Dez anos do “novo ENEM”: análise dos itens de matemática do ENEM referente à função polinomial do 2°grau / Ten years of the “new ENEM”: analysis of the ENEM mathematics items relating to the 2nd degree polynomial function

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vogado, Gilberto Emanoel Reis
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lobato, Fabricio da Silva, Dias, Gustavo Nogueira, Cardoso, Waljucy Furtado, Costa, Carlos Augusto Cordeiro, Junior, José Itabirici de Souza Silva, Barbosa, Eldilene da Silva, Barreto, Wagner Davy Lucas, Silva, Pedro Roberto Sousa e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12601
Resumo: Abordamos nesta pesquisa, uma análise das questões envolvendo a função polinomial do 2° grau, analisando a distribuição e as características dos Itens da Prova de Matemática do “Novo ENEM” .  Nossa problemática foi averiguar se: As questões de função polinomial do 2° grau da prova de Matemática do “Novo ENEM” apresentadas estão distribuídas em conformidade com a Matriz de Referência contida nos aportes metodológicos do ENEM.    Em nossa análise, qualificamos as questões em cinco categorias de acordo com os eixos estruturadores do ENEM: (I) competências, (II) habilidades (III) contextualização (IV) interdisciplinaridade e (V) Conteúdos matemáticos.  Por meio desta análise, apresentamos reflexões e apontamentos para os professores de Matemática do Ensino Médio. 
id VERACRUZ-0_00d7189d0cd7c3104775999393038ef7
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12601
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Dez anos do “novo ENEM”: análise dos itens de matemática do ENEM referente à função polinomial do 2°grau / Ten years of the “new ENEM”: analysis of the ENEM mathematics items relating to the 2nd degree polynomial functionCompetênciasHabilidadesContextualizaçãoInterdisciplinaridadeConteúdos Matemáticos.Abordamos nesta pesquisa, uma análise das questões envolvendo a função polinomial do 2° grau, analisando a distribuição e as características dos Itens da Prova de Matemática do “Novo ENEM” .  Nossa problemática foi averiguar se: As questões de função polinomial do 2° grau da prova de Matemática do “Novo ENEM” apresentadas estão distribuídas em conformidade com a Matriz de Referência contida nos aportes metodológicos do ENEM.    Em nossa análise, qualificamos as questões em cinco categorias de acordo com os eixos estruturadores do ENEM: (I) competências, (II) habilidades (III) contextualização (IV) interdisciplinaridade e (V) Conteúdos matemáticos.  Por meio desta análise, apresentamos reflexões e apontamentos para os professores de Matemática do Ensino Médio. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1260110.34117/bjdv6n7-069Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 43098-43115Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 43098-43115Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 43098-431152525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12601/10692Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessVogado, Gilberto Emanoel ReisLobato, Fabricio da SilvaDias, Gustavo NogueiraCardoso, Waljucy FurtadoCosta, Carlos Augusto CordeiroJunior, José Itabirici de Souza SilvaBarbosa, Eldilene da SilvaBarreto, Wagner Davy LucasSilva, Pedro Roberto Sousa e2020-08-11T15:17:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12601Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:43.236552Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Dez anos do “novo ENEM”: análise dos itens de matemática do ENEM referente à função polinomial do 2°grau / Ten years of the “new ENEM”: analysis of the ENEM mathematics items relating to the 2nd degree polynomial function
title Dez anos do “novo ENEM”: análise dos itens de matemática do ENEM referente à função polinomial do 2°grau / Ten years of the “new ENEM”: analysis of the ENEM mathematics items relating to the 2nd degree polynomial function
spellingShingle Dez anos do “novo ENEM”: análise dos itens de matemática do ENEM referente à função polinomial do 2°grau / Ten years of the “new ENEM”: analysis of the ENEM mathematics items relating to the 2nd degree polynomial function
Vogado, Gilberto Emanoel Reis
Competências
Habilidades
Contextualização
Interdisciplinaridade
Conteúdos Matemáticos.
title_short Dez anos do “novo ENEM”: análise dos itens de matemática do ENEM referente à função polinomial do 2°grau / Ten years of the “new ENEM”: analysis of the ENEM mathematics items relating to the 2nd degree polynomial function
title_full Dez anos do “novo ENEM”: análise dos itens de matemática do ENEM referente à função polinomial do 2°grau / Ten years of the “new ENEM”: analysis of the ENEM mathematics items relating to the 2nd degree polynomial function
title_fullStr Dez anos do “novo ENEM”: análise dos itens de matemática do ENEM referente à função polinomial do 2°grau / Ten years of the “new ENEM”: analysis of the ENEM mathematics items relating to the 2nd degree polynomial function
title_full_unstemmed Dez anos do “novo ENEM”: análise dos itens de matemática do ENEM referente à função polinomial do 2°grau / Ten years of the “new ENEM”: analysis of the ENEM mathematics items relating to the 2nd degree polynomial function
title_sort Dez anos do “novo ENEM”: análise dos itens de matemática do ENEM referente à função polinomial do 2°grau / Ten years of the “new ENEM”: analysis of the ENEM mathematics items relating to the 2nd degree polynomial function
author Vogado, Gilberto Emanoel Reis
author_facet Vogado, Gilberto Emanoel Reis
Lobato, Fabricio da Silva
Dias, Gustavo Nogueira
Cardoso, Waljucy Furtado
Costa, Carlos Augusto Cordeiro
Junior, José Itabirici de Souza Silva
Barbosa, Eldilene da Silva
Barreto, Wagner Davy Lucas
Silva, Pedro Roberto Sousa e
author_role author
author2 Lobato, Fabricio da Silva
Dias, Gustavo Nogueira
Cardoso, Waljucy Furtado
Costa, Carlos Augusto Cordeiro
Junior, José Itabirici de Souza Silva
Barbosa, Eldilene da Silva
Barreto, Wagner Davy Lucas
Silva, Pedro Roberto Sousa e
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vogado, Gilberto Emanoel Reis
Lobato, Fabricio da Silva
Dias, Gustavo Nogueira
Cardoso, Waljucy Furtado
Costa, Carlos Augusto Cordeiro
Junior, José Itabirici de Souza Silva
Barbosa, Eldilene da Silva
Barreto, Wagner Davy Lucas
Silva, Pedro Roberto Sousa e
dc.subject.por.fl_str_mv Competências
Habilidades
Contextualização
Interdisciplinaridade
Conteúdos Matemáticos.
topic Competências
Habilidades
Contextualização
Interdisciplinaridade
Conteúdos Matemáticos.
description Abordamos nesta pesquisa, uma análise das questões envolvendo a função polinomial do 2° grau, analisando a distribuição e as características dos Itens da Prova de Matemática do “Novo ENEM” .  Nossa problemática foi averiguar se: As questões de função polinomial do 2° grau da prova de Matemática do “Novo ENEM” apresentadas estão distribuídas em conformidade com a Matriz de Referência contida nos aportes metodológicos do ENEM.    Em nossa análise, qualificamos as questões em cinco categorias de acordo com os eixos estruturadores do ENEM: (I) competências, (II) habilidades (III) contextualização (IV) interdisciplinaridade e (V) Conteúdos matemáticos.  Por meio desta análise, apresentamos reflexões e apontamentos para os professores de Matemática do Ensino Médio. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12601
10.34117/bjdv6n7-069
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12601
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n7-069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12601/10692
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 43098-43115
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 43098-43115
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 43098-43115
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645461691564032