Mindfulness em crianças com ansiedade e depressão: uma revisão sistemática de ensaios clínicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contextos Clínicos |
Texto Completo: | https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2019.122.09 |
Resumo: | Existem evidencias que suportam o uso de intervenções baseadas em mindfulness para depressão e ansiedade em adultos, entretanto a pesquisa com crianças ainda é escassa. A maior parte dessas pesquisas é desenvolvida em escolas e com população não clínica. Este estudo objetivou investigar artigos disponíveis que sugerem programas de intervenção com mindfulness em grupo clínico de crianças com ansiedade e depressão. Uma revisão sistemática da literatura foi conduzida por dois avaliadores. As bases utilizadas foram PubMed, Web of Knowledge, PsycINFO e Scielo, através da combinação de palavras-chave: ((mindfulness_) AND Child_) AND (anxiety OR depression OR internalizing problems). Os critérios de inclusão foram: artigos no período de 2008 a 2017, ensaio clínico, amostra de crianças até 12 anos com ansiedade e/ou depressão e protocolo com mindfulness. Foram encontrados 346 artigos, dentre eles, apenas três cumpriram todos os critérios de inclusão para essa pesquisa. Os artigos selecionados diferem no método e nos objetivos e não foi possível encontrar uniformidade entre eles. Os artigos são heterogêneos entre si, abarcam sintomatologia diferente, sendo que nenhum deles encontrou resultado específico para depressão. Apesar disso, todos fizeram pré e pós teste, foram realizados de forma grupal e apresentam resultados promissores da intervenção, com diminuição dos sintomas para ansiedade. Palavras-chave: mindfulness; crianças; depressão; ansiedade; ensaio clínico. |
id |
Unisinos-4_cfc9b640ba6e5c89ed39f11b8c842694 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/15485 |
network_acronym_str |
Unisinos-4 |
network_name_str |
Contextos Clínicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Mindfulness em crianças com ansiedade e depressão: uma revisão sistemática de ensaios clínicosExistem evidencias que suportam o uso de intervenções baseadas em mindfulness para depressão e ansiedade em adultos, entretanto a pesquisa com crianças ainda é escassa. A maior parte dessas pesquisas é desenvolvida em escolas e com população não clínica. Este estudo objetivou investigar artigos disponíveis que sugerem programas de intervenção com mindfulness em grupo clínico de crianças com ansiedade e depressão. Uma revisão sistemática da literatura foi conduzida por dois avaliadores. As bases utilizadas foram PubMed, Web of Knowledge, PsycINFO e Scielo, através da combinação de palavras-chave: ((mindfulness_) AND Child_) AND (anxiety OR depression OR internalizing problems). Os critérios de inclusão foram: artigos no período de 2008 a 2017, ensaio clínico, amostra de crianças até 12 anos com ansiedade e/ou depressão e protocolo com mindfulness. Foram encontrados 346 artigos, dentre eles, apenas três cumpriram todos os critérios de inclusão para essa pesquisa. Os artigos selecionados diferem no método e nos objetivos e não foi possível encontrar uniformidade entre eles. Os artigos são heterogêneos entre si, abarcam sintomatologia diferente, sendo que nenhum deles encontrou resultado específico para depressão. Apesar disso, todos fizeram pré e pós teste, foram realizados de forma grupal e apresentam resultados promissores da intervenção, com diminuição dos sintomas para ansiedade. Palavras-chave: mindfulness; crianças; depressão; ansiedade; ensaio clínico. Unisinos2019-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2019.122.0910.4013/ctc.2019.122.09Contextos Clínicos; v. 12 n. 2 (2019): Mai-Ago; 584-5981983-3482reponame:Contextos Clínicosinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2019.122.09/60747001Fortes, Paula MadeiraWillhelm, Alice RodriguesPetersen, Circe Salcidesde Almeida, Rosa Maria Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-10T17:57:54Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/15485Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicosPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/oaidfalcke@unisinos.br||periodicos@unisinos.br1983-34821983-3482opendoar:2019-07-10T17:57:54Contextos Clínicos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mindfulness em crianças com ansiedade e depressão: uma revisão sistemática de ensaios clínicos |
title |
Mindfulness em crianças com ansiedade e depressão: uma revisão sistemática de ensaios clínicos |
spellingShingle |
Mindfulness em crianças com ansiedade e depressão: uma revisão sistemática de ensaios clínicos Fortes, Paula Madeira |
title_short |
Mindfulness em crianças com ansiedade e depressão: uma revisão sistemática de ensaios clínicos |
title_full |
Mindfulness em crianças com ansiedade e depressão: uma revisão sistemática de ensaios clínicos |
title_fullStr |
Mindfulness em crianças com ansiedade e depressão: uma revisão sistemática de ensaios clínicos |
title_full_unstemmed |
Mindfulness em crianças com ansiedade e depressão: uma revisão sistemática de ensaios clínicos |
title_sort |
Mindfulness em crianças com ansiedade e depressão: uma revisão sistemática de ensaios clínicos |
author |
Fortes, Paula Madeira |
author_facet |
Fortes, Paula Madeira Willhelm, Alice Rodrigues Petersen, Circe Salcides de Almeida, Rosa Maria Martins |
author_role |
author |
author2 |
Willhelm, Alice Rodrigues Petersen, Circe Salcides de Almeida, Rosa Maria Martins |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fortes, Paula Madeira Willhelm, Alice Rodrigues Petersen, Circe Salcides de Almeida, Rosa Maria Martins |
description |
Existem evidencias que suportam o uso de intervenções baseadas em mindfulness para depressão e ansiedade em adultos, entretanto a pesquisa com crianças ainda é escassa. A maior parte dessas pesquisas é desenvolvida em escolas e com população não clínica. Este estudo objetivou investigar artigos disponíveis que sugerem programas de intervenção com mindfulness em grupo clínico de crianças com ansiedade e depressão. Uma revisão sistemática da literatura foi conduzida por dois avaliadores. As bases utilizadas foram PubMed, Web of Knowledge, PsycINFO e Scielo, através da combinação de palavras-chave: ((mindfulness_) AND Child_) AND (anxiety OR depression OR internalizing problems). Os critérios de inclusão foram: artigos no período de 2008 a 2017, ensaio clínico, amostra de crianças até 12 anos com ansiedade e/ou depressão e protocolo com mindfulness. Foram encontrados 346 artigos, dentre eles, apenas três cumpriram todos os critérios de inclusão para essa pesquisa. Os artigos selecionados diferem no método e nos objetivos e não foi possível encontrar uniformidade entre eles. Os artigos são heterogêneos entre si, abarcam sintomatologia diferente, sendo que nenhum deles encontrou resultado específico para depressão. Apesar disso, todos fizeram pré e pós teste, foram realizados de forma grupal e apresentam resultados promissores da intervenção, com diminuição dos sintomas para ansiedade. Palavras-chave: mindfulness; crianças; depressão; ansiedade; ensaio clínico. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2019.122.09 10.4013/ctc.2019.122.09 |
url |
https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2019.122.09 |
identifier_str_mv |
10.4013/ctc.2019.122.09 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2019.122.09/60747001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contextos Clínicos; v. 12 n. 2 (2019): Mai-Ago; 584-598 1983-3482 reponame:Contextos Clínicos instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:Unisinos |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
Unisinos |
institution |
Unisinos |
reponame_str |
Contextos Clínicos |
collection |
Contextos Clínicos |
repository.name.fl_str_mv |
Contextos Clínicos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
dfalcke@unisinos.br||periodicos@unisinos.br |
_version_ |
1797240151991123968 |