Alteridade na Prática da Abordagem Centrada na Pessoa a partir de Versões de Sentido de Terapeutas Iniciantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brasil Cordovil, Janine
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Meireles Vieira, Emanuel, Pereira Alves, Vera Lucia, Huáscar Aragão Pinheiro, Francisco Pablo, Duarte Rodrigues, Cristina Silmara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contextos Clínicos
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/22876
Resumo: O trabalho tem por objetivo descrever a experiência dos terapeutas iniciantes que usam o referencial da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) sobre a relação terapêutica. Utilizou-se como referencial teórico a Ética da Alteridade Radical, proposta por Emmanuel Lévinas, por evidenciar o caráter obrigatório e vertical da relação com o Outro, a partir da qual é constituída a subjetividade, além de discussões sobre psicoterapia no campo da teoria psicológica em questão. Para a construção dos dados, utilizaram-se versões de sentido produzidas pelos terapeutas. Adotou-se o método fenomenológico empírico para análise. Apresentam-se sete formas assumidas pela alteridade no manejo de terapeutas iniciantes – Outro do encontro, Outro da experiência, Outro da simbolização, Outro da penumbra, Outro da ousadia, Outro da satisfação e Outro dos afetos. Para estudos posteriores, indica-se pensar a forma como a alteridade se manifesta em contextos que não apenas a clínica, bem como uma comparação sobre as manifestações da alteridade na prática de terapeutas iniciantes e experientes.
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spelling Alteridade na Prática da Abordagem Centrada na Pessoa a partir de Versões de Sentido de Terapeutas IniciantesAlterity in Person-Centered Approach Practice From the sense’s version of Beginning TherapistsO trabalho tem por objetivo descrever a experiência dos terapeutas iniciantes que usam o referencial da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) sobre a relação terapêutica. Utilizou-se como referencial teórico a Ética da Alteridade Radical, proposta por Emmanuel Lévinas, por evidenciar o caráter obrigatório e vertical da relação com o Outro, a partir da qual é constituída a subjetividade, além de discussões sobre psicoterapia no campo da teoria psicológica em questão. Para a construção dos dados, utilizaram-se versões de sentido produzidas pelos terapeutas. Adotou-se o método fenomenológico empírico para análise. Apresentam-se sete formas assumidas pela alteridade no manejo de terapeutas iniciantes – Outro do encontro, Outro da experiência, Outro da simbolização, Outro da penumbra, Outro da ousadia, Outro da satisfação e Outro dos afetos. Para estudos posteriores, indica-se pensar a forma como a alteridade se manifesta em contextos que não apenas a clínica, bem como uma comparação sobre as manifestações da alteridade na prática de terapeutas iniciantes e experientes.This work aims to understand the ways of dealing with the description of the experience of therapists about therapeutic relationships that are present in the clinical management of beginning therapists that use the Person-Centered Approach as a reference. We used as a theoretical background the Ethics of Radical Alterity proposed by Emmanuel Lévinas as it highlights the obligatory and vertical aspect of the relationship with the Other, from which subjectivity is constructed, as well as discussions about psychotherapy regarding the psychological theory in question. For the construction of data, we used versions of sense produced by the therapists. We adopted the empirical phenomenological method for analysis. Alterity assumed seven forms in the management of beginning therapists – Other of the encounter, Other of experience, Other of symbolization, Other of the Twilight, Other of Audacity, Other of Satisfaction and Other of Affection. For later studies, among others, we suggest approaching how alterity is manifested in contexts other than the clinical one, as well as a comparison about the manifestations of alterity in the practice of beginning and expert therapists.Unisinos2021-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/2287610.4013/ctc.2021.142.02Contextos Clínicos; v. 14 n. 2 (2021): Mai-Ago1983-3482reponame:Contextos Clínicosinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/22876/60748752Copyright (c) 2021 Contextos Clínicosinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrasil Cordovil, JanineMeireles Vieira, EmanuelPereira Alves, Vera LuciaHuáscar Aragão Pinheiro, Francisco PabloDuarte Rodrigues, Cristina Silmara 2021-10-13T15:58:20Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/22876Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicosPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/oaidfalcke@unisinos.br||periodicos@unisinos.br1983-34821983-3482opendoar:2021-10-13T15:58:20Contextos Clínicos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
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