Rodrigues, Pedro VítorBenevides Soares, Adrianade Almeida Santos, Zeimara2022-05-23T12:37:15Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/23316Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicosPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/oaidfalcke@unisinos.br||periodicos@unisinos.br1983-34821983-3482opendoar:2022-05-23T12:37:15Contextos Clínicos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos de um Treinamento de Habilidades Sociais Educativas para Professores: Effects educational social skills training
Effects of Educational Social Skills Training for Teachers: Effects educational social skills training
title Efeitos de um Treinamento de Habilidades Sociais Educativas para Professores: Effects educational social skills training
spellingShingle Efeitos de um Treinamento de Habilidades Sociais Educativas para Professores: Effects educational social skills training
Souza Rodrigues, Pedro Vítor
title_short Efeitos de um Treinamento de Habilidades Sociais Educativas para Professores: Effects educational social skills training
title_full Efeitos de um Treinamento de Habilidades Sociais Educativas para Professores: Effects educational social skills training
title_fullStr Efeitos de um Treinamento de Habilidades Sociais Educativas para Professores: Effects educational social skills training
title_full_unstemmed Efeitos de um Treinamento de Habilidades Sociais Educativas para Professores: Effects educational social skills training
title_sort Efeitos de um Treinamento de Habilidades Sociais Educativas para Professores: Effects educational social skills training
author Souza Rodrigues, Pedro Vítor
author_facet Souza Rodrigues, Pedro Vítor
Benevides Soares, Adriana
de Almeida Santos, Zeimara
author_role author
author2 Benevides Soares, Adriana
de Almeida Santos, Zeimara
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza Rodrigues, Pedro Vítor
Benevides Soares, Adriana
de Almeida Santos, Zeimara
description O processo de ensino-aprendizagem é afetado por múltiplos desafios que exigem que os professores dediquem grande parte do tempo às aulas, lidando com situações interpessoais complexas. O objetivo desse estudo foi avaliar os efeitos do Treinamento de Habilidades Sociais Educativas para Professores em situações de difícil relacionamento interpessoal em sala de aula, considerando as dimensões probabilidade e desconforto. A dimensão probabilidade refere-se à possibilidade de os participantes utilizarem estratégias habilidosas para lidar com essas situações e a dimensão desconforto refere-se à dificuldade emocional de agir de forma socialmente competente. Participaram do estudo doze professores do Ensino Fundamental, de 25 a 35 anos (M = 29,5; DP = 3,0), que lecionavam em instituições privadas. Foram realizadas dez reuniões com duração de até noventa minutos. Os participantes responderam às medidas em dois momentos (pré-intervenção e pós-intervenção) quanto ao grau de desconforto emocional e à probabilidade de ocorrência de habilidades sociais educativas. A análise dos dados foi realizada pelo Método JT e os resultados indicaram que todos os participantes apresentaram melhoras clínicas positivas em ambas às dimensões, com exceção de um único participante.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/23316
10.4013/ctc.2022.151.11
url https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/23316
identifier_str_mv 10.4013/ctc.2022.151.11
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/23316/60749076
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Contextos Clínicos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Contextos Clínicos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Contextos Clínicos; v. 15 n. 1 (2022): Jan-Abr
1983-3482
reponame:Contextos Clínicos
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Contextos Clínicos
collection Contextos Clínicos
repository.name.fl_str_mv Contextos Clínicos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv dfalcke@unisinos.br||periodicos@unisinos.br
_version_ 1797240152560500736