Efeitos de um Treinamento de Habilidades Sociais Educativas para Professores: Effects educational social skills training
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contextos Clínicos |
Texto Completo: | https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/23316 |
Resumo: | O processo de ensino-aprendizagem é afetado por múltiplos desafios que exigem que os professores dediquem grande parte do tempo às aulas, lidando com situações interpessoais complexas. O objetivo desse estudo foi avaliar os efeitos do Treinamento de Habilidades Sociais Educativas para Professores em situações de difícil relacionamento interpessoal em sala de aula, considerando as dimensões probabilidade e desconforto. A dimensão probabilidade refere-se à possibilidade de os participantes utilizarem estratégias habilidosas para lidar com essas situações e a dimensão desconforto refere-se à dificuldade emocional de agir de forma socialmente competente. Participaram do estudo doze professores do Ensino Fundamental, de 25 a 35 anos (M = 29,5; DP = 3,0), que lecionavam em instituições privadas. Foram realizadas dez reuniões com duração de até noventa minutos. Os participantes responderam às medidas em dois momentos (pré-intervenção e pós-intervenção) quanto ao grau de desconforto emocional e à probabilidade de ocorrência de habilidades sociais educativas. A análise dos dados foi realizada pelo Método JT e os resultados indicaram que todos os participantes apresentaram melhoras clínicas positivas em ambas às dimensões, com exceção de um único participante. |
id |
Unisinos-4_6e42154f58e3bc549d55c676d8c34695 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/23316 |
network_acronym_str |
Unisinos-4 |
network_name_str |
Contextos Clínicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Efeitos de um Treinamento de Habilidades Sociais Educativas para Professores: Effects educational social skills trainingEffects of Educational Social Skills Training for Teachers: Effects educational social skills trainingO processo de ensino-aprendizagem é afetado por múltiplos desafios que exigem que os professores dediquem grande parte do tempo às aulas, lidando com situações interpessoais complexas. O objetivo desse estudo foi avaliar os efeitos do Treinamento de Habilidades Sociais Educativas para Professores em situações de difícil relacionamento interpessoal em sala de aula, considerando as dimensões probabilidade e desconforto. A dimensão probabilidade refere-se à possibilidade de os participantes utilizarem estratégias habilidosas para lidar com essas situações e a dimensão desconforto refere-se à dificuldade emocional de agir de forma socialmente competente. Participaram do estudo doze professores do Ensino Fundamental, de 25 a 35 anos (M = 29,5; DP = 3,0), que lecionavam em instituições privadas. Foram realizadas dez reuniões com duração de até noventa minutos. Os participantes responderam às medidas em dois momentos (pré-intervenção e pós-intervenção) quanto ao grau de desconforto emocional e à probabilidade de ocorrência de habilidades sociais educativas. A análise dos dados foi realizada pelo Método JT e os resultados indicaram que todos os participantes apresentaram melhoras clínicas positivas em ambas às dimensões, com exceção de um único participante.The teaching-learning process is affected by multiple challenges that require teachers to spend much of their class time dealing with complex interpersonal situations. The aim of this study was to evaluate Educative Social Skills Training for Teachers in difficult interpersonal classroom situations, considering the probability and discomfort dimensions. The probability dimension refers to the possibility of the participants using skillful strategies to manage these situations and the discomfort dimension refers to the emotional difficulty to act in a socially competent way. Participants of the study were twelve Elementary Education teachers, aged 25 to 35 years (M = 29.5; SD = 3.0), that taught in private institutions. Ten meetings lasting up to ninety minutes were held. The participants responded to the measures at two times (pre-intervention and post-intervention) regarding the degree of emotional discomfort and the probability of the occurrence of educative social skills. Data analysis was performed using the JT Method. The results indicated that all participants presented positive clinical improvements in both dimensions, with the exception of a single participant.Unisinos2022-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/2331610.4013/ctc.2022.151.11Contextos Clínicos; v. 15 n. 1 (2022): Jan-Abr1983-3482reponame:Contextos Clínicosinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/23316/60749076Copyright (c) 2022 Contextos Clínicosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza Rodrigues, Pedro VítorBenevides Soares, Adrianade Almeida Santos, Zeimara2022-05-23T12:37:15Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/23316Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicosPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/oaidfalcke@unisinos.br||periodicos@unisinos.br1983-34821983-3482opendoar:2022-05-23T12:37:15Contextos Clínicos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeitos de um Treinamento de Habilidades Sociais Educativas para Professores: Effects educational social skills training Effects of Educational Social Skills Training for Teachers: Effects educational social skills training |
title |
Efeitos de um Treinamento de Habilidades Sociais Educativas para Professores: Effects educational social skills training |
spellingShingle |
Efeitos de um Treinamento de Habilidades Sociais Educativas para Professores: Effects educational social skills training Souza Rodrigues, Pedro Vítor |
title_short |
Efeitos de um Treinamento de Habilidades Sociais Educativas para Professores: Effects educational social skills training |
title_full |
Efeitos de um Treinamento de Habilidades Sociais Educativas para Professores: Effects educational social skills training |
title_fullStr |
Efeitos de um Treinamento de Habilidades Sociais Educativas para Professores: Effects educational social skills training |
title_full_unstemmed |
Efeitos de um Treinamento de Habilidades Sociais Educativas para Professores: Effects educational social skills training |
title_sort |
Efeitos de um Treinamento de Habilidades Sociais Educativas para Professores: Effects educational social skills training |
author |
Souza Rodrigues, Pedro Vítor |
author_facet |
Souza Rodrigues, Pedro Vítor Benevides Soares, Adriana de Almeida Santos, Zeimara |
author_role |
author |
author2 |
Benevides Soares, Adriana de Almeida Santos, Zeimara |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza Rodrigues, Pedro Vítor Benevides Soares, Adriana de Almeida Santos, Zeimara |
description |
O processo de ensino-aprendizagem é afetado por múltiplos desafios que exigem que os professores dediquem grande parte do tempo às aulas, lidando com situações interpessoais complexas. O objetivo desse estudo foi avaliar os efeitos do Treinamento de Habilidades Sociais Educativas para Professores em situações de difícil relacionamento interpessoal em sala de aula, considerando as dimensões probabilidade e desconforto. A dimensão probabilidade refere-se à possibilidade de os participantes utilizarem estratégias habilidosas para lidar com essas situações e a dimensão desconforto refere-se à dificuldade emocional de agir de forma socialmente competente. Participaram do estudo doze professores do Ensino Fundamental, de 25 a 35 anos (M = 29,5; DP = 3,0), que lecionavam em instituições privadas. Foram realizadas dez reuniões com duração de até noventa minutos. Os participantes responderam às medidas em dois momentos (pré-intervenção e pós-intervenção) quanto ao grau de desconforto emocional e à probabilidade de ocorrência de habilidades sociais educativas. A análise dos dados foi realizada pelo Método JT e os resultados indicaram que todos os participantes apresentaram melhoras clínicas positivas em ambas às dimensões, com exceção de um único participante. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/23316 10.4013/ctc.2022.151.11 |
url |
https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/23316 |
identifier_str_mv |
10.4013/ctc.2022.151.11 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/23316/60749076 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Contextos Clínicos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Contextos Clínicos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contextos Clínicos; v. 15 n. 1 (2022): Jan-Abr 1983-3482 reponame:Contextos Clínicos instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:Unisinos |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
Unisinos |
institution |
Unisinos |
reponame_str |
Contextos Clínicos |
collection |
Contextos Clínicos |
repository.name.fl_str_mv |
Contextos Clínicos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
dfalcke@unisinos.br||periodicos@unisinos.br |
_version_ |
1797240152560500736 |