Dez anos do “novo ENEM”: análise dos itens de matemática do ENEM referente à função polinomial do 2°grau / Ten years of the “new ENEM”: analysis of the ENEM mathematics items relating to the 2nd degree polynomial function
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12601 |
Resumo: | Abordamos nesta pesquisa, uma análise das questões envolvendo a função polinomial do 2° grau, analisando a distribuição e as características dos Itens da Prova de Matemática do “Novo ENEM” . Nossa problemática foi averiguar se: As questões de função polinomial do 2° grau da prova de Matemática do “Novo ENEM” apresentadas estão distribuídas em conformidade com a Matriz de Referência contida nos aportes metodológicos do ENEM. Em nossa análise, qualificamos as questões em cinco categorias de acordo com os eixos estruturadores do ENEM: (I) competências, (II) habilidades (III) contextualização (IV) interdisciplinaridade e (V) Conteúdos matemáticos. Por meio desta análise, apresentamos reflexões e apontamentos para os professores de Matemática do Ensino Médio. |
id |
VERACRUZ-0_00d7189d0cd7c3104775999393038ef7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12601 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Dez anos do “novo ENEM”: análise dos itens de matemática do ENEM referente à função polinomial do 2°grau / Ten years of the “new ENEM”: analysis of the ENEM mathematics items relating to the 2nd degree polynomial functionCompetênciasHabilidadesContextualizaçãoInterdisciplinaridadeConteúdos Matemáticos.Abordamos nesta pesquisa, uma análise das questões envolvendo a função polinomial do 2° grau, analisando a distribuição e as características dos Itens da Prova de Matemática do “Novo ENEM” . Nossa problemática foi averiguar se: As questões de função polinomial do 2° grau da prova de Matemática do “Novo ENEM” apresentadas estão distribuídas em conformidade com a Matriz de Referência contida nos aportes metodológicos do ENEM. Em nossa análise, qualificamos as questões em cinco categorias de acordo com os eixos estruturadores do ENEM: (I) competências, (II) habilidades (III) contextualização (IV) interdisciplinaridade e (V) Conteúdos matemáticos. Por meio desta análise, apresentamos reflexões e apontamentos para os professores de Matemática do Ensino Médio. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1260110.34117/bjdv6n7-069Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 43098-43115Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 43098-43115Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 43098-431152525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12601/10692Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessVogado, Gilberto Emanoel ReisLobato, Fabricio da SilvaDias, Gustavo NogueiraCardoso, Waljucy FurtadoCosta, Carlos Augusto CordeiroJunior, José Itabirici de Souza SilvaBarbosa, Eldilene da SilvaBarreto, Wagner Davy LucasSilva, Pedro Roberto Sousa e2020-08-11T15:17:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12601Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:43.236552Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dez anos do “novo ENEM”: análise dos itens de matemática do ENEM referente à função polinomial do 2°grau / Ten years of the “new ENEM”: analysis of the ENEM mathematics items relating to the 2nd degree polynomial function |
title |
Dez anos do “novo ENEM”: análise dos itens de matemática do ENEM referente à função polinomial do 2°grau / Ten years of the “new ENEM”: analysis of the ENEM mathematics items relating to the 2nd degree polynomial function |
spellingShingle |
Dez anos do “novo ENEM”: análise dos itens de matemática do ENEM referente à função polinomial do 2°grau / Ten years of the “new ENEM”: analysis of the ENEM mathematics items relating to the 2nd degree polynomial function Vogado, Gilberto Emanoel Reis Competências Habilidades Contextualização Interdisciplinaridade Conteúdos Matemáticos. |
title_short |
Dez anos do “novo ENEM”: análise dos itens de matemática do ENEM referente à função polinomial do 2°grau / Ten years of the “new ENEM”: analysis of the ENEM mathematics items relating to the 2nd degree polynomial function |
title_full |
Dez anos do “novo ENEM”: análise dos itens de matemática do ENEM referente à função polinomial do 2°grau / Ten years of the “new ENEM”: analysis of the ENEM mathematics items relating to the 2nd degree polynomial function |
title_fullStr |
Dez anos do “novo ENEM”: análise dos itens de matemática do ENEM referente à função polinomial do 2°grau / Ten years of the “new ENEM”: analysis of the ENEM mathematics items relating to the 2nd degree polynomial function |
title_full_unstemmed |
Dez anos do “novo ENEM”: análise dos itens de matemática do ENEM referente à função polinomial do 2°grau / Ten years of the “new ENEM”: analysis of the ENEM mathematics items relating to the 2nd degree polynomial function |
title_sort |
Dez anos do “novo ENEM”: análise dos itens de matemática do ENEM referente à função polinomial do 2°grau / Ten years of the “new ENEM”: analysis of the ENEM mathematics items relating to the 2nd degree polynomial function |
author |
Vogado, Gilberto Emanoel Reis |
author_facet |
Vogado, Gilberto Emanoel Reis Lobato, Fabricio da Silva Dias, Gustavo Nogueira Cardoso, Waljucy Furtado Costa, Carlos Augusto Cordeiro Junior, José Itabirici de Souza Silva Barbosa, Eldilene da Silva Barreto, Wagner Davy Lucas Silva, Pedro Roberto Sousa e |
author_role |
author |
author2 |
Lobato, Fabricio da Silva Dias, Gustavo Nogueira Cardoso, Waljucy Furtado Costa, Carlos Augusto Cordeiro Junior, José Itabirici de Souza Silva Barbosa, Eldilene da Silva Barreto, Wagner Davy Lucas Silva, Pedro Roberto Sousa e |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vogado, Gilberto Emanoel Reis Lobato, Fabricio da Silva Dias, Gustavo Nogueira Cardoso, Waljucy Furtado Costa, Carlos Augusto Cordeiro Junior, José Itabirici de Souza Silva Barbosa, Eldilene da Silva Barreto, Wagner Davy Lucas Silva, Pedro Roberto Sousa e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências Habilidades Contextualização Interdisciplinaridade Conteúdos Matemáticos. |
topic |
Competências Habilidades Contextualização Interdisciplinaridade Conteúdos Matemáticos. |
description |
Abordamos nesta pesquisa, uma análise das questões envolvendo a função polinomial do 2° grau, analisando a distribuição e as características dos Itens da Prova de Matemática do “Novo ENEM” . Nossa problemática foi averiguar se: As questões de função polinomial do 2° grau da prova de Matemática do “Novo ENEM” apresentadas estão distribuídas em conformidade com a Matriz de Referência contida nos aportes metodológicos do ENEM. Em nossa análise, qualificamos as questões em cinco categorias de acordo com os eixos estruturadores do ENEM: (I) competências, (II) habilidades (III) contextualização (IV) interdisciplinaridade e (V) Conteúdos matemáticos. Por meio desta análise, apresentamos reflexões e apontamentos para os professores de Matemática do Ensino Médio. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12601 10.34117/bjdv6n7-069 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12601 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n7-069 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12601/10692 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 43098-43115 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 43098-43115 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 43098-43115 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645461691564032 |