Caracterização de Treinamentos de Habilidades Sociais em Grupo para Crianças: Revisão Integrativa da Literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goulart Bittencourt, Isabella
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Menezes, Marina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contextos Clínicos
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2020.133.15
Resumo: As habilidades sociais (HS) são classes de comportamentos que podem contribuir para a prevenção e redução de problemas de comportamento, bem como para a promoção do desenvolvimento socioemocional. O objetivo deste estudo foi caracterizar os treinamentos de HS em grupo de crianças para seis a 12 anos com desenvolvimento típico e atípico, em publicações nacionais e internacionais. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa de literatura de publicações de 2009 a 2019, com descritores em português, inglês e espanhol, nas bases de dados SciELO, BVS, PsycInfo, SCOPUS e Web of Science. Foram selecionadas 29 publicações e os resultados indicaram o predomínio de estudos internacionais e com treinamentos para crianças com desenvolvimento típico, realizados por psicólogos, principalmente em contextos escolar e de saúde. Os temas trabalhados nas sessões não variaram em função de diagnósticos clínicos, entretanto a quantidade média de sessões foi maior em intervenções destinadas às crianças com desenvolvimento atípico. Constatou-se a influência do contexto nos programas de intervenção, embora os efeitos dos treinamentos tenham variado conforme o tamanho da amostra, duração, local de ocorrência, método para coletar as informações e medidas usadas para avaliar os resultados. Sugere-se que tais aspectos dos treinamentos sejam analisados considerando-se as variáveis em conjunto.
id Unisinos-4_e0947fd45c6605d73cdb4c239b702d90
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/21888
network_acronym_str Unisinos-4
network_name_str Contextos Clínicos
repository_id_str
spelling Caracterização de Treinamentos de Habilidades Sociais em Grupo para Crianças: Revisão Integrativa da LiteraturaCharacterization of Group Social Skills Training for Children: An Integrative Literature ReviewAs habilidades sociais (HS) são classes de comportamentos que podem contribuir para a prevenção e redução de problemas de comportamento, bem como para a promoção do desenvolvimento socioemocional. O objetivo deste estudo foi caracterizar os treinamentos de HS em grupo de crianças para seis a 12 anos com desenvolvimento típico e atípico, em publicações nacionais e internacionais. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa de literatura de publicações de 2009 a 2019, com descritores em português, inglês e espanhol, nas bases de dados SciELO, BVS, PsycInfo, SCOPUS e Web of Science. Foram selecionadas 29 publicações e os resultados indicaram o predomínio de estudos internacionais e com treinamentos para crianças com desenvolvimento típico, realizados por psicólogos, principalmente em contextos escolar e de saúde. Os temas trabalhados nas sessões não variaram em função de diagnósticos clínicos, entretanto a quantidade média de sessões foi maior em intervenções destinadas às crianças com desenvolvimento atípico. Constatou-se a influência do contexto nos programas de intervenção, embora os efeitos dos treinamentos tenham variado conforme o tamanho da amostra, duração, local de ocorrência, método para coletar as informações e medidas usadas para avaliar os resultados. Sugere-se que tais aspectos dos treinamentos sejam analisados considerando-se as variáveis em conjunto.Social skills are classes of behavior that can contribute to the prevention and reduction of behavior problems, as well as to the promotion of socio-emotional development. The aim of this study was to characterize group social skills training of children aged 6 to 12 years old with typical and atypical development, in national and international publications. For that, an integrative literature review was carried out with publications from 2009 to 2019, with descriptors in Portuguese, English and Spanish, in the SciELO, BVS, PsycInfo, SCOPUS and Web of Science databases. 29 publications were selected and the results indicated the predominance of international studies and training for children with typical development, carried out by psychologists, mainly in school and health contexts. The themes worked on in the sessions did not vary due to clinical diagnoses, however the average number of sessions was greater in interventions aimed at children with atypical development. The influence of the context on the intervention programs was found, although the effects of the training varied according to the sample size, duration, place of occurrence, method to collect the information and measures used to evaluate the results. It is suggested that such aspects of the training be analyzed considering the variables together.Unisinos2021-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2020.133.1510.4013/ctc.2020.133.15Contextos Clínicos; v. 13 n. 3 (2020): Set-Dez; 1037-10661983-3482reponame:Contextos Clínicosinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2020.133.15/60748392Copyright (c) 2021 Contextos Clínicosinfo:eu-repo/semantics/openAccessGoulart Bittencourt, IsabellaMenezes, Marina2021-03-18T17:32:18Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/21888Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicosPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/oaidfalcke@unisinos.br||periodicos@unisinos.br1983-34821983-3482opendoar:2021-03-18T17:32:18Contextos Clínicos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização de Treinamentos de Habilidades Sociais em Grupo para Crianças: Revisão Integrativa da Literatura
Characterization of Group Social Skills Training for Children: An Integrative Literature Review
title Caracterização de Treinamentos de Habilidades Sociais em Grupo para Crianças: Revisão Integrativa da Literatura
spellingShingle Caracterização de Treinamentos de Habilidades Sociais em Grupo para Crianças: Revisão Integrativa da Literatura
Goulart Bittencourt, Isabella
title_short Caracterização de Treinamentos de Habilidades Sociais em Grupo para Crianças: Revisão Integrativa da Literatura
title_full Caracterização de Treinamentos de Habilidades Sociais em Grupo para Crianças: Revisão Integrativa da Literatura
title_fullStr Caracterização de Treinamentos de Habilidades Sociais em Grupo para Crianças: Revisão Integrativa da Literatura
title_full_unstemmed Caracterização de Treinamentos de Habilidades Sociais em Grupo para Crianças: Revisão Integrativa da Literatura
title_sort Caracterização de Treinamentos de Habilidades Sociais em Grupo para Crianças: Revisão Integrativa da Literatura
author Goulart Bittencourt, Isabella
author_facet Goulart Bittencourt, Isabella
Menezes, Marina
author_role author
author2 Menezes, Marina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goulart Bittencourt, Isabella
Menezes, Marina
description As habilidades sociais (HS) são classes de comportamentos que podem contribuir para a prevenção e redução de problemas de comportamento, bem como para a promoção do desenvolvimento socioemocional. O objetivo deste estudo foi caracterizar os treinamentos de HS em grupo de crianças para seis a 12 anos com desenvolvimento típico e atípico, em publicações nacionais e internacionais. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa de literatura de publicações de 2009 a 2019, com descritores em português, inglês e espanhol, nas bases de dados SciELO, BVS, PsycInfo, SCOPUS e Web of Science. Foram selecionadas 29 publicações e os resultados indicaram o predomínio de estudos internacionais e com treinamentos para crianças com desenvolvimento típico, realizados por psicólogos, principalmente em contextos escolar e de saúde. Os temas trabalhados nas sessões não variaram em função de diagnósticos clínicos, entretanto a quantidade média de sessões foi maior em intervenções destinadas às crianças com desenvolvimento atípico. Constatou-se a influência do contexto nos programas de intervenção, embora os efeitos dos treinamentos tenham variado conforme o tamanho da amostra, duração, local de ocorrência, método para coletar as informações e medidas usadas para avaliar os resultados. Sugere-se que tais aspectos dos treinamentos sejam analisados considerando-se as variáveis em conjunto.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2020.133.15
10.4013/ctc.2020.133.15
url https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2020.133.15
identifier_str_mv 10.4013/ctc.2020.133.15
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2020.133.15/60748392
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Contextos Clínicos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Contextos Clínicos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Contextos Clínicos; v. 13 n. 3 (2020): Set-Dez; 1037-1066
1983-3482
reponame:Contextos Clínicos
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Contextos Clínicos
collection Contextos Clínicos
repository.name.fl_str_mv Contextos Clínicos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv dfalcke@unisinos.br||periodicos@unisinos.br
_version_ 1797240152475566080