O IDEB e as ações de intervenção da gestão escolar / IDEB and school management intervention actions

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Bruno Henrique Alves do
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lira, Jailton de Souza, Pereira, Maria Betânia Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26453
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar as ações de intervenção da gestão escolar mediante os resultados obtidos através do Ideb no ano de 2015. A pesquisa utilizada foi a etnográfica escolar. Trata-se de um estudo de caso que buscou verificar as particularidades evidenciadas em uma escola municipal de Palmeira dos Índios, Alagoas, identificando de que modo a gestora escolar, a coordenação pedagógica e o corpo docente do ensino fundamental que lecionam nas turmas de 4º e 5º ano desenvolveram suas atividades administrativas e pedagógicas, respectivamente. Este trabalho fundamentou-se principalmente nas contribuições de Luck (2006), Paro (2000) e Saviani (2007). De modo geral, o estudo apontou que há um longo caminho a percorrer a fim de efetivar uma gestão de ensino democrática e de maior qualidade, capaz de dar autonomia ao gestor para a construção de ações visando ao melhor funcionamento da escola e à melhoria dos seus indicadores.
id VERACRUZ-0_02ca4ac68fdd0926d6412002367de39c
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26453
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O IDEB e as ações de intervenção da gestão escolar / IDEB and school management intervention actionsGestão EscolarIdebQualidade.Este artigo tem como objetivo analisar as ações de intervenção da gestão escolar mediante os resultados obtidos através do Ideb no ano de 2015. A pesquisa utilizada foi a etnográfica escolar. Trata-se de um estudo de caso que buscou verificar as particularidades evidenciadas em uma escola municipal de Palmeira dos Índios, Alagoas, identificando de que modo a gestora escolar, a coordenação pedagógica e o corpo docente do ensino fundamental que lecionam nas turmas de 4º e 5º ano desenvolveram suas atividades administrativas e pedagógicas, respectivamente. Este trabalho fundamentou-se principalmente nas contribuições de Luck (2006), Paro (2000) e Saviani (2007). De modo geral, o estudo apontou que há um longo caminho a percorrer a fim de efetivar uma gestão de ensino democrática e de maior qualidade, capaz de dar autonomia ao gestor para a construção de ações visando ao melhor funcionamento da escola e à melhoria dos seus indicadores.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2645310.34117/bjdv7n3-402Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 26812-26829Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 26812-26829Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 26812-268292525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26453/20972Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Bruno Henrique Alves doLira, Jailton de SouzaPereira, Maria Betânia Nunes2022-03-29T12:15:39Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26453Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:19.607007Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O IDEB e as ações de intervenção da gestão escolar / IDEB and school management intervention actions
title O IDEB e as ações de intervenção da gestão escolar / IDEB and school management intervention actions
spellingShingle O IDEB e as ações de intervenção da gestão escolar / IDEB and school management intervention actions
Nascimento, Bruno Henrique Alves do
Gestão Escolar
Ideb
Qualidade.
title_short O IDEB e as ações de intervenção da gestão escolar / IDEB and school management intervention actions
title_full O IDEB e as ações de intervenção da gestão escolar / IDEB and school management intervention actions
title_fullStr O IDEB e as ações de intervenção da gestão escolar / IDEB and school management intervention actions
title_full_unstemmed O IDEB e as ações de intervenção da gestão escolar / IDEB and school management intervention actions
title_sort O IDEB e as ações de intervenção da gestão escolar / IDEB and school management intervention actions
author Nascimento, Bruno Henrique Alves do
author_facet Nascimento, Bruno Henrique Alves do
Lira, Jailton de Souza
Pereira, Maria Betânia Nunes
author_role author
author2 Lira, Jailton de Souza
Pereira, Maria Betânia Nunes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Bruno Henrique Alves do
Lira, Jailton de Souza
Pereira, Maria Betânia Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão Escolar
Ideb
Qualidade.
topic Gestão Escolar
Ideb
Qualidade.
description Este artigo tem como objetivo analisar as ações de intervenção da gestão escolar mediante os resultados obtidos através do Ideb no ano de 2015. A pesquisa utilizada foi a etnográfica escolar. Trata-se de um estudo de caso que buscou verificar as particularidades evidenciadas em uma escola municipal de Palmeira dos Índios, Alagoas, identificando de que modo a gestora escolar, a coordenação pedagógica e o corpo docente do ensino fundamental que lecionam nas turmas de 4º e 5º ano desenvolveram suas atividades administrativas e pedagógicas, respectivamente. Este trabalho fundamentou-se principalmente nas contribuições de Luck (2006), Paro (2000) e Saviani (2007). De modo geral, o estudo apontou que há um longo caminho a percorrer a fim de efetivar uma gestão de ensino democrática e de maior qualidade, capaz de dar autonomia ao gestor para a construção de ações visando ao melhor funcionamento da escola e à melhoria dos seus indicadores.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26453
10.34117/bjdv7n3-402
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26453
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n3-402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26453/20972
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 26812-26829
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 26812-26829
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 26812-26829
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645518129070080