Avaliação dos Centros de Atenção Psicossocial a partir das Crenças dos seus Usuários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Cynthia de Freitas
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ferreira, Marina Pinheiro Accyoly, Rabelo, Carla Andressa dos Santos, Costa, Icaro Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contextos Clínicos
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/22607
Resumo: O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) foi criado como serviço substitutivo aos hospitais psiquiátricos e funciona como protagonista da operacionalização dos princípios da reforma psiquiátrica no Brasil. Sob ameaça de ações anti-reforma, ele necessita de constante avaliação, para o aprimoramento do serviço e consequente aumento da adesão terapêutica e qualidade da clínica em sua dimensão ampla, incorporando demandas sociais, econômicas e políticas. Em resposta a essa demanda, objetivou-se avaliar as condições operacionais e o serviço dos CAPS a partir das crenças de seus usuários. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, que contou com a participação de 11 usuários do CAPS, que responderam uma entrevista semiestruturada, cujo dados foram analisados com auxílio do software IRaMuTeQ. Os resultados mostraram que os usuários possuem crenças que geram avaliações negativas sobre a disponibilidade de recursos humanos e materiais, e infraestrutura física. Em contrapartida, existem crenças positivas sobre a qualidade do trabalho dos profissionais, acessibilidade ao serviço e as atividades desenvolvidas. Conclui-se que o CAPS oferece atendimento de qualidade, mas que possui condições operacionais que necessitam de maior investimento e reestruturação.
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spelling Avaliação dos Centros de Atenção Psicossocial a partir das Crenças dos seus UsuáriosEvaluation of Psychosocial Care Centers based on their Users' BeliefsO Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) foi criado como serviço substitutivo aos hospitais psiquiátricos e funciona como protagonista da operacionalização dos princípios da reforma psiquiátrica no Brasil. Sob ameaça de ações anti-reforma, ele necessita de constante avaliação, para o aprimoramento do serviço e consequente aumento da adesão terapêutica e qualidade da clínica em sua dimensão ampla, incorporando demandas sociais, econômicas e políticas. Em resposta a essa demanda, objetivou-se avaliar as condições operacionais e o serviço dos CAPS a partir das crenças de seus usuários. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, que contou com a participação de 11 usuários do CAPS, que responderam uma entrevista semiestruturada, cujo dados foram analisados com auxílio do software IRaMuTeQ. Os resultados mostraram que os usuários possuem crenças que geram avaliações negativas sobre a disponibilidade de recursos humanos e materiais, e infraestrutura física. Em contrapartida, existem crenças positivas sobre a qualidade do trabalho dos profissionais, acessibilidade ao serviço e as atividades desenvolvidas. Conclui-se que o CAPS oferece atendimento de qualidade, mas que possui condições operacionais que necessitam de maior investimento e reestruturação.The Psychosocial Care Center (CAPS) was created as a substitute service for psychiatric hospitals and acts as a protagonist in the operationalization of the principles of psychiatric reform in Brazil. Under threat of anti-reform actions, it needs constant evaluation, in order to improve the service and, consequently, increase therapeutic adherence and clinical quality in its broad dimension, incorporating social, economic and political demands. In response to this demand, the objective was to evaluate the operational conditions and the CAPS service based on the beliefs of its users. A qualitative research was carried out, with the participation of 11 CAPS users, who answered a semi-structured interview, analyzed with the help of IRaMuTeQ. The results showed that users have beliefs that generate negative evaluations about the availability of human and material resources, and physical infrastructure. On the other hand, there are positive beliefs about the quality of professionals, accessibility to the service and the activities developed. It is concluded that CAPS offers quality service, but that it has operational conditions that require greater investment and restructuring.Unisinos2021-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/2260710.4013/ctc.2021.143.07Contextos Clínicos; v. 14 n. 3 (2021): Set-Dez1983-3482reponame:Contextos Clínicosinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/22607/60748849Copyright (c) 2021 Contextos Clínicosinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Cynthia de FreitasFerreira, Marina Pinheiro AccyolyRabelo, Carla Andressa dos SantosCosta, Icaro Moreira2021-12-14T13:15:28Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/22607Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicosPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/oaidfalcke@unisinos.br||periodicos@unisinos.br1983-34821983-3482opendoar:2021-12-14T13:15:28Contextos Clínicos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
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