Mindfulness em crianças com ansiedade e depressão: uma revisão sistemática de ensaios clínicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortes, Paula Madeira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Willhelm, Alice Rodrigues, Petersen, Circe Salcides, de Almeida, Rosa Maria Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contextos Clínicos
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2019.122.09
Resumo: Existem evidencias que suportam o uso de intervenções baseadas em mindfulness para depressão e ansiedade em adultos, entretanto a pesquisa com crianças ainda é escassa. A maior parte dessas pesquisas é desenvolvida em escolas e com população não clínica. Este estudo objetivou investigar artigos disponíveis que sugerem programas de intervenção com mindfulness em grupo clínico de crianças com ansiedade e depressão. Uma revisão sistemática da literatura foi conduzida por dois avaliadores. As bases utilizadas foram PubMed, Web of Knowledge, PsycINFO e Scielo, através da combinação de palavras-chave: ((mindfulness_) AND Child_) AND (anxiety OR depression OR internalizing problems). Os critérios de inclusão foram: artigos no período de 2008 a 2017, ensaio clínico, amostra de crianças até 12 anos com ansiedade e/ou depressão e protocolo com mindfulness. Foram encontrados 346 artigos, dentre eles, apenas três cumpriram todos os critérios de inclusão para essa pesquisa. Os artigos selecionados diferem no método e nos objetivos e não foi possível encontrar uniformidade entre eles. Os artigos são heterogêneos entre si, abarcam sintomatologia diferente, sendo que nenhum deles encontrou resultado específico para depressão. Apesar disso, todos fizeram pré e pós teste, foram realizados de forma grupal e apresentam resultados promissores da intervenção, com diminuição dos sintomas para ansiedade. Palavras-chave: mindfulness; crianças; depressão; ansiedade; ensaio clínico. 
id Unisinos-4_cfc9b640ba6e5c89ed39f11b8c842694
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/15485
network_acronym_str Unisinos-4
network_name_str Contextos Clínicos
repository_id_str
spelling Mindfulness em crianças com ansiedade e depressão: uma revisão sistemática de ensaios clínicosExistem evidencias que suportam o uso de intervenções baseadas em mindfulness para depressão e ansiedade em adultos, entretanto a pesquisa com crianças ainda é escassa. A maior parte dessas pesquisas é desenvolvida em escolas e com população não clínica. Este estudo objetivou investigar artigos disponíveis que sugerem programas de intervenção com mindfulness em grupo clínico de crianças com ansiedade e depressão. Uma revisão sistemática da literatura foi conduzida por dois avaliadores. As bases utilizadas foram PubMed, Web of Knowledge, PsycINFO e Scielo, através da combinação de palavras-chave: ((mindfulness_) AND Child_) AND (anxiety OR depression OR internalizing problems). Os critérios de inclusão foram: artigos no período de 2008 a 2017, ensaio clínico, amostra de crianças até 12 anos com ansiedade e/ou depressão e protocolo com mindfulness. Foram encontrados 346 artigos, dentre eles, apenas três cumpriram todos os critérios de inclusão para essa pesquisa. Os artigos selecionados diferem no método e nos objetivos e não foi possível encontrar uniformidade entre eles. Os artigos são heterogêneos entre si, abarcam sintomatologia diferente, sendo que nenhum deles encontrou resultado específico para depressão. Apesar disso, todos fizeram pré e pós teste, foram realizados de forma grupal e apresentam resultados promissores da intervenção, com diminuição dos sintomas para ansiedade. Palavras-chave: mindfulness; crianças; depressão; ansiedade; ensaio clínico. Unisinos2019-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2019.122.0910.4013/ctc.2019.122.09Contextos Clínicos; v. 12 n. 2 (2019): Mai-Ago; 584-5981983-3482reponame:Contextos Clínicosinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2019.122.09/60747001Fortes, Paula MadeiraWillhelm, Alice RodriguesPetersen, Circe Salcidesde Almeida, Rosa Maria Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-10T17:57:54Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/15485Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicosPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/oaidfalcke@unisinos.br||periodicos@unisinos.br1983-34821983-3482opendoar:2019-07-10T17:57:54Contextos Clínicos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Mindfulness em crianças com ansiedade e depressão: uma revisão sistemática de ensaios clínicos
title Mindfulness em crianças com ansiedade e depressão: uma revisão sistemática de ensaios clínicos
spellingShingle Mindfulness em crianças com ansiedade e depressão: uma revisão sistemática de ensaios clínicos
Fortes, Paula Madeira
title_short Mindfulness em crianças com ansiedade e depressão: uma revisão sistemática de ensaios clínicos
title_full Mindfulness em crianças com ansiedade e depressão: uma revisão sistemática de ensaios clínicos
title_fullStr Mindfulness em crianças com ansiedade e depressão: uma revisão sistemática de ensaios clínicos
title_full_unstemmed Mindfulness em crianças com ansiedade e depressão: uma revisão sistemática de ensaios clínicos
title_sort Mindfulness em crianças com ansiedade e depressão: uma revisão sistemática de ensaios clínicos
author Fortes, Paula Madeira
author_facet Fortes, Paula Madeira
Willhelm, Alice Rodrigues
Petersen, Circe Salcides
de Almeida, Rosa Maria Martins
author_role author
author2 Willhelm, Alice Rodrigues
Petersen, Circe Salcides
de Almeida, Rosa Maria Martins
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fortes, Paula Madeira
Willhelm, Alice Rodrigues
Petersen, Circe Salcides
de Almeida, Rosa Maria Martins
description Existem evidencias que suportam o uso de intervenções baseadas em mindfulness para depressão e ansiedade em adultos, entretanto a pesquisa com crianças ainda é escassa. A maior parte dessas pesquisas é desenvolvida em escolas e com população não clínica. Este estudo objetivou investigar artigos disponíveis que sugerem programas de intervenção com mindfulness em grupo clínico de crianças com ansiedade e depressão. Uma revisão sistemática da literatura foi conduzida por dois avaliadores. As bases utilizadas foram PubMed, Web of Knowledge, PsycINFO e Scielo, através da combinação de palavras-chave: ((mindfulness_) AND Child_) AND (anxiety OR depression OR internalizing problems). Os critérios de inclusão foram: artigos no período de 2008 a 2017, ensaio clínico, amostra de crianças até 12 anos com ansiedade e/ou depressão e protocolo com mindfulness. Foram encontrados 346 artigos, dentre eles, apenas três cumpriram todos os critérios de inclusão para essa pesquisa. Os artigos selecionados diferem no método e nos objetivos e não foi possível encontrar uniformidade entre eles. Os artigos são heterogêneos entre si, abarcam sintomatologia diferente, sendo que nenhum deles encontrou resultado específico para depressão. Apesar disso, todos fizeram pré e pós teste, foram realizados de forma grupal e apresentam resultados promissores da intervenção, com diminuição dos sintomas para ansiedade. Palavras-chave: mindfulness; crianças; depressão; ansiedade; ensaio clínico. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2019.122.09
10.4013/ctc.2019.122.09
url https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2019.122.09
identifier_str_mv 10.4013/ctc.2019.122.09
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2019.122.09/60747001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Contextos Clínicos; v. 12 n. 2 (2019): Mai-Ago; 584-598
1983-3482
reponame:Contextos Clínicos
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Contextos Clínicos
collection Contextos Clínicos
repository.name.fl_str_mv Contextos Clínicos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv dfalcke@unisinos.br||periodicos@unisinos.br
_version_ 1797240151991123968