Internacionalização empresarial: fatores determinantes para a tomada de decisão / Business internationalization: decisive factors for decision-making

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Jaqueline Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Zilli, Julio Cesar, Vieira, Adriana Carvalho Pinto, Volpato, Débora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/130
Resumo: Exportar é o meio mais simples de se inserir no mercado internacional, pois o produto passa a ser comercializado em diversos países. No entanto, neste processo de venda é possível se deparar com algumas barreiras ou dificuldades, como a cultura do outro país ou leis aduaneiras. Diante disso, o estudo objetivou analisar os fatores que influenciam a tomada de decisão das empresas exportadoras do Sul de Santa Catarina para ingresso no mercado internacional. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa descritiva, quanto aos fins, e, bibliográfica e de campo, quanto aos meios de investigação. A amostra foi composta por 14 empresas exportadoras do Sul de Santa Catarina. Os dados de origem primária foram coletados por meio de um questionário aplicado via Google Docs e enviado para os responsáveis pelos processos de exportação das empresas participantes da pesquisa. A análise dos dados foi essencialmente qualitativa. Verificou-se que a maioria das empresas está localizada em Criciúma, caracterizando-se por micro, pequeno, médio e grande porte, com período de atuação no mercado externo de 5 a 35 anos. Exportam na sua grande maioria produtos manufaturados, e entre suas principais dificuldades ao ingressar no mercado externo destacaram-se as adaptações em seus produtos e custos aeroportuários e portuários. Enquanto algumas empresas apenas reagiram às oportunidades de novos mercados, outras tiveram este processo de inserção em seu planejamento estratégico, porém todas encontraram alguma barreira ou dificuldade durante sua inserção internacional.
id VERACRUZ-0_01b0de9dbc4189fdd20fd8da09b6144e
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/130
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Internacionalização empresarial: fatores determinantes para a tomada de decisão / Business internationalization: decisive factors for decision-makingInternacionalizaçãoPlanejamentoBarreirasExportar é o meio mais simples de se inserir no mercado internacional, pois o produto passa a ser comercializado em diversos países. No entanto, neste processo de venda é possível se deparar com algumas barreiras ou dificuldades, como a cultura do outro país ou leis aduaneiras. Diante disso, o estudo objetivou analisar os fatores que influenciam a tomada de decisão das empresas exportadoras do Sul de Santa Catarina para ingresso no mercado internacional. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa descritiva, quanto aos fins, e, bibliográfica e de campo, quanto aos meios de investigação. A amostra foi composta por 14 empresas exportadoras do Sul de Santa Catarina. Os dados de origem primária foram coletados por meio de um questionário aplicado via Google Docs e enviado para os responsáveis pelos processos de exportação das empresas participantes da pesquisa. A análise dos dados foi essencialmente qualitativa. Verificou-se que a maioria das empresas está localizada em Criciúma, caracterizando-se por micro, pequeno, médio e grande porte, com período de atuação no mercado externo de 5 a 35 anos. Exportam na sua grande maioria produtos manufaturados, e entre suas principais dificuldades ao ingressar no mercado externo destacaram-se as adaptações em seus produtos e custos aeroportuários e portuários. Enquanto algumas empresas apenas reagiram às oportunidades de novos mercados, outras tiveram este processo de inserção em seu planejamento estratégico, porém todas encontraram alguma barreira ou dificuldade durante sua inserção internacional.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13010.34117/bjdv4n2-130Brazilian Journal of Development; Vol. 4 No. 2 (2018); 472-501Brazilian Journal of Development; Vol. 4 Núm. 2 (2018); 472-501Brazilian Journal of Development; v. 4 n. 2 (2018); 472-5012525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/130/101Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Jaqueline RodriguesZilli, Julio CesarVieira, Adriana Carvalho PintoVolpato, Débora2018-08-13T18:10:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/130Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:01:54.189858Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Internacionalização empresarial: fatores determinantes para a tomada de decisão / Business internationalization: decisive factors for decision-making
title Internacionalização empresarial: fatores determinantes para a tomada de decisão / Business internationalization: decisive factors for decision-making
spellingShingle Internacionalização empresarial: fatores determinantes para a tomada de decisão / Business internationalization: decisive factors for decision-making
Pereira, Jaqueline Rodrigues
Internacionalização
Planejamento
Barreiras
title_short Internacionalização empresarial: fatores determinantes para a tomada de decisão / Business internationalization: decisive factors for decision-making
title_full Internacionalização empresarial: fatores determinantes para a tomada de decisão / Business internationalization: decisive factors for decision-making
title_fullStr Internacionalização empresarial: fatores determinantes para a tomada de decisão / Business internationalization: decisive factors for decision-making
title_full_unstemmed Internacionalização empresarial: fatores determinantes para a tomada de decisão / Business internationalization: decisive factors for decision-making
title_sort Internacionalização empresarial: fatores determinantes para a tomada de decisão / Business internationalization: decisive factors for decision-making
author Pereira, Jaqueline Rodrigues
author_facet Pereira, Jaqueline Rodrigues
Zilli, Julio Cesar
Vieira, Adriana Carvalho Pinto
Volpato, Débora
author_role author
author2 Zilli, Julio Cesar
Vieira, Adriana Carvalho Pinto
Volpato, Débora
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Jaqueline Rodrigues
Zilli, Julio Cesar
Vieira, Adriana Carvalho Pinto
Volpato, Débora
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização
Planejamento
Barreiras
topic Internacionalização
Planejamento
Barreiras
description Exportar é o meio mais simples de se inserir no mercado internacional, pois o produto passa a ser comercializado em diversos países. No entanto, neste processo de venda é possível se deparar com algumas barreiras ou dificuldades, como a cultura do outro país ou leis aduaneiras. Diante disso, o estudo objetivou analisar os fatores que influenciam a tomada de decisão das empresas exportadoras do Sul de Santa Catarina para ingresso no mercado internacional. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa descritiva, quanto aos fins, e, bibliográfica e de campo, quanto aos meios de investigação. A amostra foi composta por 14 empresas exportadoras do Sul de Santa Catarina. Os dados de origem primária foram coletados por meio de um questionário aplicado via Google Docs e enviado para os responsáveis pelos processos de exportação das empresas participantes da pesquisa. A análise dos dados foi essencialmente qualitativa. Verificou-se que a maioria das empresas está localizada em Criciúma, caracterizando-se por micro, pequeno, médio e grande porte, com período de atuação no mercado externo de 5 a 35 anos. Exportam na sua grande maioria produtos manufaturados, e entre suas principais dificuldades ao ingressar no mercado externo destacaram-se as adaptações em seus produtos e custos aeroportuários e portuários. Enquanto algumas empresas apenas reagiram às oportunidades de novos mercados, outras tiveram este processo de inserção em seu planejamento estratégico, porém todas encontraram alguma barreira ou dificuldade durante sua inserção internacional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/130
10.34117/bjdv4n2-130
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/130
identifier_str_mv 10.34117/bjdv4n2-130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/130/101
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 4 No. 2 (2018); 472-501
Brazilian Journal of Development; Vol. 4 Núm. 2 (2018); 472-501
Brazilian Journal of Development; v. 4 n. 2 (2018); 472-501
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645411811852288